Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 19 de abril de 2019. | Atualizado em 11 de fevereiro de 2020


Um programa de fidelidade é uma iniciativa das empresas para incentivar seus clientes atuais a realizarem novas compras de produtos e serviços, aumentando sua lealdade pela marca.

Os programas de fidelidade são aliados poderosos para fidelizar clientes em um mercado onde é cada vez mais difícil reter usuários, fazer com que retornem ao seu negócio e consumam novamente.

Podemos atribuir esse fenômeno ao fato dos clientes buscarem manter-se cada vez mais informados, portanto, exigem que produtos, serviços, experiências e atendimentos tenham altos níveis de qualidade.

Além disso, muitas empresas estão usando programas de fidelidade como sistemas de recompensa, o que, de certa maneira, está acostumando os clientes a esse tipo de estratégia.

Para que você possa entender o que são realmente os programas de fidelidade e o valor que oferecem nas ações de fidelização, criamos este post, onde você vai descobrir:

O que são os programas de fidelidade?

Os programas de fidelidade podem ser definidos como um sistema estruturado de ações e estratégias de marketing, com o objetivo de incentivar usuários e clientes de uma marca ou empresa a adquirir seus produtos com certa frequência, oferecendo uma experiência centrada na sua satisfação.

Existem várias maneiras de desenhar e implementar programas de fidelidade com a intenção de fidelizar clientes.

Um exemplo prático e mais comum em comércios como supermercados, é a atribuição de pontos para cada compra e a troca dos mesmos por descontos ou outros produtos.

Para que servem os programas de fidelidade?

Reter um cliente incentivando-o a retornar à sua empresa tem repercussões positivas e diretas nos seus resultados financeiros e econômicos.

Para que você tenha clareza sobre o valor dessa estratégia, mostramos os seus principais benefícios (os quais você deve considerar fortemente como uma possibilidade real para sua marca).

Aumentar sua receita

Planejar e executar uma estratégia de marketing ou marketing digital, fará com que os clientes sempre recorram à sua marca, gerando um retorno fantástico para o seu negócio.

Além disso, reter um usuário por meio de programas de fidelidade pode custar muito menos do que adquirir um novo cliente. Portanto, os recursos destinados à implementação de programas de fidelidade são um excelente investimento.

Aumentar sua reputação

Um cliente que passa por uma experiência agradável, bom atendimento, recompensas e produtos de qualidade, sem dúvida, retornará. E mais do que isso, ele recomendará sua marca para seus amigos e conhecidos.

A publicidade boca a boca provou ser uma das mais eficazes e, apesar de não ser a mais rápida, traz vários benefícios para as organizações.

Estimular o crescimento do seu negócio

Aplicar alguns dos programas de fidelidade desenhados por agências de marketing ou usar como exemplo algum concorrente, permitirá que você desenvolva aspectos como alcance e inovação no seu negócio.

Os programas de fidelidade, de acordo com os objetivos que você define para eles, quase sempre conseguem estimular o crescimento da sua organização.

Agora que você conhece algumas de suas principais vantagens, é hora de saber como aplicar os programas de fidelidade dentro da sua estratégia.

Como implementar programas de fidelidade?

Certamente você conhece ou faz parte de um ou mais programas de fidelidade. Já reparou que alguns são mais bem-sucedidos e atraentes do que outros?

A seguir, mostraremos uma maneira de implementá-los no seu negócio para que você possa alcançar o resultado que deseja.

Defina seus objetivos

Para que seu programa de fidelidade seja eficiente, você deve ter claro qual objetivo pretende alcançar, por exemplo:

  •     obter novos clientes;
  •     reter usuários;
  •     aumentar sua participação na indústria;
  •     melhorar o relacionamento com seus clientes;
  •     aumentar as vendas de um produto ou de uma linha completa;
  •     ganhar autoridade no mercado;
  •     fortalecer a imagem da marca;
  •     entre outros.

Atraia o público compatível com o seu negócio

Os programas de fidelidade são eficazes quando direcionados especialmente para o público com características relacionadas aos seus produtos e serviços.

É importante que, antes de iniciar uma estratégia de programa de fidelidade, você reconheça quem são seus clientes potenciais, quais são seus interesses, gostos e o que os motiva a consumir.

Ofereça recompensas atrativas

Poder economizar ou até ganhar dinheiro ao realizar compras são os principais atrativos das estratégias de fidelidade.

Crie e execute programas de fidelidade que realmente recompensam a lealdade dos seus clientes. Supere suas expectativas e proporcione promoções que estejam alinhadas com seus interesses e necessidades.

Você também pode usar vários tipos de recompensas de acordo com o nível de comprometimento que o cliente tem com o seu negócio.

Tenha regras claras

Estabeleça regras claras e de forma simples para que o cliente possa entender todas as condições e não se sinta, de forma alguma, enganado. Isso é vital para o sucesso da estratégia.

Divulgue e promova seus programas de fidelidade

Feito tudo isso, é hora de divulgar seu programa de fidelidade.

Para isso, você pode usar seus canais habituais de comunicação com seu público, como o relacionamento direto no seu estabelecimento, promoções pagas nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, entre outros.

Quando o cliente se tornar um participante do programa, é crucial que você o mantenha informado frequentemente por meio dos seus canais. Portanto, siga estas etapas:

  •     mantenha o programa sempre presente em suas promoções;
  •     eduque seus clientes para que eles saibam usá-lo;
  •     estude seus concorrentes para oferecer melhores programas de fidelidade;
  •     motive os usuários a fazer uso do programa.

Não se esqueça que o sucesso do programa de fidelidade depende da eficiência da sua comunicação e da capacidade de mantê-lo na mente dos seus clientes.

Analise os resultados

Você sempre encontrará pistas sobre o desempenho do seu programa de fidelidade. Por meio da análise da taxa de retenção de clientes, da taxa de rotatividade e da pontuação do esforço do cliente, você pode medir a eficácia da estratégia.

Lembre-se que uma estratégia de fidelidade eficaz depende da oferta de recompensas, não necessariamente materiais, ao grupo certo de usuários.

Graças a estas etapas, você não apenas poderá começar a aplicar um programa de fidelidade para aumentar sua receita e reputação no mercado, como também poderá oferecer programas de qualidade que atendem aos interesses do seu público, além de medir os resultados para fazer os ajustes que forem necessários.

Você está pronto para lançar programas de fidelidade no seu negócio? Temos certeza que sim.

E se você quiser saber mais sobre como melhorar o relacionamento com seus clientes, não deixe de conferir também nosso guia completo de atendimento ao cliente!

Manual do Atendimento ao ClientePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *