Por que as redes sociais não estão funcionando no seu Marketing Digital?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma questão simples, mas com uma infinidade de respostas possíveis. Há vários pequenos e grandes erros que você pode cometer, o que afeta diretamente o sucesso das suas plataformas e explica por que as redes sociais não estão funcionando no seu negócio.

Para ajudar a evitar esses problemas, listamos aqui os erros mais comuns que podem ocorrer em suas campanhas de marketing digital. Acompanhe.

Comunicação sem padronização

Quando o cliente entra em contato, ele espera que você todos os atendentes tenham a mesma linguagem e o mesmo tom, independentemente do canal de comunicação. É verdade que diferentes redes apresentam “climas” diferentes. O LinkedIn é mais sério, enquanto o Twitter é mais informal. Mas tudo deve ser minimamente padronizado.

Criar falsas expectativas

Em uma campanha para fazer Marketing Digital, especialmente nas redes sociais, é comum ver aqueles anúncios mirabolantes e bem suspeitos. Apesar de parecerem chamar muita atenção, não caia na armadilha de fazer algo assim. Deixa claro o valor do seu negócio, mas não crie expectativas que não possa atender.

Esforços descoordenados

Todas as suas redes sociais precisam trabalhar em conjunto na construção do seu marketing digital. Se você tem perfis em 3 redes, é importante que todos eles mostrem as mesmas campanhas e as mesmas promoções para otimizar sua conversão.

Estratégia mal elaborada

Quando alguém se pergunta por que as redes sociais não funcionam, quase sempre a resposta tem a ver com o seu planejamento e sua estratégia. Não basta ter os perfis, você precisa ter um objetivo e um plano de ação para alcançá-lo.

Falar só para vender

Outro erro comum é falar exclusivamente do seu produto. É verdade que, para poder vender, você precisa direcionar o público para a compra, mas a principal função das redes sociais é facilita a nutrição de leads. Inclua outros conteúdos relevantes, novidades e notícias em seu repertório. Isso torna sua página bem mais útil.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Falta de métricas relevantes

Simples observação das métricas não é mais o suficiente para assegurar seu desempenho. Você precisa de métricas, estatísticas que comprovem o cumprimento de suas metas. As redes sociais já oferecem isso e você precisa usá-las a seu favor.

Falta de revisão

Textos com erros de ortografia, mal formulados e/ou confusos são um forte alerta para os leitores, mesmo nas redes sociais. Se você quer construir a sua credibilidade diante do público, precisa investir na revisão dos seus materiais antes de publicá-los.

Focar em quantidade em vez de conversão

Ter 100, 10 mil ou 100 mil curtidas e seguidores não significa nada se apenas 1 deles se tornar seu cliente. Lembre-se: o objetivo final de toda campanha de marketing digital é melhorar a experiência do cliente com foco na conversão de leads e fechamento de vendas.

Imagens de baixa qualidade

Ao postar fotos, vídeos e outras imagens, é importante que eles tenham uma boa definição, de acordo com as exigências da plataforma. Sem isso, alguns leads podem nem parar para olhar seu conteúdo.

Não construir uma identidade

A identidade da sua marca é a combinação de vários fatores, como o esquema de cores, linguagem de texto, entre outras coisas. E ela influencia o público que você atrai. Antes de começar uma campanha, é importante essa identidade bem definida.

Não dar atenção ao público

Se um lead entra em contato para tirar dúvidas, você deve responder. Se deixar um comentário, você deve dar algum feedback. Mesmo que não seja possível responder tudo imediatamente, sua equipe deve, em algum momento, corresponder à interação do público.

Não definir seu público-alvo

Não vale a pena ser muito abrangente na hora de definir com quem você pretende falar. Focar em grupos com determinadas características relevantes, como idade, localidade e poder aquisitivo, facilita a elaboração de campanhas e o processo de conversão.

Não vigiar a concorrência

Aquilo que outras empresas fazem é um bom indicativo do mercado atualmente, incluindo novas tendências. Fique de olho nos concorrentes, avalie o comportamento deles e use esses dados para tomar suas decisões.

Plataformas fantasmas

Não crie um perfil em uma rede social apenas para dizer que tem. Se ele não é um canal de divulgação e comunicação ativo, é melhor encerrá-lo e voltar seus esforços para outras redes sociais mais relevantes para seu público.

Pouco ou nenhum followup

Depois de uma campanha, você precisa de um plano para dar conta dos novos leads. Sem um followup ou chamada para ação, o número de conversões será consideravelmente menor.

Publicações inconsistentes

A melhor forma de publicar no marketing digital é ter uma agenda. Ter postagens semanais não é ideal, mas é melhor do que 3 dias de conteúdo em excesso e depois um mês de silêncio.

Responder com agressividade às críticas

Na internet, não é raro encontrar comentários raivosos e/ou mal intencionados. Apesar disso, você precisa ser cordial e responder com elegância. Em muitos casos, ser agressivo apenas piora a situação.

Respostas excessivamente padronizadas

Ter algumas respostas padronizadas é útil para muitas situações. Mas apenas “copiar e colar” deixa suas interações com o público artificiais. Deixe respostas assim para uma sessão “Perguntas Frequentes” no seu site.

Seguir sempre o mesmo plano

Se uma estratégia funciona hoje, não significa que vai funcionar sempre. Assim como o mercado, as redes sociais e seus sistemas também mudam. Você precisa acompanhar essas alterações e se adaptar a elas com o tempo.

Spam

Bombardear seus leads com promoções e informações que eles não pediram nunca é uma boa ideia. Além de sobrecarregar o público, logo seus anúncios vão se tornar “ruído de fundo” e perder a relevância.

Uso incorreto das hashtags

Por fim, mas não menos importante, as famosas hashtags. Elas são palavras-chave associadas ao seu conteúdo e que facilitam pesquisas online. Se você usar os termos certos, pode atrair bem mais leads.

Agora você já deve entender por que as redes sociais não estão funcionando em sua campanha de marketing digital. Pode parecer muito para absorver, mas é tudo uma questão de focar na informação certa.

E para aprender como otimizar suas campanhas, confira o curso de Gestão de Mídias Sociais na Rock University e amplia o alcance do seu marketing digital.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.