Método SDCA: mantenha altos resultados de forma contínua e padronizada

SDCA

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Depois de aprender neste texto sobre o PDCA (Planejar, Desenvolver, Conferir, Agir) e quais suas são as suas aplicações, chegou o momento de aprofundar sobre o SDCA (Padronizar, Desenvolver, Controlar e Agir).

Método PDCA: entenda como aplicar para melhorar os resultados de sua empresa

Como falei no texto sobre PDCA, o objetivo deste método é garantir uma melhoria contínua nos processos da empresa e, para isso, adotamos em conjunto o PDCA e o SDCA.

O PDCA, então, deve ser utilizado quando o objetivo é melhorar o resultado de determinado setor ou empresa criando novos padrões ou alterando os padrões já existentes. Já o SDCA, deve ser utilizado com o objetivo de manter os resultados no patamar atual.

Mas qual a diferença entre o PDCA e o SDCA?

A primeira diferença entre o PDCA e o SDCA é a aplicação do método que falei acima. Um é aplicado para melhoria de resultados e o outro, para a manutenção.

A segunda diferença é no P e no S. No PDCA, o P é a etapa de planejamento e é composta por 4 subdivisões: identificação do problema, análise do fenômeno, análise do processo e plano de ação. Já no SDCA, o S é a etapa de padronização (que no inglês é “standart”) para manter os resultados no patamar atual. As demais etapas do SDCA tem o mesmo significado do PDCA.

As subdivisões do SDCA são:

1. Definir a meta padrão

A definição da meta padrão é o primeiro passo para a manutenção dos resultados. Este é o momento de escolher qual processo iremos padronizar para garantir sua manutenção.

São exemplos de meta padrão: manter o net churn abaixo de 2%, manter o nível de satisfação dos nossos clientes em 95%, manter o tempo de resposta ao cliente em 24H úteis.

2. Definir o Procedimento Operacional Padrão (POP)

Depois de definirmos qual processo será padronizado e qual resultado será mantido, precisamos descrever detalhadamente como o processo deve ser realizado para garantir que o resultado seja mantido.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento que explica minuciosamente como executar os processos que envolvem o resultado. O POP tem objetivo de garantir que todas as pessoas estejam alinhadas sobre o que fazer e como fazer as tarefas que envolvem o processo.

Além disso, ele também reduz a complexidade, variabilidade e os custos operacionais, criando um cenário perfeito para a manutenção dos resultados!

É importante lembrar que, para garantir a boa execução dos padrões, eles devem ser elaborados em linguagem compatível com a dos executores e baseado no consenso geral.

Existe uma série de cuidados que devem ser levados em consideração na hora de criar um POP, entre eles estão o envolvimento de especialistas naquele trabalho, o respeito a uma sequência lógica de fatos, o uso de linguagem simples e objetiva e a definição do responsável pela elaboração e aprovação do documento.

3. Cumprir o POP

Após a elaboração, divulgação do Procedimento Operacional Padrão, chegamos a etapa de treinar os colaboradores para a execução dos padrões. Nesse treinamento, deve ficar claro que é importante que o POP seja seguido exatamente como descrito.

Ainda nesta etapa, iremos garantir a execução do POP e verificar o envolvimento da equipe.

4. Diagnosticar o cumprimento dos padrões

Para as atividades críticas — aquelas em que um pequeno erro pode impactar fortemente os indicadores de resultado — do nosso processo, precisamos confirmar se os padrões foram seguidos corretamente e se o treinamento foi eficaz ou precisa ser repetido. Nesta etapa é fundamental o envolvimento de todas as pessoas que executaram o padrão, para garantir que ele está elaborado da melhor forma possível.

Nesta etapa, elaboramos o Diagnóstico do Trabalho Operacional (DTO) que cria disciplina operacional e reduz os riscos nas tarefas críticas.

5. Confirmar a efetividade do POP

Após verificarmos que o POP está sendo realizado da forma correta, precisamos avaliar se as metas de padronização foram atendidas. Em caso afirmativo, o próximo passo é continuar a execução do POP até o momento em que faça sentido melhorar o resultado mais uma vez. Neste momento, passaremos novamente para o método PDCA.

Caso após a execução do POP a meta não tenha sido atendida, precisaremos realizar a remoção dos sintomas e o tratamento das anomalias.

6. Remover os sintomas e tratar as anomalias

O objetivo desta fase é bloquear as causas fundamentais das anomalias, fazendo com que os resultados voltem à normalidade e possam ser padronizados.

O tratamento das anomalias deve ser realizado sempre que for confirmado que o POP foi seguido corretamente mas a meta padrão não for alcançada. Esta é a etapa mais difícil e trabalhosa do SDCA, porque demanda envolvimento e dedicação de toda a equipe envolvida no processo.

7. Definir padrões

Agora que você já aprendeu sobre o ciclo PDCA completo (PDCA+SDCA), imagino que já tenha percebido a importância da aplicação do método, certo?

O grande ganho do SDCA é garantir previsibilidade dos resultados, porque se os padrões forem cumpridos corretamente, o sucesso já é esperado.

Dessa forma, é vitorioso quem cumpre padrões.

SDCA e PDCA
Imprevisibilidade sem os processos de SDCA e PDCA

 

 

Para entender melhor, o gráfico ao lado exemplifica a situação que não utiliza o SDCA e PDCA:

SDCA e PDCA
Exatidão com os processos de SDCA e PDCA

 

 

 

 

 

Olhando para o gráfico abaixo, entendemos que o PDCA e o SDCA devem caminhar juntos, para garantir que todos os processos estão sempre evoluindo e crescendo visando melhorar os resultados da empresa. Entendemos, também, que o SDCA é o caminho natural para o sucesso dos projetos de melhoria alcançados com o PDCA.

É importante ressaltar que, antes de cumprir os padrões, precisamos alcançar o patamar que desejamos manter para, assim, padronizá-lo.

 

O processo de melhoria de resultados requer muito conhecimento e melhorias na análise, bem como a criação da cultura de execução, que elimina a procrastinação da rotina dos colaboradores.

Como convencer seu time sobre marketing de conteudo

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.