Por Bárbara Georgiane

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 28 de outubro de 2019. | Atualizado em 28 de novembro de 2019


O potencial do Email Marketing promete ser não só uma tendência para 2020, mas uma força, já que sobreviveu as redes sociais e continua tendo capacidade de superar as expectativas em se tratando de vender. Para isso, é importante seguir algumas indicações para alcançar seu potencial máximo.

Em 2020 vamos inaugurar uma nova década e, para saber o que será tendência, precisamos olhar para esses últimos anos e discernir o que os nossos clientes estão comunicando em resposta às nossas ações de Marketing.

São nos clientes que estão as respostas que precisamos para nos planejarmos para adiante.

Se de 2010 até agora o que a gente pôde acompanhar foi o boom dos chatbots, redes sociais e dos relacionamentos virtuais e automatizados, como foco para se relacionar com os clientes, em 2020 o que podemos dizer é que as ações de Marketing que serão destaque e ganharão um valor especial nas estratégias, serão aquelas capazes de aproximar e se conectar com sua persona.

E com Email Marketing não será diferente. Quanto mais clara, acolhedora e humanizada suas campanhas de Email Marketing chegarem a caixa de entrada do seu leitor, maior serão as chances desse leitor atender a sua CTA e alcançar o objetivo do seu email.

As pessoas estão buscando pela humanização dos seus relacionamentos, se antes o legal era sustentar relacionamentos virtuais, o chique agora é ser pessoal. 

Mesmo que seus emails alcancem milhões de pessoas, as mensagens sempre serão recebidas individualmente — e ignorar isso pode ser um erro danoso.

Neste texto, vamos conversar sobre como investir em Email Marketing em 2020 é importante e como a estratégia da sua empresa pode se destacar no meio da multidão, chamando a atenção do seu público-alvo e ganhando espaço no mercado.

Acompanhe com a gente!

Por que apostar no Email Marketing em 2020?

Essa resposta é muito simples. É por ele ser a ferramenta que pode se comunicar com um número incalculável de leitores que deram a sua empresa permissão de se comunicar com eles, de maneira personalizada e pessoal com um único disparo. 

Mas precisa ser calculado e planejado com primor.

Se tratando de larga escala, nenhuma outra ação é capaz de se aproximar tanto do seu potencial cliente como essa.

O segredo para que sua comunicação por email se ligue ao seu prospect é a personalização.

Pode parecer uma ação complexa, mas com uma segmentação elaborada e focada para atender a um objetivo comum entre as personas que permitiram seu acesso a elas, é possível criar uma comunicação próxima e relevante para mostrar o quanto seu produto é interessante e soluciona uma dor que ela tenha.

Uma estratégia de email é uma vantagem gigante com investimento baixo e rentabilidade alta para as empresas que querem gerar pedidos de orçamento em pouco tempo.

O Email Marketing proporciona previsibilidade em seus disparos e é um diferencial de alta performance, porque, ao acompanhar suas métricas, é possível planejar o crescimento sustentável da sua estratégia e escalar o desenvolvimento do seu negócio.

Principais tendências para Email Marketing

Agora vamos apresentar 4 tendências que farão dos seus emails vencedores em 2020.

1. Segmentação: uma arma potente para humanizar seus emails

Segmentar é classificar sua base de inscritos em um objetivo comum. É a chave para chamar a atenção da sua persona, gerar engajamento e criar sintonia entre o que sua empresa tem para oferecer e o problema que ela tem para ser resolvido.

Uma ação muito simples, mas que fará seu ROI ser positivo é separar sua base de inscritos em classes em comum entre si. 

Exemplo de segmentação 

Gênero 

Ofertas que sejam pertinentes a cada gênero distinto. 

Atacar as vantagens que homens e mulheres terão ao usar seu produto, indicar os diferenciais que beneficiam cada gênero exclusivamente. 

Pessoas gostam de exclusividade e pagam por elas.

Idade

Se comunicar com base em que fase da vida cada persona está. 

Uma dica: não converse com pessoas idosas como se fossem adolescentes, isso pode demonstrar falta de respeito na percepção deles, ou talvez elas não entendam a sua mensagem. E isso pode afastar quem você deseja alcançar.

Da mesma maneira que conversar com jovens adultos, como você aborda uma criança, pode fazer com que sua marca caia em descrédito para eles.

Acertar o tom de fala para cada idade é muito importante para chamar a atenção do prospect.

Local

Usar motivos que usem a geografia para se identificar com a persona é um diferencial potente — usar a linguagem local até os trejeitos na fala servem de argumento de aproximação.

Profissão

Criar comunicações baseadas em cargos, salários, negócios e características pode ser um ponto relevante para conversar com sua persona.

Linguagens inerentes para a função da persona pode ser um divisor de águas para chamar a atenção desse público.

Preferências

Entender quais são as preferências da sua persona e saber se existe algo que seja comum entre as demais é o tipo de personalização que destaca sua marca no meio da multidão. 

Sim, é um processo moroso, mas uma vez feito com qualidade, vai render vendas excelentes. 

Tempo de base

Criar argumentos de acordo com o tempo que cada assinante tem de base dirá a sua persona que você está de olho nela e que sabe que ela não é mais uma na multidão.

Abordagens desse tipo são capazes de surpreender os seus potenciais clientes e tocá-las de um jeito único.

Para nós que trabalhamos como isso, é tão simples, já que existem ferramentas capazes de classificar e disponibilizar essas informações sem esforço em instantes.

Dessa maneira, é possível chegar mais perto do seu cliente ideal

Quanto mais informações específicas sua empresa conseguir reunir dos seus potenciais clientes, maiores serão as chances de envolvê-los em suas estratégias de Marketing.

Por isso, a pesquisa de persona é determinante se sua empresa deseja alcançar êxito em suas estratégias. 

O produto que você vende ou serviço que oferece atende uma necessidade específica, não é mesmo? É usando esse tipo de vertente que você poderá tirar vantagens para que suas ações sejam eficientes e efetivas.

Entender quem são essas pessoas, como elas se comportam, quais outros produtos consomem, qual sua idade, onde moram, o que fazem e em que fase da vida estão, fará que você consiga encontrar maneiras atrativas para conversar com ela.

2. Humanização: como fazer

Uma maneira de se nortear para humanizar seus emails é abordar três vieses que são infalíveis nesse quesito.

Ética, empatia e emoção.

Ninguém passa ileso por esse tipo de envolvimento quando adotamos algumas dessas vertentes para se comunicar. O mais comum é sermos tocados pelos três, senão, pelo menos por um.

E tendo isso como base que podemos criar campanhas humanas de marketing por email, seja qual for seu produto ou serviço. 

Uma prova que isso será uma forte tendência de email para o próximo ano é o fato de que toda e qualquer transação comercial é feita por gente e em algum momento da negociação essa característica fará a diferença.

Ética

A ética é um requisito importante para os negócios saudáveis

Seja qual for o perfil da sua persona, com certeza, na hora de fechar uma compra, ela levará em conta qual é o caráter ético da sua empresa. Estar alinhado em sua comunicação, em toda a estratégia de Marketing de Conteúdo, é muito importante para não perder esse diferencial. 

Mesmo que a concorrência seja acirrada e pareça que por um tempo você esteja deixando de ganhar, é preciso pensar a longo prazo e ter em mente que uma empresa ética sempre entrará no jogo quando as opções antiéticas falharem.

Empatia

A empatia cria conexão. 

Ela contribui para entender a perspectiva do outro. Perceba aqui o potencial que seu Email Marketing pode explorar usando a empatia. 

Se colocar no lugar do cliente que sua empresa quer conquistar, e agir de maneira a auxiliá-lo, pode conduzi-lo a melhor tomada de decisão — optar pela sua empresa.

O email pode ir muito além de informar os benefícios e soluções da sua empresa, ele pode servir para se conectar com as pessoas e fazer diferença no dia a dia delas. 

Não use seu email somente para enviar promoções e fazer com que a persona atenda a seu CTA. Use-o também para oferecer informações e utilidades que sejam interessantes para o cotidiano, como ensinar algo que faça sentido para ela

Pode ser algo engraçado, com a intenção de descontrair, ou algo que seja de serventia pública.

Isso mostrará a sua persona que suas intenções com ela vão muito além de fazê-la comprar alguma coisa.

Se a sua empresa só foca em vender a qualquer custo, talvez seja a hora de mudar de comportamento para garantir o crescimento sustentável do seu setor.

Emoção

A emoção é o “estopim” da percepção

Por meio da emoção, podemos acessar a compreensão das pessoas dando um toque pessoal e diferenciado ao processo de entendimento e compartilhamento de informações. 

As emoções podem abrir o campo para o relacionamento com seus clientes. Pessoas que tem a habilidade de aplicar a emoção nos processos de comunicação tendem a ter um sucesso relevante em seus negócios.  

Entender que tipo de emoção seu cliente tem, no momento que decide comprar um produto como seu, pode ser um ponto de partida para armar uma estratégia baseada nesse pilar. 

Usar uma abordagem emocional mostrará o quanto se importa com a pessoa antes dela ser um cliente. 

3. Gerar confiança

Em muitos momentos da nossa metodologia, o que avaliamos como ser uma estratégia bem-sucedida é aquela na qual em tempo recorde alcançamos nosso objetivo: fazer o cliente adquirir nosso produto.

Mas nos esquecemos que negócios fechados dessa maneira são puramente comerciais e funcionam como um escambo: você me dá o que eu preciso e eu pago por isso. No entanto, ao sinal do menor problema, esse escambo é colocado em risco porque não passa de uma transação puramente comercial. 

E assim o mercado vai consolidando relações de compras estritamente superficiais.

Dizemos isso baseados em empresas que sempre precisaram vender seus produtos/serviços e consumidores que, da mesma maneira, também precisaram consumi-los. 

Por esse motivo — de um precisar do outro para sua subsistência — é que nós, enquanto agentes de marketing, precisamos ser mais estratégicos em 2020 para planejar nossas ações.

Quem sabe deixar que nossos potenciais consumidores adquiram os produtos no tempo deles? É uma ação de risco, mas será que, na prática, isso já não acontece?

O que fazemos muitas vezes, com nossos métodos mirabolantes de Marketing, é dar um empurrãozinho, mas é importante ter em mente que ações agressivas tendem a abalar a confiança, o que pode distanciar a empresa do seu real objetivo: vender.

4. Interatividade

Já imaginou enviar um email com um conteúdo em forma de infográfico? 

Pensando que as principais redes sociais se movimentam por imagens, é inovador usar o mesmo método por email. Já escutou aquela frase que diz: uma imagem vale mais do que 1000 palavras? 

É possível transmitir várias mensagens usando somente imagens, mesmo porque elas podem vir carregadas exatamente com o sentimento e o conteúdo que queremos imprimir nas pessoas.

Agora imagine se o conteúdo do seu email fosse por voz?

Sim, a era da voz chegou nesse século e promete ser uma forte ação para os próximos anos. As possibilidades são inúmeras. Acredite!

Pode parecer uma ideia futurista, mas o quanto mais isso chamaria sua atenção? E a atenção da sua persona?

Novidades são sempre bem-vindas, mas só podemos saber se servem para nossa estratégia de email se testarmos.

Pensando na retrospectiva dos métodos de Marketing dos últimos 10 anos, podemos perceber que mais investirmos em interatividade, engajamento e pessoalidade, melhor tende a ser nossos resultados. Porque lidamos com pessoas antes de transações, seja qual for.

Então, fazendo um apanhado do que será tendência no email Marketing em 2020, podemos resumir em: trate pessoas como pessoas, não como números, não como coletivos e não como comuns, porque isso pode bloquear a performance das suas ações de comercialização.

E, se você quer implementar as principais tendências de Marketing em sua empresa, mas não sabe como, entre em contato com um dos nossos especialistas e veja como a Rock Content pode ajudar você!

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *