Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 20 de dezembro de 2018. | Atualizado em 18 de junho de 2019


O press kit, também conhecido como kit de imprensa, é uma ação de marketing que tem o objetivo de apresentar uma empresa ou um serviço para a mídia. Geralmente esse kit é composto por uma carta de apresentação (o press release) e outros objetos que possam expressar as características do projeto.

Press kit é um conceito já tradicional nas áreas de relações públicas e marketing, mas está enganado quem pensa que ele perdeu força e foi levado pela corrente da inovação digital.

A prática sofreu inúmeras alterações com o passar do tempo, como era de se esperar, mas permanece sendo uma das melhores ações de divulgação e reconhecimento de marca — principalmente, ao levar em conta o custo-benefício e possibilidade de retorno.

Quer saber mais sobre o que é um press kit e como ele pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio? É só acompanhar os próximos tópicos!

O que é um press kit?

O press kit — ou kit de imprensa, ao traduzir para o português — vem tradicionalmente dos escritórios de assessoria de imprensa, e foi criado para apresentar uma empresa ou um serviço para a mídia. Nele, estão presentes objetos que traduzem o que é aquele negócio.

A base do press kit geralmente é uma carta chamada de release. Nela, o assessor de imprensa apresenta a empresa, conta um pouco da sua história, explica os serviços e fala sobre o propósito do envio: é uma inauguração? Divulgação de novo produto? Ação de oportunidade?

Junto com a carta de apresentação, o ideal é que o press kit tenha objetos interessantes e capazes de traduzir na prática o serviço prestado.

Empresas de entretenimento, por exemplo, podem enviar pares de convites para a estreia de uma peça de teatro. Já as de prestação de serviço podem oferecer vouchers com descontos ou até mesmo isenção do valor que seria pago.

No início, o objetivo principal era o envio de press kits para jornalistas (principalmente). Eles, por sua vez, divulgavam o serviço de forma espontânea quando gostavam.

visibilidade alcançada pelas empresas era fundamental para aumentar a popularidade e, em consequência disso, ampliar as vendas. Com o passar do tempo, avanço das redes sociais e a criação de novas profissões, como o queridinho marketing de influênciao press kit passou a ter uma roupagem diferente.

O texto escrito por um jornalista, mesmo que famoso e com canal de publicação poderoso na área — vamos pensar em um grande jornal como o “O Globo”, por exemplo —, já não tem mais a mesma força e visibilidade que tinha no passado.

A drástica mudança no mercado e na comunicação como um todo faz com que, hoje em dia, seja mais lucrativo dar atenção para influenciadores digitais, por exemplo, que acumulam milhares (ou milhões) de seguidores no Instagram, YouTube e outros canais na internet.

Quais são os principais benefícios da estratégia?

Como já adiantamos no início do post, o press kit é uma grande possibilidade de gerar divulgação espontânea.

Seja nos tradicionais veículos impressos, seja no Instagram, com os influenciadores, uma coisa é fato: pagar por espaço na mídia é muito caro. A inserção em um comercial da Globo, por exemplo, pode chegar aos 700 mil reais.

E, ao pensar de forma um pouco mais pé no chão, a estratégia ainda sai cara: influenciadores digitais de porte médio podem cobrar o valor de 3 mil reais por um Instagram Stories de aproximadamente 15 segundos.

Pensando nisso, não é difícil imaginar a possibilidade de sucesso ao investir em uma boa estratégia de press kit: custo-benefício, divulgação da empresa e aumento nas vendas são apenas alguns dos benefícios dentro de um grande mar de possibilidades. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!

Press kit ou mídia kit: quais são as diferenças?

Por mais que os nomes sejam muito parecidos, as duas coisas são bem diferentes. O press kit, como já explicamos, é o conjunto de ações que têm objetivo de gerar mídia espontânea, em qualquer canal de comunicação.

O mídia kit, por sua vez, é um relatório que envolve dados de audiência, engajamento e popularidade de um canal de comunicação — esse canal pode ser também um influenciador digital.

Podemos pensar nesse material como uma espécie de portfólio que tem como objetivo mostrar para o anunciante os benefícios (em números) de comprar um espaço naquela mídia.

Após apresentar tais dados, geralmente o mídia kit inclui também o valor dos serviços. Dessa forma, o anunciante já tem uma noção do possível retorno daquele investimento.

Como fazer um press kit de qualidade?

Agora que você já sabe o que é um press kit, visualizou os principais benefícios da prática e até mesmo entendeu as diferenças dele para um outro conceito também famoso no mundo da publicidade, é hora de saber como fazer um press kit arrasador.

Realize um bom planejamento

Antes de qualquer coisa, é preciso desenvolver um plano de ação. É extremamente importante ter em mente que, por mais que sempre seja muito legal receber presentes, não é qualquer pessoa que fará a divulgação — gratuita, vale ressaltar — da sua marca.

Tenha bem definido seu público-alvo ou persona e objetivos em relação à audiência. Quem você quer conquistar? Qual a faixa etária? E a localização geográfica? Classe social?

Uma empresa de carros de luxo dificilmente enviaria algum press kit para um influenciador digital de 16 anos, por exemplo, assim como não enviaria para a jornalista de um veículo de “casa e cozinha” — a não ser que se trate de uma ação de oportunidade muito específica.

Mesmo que exista a oportunidade de fazer a ação com uma figura (ou mídia) muito famosa, tenha cuidado. Toda a audiência não valerá de nada caso ela não esteja qualificada e educada o suficiente em relação ao seu produto ou serviço.

Defina o objetivo da sua ação

“Enviar por enviar” não faz sentido algum. Se a sua marca não está trabalhando com nenhuma ação específica no momento e, ainda assim, quer trabalhar com o press kit, pare e repense toda a estratégia.

Imagine o seguinte cenário: uma empresa de energéticos decidiu montar uma caixa com 12 latinhas e enviar para uma blogueira famosa. O press release é genérico, conta a história da marca e não vai muito além disso.

A blogueira, por sua vez, lida com um volume exorbitante de materiais (os famosos “recebidos”) que chegam à sua caixa postal diariamente. Entre ações criativas e que fazem sentido, quais seriam as chances de ela dar espaço para uma ação sem graça?

Mesmo que não esteja acontecendo nada de muito especial dentro da sua empresa — como lançamentos, por exemplo — sempre é possível encontrar uma oportunidade, por mais simples que ela se pareça.

Por exemplo: datas comemorativas existem aos montes durante os 365 dias do ano. Não é possível que nenhuma delas se encaixe na realidade do seu negócio! Fora as datas gigantescas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal etc.), existem outros dias muito interessantes a serem explorados pela sua marca.

Além de comemorações do calendário, pense no que está acontecendo no mundo. Ações de oportunidade são formas excelentes de impulsionar o seu negócio e gerar atenção por parte do público — ou você acha que todas as estratégias baseadas no meme “juntos e shallow now” foram feitas à toa?

Seja ao explorar uma data, seja ao entrar na onda de um meme ou divulgar um lançamento, tenha em mente que nenhum press kit deve ser enviado sem um objetivo de divulgação próprio.

Use toda a sua criatividade

Aqui, é importante ressaltar novamente a quantidade de press kits que são enviados e recebidos diariamente. Sabendo disso, faça uma simples reflexão: o que a sua marca tem de diferente das outras?

Não é difícil afirmar que, hoje em dia, os hábitos de consumo da população estão muito mais rigorosos do que no passado. Em meio a tanta oferta, fica muito mais difícil se destacar e se mostrar como a melhor opção.

Por isso, fuja do óbvio: sua marca vende chocolates? Além do envio dos doces, pense um pouquinho na ação — lembra o que falamos sobre objetivos?

Outros presentes que não necessariamente tenham relação direta com a sua marca podem não fazer muito sentido a princípio, mas são a chave do sucesso: muitas vezes, a pessoa que vai receber o press kit não é muito fã ou não pode comer chocolate naquele momento.

Se o kit tiver complementos que o tornem interessante e atrativo, tenha certeza de que existem muito mais chances de divulgação — a ação vai falar mais alto do que o produto propriamente dito.

Outra forma de inovar é ao fazer o release. Muitas marcas fogem do comum ao escrever as cartas e desenvolvem desafios, charadas e ações lúdicas para tornar a experiência de receber o produto algo ainda mais legal.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos!
👉 Branding: como fazer uma incrível gestão de marca
👉 Analista de Canais: Tudo o que você precisa saber sobre essa profissão!
👉 Crise de marca: saiba como se posicionar antes, durante e depois
👉 Como encontrar os veículos certos para enviar press release

Bônus: quais os exemplos de press kit na prática?

Gostou de descobrir um pouquinho sobre as grandes possibilidades que envolvem a criação e desenvolvimento de um press kit? Agora, vamos mostrar algumas ações bem interessantes que ilustram o que falamos no post.

Uaimoré

Famosa no segmento de alimentação, a empresa Aymoré realizou uma ação em homenagem ao povo mineiro. Para isso, modificou o nome das embalagens para “Uaimoré”, fazendo referência à famosa expressão.

Na época, o press kit foi enviado para influenciadoras digitais de Minas Gerais e gerou boa repercussão nas redes sociais.

Junto com o release, que explicava toda a ação, vinham também os biscoitos dentro de uma caixinha forrada com palha!


Fonte: Instagram.

Camisas em PET da Nike

No ano de 2010, ao divulgar a nova coleção de uniforme da Seleção Brasileira — em meio a toda a expectativa pré-Copa — a Nike fez uma ação muito interessante ao enviar press kits.

Cada camiseta usada pelos jogadores era composta por 8 garrafas PET (aproximadamente), além de outros materiais recicláveis.

Pensando em divulgar a ação para a mídia, a Nike colocou cada camiseta dentro de uma garrafa e, assim, fez o envio! Juntamente com o objeto aparentemente inusitado, vinha também um pen drive — forma inovadora e criativa de divulgar o release e outras informações importantes sobre o lançamento.


Fonte: Behance.

Havaianas e o samba

Marca que exala brasilidade ao redor do mundo, a Havaianas fez uma ação para comemorar os 100 anos de samba no Brasil.

Além de se apropriar de uma data muito interessante, não faltou criatividade para montar os kits: a embalagem se parecia com uma grande caixa de fósforo e, dentro dela, além do chinelo comemorativo, estavam presentes elementos que remetem à data.


Fonte: Behance.

Dois copos lagoinha (símbolos dos bares brasileiros), além de caixinhas de fósforo (que remetiam aos instrumentos usados pelos sambistas), compuseram uma ação incrível e muito efetiva.

Criatividade, oportunidade e estratégia de envio são os pilares para uma ação de sucesso, e isso foi muito bem visualizado nas ações exemplificadas aqui no post.

Se você percebeu como um press kit de qualidade pode ganhar proporções incríveis na realidade de uma marca e quer continuar se informando sobre o assunto, é hora de aprender as melhores estratégias para fazer um lançamento de sucesso!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *