Afinal, pós-graduação vale a pena? Descubra qual deve ser seu próximo passo

Você realmente precisa fazer uma pós-graduação para subir na carreira? E para abrir um negócio? Entenda o que essa formação pode significar para você, o que lato e stricto sensu significam e que alternativas você pode buscar para sempre aprender mais.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Depois de concluir a graduação e adquirir experiência na área de estudo, é muito comum que as pessoas busquem por novas formas de qualificação, além de trabalhar o Marketing Pessoal que pode começar com a criação de um blog.

Afinal, seja pelo mercado de trabalho competitivo ou para abrir um negócio, é necessário continuar aprendendo para crescer na carreira.

É por isso que uma das ideias que mais surgem nesses momentos é iniciar uma pós-graduação. A ferramenta pode ser o que você precisa para dar continuidade nos estudos, impulsionar a carreira e abrir as portas para novas oportunidades.

Esse conteúdo foi criado para que você entenda tudo sobre com funciona uma pós-graduação e tire as melhores conclusões de qual é a melhor opção para o seu caso. Boa leitura!

LEIA TAMBÉM
 Cursos para empreendedores: 36 oportunidades imperdíveis de melhoria
 Aprenda agora a escrever um blog post para a sua empresa
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Como funciona uma pós-graduação?

Uma pós-graduação é um curso realizado após a graduação, seja ela tecnológica, bacharelado ou licenciatura. No Brasil, são duas as opções de cursos de pós: lato sensu ou stricto sensu.

O primeiro consiste em cursos especialização ou MBA que seguem um tema ou modalidade específicos de uma área. Já o segundo diz respeito à obtenção de um grau acadêmico voltado para a pesquisa e ensino científico, dividido nas categorias de mestrado e doutorado.

Entenda melhor cada uma das opções acompanhando abaixo:

Especialização

É um curso lato sensu para os alunos que possuem diploma em graduação e que não necessariamente querem se dedicar à pesquisas ou vida docente. Geralmente, são profissionais já inseridos no mercado de trabalho que querem se diferenciar dos demais.

As especializações podem ser realizadas tanto na área de graduação quanto em áreas diferentes do curso do aluno. Por exemplo, alguém que se formou em contabilidade pode fazer uma pós na área de direito tributário para aprimorar seus conhecimentos e de destacar no mercado.

O processo seletivo não costuma ser muito minucioso, normalmente exigindo apenas o diploma de graduação e uma avaliação do currículo.

A duração de uma especialização costuma ser de um ano. Para receber o certificado, o aluno precisa desenvolver uma monografia final.

MBA (Master of Business Administration)

Um MBA também é uma graduação lato sensu. Porém, esse curso conta com um estrutura focada principalmente nos pilares da administração e da gestão empresarial. É bastante recomendado para profissionais que querem refinar suas capacidades, especificamente nessas áreas.

Mesmo não sendo tão concorrido quanto um mestrado ou doutorado, o processo seletivo de um MBA pode ser bastante meticuloso. Em geral, esse curso costuma durar cerca de 2 anos, dependendo da instituição.

Mestrado

O mestrado é uma modalidade stricto sensu com o objetivo de aprofundar as pesquisas científicas do aluno em qualquer campo de estudo. É um passo essencial para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica e docente.

Para obter o diploma, o aluno deve apresentar e defender sua dissertação para uma banca de 3 professores, normalmente doutores. Para ingressar em um mestrado, o concorrente passa por entrevistas sobre seu projeto de pesquisa e provas escritas. O conhecimento de uma língua estrangeira também pode ser exigido.

Os mestrados no Brasil tendem a durar de 2 a 3 anos. O diploma em mestre é garantido ao aluno depois da apresentação à banca de uma dissertação que defenda suas pesquisas.

Doutorado

Apesar de o funcionamento ser similar ao do mestrado, essa opção tem currículos, níveis de exigência e tempos de pesquisa mais específicos do que a anterior. No doutorado, o propósito da pesquisa e o aprofundamento filosófico e teórico é bem mais intenso.

O aluno deste curso não só sistematiza e se especializa na sua área de estudo como também propõe algo novo no campo científico que deseja atuar.

Os processos seletivos costumam ser bastante minuciosos, deixando as vagas ainda mais disputadas. Aqui são exigidos conhecimentos em 2 línguas estrangeiras.

Um doutorado costuma durar em média de 3 a 4 anos. É preciso que o aluno defenda sua tese perante a uma banca de 5 professores doutores para que lhe seja garantido o título de doutor.

Quais são os benefícios de uma pós?

Reconhecimento profissional

De modo geral, obter reconhecimento profissional significa ter mais responsabilidades. É possível conquistar maior visibilidade dentro da empresa, ter suas capacidades técnicas e comportamentais certificadas ou até receber um aumento salarial.

As pessoas que contam com uma formação acadêmica costumam ser mais valorizadas e reconhecidas, justamente por demonstrarem mais engajamento com a carreira, ambição para progredir e compromisso com suas competências profissionais.

Empregabilidade

Para aqueles que optam por investir na carreira, ter um currículo mais competitivo ajuda a manter a dianteira em qualquer processo seletivo. Uma pós-graduação auxilia os estudantes menos experientes na área a aumentarem sua rede de contatos, o que pode garantir boas oportunidades de emprego.

Para aqueles com mais experiência profissional, a pós traz consolidação acadêmica e aperfeiçoamento dos conhecimentos mais técnicos e específicos.

Empreendedorismo

Muitas pessoas que optam em fazer uma pós-graduação pensam em abrir ou já montaram o próprio negócio. Nesses casos, esse estudo serve como uma ferramenta que oferece uma visão gerencial, focada em atividades de gestão, marketing e liderança.

Com esses conhecimentos, o aluno sai da pós preparado para tocar um empreendimento e com noções claras de plano de negócio, processos de negociação, planilhas de custos, projeção de fluxo de caixa, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia de um administrador.

Alternativas à pós-graduação tradicional

É muito importante que toda decisão seja consciente e adequada ao seu momento de vida. Afinal, você quer ir em busca de novos desafios e oportunidades, e não acabar endividado ou sobrecarregado.

Por isso, é válido lembrar que existem outras opções além da pós-graduação tradicional que podem trazer muitos benefícios ao seu dia a dia profissional. Uma delas é a pós-graduação a distância.

Essa modalidade mais econômica permite que você dê atenção à sua qualificação enquanto estuda em horários que fazem sentido para a sua rotina.

Dessa maneira, aluno e professores se encontram virtualmente com o auxílio de tecnologias de comunicação ao invés se deslocarem até um campus universitário.

Outra opção é obter certificações ligadas às áreas de Marketing por meio da Universidade Rock Content. Essa é uma alternativa excelente para quem quer aprimorar seus conhecimentos e contar com a expertise dos melhores professores do setor.

Universidade Rock Content.

Se você chegou até aqui, é porque se interessa pelo assunto de pós-graduação.  Já percebeu que  essa ferramenta de estudo é uma aliada para aumentar seus conhecimentos e experiência em uma determinada área.

Agora que você conhece como funciona, quais os benefícios e quando uma pós é indicada, pode tomar as decisões mais acertadas para garantir um futuro de sucesso. Boa sorte!

Você gostou desse conteúdo? Achamos que você também pode se interessar em conhecer as 8 coisas que as faculdades não contam para jovens empreendedores!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.