Entenda o que são Progressive Web Apps (PWAs) e veja os melhores exemplos do mercado

Os PWAs, ou Progressive Web Apps, são considerados o novo horizonte na construção de plataformas digitais. O objetivo dessa metodologia de desenvolvimento é criar sites que entregam experiências semelhantes ou idênticas às de aplicativos nativos, exigindo menos memória dos dispositivos e dispensando instalações.

pwa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Assim como em qualquer outra área, as tendências e métodos de criação de sites e aplicações mudam com o passar do tempo, acompanhando as inovações do mercado e seus impactos no comportamento dos indivíduos.

Embora seja apenas uma fatia do enorme conjunto de tecnologias envolvidas na Transformação Digital, o reflexo desse setor na vida das pessoas é enorme. Entre todas as suas mudanças, o grande destaque atual é a prevalência do mobile.

Com a explosão dos smartphones, os aplicativos se tornaram a nova cara da internet, popularizando as plataformas de serviço e centralizando as mais diversas funções na palma da mão das pessoas.

As vantagens dos apps são enormes, mas há quem se queixe de atualizações que contemplam apenas dispositivos de última geração, do uso excessivo de armazenamento e memória dos celulares, além da centralização das grandes lojas de aplicativos, entre outros problemas.

É aí que entram os PWAs, aplicações que prometem oferecer as funcionalidades e o design dos apps dentro dos navegadores, facilitando o acesso e tornando as plataformas mais leves e inclusivas. Nos tópicos, a seguir, você confere tudo sobre essa grande tendência e como utilizá-la desde já!

    O que é um site PWA?

    Os Progressive Web Apps (que, em tradução livre, seriam algo como Aplicativos Web Progressivos) são plataformas digitais capazes de oferecer recursos de aplicativos nativos em navegadores comuns, como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera.

    Fonte: Appscope

    Descrição da imagem: O Google Maps está disponível em uma versão PWA, assim como outros aplicativos populares, como o Facebook e o Twitter.

    Sendo assim, um site PWA pode ser entendido como uma aplicação híbrida entre um website tradicional e um aplicativo mobile. Esse tipo de desenvolvimento já existe há muitos anos, mas foram as mais recentes tecnologias embarcadas nos navegadores que permitiram incluir funcionalidades avançadas, capazes de torná-los quase idênticos aos aplicativos instaláveis.

    Entre essas inovações, uma das mais importantes é a possibilidade de incluir recursos offline. Isso permite que várias funções do site continuem disponíveis, mesmo quando não há internet.

    Outro ponto importante é o que diz respeito à palavra “progressivo” no nome. Os PWAs ajustam suas funcionalidades aos recursos disponíveis, habilitando novas funções progressivamente, de acordo com o que é disponibilizado pelo navegador utilizado.

    Dessa forma, se um usuário utiliza um smartphone com um browser ultrapassado, ele verá um site com menos funções, mas ainda assim, terá acesso. Isso é uma vantagem enorme sobre muitos aplicativos que, simplesmente, deixam de oferecer suporte para dispositivos e aplicações antigas devido aos custos envolvidos.

    Como um Progressive Web App funciona?

    Como um PWA é, essencialmente, um site, basta acessar sua URL para começar a utilizá-lo Você, certamente, acessa vários deles todos os dias quando, por exemplo, usa o Facebook pelo navegador do seu smartphone, ou visita um marketplace, como o AliExpress.

    A tecnologia já é bastante difundida entre as grandes corporações da internet, embora ainda não seja tão popular entre médios e pequenos negócios. Mas isso deve mudar nos próximos anos.

    Diferentemente do que muitos acreditam, a performance do PWA é, geralmente, melhor do que a de um app nativo, exigindo muito menos recursos do dispositivo. Além disso, as funcionalidades disponíveis nos navegadores mais modernos os tornaram rivais de peso dos aplicativos comuns. Entre elas, podemos citar:

    • notificação em push: os famosos alertas dos aplicativos podem ser executados a partir dos PWAs, mesmo após fechar o navegador;
    • splash screen: os PWAs atuais também podem exibir telas de abertura para apresentar a marca e sua identidade visual;
    • ícone na home do smartphone: assim como os apps tradicionais, os PWAs podem guardar ícones na home do celular com link direto para o site ou uma área específica dele;
    • processos em background: também é possível rodar serviços e funções em segundo plano, sem interferir na experiência do usuário;
    • suporte offline: como dito, os PWAs são capazes de manter funcionalidades disponíveis sem internet, utilizando o cache do navegador;
    • acesso à câmera, arquivos, contatos e geolocalização: as aplicações PWA podem acessar recursos do dispositivo para aprimorar a experiência no app.

    Por que usar a tecnologia do PWA?

    Os PWAs oferecem vantagens tanto para os usuários quanto para as empresas e desenvolvedores. Confira, a seguir, os principais motivos que tornam esse novo formato de aplicação uma aposta certa para o futuro!

    Desenvolvimento livre

    Os PWAs encerram um dos maiores desafios envolvidos na criação de apps: as limitações e regras definidas pelas grandes lojas, como o Google Play e a Play Store, que podem tornar os projetos muito mais caros e complexos.

    Como funcionam como sites convencionais, eles não precisam ser listados em repositórios, muito menos, seguir suas políticas ou pagar taxas aos seus controladores. Toda a aplicação funciona de maneira independente e pode ser facilmente encontrada nos buscadores, tal como qualquer outra página da web.

    Facilidade de acesso

    Em relação ao acesso do usuário, os PWAs são uma solução imbatível, afinal, todos serviços podem ser usados, simplesmente, entrando em um site. Com os apps tradicionais, é necessário acessar a loja do sistema, baixar a aplicação, abrir e ainda conceder uma série de permissões para, finalmente, utilizá-los.

    É importante destacar que a variedade de recursos dos aplicativos atuais tem feito com que eles se tornassem softwares cada vez mais pesados, seja em termos de armazenamento, seja em uso de memória. Considerando que grande parte da população não tem acesso a dispositivos de última geração, ou depende de planos de internet limitados, isso é um grande problema que pode ser contornado pelo PWA.

    Segurança de dados

    O protocolo HTTPS, o famoso cadeado na barra de endereços, tornou-se um componente obrigatório dos sites, sobretudo, após a pressão dos próprios navegadores e, principalmente, do Google. O buscador passou a penalizar páginas que não o utilizam, prejudicando o SEO.

    Naturalmente, os PWAs também se enquadram nessa exigência e devem utilizar criptografia para aumentar a segurança do site. Embora não seja algo novo, esse tipo de protocolo torna os Progressive Web Apps mais seguros que muitos aplicativos nativos, uma vez eles nem sempre utilizam mecanismos de proteção adequados, ainda mais os encontrados em lojas não monitoradas.

    Atualizações automáticas (sem necessidade de download)

    Ao criar um PWA para sua empresa, seus desenvolvedores poderão fornecer updates normalmente. A diferença, aqui, é que o usuário não precisará realizar nenhum download de pacotes adicionais, pois todos os processos se mantêm vinculados ao site.

    Embora seja possível sentir alguma diferença no carregamento de determinadas funções, o acesso não é comprometido, nem a segurança da navegação. Esse é mais um ponto em que os Progressive Web Apps beneficiam a experiência do usuário, dispensando tarefas e solicitações.

    Democratização do acesso

    Falamos anteriormente sobre a interface progressiva dos PWAs, e a grande vantagem de ter uma aplicação disponível em diferentes tipos de dispositivo. Entretanto, é importante ressaltar o impacto que esse benefício pode ter na popularidade da sua marca e como ele pode aumentar as vendas.

    Seja o seu negócio um e-commerce, seja uma prestação de serviços, você não vai querer perder cliente, simplesmente, por eles não conseguiram acessar o seu app. Com páginas progressivas, seu atendimento online torna-se muito mais democrático, pois ele não exclui pessoas por limitações tecnológicas.

    Maior adesão do público

    Os aplicativos ainda estão em alta, mas eles se tornaram tantos nos últimos anos que o público tem sido mais crítico em relação ao download e a permanência deles em seus smartphones. Essa resistência é ainda maior com apps de negócios locais ou de pequeno porte, que não têm tanto apelo midiático, o que dificulta bastante o relacionamento por esse canal.

    Os PWAs, por outro lado, são sites que podem ser acessados livremente, sem a necessidade de criar um vínculo imediato, e isso facilita muito a adesão. Para atrair pessoas, porém, é fundamental criar uma aplicação útil, com performance e que, realmente, seja capaz de atender às expectativas da sua persona.

    Como um PWA pode ser utilizado?

    Você sabe que um PWA é um site que se parece e se comporta como um aplicativo. Entretanto, para quem não está muito familiarizado com esse tipo de plataforma, é comum surgirem dúvidas sobre o que ela realmente pode entregar.

    Nos tópicos, a seguir, explicamos as principais possibilidades que essa tecnologia oferece, tanto para usuários quanto para empreendedores. Confira!

    Plataformas de serviços

    Não há dúvidas de que o setor que mais tende a ser impactado por essa tecnologia é o de SaaS. Os PWAs têm o potencial de ampliar significativamente o público atendido por essas empresas, e até reduzir custos com desenvolvimento, uma vez que a manutenção de apps exige diferentes equipes especializadas para cada tipo e geração de sistema operacional.

    Chats e redes sociais

    Embora suas estratégias sejam focadas no uso de aplicativos nativos, as grandes redes sociais da atualidade oferecem PWAs com quase todas as funções dos seus apps oficiais. Isso ilustra o potencial dessa metodologia de desenvolvimento em oferecer experiências de navegação e interação complexas, que podem interessar, por exemplo, empresas que utilizam plataformas exclusivas para relacionamento e gerenciamento de colaboradores.

    Portais de conteúdo

    Os Progressive Web Apps também podem favorecer blogs e portais de notícias gerando tráfego contínuo às suas páginas. Além de incentivar a leitura de novos conteúdos nas redes sociais e newsletters, os PWAs podem oferecer acesso rápido pela home e por notificações, sem precisar convencer o seu público a baixar um app ou realizar qualquer tipo de cadastro.

    Instalação em home

    Como explicado, os PWAs podem ser adicionados às homes dos smartphones, dispensando a necessidade de abrir o navegador e digitar uma URL. O usuário pode fazer isso instalando o app a partir do navegador, mas é importante esclarecer como isso funciona.

    A “instalação”, nesse caso, é muito diferente da convencional feita pelas lojas de apps, começando pelo fato de ser vinculada ao browser. A maioria delas adiciona apenas um ícone com um link para o site, mas é possível agregar outras funções, como o envio de notificações ou alguma funcionalidade que exija o uso de recursos do smartphone.

    Os PWAs vão substituir os apps nativos?

    Como você pode perceber, todos esses recursos tornam a experiência do PWA muito próxima à do já consolidado uso dos apps nativos. Dessa forma, dadas as suas enormes vantagens, não é de se espantar que a expectativa dos profissionais e entusiastas da área seja enorme.

    Entretanto, ainda existem desafios a serem superados. Google e Microsoft são companhias que estão apostando alto nessa nova fase do desenvolvimento mobile, mas outras grandes, como a Apple, ainda se mantêm discretas sobre o assunto.

    O resultado disso é que os sites PWA ainda apresentam sérios problemas de compatibilidade com dispositivos iOS (iPhones e iPads), deixando claro que a empresa não está fornecendo atualizações que contemplem esse tipo de app. Além de frear o desenvolvimento da tecnologia, isso também afeta uma de suas principais promessas, que é, justamente, a liberdade e a democratização do acesso.

    Ainda não está claro, portanto, como o Progressive Web App ganhará destaque nos próximos anos, mas é importante mostrar que o seu crescimento não significa o fim dos aplicativos nativos. O seu objetivo é agregar um canal de acesso e oferecer uma nova opção ao usuário que não pode ou não deseja ter uma aplicação instalada em seu dispositivo.

    Essa, inclusive, tem sido a estratégia adotada pelas grandes corporações. As plataformas modernas devem se adequar a diferentes ambientes digitais, e a grande missão dos desenvolvedores, agora, é garantir a perfeita sincronização de todas essas versões de sites e apps. O propósito de tudo, no entanto, continua sendo o mesmo: entregar a melhor experiência possível ao usuário.

    Quais são as principais referências do modelo PWA atualmente?

    Para finalizar este artigo, abaixo, você confere alguns dos principais exemplos de PWAs que têm chamado a atenção de empresas do mundo inteiro.

    Twitter

    Twitter saiu na frente ao lançar um web app progressivo para dispositivos Android e Windows. A plataforma pode ser acessada instantaneamente, sem a necessidade de baixar o aplicativo ou sequer abrir o navegador. O seu PWA funciona como um app comum, mas, na realidade, é um site focado na experiência mobile.

    Pinterest

    Pinterest foi outra rede social que resolveu lançar um PWA para aprimorar a experiência do usuário nos navegadores e os resultados foram surpreendentes.

    A nova plataforma teve um desempenho superior aos aplicativos nativos. A empresa relatou um aumento de 50% nos cliques em publicidade e 40% nos gastos dos usuários.

    Uber

    Expandindo rapidamente para diferentes localidades do planeta, a Uber precisou se adaptar para atender seus usuários com qualidade, mesmo em locais com conexões de internet precárias.

    Seu PWA imita as funcionalidades dos seus aplicativos nativos e carrega em menos de 3 segundos, inclusive, em redes 2G!

    E ai? Tem interesse no PWA? Esse é apenas um caminho, entre vários outros, para adequar seus serviços ao comportamento do consumidor atual. Saiba, porém, que mais importante do que a tecnologia implementada é o planejamento da sua estratégia de desenvolvimento.

    Continue por aqui e confira o nosso próximo conteúdo com informações essenciais para quem deseja transformar um site em um app!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.