Como usar o Princípio de Pareto em sua estratégia para redes sociais

O Princípio de Pareto é, originalmente, uma regra que afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Na esfera organizacional, sua aplicação é pertinente em diversas áreas. Neste texto, vamos falar sobre o uso do Princípio de Pareto para redes sociais.

Princípio de Pareto para redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já não é necessário ressaltar a importância de uma empresa estar presente e ativa em redes sociais. Há tempos, isso deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar um procedimento quase obrigatório em qualquer estratégia de marketing digital.

Muitas vezes, a principal dúvida que paira sobre gestores que querem produzir materiais para essas mídias é: qual tipo de conteúdo deve ser postado e com qual frequência?

Uma maneira interessante de encarar essa questão estratégica é aplicar a regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto.

Neste artigo, vamos entender o que é essa regra e explicar o motivo pelo qual você deve aplicar o Princípio de Pareto para redes sociais. Confira!

O que é a regra 80/20?

O próprio nome sugere o seu significado. De forma bem simples, a regra afirma que, em diversas situações, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. A primeira referência acadêmica a esse princípio foi feita pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no ano de 1892.

Em seu artigo, Pareto notou que 20% da população de seu país natal detinha aproximadamente 80% das terras. Reza a lenda que um dos fatores que levaram o economista a desenvolver a regra foi uma boa observação em seu jardim. Ali, Vilfredo teria notado que 20% das vagens plantadas produziam 80% das ervilhas colhidas.

Com ou sem a inspiração na jardinagem, o fato é que, em 1941, o consultor de negócios Joseph Juran expandiu a ideia de Pareto, adaptando o conceito para a esfera organizacional. Segundo ele, 80% dos problemas enfrentados por gestores são originados de 20% das áreas defeituosas da empresa.

A partir daí, a regra tornou-se um conceito importantíssimo para a gestão de empresas. O devido crédito foi dado a seu criador e, hoje, a regra 80/20 é conhecida principalmente como o Princípio de Pareto. Ela passou a ser aplicada em diversas esferas, se mostrando útil na imensa maioria. Alguns exemplos são:

  • 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas;
  • 20% dos produtos são responsáveis por 80% dos lucros;
  • 20% dos colaboradores são responsáveis por 80% da produção.

O Princípio de Pareto, então, pode ser aplicado em diferentes contextos, como no marketing digital. A ideia é focar os 20% que exercem crítica influência sobre os outros 80. Não há, porém, uma forma universal de aplicação. Por isso, vamos dedicar o restante do texto à aplicação do Princípio de Pareto para redes sociais.

Por que utilizar o Princípio de Pareto para redes sociais?

Como você planeja os seus posts em redes sociais? Se você é familiar com os conceitos de marketing de conteúdo, sabe que é essencial engajar o público para direcioná-lo até o momento em que tomará a decisão de compra.

Portanto, focar seu conteúdo apenas em ofertas ou tentativas de venda pode mostrar-se uma prática ineficiente. Afinal, estamos lidando com o consumidor 4.0.

Esse perfil tem como característica exigir que as marcas demonstrem personalidade e valores parecidos com o seu, além de clamar por uma comunicação mais pessoal e, ao mesmo tempo, digitalizada.

O que o Princípio de Pareto tem a ver com isso? Em sua aplicação para redes sociais, a regra 80/20 busca regular o caráter de suas publicações.

De acordo com o princípio, 80% delas devem ser compostas de conteúdo pertinente e com alto potencial de engajamento, sem se preocupar em ofertar produtos ou oferecer serviços. Já os 20% restantes dizem respeito a posts que sejam, de fato, institucionais.

Assim, a maioria do conteúdo produzido por você servirá para informar, educar e entreter a audiência, enquanto 20% terá o foco voltado para as operações da marca.

Qual sua importância para a estratégia?

A aplicação do Princípio de Pareto em redes sociais serve como um norte para a equipe ou profissional responsável pela produção de conteúdo.

Afinal, por mais que as redes sociais sejam conhecidas por seu alcance, encher um perfil de ofertas e publicidade faz com que ele se pareça um panfleto de supermercado, o que não é nada interessante para o cliente.

Da mesma forma, produzir apenas material voltado a engajar e entreter o público acaba por descaracterizar sua empresa, que pode ter dificuldades para se reafirmar como um vendedor de confiança.

Assim, a aplicação da regra 80/20 é crucial para manter equilibradas as atividades online de sua empresa. Isso é essencial para o bom relacionamento com o cliente moderno, que precisa se sentir próximo da marca para considerá-la uma possível fonte de produtos ou serviços.

Como aplicar o princípio na prática?

O primeiro passo para realizar qualquer atividade que busque criar algum tipo de relacionamento com o público é definir exatamente quem é a audiência. Dessa forma, fica muito mais fácil gerar material que atinja o objetivo proposto: seja engajar, seja vender.

Para isso, o conceito de persona é muito utilizado. Ela nada mais é do que um perfil semifictício do cliente ideal da empresa.

Para criá-la, é preciso reunir características demográficas do público que a campanha deseja atingir. Além disso, particularidades como hobbies, interesses e problemas tornam o perfil mais próximo da realidade.

A partir do momento em que a empresa conta com a persona bem definida e atualizada, é possível focar sua produção de material para atingir os clientes em potencial de forma mais eficiente.

A aplicação do Princípio de Pareto se dá pela divisão entre conteúdos informativos e institucionais.

Como produzir os 80%

A pesquisa Social Media Trends 2019, realizada pela Rock Content, revelou que o principal desafio apontado por empresas que utilizam redes sociais em suas estratégias é manter o seguidor engajado.

Com tantas opções de conteúdo, é normal que esses seguidores se desinteressem rapidamente ao não se sentirem entretidos.

Portanto, os 80% que dizem respeito a um material informativo são cruciais. Para criar esse material, analise bem os interesses da persona. Busque saber quais são as tendências que despertam maior engajamento dela, bem como os assuntos que mais gosta de consumir.

Para isso, algumas práticas são essenciais. Uma delas é a busca por palavras-chave que estejam em alta com perfis que se encaixam na sua persona. Uma forma de conseguir isso é analisar os termos utilizados por seus concorrentes e buscar produzir conteúdo relacionado àqueles que performam melhor.

Outra dica preciosa é acompanhar influenciadores digitais que exercem influência sobre sua persona.

Os chamados influencers costumam ditar e antecipar tendências, de modo que, ao observar suas postagens, você ganha insights valiosos para produzir seu próprio conteúdo.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre influenciadores!

Como usar microinfluenciadores em sua estratégia de marketing

Os 7 tipos de influenciadores: descubra qual funciona para sua estratégia!

Como negociar com influenciadores digitais: passo a passo


Como produzir os 20%

Você sabia que 80% dos usuários seguem, pelo menos, um perfil empresarial no Instagram? É justo assumir que, ao seguirem esses perfis, os usuários da rede esperam algo mais do que posts de entretenimento ou informativos. Eles querem receber material diretamente ligado à empresa que seguem.

É isso que deve ser o foco de 20% das publicações da marca em redes sociais: material promocional e institucional. Esse é o momento ideal para apresentar novos produtos, compartilhar características e novidades da empresa, e até oferecer descontos e promoções.

É importante ressaltar que, mesmo que o foco não seja entreter o cliente, é preciso utilizar uma abordagem adequada à persona. Assim, o tipo de conteúdo e a linguagem utilizada devem ser condizentes com as características do consumidor ideal.

Se a sua persona, por exemplo, é uma jovem publicitária de 25 anos, mesclar gifs e imagens com uma linguagem despojada e amigável pode ser ideal. Se, por outro lado, a persona é um executivo de 60 anos que gosta de ir direto ao assunto, pode ser necessária uma abordagem mais profissional.

Por isso, é ideal que, em todos os casos, a empresa mantenha um monitoramento sobre os resultados alcançados. Dessa forma, é possível identificar brechas que devem ser aperfeiçoadas ou oportunidades que podem ser mais bem exploradas.

A importância do call to action

Independentemente do tipo de publicação, existe um objetivo que está sempre lá: potencializar a geração de leads. Para tal, é essencial utilizar o recurso chamado de call to action, ou, simplesmente, chamada para ação.

Seja um conteúdo informativo, seja um conteúdo promocional, esse tipo de chamada é uma forma de incentivar o visitante a conhecer mais sobre sua companhia ou sobre o produto em questão.

Assim, ele é direcionado para o site da empresa, blog, ou para uma landing page que servirá para registrar suas informações de contato.

O planejamento é um fator determinante para o sucesso de estratégias de marketing em mídias sociais.

Por isso, a regra 80/20 serve como um guia para planejar a postagem de conteúdos. Com ferramentas de automação de marketing, é possível agendar os posts, otimizando todo o processo de produção.

Assim, ao utilizar o Princípio de Pareto para redes sociais, as empresas têm a oportunidade de aprimorar a experiência de seus seguidores.

Para a marca, isso significa maior engajamento, aumento da autoridade, potencialização do alcance e, no fim das contas, a otimização da aquisição e retenção de clientes.

E então, ficou claro o que é a regra 80/20 e como deve ser feita sua aplicação em redes sociais? Está em busca de mais conhecimento sobre estratégias de marketing para essa área? Baixe este e-book gratuito que traz um material completo sobre marketing nas principais redes!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.