Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 21 de maio de 2020. | Atualizado em 21 de maio de 2020


O PrestaShop é uma plataforma de gestão de e-commerce gratuita e repleta de funcionalidades essenciais a quem cuida de uma loja virtual. Essa solução funciona como um CMS totalmente focado em estruturar e administrar varejos online sem complicação e altamente personalizáveis.

Lojas virtuais são democráticas e atendem a todos os públicos, da mesma forma que podem ser um recurso para varejistas de todos os tamanhos. Novos empreendedores costumam buscar recursos acessíveis para construir seus e-commerces, utilizando opções como o WooCommerce. Entretanto, entre as opções atuais, o PrestaShop é uma das que mais têm conquistado novos usuários.

Combinando uma ampla seleção de recursos muito úteis na hora de construir e gerenciar uma loja online, essa plataforma também se mostra de fácil operação. Hoje, já não é mais tão difícil iniciar um negócio com operação totalmente online. Criar um e-commerce se tornou uma tarefa simples que dispensa conhecimentos de programação e desenvolvimento.

Essa maior acessibilidade é um dos pontos de destaque do PrestaShop, entre uma série de outras vantagens que marcam o uso da plataforma. Neste post, falaremos mais sobre a ferramenta e as principais questões importantes relacionadas a ela. O conteúdo abordará os tópicos:

  • O que é PrestaShop?
  • Quais são as vantagens dessa plataforma?
  • Existem desvantagens?
  • Quais são as principais funcionalidades?
  • Por que escolher essa opção?

Continue a leitura e descubra!

O que é PrestaShop?

O PrestaShop é uma plataforma CMS para criação e gerenciamento de e-commerces, com foco total em funcionalidades e recursos que uma loja online precisa ter. A proposta dessa ferramenta é oferecer aos usuários um ambiente similar ao que o WordPress apresenta, no entanto, com foco total em varejo digital, da criação à manutenção.

Com e-commerces sendo cada vez mais uma opção de comercialização de produtos para marcas que não atuam fisicamente, profissionalizar essa atuação se faz fundamental. Em paralelo, empresas que desejam ter sistemas de comércio eletrônico eficazes, sem precisar de tanta complexidade, também estão em busca de soluções simples e acessíveis.

PrestaShop

O PrestaShop é capaz de atender a esses dois públicos, graças à sua amplitude de recursos, sua facilidade de operação e, principalmente, por ser gratuita. Sem a necessidade de contratar desenvolvedores, qualquer profissional com mínima experiência em softwares, especialmente em WordPress, consegue construir um e-commerce sem problemas.

Necessidade de hospedagem

Para ter um site, é necessário que haja um espaço, ou seja, um endereço em que sua infraestrutura ficará disponível na internet. A hospedagem é um serviço básico para colocar qualquer site no ar, o que não é diferente quando falamos de um e-commerce. Portanto, é sempre importante não confundir: o PrestaShop não tem a função de host, ou seja, ele não garante um site online.

A plataforma é apenas um painel em que o usuário poderá construir, personalizar, monitorar e modificar seu site na hora que quiser. Para que essa página esteja no ar, é necessário contratar um serviço de hospedagem. Se você já trabalha com WordPress, por exemplo, entende perfeitamente essa relação, uma vez que o PrestaShop é exatamente um CMS, no entanto, focado em e-commerce.

Quais são as vantagens dessa plataforma?

O PrestaShop é uma plataforma que proporciona uma série de vantagens aos usuários que a escolhem como serviço principal de gestão de e-commerce. Suas funcionalidades proporcionam o destaque operacional necessário do início, na construção do site, até o cotidiano, com uma gestão facilitada. Veja em algumas percepções de que maneira esse serviço é vantajoso!

Facilidade de uso

Começar a utilizar um novo ambiente é algo que sempre gera dúvidas sobre como será a experiência, principalmente em relação à parte técnica. O PrestaShop se destaca por ser uma solução que não impõe complicações aos usuários, funcionando de maneira muito prática.

Essa praticidade se inicia na etapa de criação do site, considerando a parte visual, ou seja, a interface das páginas, passando também pela integração com ferramentas e cadastro de produtos. Tudo é bastante intuitivo e não impõe maiores dificuldades.

Quanto à gestão cotidiana, é fácil acessar informações, como as métricas de vendas e acessos a páginas e produtos, assim como adicionar novas mercadorias. Rapidamente, usuários conseguem se adaptar ao mecanismo desse CMS e não sentem maiores dificuldades.

Opções de personalização

Outra grande vantagem que o PrestaShop oferece é sua amplitude de características de personalização do site criado na plataforma. Diante da necessidade de ter um ambiente adaptado à marca e à identidade da empresa, contar com opções amplas de detalhes visuais é essencial.

Diante disso, no PrestaShop é possível dar a “cara” da sua marca ao site, o que aumenta muito o engajamento dos usuários. Isso é possível graças às várias opções de layouts e personalização de detalhes do site que a ferramenta propõe. A liberdade criativa permite chegar aos melhores resultados!

Por fim, usuários do PrestaShop ainda podem ir mais além em relação aos temas que pretendem usar para construir suas lojas virtuais. Isso acontece porque você pode encontrar layouts à venda em outros sites, como o ThemeForest. Lá você encontra uma variedade ainda maior, o que permite construir seu e-commerce com o visual perfeito.

Otimizado para motores de busca

Tão importante quanto ter uma ótima estrutura online para um e-commerce é garantir que ele esteja em destaque nas buscas do Google. Sites adaptados para SEO são uma busca constante de quem cuida de páginas, e o PrestaShop pode ajudar nesse sentido.

Toda e qualquer loja construída com a plataforma já terá otimizações pré-estabelecidas, o que garante que esses sites já cumprirão os principais requisitos exigidos pelos algoritmos do Google. As otimizações são fundamentais para o e-commerce sair à frente dos concorrentes.

Assim, ao menos em um primeiro momento, os usuários não precisarão se preocupar com as adequações mais básicas e com a estrutura do site que está criando. Na prática, essa adequação que o PrestaShop propõe ajuda a reduzir o trabalho e garantir visibilidade.

Acesso totalmente gratuito

Estratégias de baixo custo são sempre uma ótima pedida e, nesse caso, O PrestaShop é ainda melhor, uma vez que é totalmente gratuito. Basta baixar e instalar, sem que haja nenhuma cobrança para começar a usá-lo, o que é muito diferente de qualquer outra opção de ferramenta.

Powered by Rock Convert

Por si só, a questão do custo é uma vantagem incrível, mas que também vem acompanhada de questões até mesmo justificáveis. Por exemplo, não há um serviço de suporte integral para problemas cotidianos da plataforma, o que precisa ser considerando antes do uso.

Existem desvantagens?

O Prestashop também apresenta algumas dificuldades e desvantagens que podem prejudicar a experiência dos usuários, especialmente quando comparado com outras ferramentas do mesmo segmento. Por isso, é necessário pontuar algumas questões relevantes, como:

  • o tempo de aprendizado para a construção de módulos é um pouco maior, desvirtuando a experiência do conceito de fácil construção dos sites;
  • o número de módulos gratuitos é limitado;
  • o painel de gestão é mais complexo e menos intuitivo na hora de gerenciar o site, diferente de plataformas como o Rock Stage, que tem uma interface bastante simples e funcional;
  • para incorporar um blog ao seu e-commerce, é necessário utilizar um módulo pago.

Quais são as principais funcionalidades?

O PrestaShop tem uma seleção de funcionalidades que permitem que gestores de sites consigam melhor desempenho, facilidade de uso e, no geral, tenham uma plataforma completa. Com tantos recursos, gerenciar e-commerces não será um desafio tão complexo assim. A seguir, confira quais são essas funcionalidades e o que elas oferecem em relação ao desempenho.

Estruturação em módulos

Os módulos são opções de funcionamento que permitem que o PrestaShop fique ainda mais completo. Assim, ele ganha mais funcionalidades e integrações a ferramentas que são essenciais na gestão de um e-commerce. Em grau de comparação, esses módulos são quase como os plugins do WordPress, adicionando opções que automatizam tarefas e permitem monitoramento.

PrestaShop

Entre esses módulos, há integração com ferramentas de pagamento, com sistemas de Automação de Marketing, soluções de monitoramento de métricas, entre outros. Cada um dos módulos, para funcionar, precisa ser baixado no próprio painel do PrestaShop. A partir disso, basta instalar e começar a usá-los, já que passam a captar as informações do seu e-commerce para funcionar.

PrestaShop

Monitoramento de informações sobre clientes

Para gerenciar um e-commerce, é necessário saber mais sobre os hábitos de compra e preferências do seu público, o que só é possível se houver o monitoramento de métricas e indicadores. Diante disso, por meio do Analytics, o PrestaShop possibilita um controle dessas informações e, além disso, propõe um gerenciamento personalizado de clientes, a partir de suas preferências.

Na prática, essa funcionalidade oferece uma excelente oportunidade de conhecer ainda mais seu consumidor médio, passando a segmentar com mais precisão a oferta de produtos. Não só na seleção de itens, mas também nas estratégias de Marketing Digital, é possível aumentar a precisão do relacionamento com o cliente. Isso eleva o engajamento e, consequentemente, as vendas.

Migração fácil a partir de outras plataformas

O PrestaShop não é uma plataforma útil somente para quem ainda não tem um e-commerce. Usuários que se sentirem conquistados pela grande oferta de vantagens e funcionalidades podem trocar de gestão, ou seja, sair do serviço que usam atualmente e passar a controlar seus e-commerces no PrestaShop. Para isso, a plataforma oferece uma migração bastante facilitada.

O principal ponto dessa funcionalidade é que o processo de transição não gera uma queda nos serviços atuais, ou seja, migrar não significa que a antiga loja ficará offline por um tempo. Todo o processo é feito sem afetar a disponibilidade da loja online, ganhando tempo e sem deixar de vender. Todos os dados são transferidos sem perdas, em um processo muito simplificado.

Gestão simples de produtos e promoções

A praticidade necessária para gerenciar um nível alto de produtos e suas informações é algo que depende também de como a plataforma oferece seus recursos. Um painel simplificado e com informações claras faz toda a diferença para aplicar mudanças em blocos, sem precisar de um trabalho manual complexo.

PrestaShop

Quanto a isso, o PrestaShop se destaca por permitir que usuários consigam, por exemplo, criar promoções de maneira prática, selecionando vários produtos de uma vez e aplicando o percentual de desconto. Esse trabalho automatizado exclui a necessidade de alterar valores em produtos individualmente, um de cada vez. A produtividade aumenta e a incidência de erros é reduzida!

Aplicações de cálculo de frete

Outra ferramenta essencial de que todo gestor de e-commerce precisa são as calculadoras. Sem elas, é impossível fazer uma cobrança correta em cada compra, considerando o frete. Isso acontece porque há três variáveis essenciais que vão impactar o preço: peso, tamanho da embalagem e local de destino. Por isso, o ideal é que esse cálculo seja automatizado.

Pensando no bem-estar do usuário, o PrestaShop garante que sua calculadora esteja à disposição para qualquer site criado no seu sistema. Não há necessidade, por exemplo, de baixar módulos específicos, ainda que isso seja de livre escolha do usuário. No entanto, a própria plataforma possibilita adicionar essa funcionalidade em qualquer loja virtual criada.

Por que escolher essa opção?

Entre as várias opções de plataformas de gestão disponíveis no mercado, cada uma delas tem seus prós e contras, mas uma questão é certa: é fundamental contar com uma solução que possibilite dar vida a uma loja online e, continuamente, gerenciá-la com a eficácia necessária.

Por conta disso, escolher o PrestaShop pode ser uma ótima decisão se a ideia é comercializar online sem que isso gere dificuldades. Pode ser difícil ter uma equipe disponível para todas as demandas envolvidas à gestão de um e-commerce e, pior ainda, torna-se complicado garantir um bom trabalho sem os recursos ideais.

Por conta disso, há boas justificativas para escolher o PrestaShop como seu CMS de gestão de e-commerce. Confira as principais a seguir!

Ter um e-commerce é fundamental

Sobreviver atualmente como marca que comercializa produtos na internet depende diretamente da sua estrutura de venda e de exposição. Há muitos pequenos empreendedores se limitando a redes sociais ou plataformas coletivas, como Mercado Livre. No entanto, o PrestaShop é o primeiro passo para a profissionalização e para um ambiente totalmente eficaz de gestão.

Ferramentas funcionais são essenciais

As ferramentas do PrestaShop são o principal ponto quando mostramos os detalhes dessa ferramenta. Elas constituem um verdadeiro painel de controle e administração dos sites, garantindo que nada falte a quem está à frente do trabalho. Os módulos facilitam ainda mais a situação, tornando a operação completa.

Custo-benefício é sempre um ponto

Uma solução de ponta e ainda gratuita é o sonho de qualquer profissional, certo? Se as funcionalidades mostradas neste conteúdo atendem perfeitamente ao seu projeto, sem dúvida vale a pena dar uma chance ao PrestaShop e aproveitar todas essas vantagens sem custo algum.

Boas ferramentas serão sempre necessárias para cuidar do e-commerce de marcas e, nesse sentido, o PrestaShop é uma ótima forma de começar seus projetos com estrutura completa. Independentemente se você inicia do zero ou visa à migração, há boas possibilidades de realizar um bom trabalho com seu uso!

Se você gerencia sites em WordPress e busca uma plataforma de hospedagem e administração completa, sem dúvidas a Rock Stage é uma ótima opção. Conheça melhor essa solução!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *