Quais são as profissões mais procuradas atualmente?

Profissões mais procuradas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O impacto da presença da internet em nosso cotidiano é muito mais drástico do que imaginamos. Não só as relações pessoais foram redefinidas por causa da facilidade de comunicação, mas também a forma de trabalhar, que está em constante transformação.

Nesse novo cenário, reformas são necessárias e paradigmas são quebrados diariamente. Isso faz com que um novo quadro se apresente quando se trata do mercado de trabalho, principalmente em relação às profissões mais procuradas pelas pessoas.

E como se posicionar diante de tantas mudanças?

Há muitas perguntas quando o tema é sobre as profissões do futuro. A maioria das pessoas ainda não sabe ao certo como escolher uma atividade que seja ao mesmo tempo rentável e prazerosa.

Além disso, há um certo receio em entender corretamente quais são os caminhos a seguir diante de uma evolução tecnológica cada vez maior.

Neste post, explicamos melhor sobre esse futuro que já chegou e vamos mostrar 6 exemplos das profissões mais procuradas atualmente. Mas antes, vamos responder algumas das dúvidas mais frequentes.

Perguntas e certezas sobre as profissões do futuro

A mudança no mercado de trabalho, que ocorre nesse instante, trouxe à tona também uma questão importante: é cada vez mais necessário realizar uma atividade que traga prazer e satisfação, além da recompensa financeira.

Durante décadas, grande parte da população fez suas escolhas profissionais a partir da remuneração, deixando de lado desejos e vontades pessoais para construir um patrimônio sólido.

Esse tipo de escolha fez com que surgissem diversas gerações insatisfeitas com sua atividade profissional. Com isso, muitos, ao se aposentarem, acabaram gastando boa parte dos recursos acumulados com tratamentos médicos por conta das doenças adquiridas ao longo da carreira.

Aos poucos, as pessoas perceberam que essa lógica não fazia muito sentido e que era preciso encontrar atividades que preservassem a qualidade de vida e possibilitassem o contato mais próximo com a família e com os amigos. Ou seja, que os momentos de lazer não fossem negligenciados.

Essas novas diretrizes fazem parte do conceito das profissões mais procuradas pelas pessoas atualmente.

Assim sendo, é cada vez maior o número de pessoas que usam a tecnologia a seu favor, mudando radicalmente o regime de trabalho. São jornadas mais flexíveis, cumpridas em casa ou mesmo em trânsito e com metas específicas a serem realizadas.

Embora existam ainda muitas incógnitas sobre as profissões do futuro, algumas certezas já podem ser constatadas:

  • as profissões do futuro demandam aprimoramento contínuo;
  • as regras e acordos são mais flexíveis;
  • a tecnologia fará parte de todas as atividades laborais, em maior ou menor grau;
  • as profissões do futuro exigirão dos profissionais maior capacidade de adaptação;
  • o local de trabalho deixará de ser fixo, na maioria dos casos;
  • os profissionais executarão diversas tarefas, em áreas correlatas, mas uma única expertise não será mais suficiente;
  • as relações pessoais e humanas tendem a ser cada vez mais valorizadas;
  • a capacidade de comunicação será uma exigência maior.

Podemos afirmar que essas serão algumas exigências do mercado do futuro e boa parte delas já está em vigor atualmente. As relações de consumo mudam a cada instante e tendem a se tornar mais automatizadas.

Pode ser que, em pouco tempo, com a popularização da chamada internet das coisas, sua geladeira doméstica, de forma autônoma, enviará uma lista ao supermercado dos produtos que faltam e você os receberá na porta de sua casa.

Esse é um exemplo que até pouco tempo pareceria saído de um filme de ficção científica. No entanto, esse dia parece estar cada vez mais próximo e também será acessível a boa parte da população mundial.

É preciso acompanhar o ritmo das mudanças e repensar a forma de fornecer sua mão de obra.

O empreendedorismo e as profissões mais procuradas

Todo esse novo cenário construído pela tecnologia abriu um leque gigantesco de novas atividades laborais e trouxe a possibilidade de novos empreendimentos, principalmente digitais. Como boa parte dos brasileiros possui o perfil empreendedor, esse novo mercado de trabalho vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Se antes era necessário estar empregado em alguma grande corporação para colocar em prática sua expertise, atualmente é possível atender inúmeros clientes simultaneamente, gerindo seu próprio tempo e suas demandas de forma autônoma.

Assim, cresce o número de freelancers, prestadores de serviço autônomos e outros profissionais que ganham a vida trabalhando de casa. Veremos aqui algumas das profissões mais procuradas para quem quer esse tipo de comodidade e que já são realidade nos dias de hoje.

1. Redator de conteúdo

Com a grande demanda de textos para sites e blogs, cresceu muito o número de redatores de conteúdo.

Esses profissionais desenvolvem artigos específicos sobre os mais diversos assuntos, a partir de pesquisas e de sua experiência pessoal e profissional.

A vantagem é que nessa profissão não é preciso uma graduação em Letras ou em Jornalismo, por exemplo, como seria exigido no mercado formal de trabalho. Escritores, redatores e pessoas que têm a capacidade apurada de escrita podem ingressar nessa atividade, que tem seu maior nicho no mercado freelancer.

Existem plataformas especializadas em aproximar clientes e redatores e os formatos e conteúdos são os mais diversos. Portanto, quanto mais adaptável for o redator, maior a quantidade de trabalho.

2. Editor de vídeos

Um outro destaque entre as profissões mais procuradas atualmente é o editor de vídeos. A gigantesca demanda se explica pelo sucesso das plataformas de streaming, como o YouTube, por exemplo.

Hoje, qualquer pessoa, literalmente, pode ter seu próprio canal e compartilhar conteúdo. Empresas também já descobriram o poder dos vídeos como elemento de alavancagem de negócios.

Em ambos os casos, pessoas ou empresas, é fácil captar as imagens e produzir o conteúdo, mas é muito raro encontrar um bom editor de vídeos. Assim, esse profissional tem um campo vasto de trabalho e quanto mais qualificado, maior será seu volume de trabalho.

Essa também é uma atividade que pode ser desenvolvida no regime freelancer e é um excelente exemplo de uma das profissões do futuro que já estão em voga.

3. Produtor e/ou afiliado de produtos digitais

Um nicho de mercado que cresce cada vez mais é o de produtor ou afiliado de produtos digitais. Como produtos digitais entendem-se todos aqueles que não precisam de um meio físico para serem comercializados.

Dentre os principais estão e-books, cursos online, palestras e treinamentos, podcasts e outras modalidades.

O produtor é aquele que cria e formata o resultado final e ele pode também comercializá-lo diretamente. Além de vender seu próprio produto, ele pode recrutar afiliados, ou seja, pessoas que irão revender esse produto digital e ganhar comissões sobre as vendas.

Da mesma forma que no caso dos redatores de conteúdo, os produtores e afiliados contam com plataformas específicas para que os produtos sejam oferecidos e os afiliados possam negociá-los.

Essa alternativa é excelente para as pessoas que gostam de trabalhar com vendas e que têm intensa atuação nas redes sociais.

4. Youtuber

Já falamos um pouco sobre essa plataforma, mas o grande destaque entre as profissões mais procuradas, principalmente pelos jovens, são os chamados youtubers. Eles são pessoas que produzem conteúdo de alto impacto e que atraem verdadeiras multidões de espectadores.

Para ser um youtuber de sucesso é preciso desenvoltura, boa qualidade de equipamento e excelente conteúdo sobre um tema que seja de seu domínio.

Mas não são apenas os canais pessoais que fazem sucesso. Muitos canais corporativos e de produtos também têm milhões de acessos. Além de compartilhar conteúdo, esse tipo de canal é uma ferramenta eficaz na divulgação de produtos e de serviços.

5. Influenciador digital

Com o advento e popularização das redes sociais e a escalada da influência delas nos negócios digitais, uma outra atividade ganhou muito espaço: a de influenciador digital.

Esse especialista impulsiona publicações, postagens, vídeos e demais conteúdos de outras pessoas ou empresas, usando sua influência no mundo digital para alavancar negócios dos mais diversos.

No mercado tradicional, o influenciador digital poderia ser considerado como o garoto-propaganda de uma marca, empresa ou produto e essa é uma das profissões do futuro que tende a ter cada vez mais destaque.

6. Proprietário de e-commerce

Vender online é uma das grandes tendências do varejo para as próximas décadas. Esse tipo de empreendimento tem sido escolhido por muitos profissionais de vendas.

Ter um e-commerce é mais fácil e prático do que criar uma loja física. Além disso, grandes redes de lojas já oferecem programas de afiliados, nos quais o empreendedor pode comercializar centenas de produtos sem a necessidade de manter um estoque físico.

A variedade de produtos é cada vez maior, passando por livros, utilidades domésticas, produtos de beleza e cosméticos, eletrônicos, importados e mais uma infinidade de opções.

Informação, conhecimento e estratégia

Agora que você descobriu algumas das profissões mais procuradas para o futuro, mas que já são encontradas atualmente, é preciso saber que qualquer decisão deve ser tomada a partir de muita informação, de conhecimento e de uma estratégia clara de ações.

Trabalhar em casa em uma das atividades aqui citadas ou em uma das muitas outras é viável e possível. Porém, isso requer planejamento, disciplina e dedicação.

Se por um lado os horários serão flexíveis e existirão diversas outras vantagens, é preciso ter consciência de que o trabalho é árduo e contínuo. Sem contar que há pouca estabilidade e que os negócios podem variar muito de um mês para outro, o que demandará um bom planejamento financeiro. Portanto, busque cada vez mais informações e conhecimento.

Você ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Não deixe de conferir nosso post sobre o empreendedorismo no Brasil.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.