Saiba como superar a procrastinação com 8 atitudes

A vontade de deixar para depois não pode mais nos vencer. Conheça 8 maneiras de fazer tudo que você precisa fazer agora mesmo.

Procrastinação

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já teve um dia no trabalho em que tudo parecia mais interessante do que as suas tarefas? Em um momento você está lendo e-mails e, quando cai em si, está navegando pela internet vendo fotos, buscando livros ou assistindo a vídeos de bichinhos?

A arte de “deixar para amanhã” se chama procrastinação. Ela tem causa, efeito e algumas formas de ser driblada. Todos nós já passamos por isso algumas vezes e sabemos que alguns dias são mais difíceis do que outros para os mais distraídos.

Por isso, é preciso entender o que é a procrastinação, como ela funciona e aprender a superar essa adversidade no dia a dia.

Que tal entender um pouco mais e deixar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva? Então continue lendo, pois preparamos este conteúdo para você:

O que é a procrastinação?

Como dito, a definição de procrastinação é “postergar para amanhã”. O grande problema, no entanto, é que o “amanhã” é o intervalo de tempo para o qual enviamos tudo o que não queremos lidar e resolver hoje, aumentando as chances de que caia no esquecimento.

Por mais que adiar uma tarefa não seja algo necessariamente ruim, é preciso termos cuidado sobre como estamos lidando com isso.

É comum adiarmos para o dia seguinte por falta de foco, de tempo ou de instrumentos para a sua realização. No entanto, não podemos deixar que, assim como várias outras, essas tarefas sejam adiadas cada vez mais, sendo esquecidas e feitas às pressas na data limite.

A procrastinação não é adiar de um dia para o outro uma tarefa, e sim continuar adiando a mesma tarefa consecutivas vezes.

Como superar a procrastinação?

A procrastinação não pode, em hipótese alguma, ser ignorada. É preciso analisar as causas desses atrasos contínuos e encontrar formas de lidar com essa adversidade.

Quando você se encontra assim, em momentos de adiar várias vezes a mesma tarefa, o que você costuma fazer para resolver a situação?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a aumentar a sua produtividade e deixar a procrastinação cada vez mais rara. Confira:

1. Faça listas

O 1º passo para não cair em procrastinação é fazer uma lista. Ao acordar, faça um levantamento de tudo o que você precisa fazer durante o dia:

  • quais são as suas tarefas pessoais;
  • quais são as suas obrigações do trabalho;
  • quais são as suas pendências acadêmicas.

Estruture a lista com uma ordem clara de prioridades para que você consiga se guiar ao longo do dia.

Essa lista é importante para que você tenha uma noção de tudo que precisa fazer e possa gerenciar o tempo.

2. Anote o seu progresso

Anote o seu progresso com base na realização das tarefas.

É preciso ter em mente quais tarefas estão acabadas, quais precisam de retorno de outras pessoas, quais precisam de outros recursos etc.

Todo esse progresso documentado te ajudará a entender o que falta, fazendo com que as atividades não se percam ao longo do tempo.

3. Controle as suas entregas

O controle das suas entregas está ligado diretamente à anotação do progresso.

Ao ter uma lista de tarefas que precisam ser cumpridas naquele dia e ao registrar o progresso de cada uma, é preciso controlar as entregas.

Rabisque as tarefas na medida em que for terminando para dar a sensação de produtividade e dever cumprido.

Apesar de ser um ato notoriamente simples, ao ser feito, desperta a sensação de que está chegando cada vez mais próximo do seu objetivo: zerar a lista.

Esse reforço positivo ajuda a aumentar o engajamento com as tarefas seguintes.

4. Escolha um bom ambiente de trabalho

Principalmente para quem trabalha em casa ou tem uma rotina diferenciada, ter um ambiente de trabalho calmo é uma opção para não cair em procrastinação.

Pense em um lugar com poucos itens capazes de te distrair e com cores que estimulam o foco e boa organização.

Existem alguns cheiros que, segundo a aromaterapia, ajudam a aumentar o foco (como alecrim e limão siciliano). Se for possível, tenha um difusor com essas fragrâncias no ambiente.

5. Tenha uma boa alimentação e ótimas noites de sono

O bem-estar também está diretamente ligado à procrastinação. É preciso que você deixe o seu corpo cuidado e bem-disposto para que ele consiga lidar com as tarefas no dia a dia.

Para que a procrastinação não se torne rotina, certifique-se sempre de ter boas noites de sono e uma boa alimentação.

6. Pense positivamente

Ter um pensamento positivo também pode ajudar a concluir as tarefas. A física quântica possui uma linha de estudo que trabalha a energia do pensamento e como ela influencia no nosso dia a dia.

Manter pensamentos positivos a respeito da sua capacidade de iniciar e de concluir as tarefas que estão pendentes para aquele momento pode aumentar a disposição e concentração para finalizar cada uma delas.

7. Crie um sistema de recompensas

Ter um sistema de recompensas também ajuda a estimular a realização dessas tarefas pendentes.

Como dito, ter uma lista para poder riscar tudo que já foi feito é importante para se sentir estimulado a continuar fazendo as tarefas seguintes.

A dica é criar um sistema de recompensas para cada tarefa riscada na sua lista, criando uma competição saudável com você mesmo, para entender quais são seus limites e se esforçar ao máximo para concluir toda a lista.

8. Tenha momentos de respiro

Além disso, é interessante ter momentos de respiro para que a sua cabeça descanse. Você já ouviu falar do método Pomodoro? Trata-se de estipular um tempo de foco absoluto e alguns minutos de descanso.

Essas pequenas pausas são para acalmar a cabeça e ajudar a focar na próxima tarefa e assim por diante.

A procrastinação é muito comum e acontece com todos nós. É um processo natural do ser humano, mas que não pode virar rotina. Cuidar desse tipo de adversidade é fundamental para que você consiga manter o seu comprometimento com o trabalho, estudos e tarefas pessoais.

Quem trabalha como autônomo precisa ter ainda mais cuidado com a procrastinação. Afinal, toda a sua renda depende do seu tempo de trabalho.

Que tal aprender como é a profissão de um freelancer? Confira o podcast “RockCast #11 — Profissões do futuro: como é a vida de um freelancer?”.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.