Push e Pull Marketing: o que são essas estratégias e como elas funcionam

Push e Pull Marketing são duas estratégias para abordar o público-alvo de um negócio. Enquanto o Push Marketing se refere ao conjunto de ações para levar os produtos ao consumidor, o Pull Marketing é focado em atrair o consumidor aos seus produtos.

Push e Pull Marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Dentro do Marketing, existem diferentes abordagens para conseguir alcançar os seus objetivos e causar um impacto no seu público-alvo.

Afinal, o comportamento de cada consumidor é diferente e é cada vez mais necessário entender e explorar essas características. Por isso, é importante conhecer conceitos como Push e Pull Marketing para se aproximar dos seus leads.

Enquanto uma abordagem é mais direta em busca da venda, outra técnica consiste na criação de uma relação mais próxima com o consumidor. Apesar de completamente diferentes, entender mais sobre cada uma delas pode otimizar as suas estratégias em busca de um melhor desempenho.

Por isso, vamos abordar os seguintes tópicos, neste artigo:

Que tal se aprofundar e conhecer mais sobre os benefícios e aplicações dos dois conceitos? Confira!

O que é Push e Pull Marketing?

A partir da tradução dos termos para o português, fica mais fácil entender os dois conceitos. “push” pode ser traduzido como “empurrar”, enquanto “pull” significa “puxar”.

Ou seja, o Push Marketing consiste na tentativa de empurrar os seus produtos aos consumidores, enquanto o Pull Marketing explora uma relação mais próxima com o seu público para conseguir as conversões.

A melhor maneira de definir as suas abordagens, porém, é o tipo de prospecção. O Push tem um comportamento mais ativo, tentando captar a atenção do público com anúncios, campanhas e ações sobre os seus produtos e/ou serviços.

Já o Pull Marketing busca aplicar uma prospecção passiva, tentando atrair consumidores em potencial a partir da conquista e do encanto.

De certa forma, essas duas abordagens muito utilizadas no ramo do varejo podem ser relacionadas a dois conceitos em alta no Marketing Digital: o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

A partir do entendimento dessas duas estratégias, se torna muito fácil identificar qual tática pode funcionar melhor com os consumidores que você quer converter.

Afinal, por mais que o comportamento do usuário tenha modificado bastante com a transformação digital e os avanços tecnológicos, as duas abordagens ainda são válidas.

De acordo com os seus objetivos em curto, médio e longo prazos, a sua persona e até mesmo o segmento em que atua, é fundamental saber diferenciar as duas táticas ao abordar o consumidor.

Como cada uma delas funciona na prática?

Para não restar dúvidas sobre como essas estratégias se encaixam dentro de um plano de Marketing, é importante compreender o funcionamento de cada uma delas na prática. Confira!

Push Marketing

O Push Marketing se aproxima do conceito conhecido como marketing direto. Ou seja, conseguir mais conversões a partir da oferta dos produtos e/ou serviços. Dessa forma, é comum reforçar campanhas e anúncios para conseguir cativar a atenção do consumidor.

O caminho para a venda, porém, vai das empresas até o consumidor, literalmente empurrando as suas ofertas. Normalmente, isso acontece em organizações que estão começando e querem se posicionar dentro desse segmento.

Afinal, com tantos concorrentes, é preciso aparecer e chamar a atenção para ser reconhecido pelos clientes em potencial. O objetivo, portanto, é conquistar maior visibilidade, alcançar o maior número possível de consumidores e, assim, buscar mais conversões.

A abordagem também é extremamente para válida para quem já está estabelecido em um mercado, mas quer anunciar um novo produto.

A estratégia consiste, basicamente, em apresentar os benefícios que a empresa pode garantir ao consumidor que realizar a compra. O foco passa a ser a quantidade de usuários impactados, e não a qualidade e o perfil desses clientes.

Por mais que o perfil do consumidor exija algumas adaptações, e o Push Marketing seja visto com mais desconfiança pelas empresas, ainda é uma estratégia válida.

Especialmente em varejos e pontos de venda físicos, essa abordagem pode ser muito útil para conseguir mais conversões para o seu negócio.

Pull Marketing

O Pull Marketing, portanto, é exatamente o oposto. A partir de uma estratégia em longo prazo, o objetivo é fazer com que os clientes procurem a empresa.

Ou seja, consiste em uma série de técnicas para atrair os consumidores para perto do produto e/ou serviço a ser oferecido. A fidelização de clientes, por exemplo, é um dos principais objetivos dessa tática.

A ideia não é apenas conseguir a conversão, mas fazer com que o cliente se sinta confortável para retornar mais vezes. O foco, portanto, está no sucesso em longo prazo da empresa como um todo, na tentativa de criar uma base sólida de consumidores fiéis.

O trabalho de atração é feito a partir do entendimento das necessidades, desafios e comportamento do seu público-alvo.

Sempre mantendo os clientes por perto, a tendência é que eles retornem com maior frequência, aumentando, por exemplo, o ticket médio de cada consumidor.

Dessa forma, anúncios e campanhas tradicionais de comunicação acabam dando lugar a estratégias como o Marketing de Conteúdo, contribuindo para um relacionamento mais próximo e natural com os clientes.

Os contatos e mensagens para os consumidores, portanto, não têm o foco na conversão, mas sim na criação de uma relação de confiança.

A ideia é contribuir com a persona para que ele encontre soluções para os seus problemas e, após um período de nutrição e qualificação desse contato, realizar a abordagem para conseguir a conversão.

Quais são as diferenças entre elas?

Quais são, portanto, as principais diferenças entre Push e Pull Marketing?

Objetivo principal

A principal diferença entre as duas abordagens é, justamente, o objetivo principal. Ou seja, enquanto o Push Marketing foca diretamente a conversão do consumidor em curto prazo, o Pull foca a atração.

A meta é atrair as pessoas, encantá-las e, assim, criar uma relação de confiança, fazendo com que elas voltem mais vezes, diferente da necessidade por vendas a qualquer custo.

Tempo de espera

O objetivo de cada uma das abordagens impacta diretamente, também, o tempo de espera para conseguir os resultados. Afinal, o Push consiste em uma tática mais agressiva, captando a atenção de consumidores com maior facilidade, enquanto o Pull Marketing leva mais tempo para gerar resultados.

Em compensação, a tendência é que o desempenho positivo seja mais duradouro.

Direção dos esforços

Como consequência, o direcionamento dos esforços também é diferente. Enquanto a comunicação do Push Marketing consiste na apresentação dos benefícios e vantagens do produto e/ou serviço, o Pull trabalha a partir das demandas e objetivos dos consumidores.

A mensagem é invertida, mostrando que, caso ele tenha um problema, por exemplo, a sua empresa tem a solução.

Quais são os melhores exemplos de utilização desses conceitos?

Na prática, quem consegue utilizar Push e Pull Marketing de forma eficiente em suas estratégias de comunicação? Nada melhor do que duas empresas que exploram as abordagens em conjunto para exemplificar. Confira!

Coca-Cola

A Coca-Cola, líder do seu segmento e sempre uma referência para ações de Marketing, consegue utilizar Push e Pull Marketing em suas estratégias de comunicação.

Ao entrar em seu site, a primeira informação indica o lançamento de um novo produto, com uma mensagem direta e estimulando o consumidor a comprar o item.

Exemplo propaganda Push Marketing

Ao descer a página, a empresa já exibe algumas práticas importantes para combater o novo Coronavírus, uma clara estratégia de Pull Marketing, aproximando-se do cliente a partir dos seus desafios e obstáculos.

Propaganda Pull Marketing

Nike

A Nike também é outra empresa especialista em utilizar as duas ações em conjunto. Dessa forma, a empresa de artigos esportivos consegue chamar a atenção dos usuários e, ao mesmo tempo, criar um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Não à toa, criou aplicativos gratuitos com dicas e exemplos de treinamentos, mas também, investe em anúncios e campanhas mais diretas. No próprio site da empresa, fica clara a mescla das duas abordagens.

A primeira, com uma estratégia clara de Push Marketing.

Enquanto, logo abaixo, uma abordagem mais natural e passiva.

Exemplo campanha Pull Marketing

Como planejar a implementação dessas estratégias?

Para implementar alguma (ou as duas) das estratégias, é preciso considerar alguns fatores. Confira passos importantes a serem analisados.

Analise o seu público

A primeira ação a ser tomada é uma análise aprofundada sobre o seu público. Afinal, uma abordagem mais direta pode afastar aqueles consumidores que desejam conhecer mais uma marca antes da tomada de decisão.

O mesmo vale para segmentos que exigem velocidade no processo de tomada de decisão, o que pode não ser tão eficiente com a aplicação do Pull Marketing.

Defina o seu objetivo

Ter em mente o objetivo final também é fundamental. A partir dessa resposta e da necessidade da sua empresa, fica mais evidente qual é a abordagem mais indicada para alcançar os números esperados.

Para aquelas empresas que precisam de resultados rápidos, o Push Marketing se torna mais eficiente, causando um impacto quase instantâneo no seu público-alvo.

Monitore os resultados

Após todos esses passos, é importante continuar de olho no que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. Em alguns casos, uma abordagem mais agressiva pode não ser tão eficiente como o esperado ou a longa espera por resultados pode ser prejudicial ao seu negócio.

Por isso, é necessário monitorar sempre o que pode ser modificado para um melhor desempenho. O Push e Pull Marketing são duas estratégias importantes e valiosas para conseguir causar um impacto positivo nos consumidores.

Como apresentado neste artigo, a utilização de uma abordagem não exclui a aplicação de outras. Apesar de antagônicas em sua essência, elas podem ser complementares, aumentando ainda mais a eficiência do seu plano de Marketing.

Como mostramos, o Pull Marketing tem algumas semelhanças com um conceito em alta: o Inbound Marketing. A partir da produção de conteúdos e materiais relevantes, o objetivo também é atrair consumidores em potencial e aumentar o interesse do público sobre os seus produtos e/ou serviços.

Quer saber mais? Então, baixe o nosso Guia Definitivo do Inbound Marketing!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.