Por Matheus Pereira

Jornalista, analista de sucesso do cliente na Rock Content e entusiasta do Marketing Digital. Acredita que a Comunicação tem o poder de transformar a sociedade.

Publicado em 10 de julho de 2018. | Atualizado em 20 de fevereiro de 2020


Os prosumers são consumidores que procuram todas as informações sobre um produto e serviço. Depois de uma avaliação criteriosa, eles compartilham a sua opinião com milhares de seguidores na internet. Conheça neste artigo o conceito desse novo tipo de consumidor e quais são os impactos para a sua estratégia.

Os prosumers consomem e produzem conteúdo a todo o momento. Eles usam o seu perfil na internet para compartilhar avaliações sobre determinados tipos de produtos ou serviços.

A experiência de mercado e o número de seguidores faz com que as suas opiniões influenciem diretamente na decisão de compra das pessoas. 

Esse novo tipo de consumidor pode impactar diretamente no sucesso do seu negócio. Afinal, um feedback positivo pode aumentar as vendas. Já um comentário negativo pode prejudicar a imagem da sua empresa. 

Por isso, é fundamental que você conheça todas as informações sobre os prosumers. 

Neste artigo, vamos abordar os seguintes pontos. 

Quer melhorar a reputação da sua empresa no ambiente online? Então, continue lendo este conteúdo agora mesmo.

O que é prosumer?

Não há dúvidas: o comportamento do consumidor mudou ao longo dos últimos anos. Atualmente, ele não compra um produto ou serviço somente pela qualidade do conteúdo. 

Pelo contrário, o cliente analisa os pontos positivos e negativos de cada produto. Ele verifica se a linha de produção da empresa pensa na sustentabilidade, se tem preocupação com a responsabilidade social corporativa, entre outras questões. 

Essa nova realidade de cliente é muito interativa. O Marketing boca a boca não ocorre como no passado. Se antes as pessoas falavam sobre o produto com um vizinho, amigo ou parente. Hoje, a situação é completamente diferente. 

Eles criam e consomem conteúdo em diversos canais de comunicação e para milhares de pessoas em blogs, sites, perfis em redes sociais e e-mail marketing

Além disso, participam de grupos de discussões, debatem sobre o assunto, compartilham suas opiniões e ainda comentam na postagem do amigo virtual. 

Porém, nem todos os clientes são assim. Os consumidores que agem dessa forma são conhecidos como prosumer. Na prática, eles são os famosos microinfluenciadores digitais. 

Os prosumers investigam todas as informações sobre um tipo de produto ou serviço. Buscam cada detalhe que vai influenciar no poder de decisão dos seus seguidores. 

Se a sua marca for alinhada com os objetivos dos prosumers, provavelmente, eles atuarão como defensores, divulgando positivamente todo o seu trabalho. 

Se não gostar do seu conteúdo, eles poderão prejudicar a imagem da sua empresa. Portanto, não há outra saída: você deve encontrar quem são os prosumers do seu segmento e criar um bom relacionado com cada um. 

Dessa forma, conquistará ótimas avaliações e bastante seguidores. 

Quais são as características dos prosumers? 

Existem algumas características que são predominantes em todos os prosumers. É importante conhecê-las para você aprender a lidar com esse tipo de consumidor. 

Prosumers, geralmente, criam o seu próprio estilo de vida. Eles são proativos e buscam informações em diversas fontes para criar uma rotina de acordo com as suas necessidades. 

Os prosumers escolhem um serviço ou produto com inteligência. Não fazem compras por impulso. Eles analisam quais são as melhores mercadorias com ótimo custo-benefício. 

Outra característica interessante dos prosumers é que eles não gostam de empresas que têm o mesmo serviço por décadas. Eles abraçam organizações que buscam mudanças o tempo todo. Além disso, querem ser os primeiros a usar a novidade. 

Os prosumers gostam de uma comunicação interativa com a marca. Eles querem enviar suas dicas, dar feedbacks, reclamar e compartilhar informações e opiniões. 

Eles também são desapegados. Não usam o mesmo produto ou serviço somente porque a marca é famosa. Se a concorrência oferecer outra opção melhor e mais completa, provavelmente, ele mudará de serviço. 

Os prosumers são autodidatas. Eles gostam de descobrir como um produto ou serviço é desenvolvido. Têm habilidade para aprender e compartilhar conhecimento com seus milhares de seguidores. 

Grandes marcas já perceberam os impactos dos prosumers e deram espaço na criação dos seus conteúdos. 

O Wikipedia, por exemplo, só existe porque toda a produção de textos é feita exclusivamente pelos usuários. Marcas como a Lego dão espaço para que os prosumers participem do processo criativo e design dos produtos. 

Quais são os tipos de prosumers? 

O consumidor toma decisões de várias formas, por isso, não é possível definir um único modelo de prosumers. Os mais comuns são: original, influenciadores e embaixadores da marca, engajados. 

  • original: cria produtos e serviços para disponibilizar a outras pessoas no mercado. Empresas também usam esse tipo de prosumer para ajudá-la na criação de novas ideias para a sua marca; 
  • influenciadores e embaixadores da marca: usam o seu produto, avaliam e compartilham a opinião para milhares de seguidores. O consumo do produto pode ser feito de forma espontânea ou por meio de parcerias;
  • consumidores engajados: o cliente decide qual produto deseja consumir. A decisão é tomada não só pela qualidade do conteúdo, mas também pelos valores e posicionamento do negócio. 

Conhecer o conceito de prosumer, os tipos que existem e as suas características é fundamental para criar uma estratégia poderosa e que causa efeitos positivos para o seu negócio. 

Infográfico sobre Influenciadores DigitaisPowered by Rock Convert

Qual é o impacto do prosumer no Marketing Digital? 

A equipe de Marketing de uma empresa não pode ignorar o papel dos prosumers na sociedade. Afinal, eles são destaques no mundo dos negócios, procurando tendências e inovações que são lançadas no mercado. 

Se você tiver paciência para escutar cada feedback, poderá criar produtos inovadores, antecipar mudanças e até garantir vantagem competitiva. 

Outro ponto interessante é que os prosumers consomem diversos tipos de conteúdo: áudio, texto e vídeo. Então, eles podem ser as melhores para alinhar as suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Em uma boa pesquisa, você poderá descobrir quais são os tipos de conteúdo que eles gostariam de ouvir, quais são os artigos que podem chamar a sua atenção, quais são os textos que geram mais compartilhamento, entre outras questões. 

Essas informações ajudarão no desenvolvimento de uma nova estratégia, garantindo que um grupo pequeno de pessoas leia os seus conteúdos e compartilhe com milhares de seguidores.

Como criar um bom relacionamento com os prosumers?

Um dos maiores erros de grande parte das empresas é não cuidar de um bom relacionamento com os prosumers, já que eles podem falar mal do seu negócio e prejudicar a sua imagem com os clientes. 

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como engajar com esse novo perfil de consumidor.

Vamos lá? 

Crie espaços de interação com os prosumers

Prosumers gostam de serem ouvidos. Portanto, dê um espaço para que eles possam publicar suas opiniões, compartilhar conhecimentos e ideias. 

Uma dica bastante legal é convidá-los para criar um produto, participar de mudanças do design do seu site e fazer parcerias com a sua página na internet. 

Prosumers têm mais empatia com negócios que deixam eles sentirem como parte da sua empresa. Então, não tenha receio em promover qualquer ação, pois eles podem trazer novidades incríveis. 

Pense em experiências diferentes 

Prosumers gostam de empresas que saiam da zona de conforto e criam experiências inesquecíveis para os seus clientes. 

Nesse cenário, enquadram-se organizações que convidam clientes a conhecer os bastidores da empresa, que tem oportunidade de fazer uma reunião com o CEO e que tem liberdade para tomar decisões que impactam no sucesso do negócio. 

Dedique atenção aos prosumers

Engana-se quem pensa que uma boa relação com os prosumers é barata. Pelo contrário, eles não são fãs de um simples brinde ou cartão de aniversário. 

Portanto, busque inovação e seja verdadeiro desde o início da relação. 

Para isso, ouça cada informação com atenção, contribua para a parceria, gere valor, identifique seus erros e agradeça pelas orientações. Dessa forma, perceberá que tudo não é apenas uma jogada de Marketing. 

Monitore os prosumers nas redes sociais 

Você não pode ter somente um contato com o prosumers. Por isso é fundamental monitorá-los nas redes sociais. 

Esteja nas mídias sociais em que eles estão, leia os conteúdos que eles mais gostam e veja tudo que eles compartilham. Essas informações podem ajudá-lo a conhecê-los melhor, criar experiências únicas e engajá-los com a sua marca. 

Todas as dicas que apresentamos não podem ser feitas de qualquer forma. Se possível, deixe uma pessoa do seu time de Marketing para essa função. Ela terá muitos conhecimentos e poderá compartilhar relatórios completos sobre os prosumers. 

Grande parte das empresas tem dificuldade para lidar com esse novo cenário, especialmente quando não se dão conta de que o sucesso do negócio depende da participação da sua audiência. 

Por isso, a sua marca precisa ter prosumers ao seu lado para que eles ajudem a influenciar outras pessoas, trazendo mais clientes e vendas para o seu negócio. 

Agora que você já sabe quem são os prosumers, descubra como sua empresa deve se preparar para atender ao consumidor 4.0.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *