Saiba como descobrir as melhores soluções para os seus problemas de marketing

Os problemas de marketing nas empresas são diversos e exigem soluções específicas, baseadas em análise de dados e objetivos organizacionais.

Problemas de marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Um dos pilares da criação e manutenção de uma empresa, sem dúvida, tem a ver com as ações de marketing que desenvolve para ter sucesso a curto e longo prazo, o que implica superar os desafios contemplados pelos problemas de marketing.

A intenção de ganhar reconhecimento em seu segmento, posicionar-se e, finalmente, vender mais, fez com que muitos profissionais da área enfrentassem problemas diferentes a cada dia, o que torna a prática do marketing uma tarefa nada fácil.

Isso porque no mundo do marketing, embora tudo pareça estar indo bem, há sempre algo que você pode melhorar. Por esse motivo é tão importante a análise constante para identificar os problemas associados às oportunidades de melhoria.

A seguir, compartilharemos com você métodos que ajudam a identificar e propor soluções para os problemas de marketing do seu negócio, para que você esteja sempre preparado para enfrentá-los.

Quais problemas as soluções de marketing atendem?

Nem todo empreendedor ou empresa sabe bem como criar e executar planos de marketing, ou estruturar uma equipe dedicada a isso.

Embora seja provável encontrar muitos tipos de problemas, preparamos uma lista com os principais que os profissionais de marketing e trainees enfrentam.

Falta de alinhamento entre marketing e vendas

Quando duas equipes, ou mesmo pessoas que realizam essas tarefas, não trabalham juntas para adquirir clientes, são prejudicadas pela falta de comunicação e acordos, o que não leva a lugar nenhum.

Além disso, a ausência de métricas claras e parâmetros de ação comuns impede a integração dos objetivos de marketing e vendas, gerando uma série de lacunas nas estratégias.

Canais de comunicação errados

Você concentra sua estratégia em um site e no envio de e-mails, mas a falta de presença nas redes sociais pode custar o reconhecimento do seu negócio e a perda de possíveis vendas por meio desses canais.

Se você não tem um amplo conhecimento dos seus canais de aquisição, corre o risco de perder recursos com ações direcionadas ao público errado.

Público-alvo mal definido

Isso pode ser a causa de outros problemas derivados. Se sua persona não está bem definida, as estratégias podem acabar sendo um desperdício de recursos para o seu negócio, e as vendas podem não ser tão boas quanto o esperado.

Não desperdice a capacidade do Marketing Digital de gerar informações e dados valiosos para que você saiba quem tem mais chances de se tornar um cliente da sua empresa.

Não elaborar bem a jornada de compra

Sem uma jornada de compra, uma empresa se limita a reconhecer apenas os clientes que estão prontos para tomar uma decisão de compra e deixa de fora a parcela que ainda não a conhece e que poderia se tornar cliente.

Falta de definição de processos

“Apontar para todos os lados” pode ser a única opção para muitos no início, mas sempre será muito importante estabelecer processos e gerentes para garantir a qualidade das entregas.

Você também pode se interessar em conhecer estes outros conteúdos!
Marketing de Utilidade: o que é e como aplicar essa estratégia?
Aprenda a aplicar a análise SWOT no Marketing Digital com essas 5 dicas
Marketing Interno: o que é, principais tipos e cases de sucesso

Quais métodos aplicar para ter soluções de marketing?

Não se trata de encontrar a receita perfeita ou fingir que erros nunca serão cometidos durante o caminho para o sucesso com sua estratégia de marketing.

Com métodos que oferecem soluções de marketing, você pode enfrentar os problemas que mencionamos.

A seguir, você verá alguns dos mais usados.

1. Matriz FOFA

Também conhecida como análise SWOT, esta solução visa dar uma visão geral das Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças envolvidas no contexto de uma empresa.

Aqui, tanto os problemas externos quanto os internos podem ser contemplados, compreendendo, assim, quais problemas de marketing podem ser resolvidos.

Essa é uma solução de marketing ideal para problemas no nível de processos internos, análise de concorrência, estrutura organizacional, entre outros.

2. Benchmarking

Consiste em desenvolver um estudo profundo do segmento no qual o negócio é realizado e, assim, estar por dentro de como a concorrência funciona, entender as tendências de mercado e conhecer as novas tecnologias das empresas.

Com uma iniciativa de benchmarking, você pode não apenas saber o que os outros estão fazendo, mas também identificar oportunidades nas quais ninguém se aventurou antes.

3. Jornada de compra

A elaboração da jornada de compra junto com o desenvolvimento da persona, permitirá que você reconheça as falhas na aquisição de clientes, o desenvolvimento ou melhoria de uma estratégia de marketing de conteúdo que o ajude no processo, bem como ofertas que façam sentido para o seu público.

Essa é uma solução de marketing ideal para problemas com a conversão de visitantes em leads ou clientes, ou quando não é possível reconhecer como os clientes estão obtendo os produtos ou serviços oferecidos.

4. NPS

Do inglês Net Promoter Score, essa métrica está associada à satisfação de clientes ou usuários de sua empresa.

Embora esteja diretamente relacionado ao atendimento ao cliente, esse processo permitirá que as equipes de marketing identifiquem falhas em seu trabalho após os primeiros contatos do cliente com a marca.

Essa solução de marketing ajudará a melhorar os processos internos de atendimento ao cliente, bem como as melhorias no produto ou serviço, de acordo com os comentários recebidos.

5. SLA entre marketing e vendas

Também derivado do inglês (Service Level Agreement), essa sigla simboliza um acordo de nível de serviço, no qual marketing e vendas trabalham juntos para desenvolver um processo comum.

Esse recurso permite melhorar as conversões recebidas, como os leads qualificados pelo marketing e a conversão desses pela equipe de vendas.

Resumindo, é isso que a equipe de vendas deseja que a equipe de marketing atraia com suas ofertas.

No entanto, a equipe de marketing exige extrair o máximo possível de informações valiosas para, em troca, ter uma taxa de conversão mais alta, dados os esforços feitos para alcançar leads qualificados para uma venda.

Essa é uma solução de marketing adequada para equipes de vendas que recebem muitos leads que não estão em um momento ideal para comprar, ou uma equipe de marketing que não sabe o que seus clientes estão exigindo.

Conclusão

As soluções de marketing precisam ser implementadas em qualquer momento da empresa, independentemente dos resultados que ela tenha, sempre é possível melhorar e reconhecer as oportunidades por meio da análise de dados.

Você já usou alguma das soluções de marketing mencionadas anteriormente? Conheça muitas outras soluções neste post sobre Inbound Marketing e alcance os melhores resultados no marketing de sua empresa!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.