Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de maio de 2020. | Atualizado em 20 de maio de 2020


O profissional de mídia se relaciona com os veículos midiáticos e faz a ponte entre eles e a agência.

Se um profissional de mídia fosse fazer um teste de temperamento, certamente ele se encaixaria na categoria fleumático. Isso se justifica porque esse perfil tem habilidade diplomática e é bastante racional, sendo essas características pertinentes para esse setor.

Em uma agência de comunicação, o profissional de mídia é aquele que faz a ponte entre a empresa e os veículos midiáticos. De tal maneira, os melhores espaços são negociados e usados para a divulgação das campanhas publicitárias realizadas.

Para que você conheça mais sobre o profissional de mídia, desenvolvemos este artigo. A seguir, explicaremos quais são as principais atribuições, a formação, as características, entre outras informações sobre esse especialista. Acompanhe!

Conheça as principais atribuições do profissional de mídia em uma agência

Alguns publicitários famosos, como Ezra Geld, CEO da agência JWT, iniciaram a carreira como profissional de mídia e até hoje supervisionam quem exerce essa função. As atribuições realizadas são muito importantes e é por isso que esse colaborador precisa ter um perfil centrado e saber trabalhar bem com várias contas ao mesmo tempo.

Entre as atividades desenvolvidas pelos profissionais de mídia de uma agência de comunicação, destacamos as que seguem. Veja!

Estudo de públicos e personas

O profissional de mídia precisa ter um conhecimento aprofundado sobre os públicos e personas dos clientes da agência. Para isso, realiza pesquisa, acompanha dados de consumo, analisa comportamentos etc.

A partir das pesquisas e coletas de dados realizadas, o profissional divide o público em diversos segmentos, tais como localização geográfica, faixa etária, classe social, perfil de consumo etc.

A ideia é que se tenha um panorama completo dos públicos e das personas de cada conta, para que se saiba qual mídia é mais acessada por cada perfil de pessoa.

Acompanhamento de informações dos veículos midiáticos

O mídia também precisa acompanhar informações relacionadas à audiência dos veículos de comunicação. Ele deve analisar dados como o número de assinantes dos jornais, acessos aos portais de notícias, seguidores ou inscritos nas redes sociais de influenciadores digitais, números do Ibope conquistados pelos programas de rádio e TV etc.

O objetivo dessa tarefa é conhecer qual é o alcance de cada veículo de comunicação, para saber qual deles é o mais adequado para veicular as campanhas desenvolvidas pela agência.

Seleção das mídias mais adequadas para campanhas

Com base no conhecimento de público, o profissional de mídia analisa quais mídias são as mais adequadas para veicular os anúncios publicitários, as ações de merchandising e outros formatos de propaganda.

Vale lembrar que o mídia também faz um trabalho para escolha de horários em que as inserções são realizadas. Se a escolha do veículo para projetar um comercial for a televisão, por exemplo, deve-se analisar qual é o melhor horário ou programa para a execução da peça.

De nada adianta, por exemplo, exibir um comercial de um produto voltado para donas de casa tradicionais em um programa esportivo, cujo público é majoritariamente masculino.

Saiba qual é a formação necessária para ser um profissional de mídia

Não existe uma condição para alguém ser um profissional de mídia. No entanto, é necessário que as pessoas que desejam exercer essa função tenham conhecimentos aprofundados em estudo e gerenciamento de públicos, bem como no funcionamento dos veículos de comunicação.

Por conta disso, a maior parte dos profissionais de mídia das agências têm formação em Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, tendo em vista que esses cursos universitários dão o suporte teórico necessário para a realização da atividade.

Ler livros de publicidade, fazer cursos complementares e ficar sempre atento às modificações de mercado também é importante para se dar bem como profissional de mídia.

Confira como definir um bom plano de carreira para o mídia em uma agência

Em uma agência de comunicação de pequeno porte, geralmente uma única pessoa é responsável por desenvolver todas as funções relacionadas à mídia. Contudo, em grandes empresas do ramo, a realidade é outra.

Nesses casos, vários profissionais tendem a exercer diferentes atividades no setor. Alguns podem se dedicar apenas à pesquisa de públicos, outros ao acompanhamento da audiência etc. 

Nas grandes agências, os planos de carreira podem ser definidos de modo que os profissionais iniciem como estagiários ou auxiliares e possam evoluir, chegando a chefiar as equipes.

Veja como o profissional de mídia se integra com outros setores da agência

A integração do profissional de mídia com diferentes áreas da agência, como a redação, a criação, o atendimento, entre outras, ocorre principalmente no momento dos estudos de públicos e personas.

É preciso que tudo esteja alinhado para que o trabalho executado traga bons resultados para o cliente. Seria pouco eficiente se o mídia negociasse um horário para a execução de um comercial na TV, por exemplo, e o redator escrevesse um roteiro com uma linguagem não condizente com a persona que se deseja atingir. Por isso, o trabalho em equipe é necessário.

Analise as características necessárias para alguém exercer esse cargo

Quando for contratar uma pessoa para trabalhar no setor de mídia de uma agência, é interessante que os gestores da empresa ou profissionais de RH observem algumas características.

Além da formação universitária e experiência profissional, deve-se analisar se o profissional é um bom estrategista, se é uma pessoa que tem facilidade em se relacionar com diferentes perfis e é bem articulada, bem como se tem autonomia no trabalho

Características como essas são muito importantes para executar essa função, que é tão relevante para o sucesso das campanhas desenvolvidas pelas agências.

Ao conhecer mais sobre o que faz e qual é o perfil do profissional de mídia, fica mais fácil para administrar o trabalho desse cargo na sua agência, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Então, certamente você também vai curtir nosso artigo que fala sobre a mensagem de agradecimento profissional. Não deixe de acompanhar e ver como ela ajuda a valorizar os seus funcionários!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *