Descubra o que é o Prêmio Black Friday de Verdade e a importância dele para o seu negócio online

premio black friday de verdade

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da Black Friday para o varejo brasileiro, veja os dados da E-bit/Nielsen: o volume de vendas em 2017 chegou a R$ 2,4 bilhões, o que representou um crescimento de 16% em relação aos volumes registrados em 2016.

Organizada pela Proxy Media, com apoio do E-Commerce Brasil e da ABCOMM, a premiação envolvendo a liquidação nasceu a partir da criação da plataforma Black Friday de Verdade, idealizada para orientar os consumidores na busca das melhores condições de compra durante a liquidação.

Vamos explicar neste post como funciona a mecânica da plataforma, dar mais detalhes sobre o Prêmio Black Friday de Verdade e também apresentar dicas práticas sobre como as empresas podem tirar melhor proveito da data. Acompanhe!

O que é a plataforma Black Friday de Verdade?

Criada em 2014, a plataforma Black Friday de Verdade nasceu para facilitar a experiência de compra online dos consumidores durante o período da Black Friday.

Na época, a liquidação começava a ganhar mais força no Brasil, porém havia um problema: a falta de confiança do consumidor brasileiro, gerada pelo não comprometimento dos e-commerces com os propósitos do evento, que é oferecer condições especiais para os clientes.

Para incentivar as boas práticas, Proxy Media criou a plataforma para cadastrar as empresas interessadas em participar do evento. Para participar, elas assinam um termo de compromisso, concordando em:

  • oferecer descontos reais;
  • comunicar-se de forma clara com o público;
  • prestar um bom atendimento.

Além de participar de uma iniciativa que visa prestigiar o evento, o que é bom para todo o ecossistema do e-commerce, há outra vantagem importante para as lojas: mais um canal de divulgação das ofertas, uma vez que a plataforma envia as ofertas selecionadas para os clientes cadastrados na plataforma.

E com um detalhe importante, o consumidor sabe que está recebendo algo de uma empresa que, de certa forma, já foi avalizada, o que pode ser um diferencial importante num período de tanta informação sobre “descontos imperdíveis”.

Para aumentar a participação do público, que deve fazer a sua inscrição no site para receber as ofertas, foram criadas formas de incentivo, como o sorteio de prêmios em dinheiro que podem ser usados para pagar as compras feitas durante a promoção.

Os números acumulados até o momento mostram que a iniciativa tem dado certo: em 3 anos, mais de 300 mil pessoas já se cadastraram na plataforma, que teve no período 1 milhão de acessos.

Como surgiu o Prêmio Black Friday de Verdade?

A partir dos bons resultados obtidos, em 2017 a Proxy Media, com o apoio da E-Commerce Brasil e da ABCOMM, resolveu incrementar a iniciativa, criando o Prêmio Black Friday de Verdade.

O objetivo é prestigiar as empresas que têm se empenhado para cumprir as boas práticas, melhorando cada vez mais as ações realizadas durante a data promocional.

Categorias

Para organizar melhor o processo de análise das lojas, o prêmio conta com 12 categorias:

  • Alimentos e Saúde;
  • Bebês e Brinquedos;
  • Cosméticos;
  • Eletrônica e Informática;
  • Eletrodomésticos;
  • Esportes;
  • Telefonia;
  • Moda;
  • Móveis;
  • Livros, filmes e games;
  • Farmácias;
  • Viagens.

O julgamento

A escolha dos vencedores é feita em duas fases: um júri formado por profissionais indica os finalistas e, a partir daí, a lista é submetida à votação do público.

Nesse caso, esse júri é convidado a fazer uma avaliação das lojas considerando preço, entrega, atendimento e facilidade de compra.

Em 2017, 44 lojas foram indicadas e, no final, 5 empresas foram homenageadas em cada categoria, em um evento que reuniu profissionais de diversas áreas do segmento de e-commerce.

Prêmio Black Friday de Verdade: a edição de 2018

Para 2018, em sua segunda edição, o Prêmio Black Friday de Verdade tem algumas novidades. Além dos troféus entregues para as lojas mais votadas em cada categoria, uma delas será a grande vencedora, recebendo o título de “Melhor Black Friday do Brasil”.

A data da festa do evento já está marcada: 27 de novembro, apenas alguns dias depois da Black Friday. A ideia é que assim os profissionais possam ter um dia para celebrar os bons resultados e relaxar depois de tanto trabalho.

Quem atua com essa área sabe que a preparação para o evento demanda organização. Aliás, essa é uma palavra-chave para aproveitar todo o potencial da venda gerado pela liquidação. Separamos algumas dicas sobre o assunto para o próximo tópico.

