Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 17 de janeiro de 2019. | Atualizado em 25 de julho de 2019


Planejar as atividades e investimentos da empresa só pode dar certo com base em dados. Para fazer isso, é preciso criar uma projeção de resultados de modo que seja possível levar em conta vários aspectos relevantes para o dia a dia do negócio, como investimentos, gastos e deduções. 

Você gostaria de poder prever tudo o que vai acontecer dentro da sua empresa no próximo ano? Pense como esse conhecimento prévio poderia ajudar a gerenciar o seu time — saber exatamente que ação tomar em cada situação, sem medo ou insegurança.

É verdade que não dá para prever exatamente tudo o que vai acontecer. Porém, é possível fazer uma projeção de resultados de modo efetivo. Isso vai permitir que você concentre os seus esforços nas prioridades certas.

Mas, afinal, o que é projeção de resultados e como ela pode ser feita? Neste post, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe conosco!

O que é projeção de resultados

A projeção de resultados é uma análise de dados que permite prever a quantidade de vendas e a lucratividade do negócio. Por meio dessa análise, é possível estimar a quantidade de compras e vendas, calcular as despesas operacionais e analisar a necessidade de investimentos.

Tudo isso é feito levando em consideração um período determinado, como o mês, trimestre, semestre ou ano. Em outras palavras, se trata de uma estimativa para o futuro da empresa, com base no que já foi feito até o momento.

O que considerar na hora de fazer uma projeção de resultados? Alguns elementos importantes incluem o histórico de vendas, a sazonalidade do negócio e a capacidade produtiva da empresa.

No que você deve ficar de olho?

A projeção de resultados é essencial para que você consiga planejar tudo o que vai fazer nos próximos meses e anos do seu negócio. Para isso, é preciso ficar de olho em alguns aspectos, como os seguintes!

Investimentos

Investir nem sempre é simples. Para ser eficiente nisso, é preciso escolher o momento certo, considerando tanto a quantidade de capital disponível quanto o fluxo de trabalho da empresa.

Pense, por exemplo, em uma empresa que precisa contar com vendedores eficientes e experientes para trabalhar durante um período específico do ano em que há maior demanda. Qual o melhor momento de contratar? Quando chegar a época do pico de vendas? Provavelmente, não.

Talvez a melhor opção seja fazer a contratação dos vendedores alguns meses antes do pico. Assim, é possível tirar tempo para treinar os profissionais recém-chegados. Como resultado, seus clientes serão sempre atendidos pelo padrão da empresa, o que evita surpresas desagradáveis e garante o mais alto nível de satisfação.

O exemplo que citamos é sobre Recursos Humanos, mas também é preciso escolher o melhor momento para investir em equipamentos, tecnologia e expansão de alguma área.

Gastos

Os seus resultados estão diretamente relacionados aos seus custos. Quanto mais você vender, maiores serão os seus gastos com mão de obra e matéria-prima. A projeção de resultados também ajuda você nesse quesito. É possível saber com antecedência:

  • o volume de compras que precisa ser feito em cada período;
  • a relação entre a sua capacidade produtiva e a expectativa de vendas;
  • necessidade de possíveis ampliações;
  • qual departamento precisa de contratações;
  • entre outros aspectos.

Deduções

Deduções dizem respeito às despesas que seu negócio tem de acordo com as vendas feitas. Em outras palavras, são custos que você terá somente se vender.

Assim, quanto maior for seu volume de vendas, mais você vai gastar com as deduções. Alguns exemplos desse tipo de custo são fretes, comissões e impostos. Ficar de olho nas deduções vai ajudar você a planejar financeiramente o seu empreendimento e evitar surpresas no fim de um ciclo.

Como a projeção de resultados beneficia o seu negócio?

Você viu até agora o que é a projeção de resultados e em que aspectos ela ajuda você a ficar de olho no seu negócio. Porém, quais são os benefícios de fazer isso? A verdade é que eles são muitos. Agora, vamos ver dois deles, que se destacam!

Gerenciamento eficiente

A implementação da projeção de resultados ajuda você a gerenciar de modo eficaz o seu departamento. Até mesmo as suas projeções de custos, sejam eles fixos ou variáveis, serão mais eficazes.

Além de ajudar você a controlar financeiramente o departamento, isso traz uma visibilidade melhor dos picos de serviço. Assim, fica mais fácil conciliar as necessidades dos seus colaboradores, como tirar férias, com os pontos de prioridade da empresa, como as metas a bater no período.

Desse modo, em épocas de alta demanda, você poderá contar com toda a sua equipe. Já nos períodos de maior tranquilidade do ano, é possível dar aos colaboradores os tão merecidos dias de folga.

Ao fazer isso, a empresa nunca fica com falta de pessoal. Percebe como ser eficiente ao gerenciar o seu departamento está ligado a uma projeção adequada de resultados?

Você pode se interessar por estes outros conteúdos sobre gestão!
👉 O que é ROI? Como calcular o Retorno Sobre Investimento
👉 PDCA: entenda tudo sobre esse método para gerir resultados
👉 O que é KPI: descubra o que é, como escolher e melhores práticas
👉 Plano de ação: entenda o que é e como elaborar um para a sua empresa

Aumenta a possibilidade de expansão

A projeção de resultados também faz com que a organização da sua empresa seja mais eficiente. Isso contribui para evitar o desperdício de capital e se certificar de que você consegue atender a todas as pessoas que precisam dos seus produtos ou serviços.

Desse modo, sempre que decidir expandir seu departamento, você terá organização suficiente para reunir os recursos necessários e completar o projeto com sucesso. Em resumo, a projeção de resultados aumenta sua previsibilidade de escala.

Como fazer a projeção de resultados?

Até agora, ficou claro o que é projeção de resultados e por que você deve fazer isso. Basicamente, existem 6 passos que você precisa dar. Veja quais são!

1. Verifique o histórico do negócio

Você quer fazer uma projeção de resultados bem próxima da realidade, certo? Para isso, é preciso usar dados reais que mostram o funcionamento e o comportamento do negócio em cada época do ano.

Uma dica para ter esses dados sempre em mãos é usar ferramentas tecnológicas que permitam consultar todo o histórico do seu negócio.

Alguns fatores que merecem sua total atenção são a oscilação média da empresa nos meses anteriores, seu pico de venda e o período de menor demanda. Esses indicadores vão ajudar você a projetar suas vendas futuras.

2. Observe a economia do país

Vender não depende exclusivamente da qualidade dos seus produtos e da época do ano. Outros fatores externos influenciam (e muito!) os seus resultados futuros.

Sendo assim, é preciso sempre ficar atento às expectativas econômicas do país. As crises econômicas diminuem o poder de compra do consumidor e, por esse motivo, o faturamento da sua empresa pode ser menor em tempos de recessão.

Observar a economia do país vai ajudar você a ser mais eficaz na projeção de resultados da sua empresa.

3. Faça uma lista com as ações planejadas

Existe uma série de ações que aumentam a visibilidade de um negócio, principalmente, as que estão ligadas com o marketing.

Por isso, tire tempo apara analisar quais são as ações planejadas. Isso pode contribuir para que as vendas aumentem em alguns períodos. Essa lista vai ajudar você a projetar resultados cada vez mais próximos da realidade.

4. Use a concorrência como referência

Talvez você pense: “eu não tenho dados suficientes para fazer uma projeção de resultados, então, não tenho como fazer”.

Apesar de lógico, esse pensamento não está correto. A projeção de resultados pode ser feita usando dados da sua concorrência. Como fazer isso? O primeiro passo é conhecer empresas que tenham as mesmas características do seu negócio. Algumas delas são:

  • tamanho da empresa;
  • capacidade produtiva;
  • público-alvo;
  • área de atuação mercado.

Depois de coletar os dados necessários dos seus concorrentes, é possível verificar como é o mercado em cada época do ano e ter uma estimativa de quais serão as suas vendas.

5. Simplifique o máximo possível

Se você pesquisar, vai ver que existem diversas fórmulas matemáticas para fazer a projeção de resultados da sua empresa. Você precisa escolher com sabedoria qual delas vai usar. É preciso ter algo que realmente funcione e que não gere um trabalho desnecessário ao fazer o cálculo.

Por isso, procure métodos simples. Um que é muito utilizado para fazer uma projeção de faturamento anual é verificar o montante faturado no ano anterior e somar a esse valor o índice da inflação.

Para ficar mais fácil entender, pense em uma empresa que faturou R$1.000.000,00 no ano anterior e a inflação foi correspondente a 5%. Usando essa lógica, a projeção de resultados vai ser:

1.000.000,00 + 5% = 1.050.000,00

Além do cálculo, é necessário pensar onde as suas informações são guardadas. Por isso, opte por usar sistemas de gestão que vão ajudar você a obter todos os dados necessários com apenas alguns cliques.

6. Acompanhe os resultados

A verdade é que, por mais acertada que a projeção de resultados seja, ela vai oferecer a você uma estimativa do que vai acontecer na sua empresa. Ter essa análise não quer dizer que tudo vai sair exatamente como o planejado.

Então, acompanhe os seus resultados reais. Use a projeção para se planejar e ajuste o percurso sempre que necessário.

Como você viu, as ações de marketing impactam diretamente as projeções de resultados da sua empresa. Com isso em mente, use adequadamente as estratégias, como as de SEO. À medida que você faz isso, os resultados da sua empresa serão cada vez maiores.

Gostou de ver como fazer a projeção de resultados da sua empresa? Quer continuar aprendendo mais sobre esse assunto? Veja agora como gerar relatórios de SEO que são resultados!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *