Por que o Marketing não deve ser uma despesa? Descubra aqui!

A crise chegou e sua empresa quer cortar o marketing? Descubra aqui por que o Marketing não deve ser uma despesa e tome essa decisão!

por que marketing nao deve ser uma despesa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se a situação aperta em uma empresa e as vendas caem, logo surge a necessidade de fazer alguns cortes.

A primeira coisa que passa na mente? Reduzir custos no marketing, seja no time ou nas estratégias que estão sendo realizadas.

Infelizmente esse pensamento ainda é muito comum dentro das empresas. São poucas as que identificam no departamento de marketing sua real importância: não se trata apenas de fazer uma peça gráfica bonita e alguns anúncios no Google Adwords.

O setor de marketing é responsável por fazer uma análise interna da empresa, análise do mercado, identificar tendências, entender o público, se comunicar com ele da forma certa e criar estratégias que mantém todos os stakeholders do seu negócio satisfeitos nas relações de troca.

Além disso, em situações de crise, é esse time que reverterá a situação, com estratégias de mercado bem pensadas, analisadas e que realmente trarão resultados para o seu negócio.

Quer entender mais? Vou citar outros benefícios do time de marketing em tempos críticos da empresa:

1. O marketing ajuda a sua empresa a se fortalecer

O marketing é responsável por fortalecer a imagem da empresa diante o mercado. Estamos vivendo um momento em que a qualidade não é mais um diferencial: se você realmente quer ter sua oportunidade, esse é o mínimo que o consumidor exige.

Por isso, é preciso descobrir e destacar seus diferenciais competitivos. Com um aumento cada vez mais considerável da concorrência, é preciso criar uma relação mais próxima com os clientes – é preciso criar uma afinidade, e é nesse momento que o marketing atua.

Se a sua empresa não está vendendo para novos clientes, é hora de fazer um esforço ainda maior para fortalecer sua imagem no mercado.

Uma das ações nesse momento é em trabalhar a fidelização e bem-estar dos clientes atuais do seu negócio, certificando-se de que todos estão satisfeitos, oferecendo descontos, descobrindo quais são suas preferências e transformando suas experiências em algo cada vez melhor.

Dessa forma, conseguiremos algo valioso nos dias de hoje: indicação. As pessoas estão considerando cada vez mais as indicações de amigos e familiares, e é nesse momento que ganhamos força.

2. O marketing ajuda a aumentar as vendas

As ações de marketing, quando bem elaboradas, são capazes de atingir as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem correta. É assim que o aumento das vendas acontece.

O time de marketing será responsável por entender exatamente quem são os seus clientes e quais são suas necessidades, dando feedbacks de melhorias na empresa, nos produtos, nos serviços e no atendimento, por exemplo.

Nesse momento, temos uma verdadeira máquina de fazer dinheiro nas mãos: quem melhor que o próprio cliente para dizer o que ele quer comprar e como deixá-lo cada vez mais satisfeito?

Junto a isso, temos também estratégias focadas no mercado: o time de marketing é responsável por estudar o mercado e identificar as melhores oportunidades, como datas sazonais, campanhas específicas, parcerias, descontos, etc.

Tudo isso impacta direta (e positivamente) nas vendas da sua empresa, tornando-a cada vez mais rentável e lucrativa.

3. O marketing ajuda a reter clientes

No mercado, uma coisa é certa: é bem mais fácil e mais barato manter um cliente satisfeito do que ter que conquistar novos clientes sempre.

Isso porque, além de ser trabalhoso adquirir novos clientes, também é caro: alguns clientes demoram meses para pagarem o investimento de aquisição, demorando para começar a dar um lucro real para a empresa.

O tempo que o cliente permanece na sua empresa se chama Lifetime Value. Essa métrica é utilizada para identificar quanto tempo cada cliente permanece com você, para termos uma noção da performance da empresa — se está favorável ou se precisamos tomar uma medida urgente para melhorar os números.

Nesse contexto, identificamos os níveis de satisfação dos clientes e descobrimos quais ações precisamos tomar para fidelizar esses clientes e torná-los leais à marca.

O marketing possui algumas tarefas nesse momento:

  • Dialogar com o cliente para entender o que o agrada e o que precisa melhorar;
  • Elaborar estratégias para melhorar a experiência dos clientes;
  • Elaborar planos de fidelidade que realmente entregam vantagem para os clientes;
  • Elaborar estratégias com o CRM para manter o cliente sempre próximo da empresa.

4. As estratégias de marketing são mensuráveis

Um dos pontos de maior importância nas estratégias de marketing de qualquer tipo é a mensuração.

O marketing digital se destaca pela precisão de cada ação: nesse sentido, é possível identificar qual ação levou à qual venda, de onde vieram mais clientes, quais ações tiveram mais rejeição, como o público se comportou frente a cada uma das ações, etc.

Entender esses números é fundamental para otimizar os investimentos. Imagine que você está investindo em dois tipos de anúncios na internet: se você descobre que o anúncio A está tendo uma performance muito boa, mas o B raramente leva o usuário para a sua loja.

É preciso rever os investimentos e reorganizar os esforços – nesse contexto, talvez seja melhor cortar os investimentos no anúncio B e deixar apenas o A rodando com uma verba muito maior, uma vez que gera mais resultados para a sua empresa.

Essa mensuração é importante tanto para aumentar as vendas e otimizar os investimentos, quanto para conhecer melhor os seus clientes.

Com os anúncios A e B sendo veiculados, e o A dando resultados muito maiores que o B, percebemos que o nosso cliente se identifica mais com a linguagem e imagem do anúncio A, e a partir daí, nas próximas campanhas, é possível criar ações mais eficientes.

5. O marketing sabe como atingir seu consumidor

Um dos principais erros nas estratégias de marketing criadas pelas empresas sem o auxílio do profissional acontece na hora de identificar o público.

Mais comum do que parece, muitos empresários ainda não conhecem seu público e criam um grupo que gostariam de atingir — mas que nem sempre representa o público real da empresa.

O profissional de marketing, nesse momento, é responsável por desenhar esse público e apresentar para os empresários.

Ao contrário do que estamos acostumados, hoje não definimos o público como “homens e mulheres, da faixa etária x e classe social y”. Esse tipo de definição é abrangente demais para um público tão específico e exigente.

Hoje são trabalhadas as personas.

As personas são representações semifictícias do público ideal, onde identificamos suas características pessoais como nome, idade, interesses, objetivos, dificuldades e, claro, a forma que podemos auxiliar essas pessoas a alcançarem seus objetivos.

Esse desenho do público ideal impacta diretamente nas vendas – o discurso utilizado nas campanhas passa a ser mais assertivo, a argumentação mais coerente e tudo fica adequado para o momento certo, na hora certa.

Conhecendo o seu público tão bem, você também passa a reconhecer todas as suas objeções de compra. Isso dá para o time de vendas muito material para trabalhar no momento da venda – e ao time de marketing informações valiosas para trabalhar na comunicação, esclarecendo os pontos de dúvida antes mesmo da tomada da decisão de compra, reduzindo as taxas de desistência.

6. O marketing traz resultados reais – e duradouros

Os investimentos em marketing podem ser divididos em três tipos: curto, médio e longo prazo. Cada um deles traz resultados reais para a empresa, cada um à sua maneira.

As ações de curto e médio prazo são voltadas para vendas diretas, normalmente para aquelas pessoas que estão prontas para a compra. As de longo prazo trabalham de forma mais lenta, mas mais duradoura.

No caso do marketing de conteúdo e das estratégias de branding, por exemplo, a ideia é criar uma imagem positiva e de confiança entre a empresa e o público. Essas estratégias levam mais tempo para trazerem resultados financeiros notáveis — no entanto, suas consequências são duradouras.

Quanto melhor o trabalho realizado com esse tipo de ação, mais tempo durará esse resultado.
As estratégias de longo prazo são fundamentais para aumentar o diferencial competitivo da sua empresa.

Num mercado com cada vez mais concorrentes, quanto melhor for a imagem da sua empresa perante os concorrentes, maiores as suas chances de se destacar e sobreviver aos tempos de crise.

É muito comum encontrar empresas que não investem nas estratégias a longo prazo, uma vez que todas objetivam lucros imediatos.

Mas a verdade é que, quando a situação aperta, a concorrência se transforma e a crise financeira dita as regras do mercado, são as estratégias de branding que seguram os lucros do negócio.

7. O marketing salva empresas da crise

Como dito anteriormente, o marketing é responsável por salvar as empresas da crise e manter a lucratividade mesmo nos momentos mais complicados do mercado.

Isso porque todas as ações devem ser voltadas para o fortalecimento da imagem da empresa e a fidelização dos clientes. Na crise ou não, clientes fiéis serão clientes fiéis, e manterão sua preferência pela sua empresa, apreciando os benefícios que ela oferece e ignorando a concorrência.

Um outro ponto fundamental que ajuda a sua empresa a se destacar é a indicação de clientes satisfeitos. Uma verdade é que, antes de fazer compras, o prospects pesquisam sobre a opinião de outras pessoas a respeito de um determinado produto ou serviço.

Essa pesquisa acontece pela internet e entre colegas e familiares que já experimentaram o objeto de interesse. Essas indicações valem muito mais do que qualquer anúncio: gera uma relação de confiança e as objeções de compra diminuem consideravelmente.

Os clientes satisfeitos são responsáveis por dar essas indicações, aumentando as vendas da empresa.

Além disso, é preciso investir na parte de branding. Afinal, a imagem da empresa diante o mercado é tudo. É ela que ajudará a sua empresa a sair do vermelho e transformá-la na melhor solução para os consumidores finais, seja através da geração de valor ou da oferta de benefícios.

O papel do marketing aqui é desenvolver a melhor comunicação possível para passar todas essas informações

Conclusão

É histórica a falta de conhecimento a respeito dos benefícios trazidos pelo time de marketing para uma empresa.

No entanto, com a evolução do mercado e as mudanças nos hábitos de consumo, é fundamental, para a sustentabilidade do negócio e garantia dos lucros, que esse conhecimento seja reconhecido: a equipe de marketing é fundamental para tirar qualquer empresa do vermelho em momentos como a crise.

A fidelização de clientes, otimização de investimentos, estratégias com foco em vendas e branding, se bem estruturadas, farão sua empresa sobreviver a todos os momentos do mercado, tanto os de fartura em vendas, quanto os de crise e baixa no mercado.

Quer ter resultado sempre e ser uma máquina de vendas? A resposta é simples: marketing!

*Conteúdo produzido pela equipe da Flammo

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.