Como se preparar para vender mais na Black Friday?

Planeje-se!

Quem quer sair na frente da concorrência precisa se organizar com antecedência, daí a importância do planejamento.

Se estamos falando de um período no qual as pessoas estão mais propensas à compra, como é o caso da Black Friday ou do Natal, é importante avaliar com atenção todos os aspectos do negócio, visando atender às demandas.

Isso envolve um estudo mais cuidadoso desde a escolha dos produtos que serão promovidos, até a parte de comunicação.

Pense nisso: não adianta muito organizar a casa para a festa se não enviar os convites no prazo adequado.

O improviso não funciona bem para essas situações. Lembre-se de que toda negociação com fornecedores, por exemplo, pode ser mais bem-sucedida se eles tiverem mais tempo para atendê-lo.

Seja transparente

Uma das reclamações recorrentes dos consumidores em relação à Black Friday no Brasil refere-se à publicidade enganosa. A empresa faz uma oferta, mas não esclarece as condições de compra ou tenta mesmo enganar o cliente.

Não caia nessa armadilha. Pode ser que consiga uma venda ou outra, mas estratégias desse tipo não deixam um bom “legado” para a marca, ou seja, não contribuem para o fortalecimento da sua reputação.

Analise com antecedência que tipo de produto pode ser usado como chamariz, quais as melhores condições que pode oferecer e trabalhe para garanti-la.

Cuide da operação

Principalmente no caso do e-commerce, é imprescindível que a sua plataforma funcione com 100% da sua capacidade. Para isso, realize testes, avalie as condições de acesso, garanta que vai conseguir oferecer a melhor experiência possível para os clientes.

O serviço de atendimento para o período também precisa ser devidamente dimensionado. O consumidor vai precisar de informações, então, assegure-se de que ele não terá problemas para conseguir acessá-las.

Venda feita, não se descuide da entrega. Este é outro problema recorrente, então, certifique-se de que os seus clientes tenham ciência dos prazos e, no caso de problemas, entre em contato para avisá-lo.

Monitore tudo!

Uma das vantagens das plataformas digitais é a possibilidade de acompanhar tudo o que acontece no processo de venda, em tempo real.

Além de monitorar tudo para evitar possíveis problemas, lembre-se de que as informações sobre a Black Friday podem ajudar na elaboração de suas estratégias futuras.

As vendas no período são importantes, mas um evento desse tipo pode ser de grande ajuda para quem precisa aumentar o número de clientes atendidos pela loja e também obter bons resultados em outros KPIs do e-commerce.

Mas esse trabalho só será efetivo se você conseguir capturar os dados e, claro, analisá-los depois, transformando os números em insights para as suas estratégias de Marketing e de comunicação.

Não é todos os dias que temos a chance de aumentar o tráfego das plataformas, então esta não é uma oportunidade que possa ser desperdiçada. No entanto, para que dê certo, seja cuidadoso, defina com antecedência o que vai monitorar e com qual objetivo.

Para isso, não deixe este trabalho para a última hora. As ferramentas precisam ser testadas com antecedência e também é preciso avaliar com atenção que tipo de informação será mais relevante para os projetos realizadas na sequência do evento.

Como a Black Friday pode ajudar o seu negócio?

Preparado para aproveitar a Black Friday para turbinar os resultados do seu negócio? Lembre-se de que as ofertas do varejo se multiplicam durante a data promocional (que bom, uma vez que essa é a ideia central do evento) e que, por isso, é importante transmitir o máximo de segurança para o consumidor.

Ao organizar as ações, procure trabalhar para solucionar algumas dúvidas recorrentes por parte do cliente: será que se trata de uma empresa honesta? A oferta é realmente vantajosa? Vou conseguir receber o produto?

A comunicação tem um papel importante nessa história, principalmente se for trabalhada com antecedência e com objetivos bem definidos. Sim, trata-se de um período propício para a promoção das vendas, mas tenha em mente a necessidade de transformar o cliente ocasional em um cliente fiel da marca.

A pessoa pode ter procurado a loja em função de uma oferta especial, porém, se souber aproveitar o contato, é possível estabelecer uma relação mais duradoura.

Um dos méritos do Prêmio Black Friday de Verdade é justamente este: ajudar as empresas a perceberem como é importante adotar boas práticas no período da promoção, uma vez que é a partir daí que as marcas podem trabalhar em prol da sua reputação.

Interessado em mais dicas sobre o assunto? Então conheça o nosso conteúdo completo sobre Marketing Digital para a Black Friday. Ele traz uma série de dicas práticas sobre o que é possível fazer para preparar o seu negócio para essa ocasião!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.