Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 11 de abril de 2019. | Atualizado em 12 de fevereiro de 2020


A publicidade Below The Line é uma ferramenta de marketing inovadora, na qual a criatividade predomina. Esse tipo de publicidade comunica uma mensagem direta, surpreendente e não convencional a um segmento específico do público.

Quando o assunto é promover uma marca e seus produtos, a publicidade Below The Line é uma ótima aliada para o seu negócio, de modo que é importante que você conheça os detalhes dessa estratégia e saiba como aplicá-la.

Por esse motivo, nas próximas linhas, explicaremos:

O que é publicidade Below The Line

Para começar, é importante saber que BTL é a sigla para Below The Line, ou abaixo da linha. Esse termo refere-se a campanhas de comunicação não massivas, direcionadas a segmentos de mercado específicos.

A publicidade Below The Line é o caminho para alcançar esses segmentos por meio de técnicas como criatividade, surpresa e senso de oportunidade, usando canais e métodos inovadores para transmitir mensagens.

Características desse tipo de publicidade

A principal característica da publicidade Below The Line é que ela não se desenvolve por meio da mídia de massa. Na verdade, ela tira proveito de canais de marketing diretos e inovadores e até de eventos sociais e telemarketing. Conheça outras de suas singularidades a seguir.

Personalização

Ao segmentar o mercado, a publicidade BTL permite que as interações entre a marca e o público-alvo sejam personalizadas de forma próxima e direta.

Duração específica

Sim, esse tipo de publicidade tem começo e fim. Assim, é importante definir seus objetivos e em quanto tempo você espera alcançá-los.

Alta dose de criatividade

Inovação, originalidade e surpresa são algumas palavras que descrevem a essência da publicidade Below The Line. Criatividade é o que permite que essa estratégia se conecte ao público-alvo e aproveite ao máximo os canais de comunicação.

Vantagens de usar a publicidade Below The Line

Descubra as diferentes vantagens que se destacam na publicidade BTL.

Flexibilidade

A publicidade Below The Line pode ser desenvolvida nos formatos de publicidade digital e tradicional. Além disso, pode ser introduzida como uma estratégia promocional em diferentes metodologias e práticas de Marketing Digital.

Quantificação

Outra das grandes vantagens da publicidade BTL é a facilidade de medir os resultados. Aspectos como contatos gerados e testes de produtos são algumas das métricas que ajudam a identificar erros ou garantir que as etapas estejam sendo executadas corretamente.

Economia

Por tirar proveito de canais alternativos de comunicação e interação, a publicidade Below The Line é muito mais barata que campanhas e propagandas conduzidas pelas grandes mídias.

Inbound Marketing 2.0Powered by Rock Convert

Passos para fazer a publicidade BTL

Agora que você sabe o que é a publicidade BTL, é hora de falar sobre como colocá-la em prática. Para desenvolvê-la com sucesso, siga as 5 etapas a seguir.

1. Identifique o mercado

Este deve ser o seu ponto de partida. Lembre-se de que a publicidade BTL é sempre direcionada a um segmento específico, determinado após um estudo de mercado.

2. Estabeleça metas

Trata-se de perguntar a si mesmo e responder à seguinte pergunta: “Por que vou aplicar a publicidade Below The Line e o que quero obter com ela?”

3. Defina um orçamento

Embora a publicidade BTL seja caracterizada pela economia, você ainda deve definir um orçamento realista para desenvolvê-la.

4. Faça o planejamento

Com base no seu orçamento, no público-alvo e nos objetivos, estabeleça um planejamento que contemple táticas, estratégias, canais de comunicação, entre outras coisas.

5. Meça os resultados

Basta aproveitar métricas como as mencionadas acima para avaliar o desempenho da campanha de publicidade Below The Line.

E pronto! Com esses 5 passos simples, você pode aplicar com sucesso tal método inovador e valioso de promoção, que pode ser alinhado às melhores estratégias de marketing.

Achou essas informações úteis? Se esse conteúdo atendeu às suas expectativas e você deseja continuar aprendendo sobre o assunto, conheça nosso artigo sobre os tipos de marketing!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *