Veja como a Studio ajudou a POP a aumentar seu faturamento em 1000%

Quer saber como a POP Comunicação conseguiu crescer tanto desde a implantação do Studio na agência? Confira neste post essa grande história de sucesso!

case de sucesso POP Comunicação

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Já contamos aqui no blog vários casos em que o Studio foi essencial para agências crescerem e otimizarem a organização dos processos internos. Mas com a POP Comunicação essa parceria é extra especial, já que são quase 10 anos que estamos juntos, inovando cada dia mais.

Os bons frutos dessa parceria são inúmeros: aumento de produtividade, mensuração de processos, organização da gestão, crescimento do quadro de funcionários e inovação no modelo de negócios. Mas uma delas salta aos olhos.

De acordo com Luís Gustavo Leão, sócio-diretor da POP, de 2011 até o primeiro semestre de 2019, a agência teve um crescimento de faturamento bruto mensal de 1000%! A criatividade, trabalho duro e visão empreendedora da equipe da POP, em conjunto com nosso software de gestão e nossas consultorias fizeram com que a agência saísse de uma pequena sala para agora ocupar uma casa inteira!

Confira mais nesse artigo um pouco da história da POP Comunicação e a participação da Studio nesse sucesso!

Como tudo começou

A história da POP começa em dezembro de 2005, quando Luís e seu sócio, Robson Carvalho, formaram em Publicidade & Propaganda e Jornalismo. Logo após a graduação, resolveram embarcar na aventura de abrirem sua própria agência de comunicação. Surge então, em janeiro de 2006 na cidade de Governador Valadares, a POP Comunicação.

Bom, todo mundo que abre uma empresa sabe que o início é desafiador, com um longo e árduo caminho para percorrer. Mas a perseverança dos dois sócios foi maior que os obstáculos e logo nos primeiros meses começaram a surgir clientes e a agência não parou de crescer desde então.

Eles começaram apenas atendendo campanhas offline, pois o marketing digital ainda estava engatinhando, sem grandes capacidades de rendimento como é atualmente. De cinco anos para cá mudaram o modelo de negócio, devido ao crescimento da internet e da publicidade online. “O público está na internet e não tem como as marcas não estarem também. Se não tivéssemos nos adequado a essa realidade, estaríamos fora do mercado”, afirma Luís.

Tanto é que agora eles contam com um setor específico de marketing digital. Além disso, a POP tem uma carteira de clientes forte em contas públicas, representando cerca de 50% do faturamento. Negócios de marketing digital ficam com 30% do faturamento e os 20% restantes para demais contratos de off e online.

Hoje, mais de 50% dos clientes da POP são de fora de Governador Valadares, e uma parte considerável é de fora do estado e até contas internacionais. 

Metodologia consultiva como diferencial

O negócio da POP, como uma agência, são ideias criativas. Mas somente isso não é o suficiente para entregar valores reais para os clientes, pois eles buscam por um braço estratégico para os negócios.

Dessa forma, a POP trabalha de maneira mais consultiva, propondo estratégias para o negócio e não apenas criação de layouts. Segundo Luís, a agência não procura fechar campanhas simplistas, por exemplo, de elaborar somente um calendário editorial de postagens em redes sociais, pois isso não agrega valor para o cliente e nem dá resultados duradouros.

“O diferencial da POP é: uma agência que atua de forma mais consultiva. Quando o cliente contrata, ele paga por um serviço, mas o resultado é muito maior, muito mais efetivo. A ideia é não entregar apenas uma campanha, mas sim algo estratégico para o negócio. Os clientes ficam extremamente satisfeitos, pois os resultados são visíveis”, explica.

Há 5 anos a POP realizou uma imersão em uma escola digital e, com o aprendizado, criaram uma metodologia de marketing digital. Com isso, agora conseguem avaliar a presença digital do cliente, objetivos e engajamento nas redes sociais e, a partir dos dados colhidos, medir se as campanhas estão dando retorno ou não. A ideia é propor um negócio completo para realmente fazer a diferença. São ideias e insights estratégicos, não apenas imagens e copys bonitos.

O Studio entra para organizar a gestão

A POP está há quase 10 anos utilizando o Studio para organizar tudo o que acontece dentro da agência. Eles instalaram o software em 2010 e, desde então, foi a melhor aquisição que fizeram de toda a história da empresa, de acordo com Luís.

“Não existe possibilidade de crescimento sem um software de gestão”, aponta. Para o gestor, o grande benefício do Studio é fornecer indicadores financeiros e de produtividade e uma seção inteira voltada para o Business Intelligence (BI), onde consegue acompanhar métricas de cada setor da agência.

O Studio foi um marco na história da POP. Com a plataforma, conseguiram organizar a casa para ir crescendo de maneira sustentável e no ritmo que estão agora, a todo vapor. Para Luís, as atualizações do software são sempre excelentes, pois fazem a agência acompanhar as tendências de mercado e, com isso, oferecem as melhores soluções para os clientes.

Tudo entre a Studio e a POP parece ter uma sinergia incrível. Logo quando a agência decidiu investir no mundo digital, o Studio também adotou o modelo SaaS na nuvem. O fit entre a gente é gigante!

Para Luís, o diferencial do Studio é ser um sistema próprio para o segmento de agências de comunicação, e isso facilita muito o trabalho. São muitos indicadores, dados, processos e relatórios que dizem muito respeito à realidade das agências. “O Studio mudou e evoluiu, seguindo a tendência digital, mas sem deixar de lado a publicidade offline. Esses processos casam muito com o modelo de negócio da POP”, frisa.

Uma parceria de sucesso

Uma história interessante da atuação da Studio na agência aconteceu há pouco tempo. Cerca de 6 meses atrás, a agência contratou uma consultoria para avaliar a concorrência e para verificar como eles estavam se adequando às novas tecnologias e ao contexto da indústria. Porém, a consultoria foi um pouco engessada e não gerou muitos dados concretos.

Foi aí que Luís resolveu ligar para nosso CEO, José Luís Quintella, e, a partir de uma conversa frutífera, percebeu que eles não precisavam mudar os processos, mas sim melhorar o uso do Studio, principalmente na parte de indicadores e Business Intelligence.

Então, nosso time de Customer Success (CS) começou a atuar de forma mais consultiva, da mesma forma que atuam com seus clientes. O fit realmente é alto! Até nos modelos de negócio estamos alinhados! “Não enxergo a POP sem o Studio”, salienta Luís.

De acordo com o gestor, as reuniões com a gente sempre agregam valor e muitas ideias para a inovação. Nesse momento, a POP está implantando um time de CS e se colocando na trilha do crescimento com um atendimento cada vez mais empático.

Alguns números e dados ajudam a entender melhor como o Studio é o coração da POP!

  • De 2011 até o primeiro semestre de 2019 tiveram um crescimento de faturamento bruto mensal de 1.000%;
  • a produtividade e a organização triplicaram com a implementação do Studio;
  • o time da POP aumentou de 6 profissionais em 2011 para 17 pessoas em 2019, e pretendem aumentar o quadro de pessoal até o final do ano;
  • revisão e ajuste dos contratos e serviços de inbound marketing, gerando serviços melhores e de maneira mais assertiva para os clientes;
  • auxílio na implantação do setor de Customer Success;
  • limpeza de mais de 3000 atividades não usadas e otimização dos projetos;
  • organização de tipos de projetos em modelos de job.

Hoje, com a consultoria da Studio em paralelo ao nosso planejamento estratégico, estamos revalidando o nosso modelo de negócio diante deste momento de transformação digital. Além disso, estamos reestruturando todos os nossos processos internos setoriais, bem como os nossos indicadores, com o foco em uma gestão 4.0, voltada para o crescimento em escala e exponencial. E sem o Studio isso não seria possível. A plataforma é o nosso braço direito por estar 100% alinhado com a nossa visão de futuro. O Studio não é simplesmente um sistema: ele se preocupa com o cliente e entrega valor em nossa relação. E isso é o motivo da nossa extrema satisfação. O melhor investimento que fizemos na nossa empresa até hoje, nesta caminhada de 14 anos de mercado.

Luís Gustavo Leão, sócio-diretor da POP Comunicação.

A POP não para por aqui!

Para o futuro, a POP tem vários planos. Segundo Luís, eles têm várias metas de planejamento estratégico, principalmente voltados para os colaboradores.

Agora estão fazendo um bom planejamento para o público interno: mudanças de processos, reuniões, nova cultura e melhores planos de carreira. Além disso, estão estruturando a parte de indicadores e de CS, seguindo a tendência de agências digitais e startups.

A agência tem outro projeto bem legal: a Universidade POP. O objetivo é profissionalizar o mercado, pois encontram certa dificuldade de contratação devido à estagnação das universidades e, também, para dar um retorno à sociedade. Por enquanto a universidade é apenas presencial, mas em pouco tempo será online.

Nesse pilar de mudança no modelo de negócios da agência, a Studio encaixa como uma luva, por conta de nossa forma consultiva e de inspiração. Para Luís, nosso maior valor não é vender apenas uma ferramenta, mas sim uma consultoria completa para alavancar os resultados da POP. É realmente uma história de muito sucesso e que promete resultados cada vez melhores no futuro!

Que tal organizar a gestão da sua agência, otimizar seus resultados e aumentar sua lucratividade como a POP Comunicação vem fazendo desde a implantação do Studio? Teste gratuitamente o nosso sistema e veja como é ter controle de tudo dentro da agência!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.