Conheça o modelo Pop-Up store e saiba como impulsionar as suas vendas

A pop-up store é um modelo já bastante utilizado ao redor do mundo, e o que faz ela ter tanto destaque é seu conceito. Levar o senso de urgência e de exclusividade ao consumidor pode ter um impacto muito positivo aos objetivos da marca.

Pop-up Store

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O modelo tradicional de varejo vem mudando há algum tempo. A internet deu espaço para o e-commerce e, hoje, ele compete com as lojas físicas. Em meio a essas novidades e novas formas de consumo, surgiu a pop-up store, com um conceito diferente e pronto para receber projetos especiais.

Esse modelo de loja é uma importante ferramenta estratégica para as marcas. Sejam elas nativas da internet, sejam estabelecidas em pontos físicos, o frisson causado por esses estabelecimentos é o que faz do conceito um verdadeiro diferencial.

Neste post, você entenderá melhor o que são e como funcionam as pop-up stores! Veja quando e como elas podem ser uma boa opção, quais as vantagens e como abrir uma!

O que é a pop-up store e como ela funciona?

A pop-up store é um modelo de loja temporária, sempre aberta com uma proposta específica, dentro de uma estratégia de divulgação. Esse é um modelo cada vez mais comum visto no mundo inteiro, geralmente, dentro de ações de marketing.

Marcas de todos os tipos têm adotado e o motivo é simples: o impacto gerado no público é sempre positivo, graças ao trabalho de montagem da loja. As pop-up stores não são lojas simples, e isso é um fator a mais para gerar o desejo de visitar e, naturalmente, consumir o conceito e os produtos que ela traz.

Por que são temporárias

Se fazem tanto sucesso, por que não dão continuidade? Essa é uma questão muito pertinente, mas também fácil de ser respondida. O conceito temporário desse tipo de loja é relacionado à estratégia de marketing na qual ela está inclusa.

A pop-up store costuma ser utilizada em ocasiões bem específicas como:

  • lançamento de um novo produto ou coleção, como forma de ativação;
  • dentro de estratégias que consideram alguma data comercial;
  • quando uma loja online quer levar seus produtos a um ponto físico;
  • quando determinada marca quer levar seus produtos a outras regiões, como estados ou até mesmo países;
  • para proporcionar experiências de impacto ao público, dentro de um conceito especial;
  • para vender uma demanda pequena de produtos, trabalhando gatilhos mentais de exclusividade e de oferta limitada;
  • para promover colaborações entre marcas e vender os produtos em um local físico que propõe uma experiência ao consumidor.

A pop-up store não tem a simples proposta de vender produtos em uma loja física, mesmo quando é promovida por um e-commerce. Nesse modelo, a proposta central é chamar a atenção do consumidor, gerar comentários, curiosidade e a sensação de participar de uma experiência única, já que ela é temporária.

O lançamento de uma pop-up store

Tudo gira em torno de processos rápidos e com um custo que não seja muito alto. As pop-up stores costumam utilizar espaços de varejo já existentes. Dessa forma, o conceito da loja é montado rapidamente, levando algumas semanas, na maioria das vezes.

Há também as lojas que são montadas em estruturas temporárias, como contêineres. Para essa opção, é necessário um trabalho com mais esforços, uma vez que o local precisa ter uma boa apresentação para conquistar o público.

Nesse processo de lançamento, também é importante a atenção para a região em que a loja será montada. Quanto mais movimentado e estratégico for o local, maior será o engajamento do público e, consequentemente, as vendas.

As pop-up stores também podem estar presentes em eventos. No Brasil, por exemplo, há lojas que levam esse conceito para festivais de música, como o Lollapalooza. É uma ótima chance de conseguir vendas e engajamento, desde que a empresa se relacione bem com o público do evento.

Quais são os benefícios desse modelo de negócio?

Lançar uma pop-up store tem muitos impactos positivos para a marca que opta pela estratégia. Esses ganhos vão muito além de receita e são importantes para qualquer empresa. A seguir, entenda melhor quais são os benefícios!

Aumento do engajamento dos clientes

Uma loja temporária, bem planejada e com um conceito impactante conquista os clientes. Ao visitá-las, caso tenham uma experiência diferenciada e positiva, o engajamento é conquistado com sucesso. Tudo isso pode ter importância maior em casos de lojas online, já que elas trabalham para “mostrar sua cara” presencialmente.

Lançamento de produtos

Uma loja temporária também é uma ótima alternativa para lançar um novo produto, no entanto, é importante que ele realmente se destaque. Com um espaço só para ele, a proposta deve ser de imersão do público na experiência do lançamento. Como resultado, o consumidor é envolvido e acaba comprando!

Ativação da marca

As pop-up stores também têm um grande impacto na ativação da marca, já que o público será envolvido em uma proposta diferente. Uma forma de conseguir isso com maior eficiência é por meio das lojas em eventos, como você viu. Se a pop-up está onde pode conquistar mais público, as chances são de bons resultados.

Geração de buzz

Com um conceito diferente, uma decoração única e em locais em que não estavam antes, as pop-up stores têm grandes chances de chamar a atenção do público e gerar buzz em torno da marcaSe muita gente está comentando, o interesse aumenta. Além disso, as sensações de oportunidade limitada e temporária chamam atenção e geram senso de urgência.

Curso Branding & Buzz

Marketing sazonal

Outra vantagem importante desse modelo de loja é a possibilidade de dar destaque para a marca em períodos específicos. O marketing sazonal envolve o consumidor devido a alguma data ou acontecimento, gerando o desejo de compra. No Brasil, durante a Copa do Mundo de 2014, muitas pop-up stores fizeram sucesso!

Ampliação de mercado

Muitas vezes, determinada marca é conhecida e tem uma base de fãs longe do local onde atua, como em outro país. Nesse caso, a loja temporária é uma ótima alternativa. Ela consegue colher benefícios como aumento das vendas, engajamento, ativação de marca e ampliação de mercado.

O que definir antes de abrir uma pop-up store?

Abrir uma pop-up store é um passo importante e isso não deve ser feito apenas por capricho. Como você já viu, ela tem um viés estratégico forte e, por isso, a marca deve se preparar adequadamente e definir alguns pontos. Conheça os principais a seguir e entenda o impacto que eles têm.

O objetivo da loja

Por que você quer abrir uma pop-up store? Já foi possível entender que ela tem vários benefícios e que pode favorecer a marca de diferentes formas. Nesse cenário, é preciso escolher um caminho:

  • fazer ativação;
  • lançar um novo produto;
  • levar itens online para o presencial;
  • lançar um projeto ou outra proposta.

Essa primeira definição é o que vai direcionar os próximos passos. O objetivo impacta a forma de divulgação da loja, o conceito de decoração e arquitetura, e até mesmo o modo como ela funciona. Tudo isso vai influenciar o alcance do objetivo pretendido com uma estrutura temporária.

O local

Qualquer loja precisa ter destaque no seu ponto físico, e isso está muito ligado à localização. Definir uma região estratégica é importante, para, então, buscar um espaço para que a pop-up store seja montada. É sempre uma boa ideia considerar um local já utilizado para lojas, mas que esteja vazio.

Quanto à região, quanto mais movimentada, melhor. É bom considerar também o comércio local, já que isso garante que o público da sua marca esteja por ali. Se você vai abrir uma pop-up store de moda e está em uma região em que outras marcas têm suas lojas, a concorrência é maior, mas você atrai o consumidor certo.

Quem leu este conteúdo também se interessou por:
6 exemplos de publicidade geniais para você se inspirar!
O marketing boca a boca ainda funciona? Descubra aqui!
Marketing Viral: tudo que você precisa saber sobre o assunto
Branding para e-commerce: como aumentar o reconhecimento da sua loja

A experiência a ser proporcionada

Esse modelo de loja temporária não pode ser aplicado apenas com o objetivo de vender. Por mais que ele seja o principal, o modelo deve levar uma experiência diferente para o público. O mais interessante é que isso pode vir de diversas formas, especialmente, por meio da inovação.

As pop-up stores costumam ter uma decoração diferenciada, com uma estética que foge do comum em relação aos demais varejistas. A simples questão visual gera impacto suficiente no consumidor, o que influencia o engajamento, o buzz envolvendo a loja, e ainda estimula o desejo de consumo.

Quais cases de sucesso merecem atenção?

O conceito de pop-up store é utilizado em diversos segmentos, desde a moda até os eletrônicos. Ao redor do mundo, marcas de todos os tipos têm aberto suas lojas temporárias e feito muito sucesso. Que tal ver alguns exemplos para buscar inspiração? Conheça a seguir alguns cases de sucesso.

Pantone Cafe

pop-up store Pantone

A Pantone é amplamente conhecida por seu trabalho de controle e especificação de cores, definindo paletas e tendências em tonalidades. Essa atuação trouxe muita popularidade à marca nos últimos anos e ela soube aproveitar isso, lançando seu Pantone Cafe.

O estabelecimento ficou por dois verões em Mônaco e, depois, chegou a Paris, onde ofereceu seu menu durante a Semana de Moda da cidade.

Kanye West: The Life of Pablo

fonte: Getty Images

O rapper americano Kanye West é muito mais do que um músico e sabe como promover sua imagem. Sua ligação com a moda resultou em uma linha de merchandising para promover o seu último álbum de estúdio, The Life of Pablo.

O artista abriu pop-up stores no mundo todo, começando pelos EUA e, segundo o próprio, faturando US$ 1 milhão nos dois primeiros dias com a venda de roupas e artigos do projeto.

Pop-up Nike Rio Sem Limites

Pop-up store Nike

As Olimpíadas do Rio 2016 trouxeram muita visibilidade para o Brasil, e as marcas souberam aproveitar isso. A Nike, fornecedora do material olímpico para a delegação brasileira, abriu uma pop-up store em um grande contêiner no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, durante os jogos.

Lá, ela promoveu experiências interativas, apresentou a tecnologia usada em tênis e calçados, e também vendeu alguns produtos.

Independentemente do segmento e persona, a pop-up store é uma alternativa atual e que se apresenta bem para qualquer objetivo! Com um planejamento adequado e um conceito de destaque, bons resultados podem ser conquistados com essa ideia de loja temporária.

Quer conhecer ainda outras formas de impactar o seu público gerando engajamento e reconhecimento do mercado? Então confira o nosso guia sobre como construir defensores para sua marca por meio do conteúdo!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.