Por que migramos o maior blog de Marketing Digital do Brasil

Migramos o Marketing de Conteúdo para o domínio da Rock Content. Entenda quais as estratégias e impactos envolvidos nessa mudança.

Por que migramos o maior blog de Marketing Digital do Brasil

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

No final de dezembro passamos por uma das maiores mudanças da história da Rock Content.

Se você nos acompanha há mais tempo, notou que o nosso maior blog e nossa principal fonte de tráfego, o Marketing de Conteúdo, mudou de endereço.

Trouxemos o nosso blog de volta pra casa.

Agora o blog da Rock Content é oficialmente o “blog da Rock”.

A mudança foi enorme, mas necessária. E neste conteúdo eu vou contar para vocês por que decidimos trazer o nosso blog para o domínio da Rock Content, os primeiros impactos e onde queremos chegar.

O foco aqui não será a parte técnica da migração — em breve farei um post contando todo o processo e os seus impactos.

Por hora, vamos focar nos nossos objetivos e por que migramos o maior blog de Marketing Digital do Brasil.

Por que Marketing de Conteúdo?

Muitas pessoas já me perguntaram se elas deveriam criar um blog em um domínio separado do site ou dentro do próprio domínio.

E eu sempre respondi a segunda opção!

A pergunta era, então, seguida 99% das vezes por outra: “por que o da Rock não é no mesmo domínio”?

O que era realmente uma boa pergunta.

Voltando no tempo, em 2013, quando a Rock começou a dar os seus primeiros passos no mundo do marketing (quase) ninguém tinha ouvido falar em “marketing de conteúdo”.

Uma das missões da Rock era educar e trazer ao mercado uma nova estratégia e queríamos que esse processo acontecesse da forma mais natural possível.

Por isso a escolha do domínio “marketingdeconteúdo.com”. Para deixar o termo natural dentro do mercado e a estratégia cada vez mais conhecida.

Não queríamos atrelar o termo apenas à Rock Content, mostrando que o Marketing de Conteúdo não era uma estratégia nossa, mas uma metodologia já testada e aprovada em outros mercados mais maduros.

Portanto, na época, o nome era necessário.

Atualmente, o termo Marketing de Conteúdo já está muito bem disseminado no mercado. Mais de 70% das empresas que responderam à Content Trends (de um total de mais de 3.000 respondentes) já adotam a estratégia.

Atualmente, “Marketing de Conteúdo” possui um volume de mais de 6.600 buscas por mês e mais 110 milhões de resultados no Google.

Visão geral de buscas para Marketing de Conteúdo

Ou seja, o termo já está mais que disseminado no mercado.

Bom, primeiramente a explicação do nosso domínio era necessária. Agora é hora de explicar o porquê de fazermos a mudança.

Fortalecimento da marca Rock Content

Lá no final de 2013, nos primeiros meses de blog, chegamos à incrível marca de 3.400 acessos em novembro.

Na época era uma marca incrível e que mostrava o crescimento da estratégia. O termo começava a ser conhecido pelo mercado.

Fortalecimento da marca Rock Content

Já no final de 2018, alcançamos quase 1 milhão de acessos, mostrando a força que o blog ganhou e como o termo já estava bem divulgado dentro do nosso mercado.

Fortalecimento da marca Rock Content em 2018.

E isso mostra principalmente como o “Marketing de Conteúdo” se tornou uma marca própria. O maior blog de Marketing Digital do país.

E, apesar de a marca estar relacionada à Rock Content, vimos a necessidade de unificar todos os nossos produtos.

Além disso, tínhamos quase 1 milhão de acessos que estavam fora do nosso site e nem todos esses visitantes assimilavam o Marketing de Conteúdo com a Rock Content.

Por isso, vimos a necessidade do Marketing de Conteúdo ser oficialmente o Blog da Rock Content.

A mudança foi acontecendo de forma gradual. Primeiro adicionamos o termo “o blog da Rock Content” no título da página:

Capa do blog Marketing de Conteúdo

E adicionamos também o logo linkando direto para o nosso site (tudo bem que isso já deveria estar aqui há muito tempo. Erro nosso):


Menção, no blog Marketing de Conteúdo, ao site da Rock

Após a migração, mantivemos o título Marketing de Conteúdo por um período, para as pessoas irem se acostumando com a mudança, até que finalmente assumimos a nossa nova identidade:

Blog da Rock depois da migração

Dessa forma o maior blog de Marketing Digital do Brasil deixa de ser o Marketing de Conteúdo e passa a ser o Blog da Rock Content.

O que faz toda a diferença para a nossa marca.

Autoridade do Domínio

Um dos principais motivos para não se criar dois domínios para uma mesma marca é justamente não dividir os resultados dos esforços.

Quando você tem dois domínios você precisa fortalecer os dois, divulgar os dois, conseguir backlinks para os dois… e quando você recebe 50 links em cada domínio, poderia receber 100 em apenas um.

Por muito tempo nós diluímos a nossa força e mesmo assim construímos dois domínios fortíssimos.

Isso ficou muito evidente quando, sem fazer muitos esforços, os nossos guias completos que ficavam no site começaram a rankear na primeira página do Google.

Autoridade do domínio

Mesmo o meu foco sendo fortalecer o post no blog, o nosso site conseguia rankear quase tão bem quanto.

Isso acontecia para várias das nossas principais palavras-chave.

Tínhamos dois sites com a autoridade de domínio maior que 50. Se separados eles já eram fortes, imagina juntos!

Uma das nossas grandes expectativas com a migração é justamente unir dois domínios fortes. Fazer uma fusão entre eles se tornando um único domínio muito mais forte que os dois separados.

E agora acabou de chegar um terceiro domínio: o Marketing de Contenidos, o nosso blog em Espanhol, que também será migrado para o nosso domínio.

Blog da Rock em espanhol está no mesmo domínio do português

Os impactos ainda não estão tão visíveis assim, mas em breve farei outro post contando o processo e os impactos resultados da mudança.

Internacionalização

Provavelmente o mais importante de todos os motivos para a migração do domínio é a nossa internacionalização.

A Rock Content já é uma empresa internacional com uma grande presença em LATAM. Só para se ter uma ideia o nosso blog espanhol já atingia mais 600 mil acessos por mês.

Agora teremos a nossa versão em inglês também e, claro, o ideal é que tudo isso esteja em apenas um domínio multilingue.

Isso fortalece muito o nosso domínio quando entramos em outros países, um exemplo disso é chegada do Neil Patel no Brasil, conquistando boas posições rapidamente.

Além disso, aqui no Brasil a Rock já é uma empresa conhecida, mas lá fora ainda não. Portanto era difícil assimilar o Marketing de Contenidos a uma empresa pouco conhecida por lá.

O blog era muito mais popular que a empresa.

Por isso trouxemos todos os nossos domínios para casa. Todas os nossos produtos apontando para apenas um lugar, para nossa marca principal: Rock Content.

Agora o nosso site possui versão em diferentes idiomas e blog espanhol e português são o mesmo blog, em idiomas distintos e com conteúdos segmentados para os seus respectivos mercados.

Ambos são o Blog da Rock, um espanhol e outro português.

Potencial de conversão

Qual a principal dica quando criamos uma landing page para algum produto ou material?

Que ela possua apenas uma oferta. Que ela evite distrações seja direta ao ponto.

Por que?

Isso facilita a conversão! Quanto menor o caminho, quanto mais próximo da solução maior a tendência de conversão da sua persona.

A tendência é que nossa geração de leads e MQLs se torne muito mais natural, uma vez que os quase 2 milhões de acessos mensais dos blogs migrados já estão dentro do domínio Rock Content.

Eles não precisam acessar outro site para conhecer a empresa ou fazer uma levantada de mão. Tudo acontece de forma mais simples e otimizada.

O futuro dos Blogs

Agora com todos os nossos produtos no mesmo domínio a nossa expectativa é que isso fortaleça ainda mais a nossa marca nacional e internacionalmente.

O nosso foco é o nosso crescimento e, claro, otimizar a experiência dos nossos visitantes em todas as nossas presenças online.

Com isso queremos ter um domínio mais forte, uma marca ainda mais reconhecida no mercado e um site em que o visitante entenda muito melhor onde ele está e qual é o papel de cada blog dentro da história que a Rock Content está contando.

Quero saber de você, que faz parte dessa história. O que achou da mudança?

Em breve escreverei outro conteúdo contando todo o processo de migração e nosso acompanhamento dos resultados. Assine a nossa newsletter para não perder esse conteúdo!


Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.