Saiba como usar o PuTTy para criar conexões seguras usando criptografia

O PuTTy é um software que permite criar conexões com servidores de maneira remota. Assim, usuários podem realizar alterações, ajustes e enviar arquivos de qualquer lugar e de maneira segura, por meio de um protocolo SSH que esse programa gera.

putty

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Realizar ajustes, enviar arquivos, consultar domínios, e uma série de outras atividades fazem parte do trabalho de gestão de sites. O ideal é que essa tarefa possa ser feita de qualquer lugar, sem a necessidade de estar no computador de origem do servidor.

Para isso, o PuTTy é uma ferramenta fundamental, permitindo criar conexões seguras, principalmente. Com protocolos sólidos, esse trabalho se torna receptível à atividade remota, garantindo que as informações transmitidas de um computador para o servidor de hospedagem estejam protegidas.

Ter esse ambiente altamente seguro é uma necessidade comum a qualquer site. Por isso, o PuTTy pode ter um importante papel para gerenciamento sem riscos a dados confidenciais.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o PuTTy. Para isso, o conteúdo abordará os seguintes tópicos:

  • O que é PuTTy?
  • Como ele funciona?
  • Como o PuTTy se mostra importante?

Continue a leitura e descubra!

O que é PuTTy?

O PuTTy é uma das mais famosas ferramentas de criação de protocolos SSH utilizadas atualmente. É um recurso de grande valor para quem precisa gerenciar sites e, consequentemente, busca realizar alterações no servidor — assim como envio de arquivos —, mas não tem acesso ao computador de origem.

Em meio a essa necessidade, há também a responsabilidade de manter a atividade segura, o que só é possível por meio da criptografia. Esse nível de segurança da informação permite que dados transferidos de um ponto ao outro estejam indisponíveis a quem não tem as chaves de acesso. Ainda que sejam interceptadas, essas informações não podem ser compreendidas por qualquer invasor.

O ponto de destaque do PuTTy é, justamente, sua capacidade de gerar uma conexão em SSH, já que esse protocolo é baseado em criptografia, assim como SSL — este, voltado para o acesso a sites em navegadores. Isso significa que o usuário tem uma ponte com o servidor de maneira remota, criando um computador capaz de controlar o gerenciamento do computador de origem.

O PuTTy é o que permite que usuários controlem o servidor, mesmo longe de sua rede de acesso ou da própria máquina que usa regularmente. Assim, além de garantir a produtividade, por meio do trabalho remoto, o usuário ainda tem a certeza de que está criando uma conexão segura para realizar qualquer edição ou envio de arquivos ao servidor.

Como instalar o PuTTy?

O PuTTy é uma ferramenta comum, ou seja, um software que pode ser instalado em qualquer computador e, a partir dele, criar a conexão com o servidor. Por isso, todo profissional pode começar a realizar esse gerenciamento remotamente, bastando ter o PuTTy pronto para uso.

Veja, em alguns passos, como garantir o software pronto para o uso.

Download

Entre no site do PuTTy para ter acesso ao arquivo que deverá ser baixado. Você encontrará uma página bastante simples e com várias ferramentas, sendo o PuTTy a primeira da lista. Clique no link para baixar.

putty

Você será direcionado a uma página em que deve escolher a versão para download (32 ou 64 bit no Windows, ou a versão para Unix). É importante escolher a correta, já que isso garantirá a compatibilidade com a sua máquina.

putty

Instalação

O processo de instalação é clássico, tão simples quanto o download. Primeiramente, é necessário abrir o instalador e, então, prosseguir clicando em “Next”.

putty

O único detalhe mais relevante que você pode alterar é o diretório de instalação do programa, o que é completamente opcional. Basta seguir as etapas e, então, a instalação estará concluída.

putty

Como o PuTTy se mostra importante?

Extremamente funcional e de operação simples, o PuTTy é realmente uma ferramenta muito útil para todos que precisam se dedicar a gerenciar sites e acessar servidores. A possibilidade de fazer esse trabalho remotamente é o carro-chefe da ferramenta, mas ainda assim, há muitas outras vantagens que justificam a importância do PuTTY.

Conheça, a seguir, as principais!

Cria conexões seguras

O PuTTy tem na gestão do servidor a sua principal função, mas só é possível realizar esse trabalho dentro de um ambiente em que a segurança seja prioridade. Por estruturar essas conexões utilizando um protocolo SSH, o PuTTy traz a confiabilidade necessária.

Assim, independentemente se serão só ajustes, ou se haverá o envio de dados, há a garantia de que nada será exposto.

Amplas possibilidades de edição

Com o PuTTy, é possível acessar os servidores para trabalhar da maneira que o usuário bem entender. Seja para corrigir um bug, seja para mudar configurações básicas, tudo é extremamente acessível e simplificado se feito com uso da ferramenta.

Isso traz autonomia para os usuários, sem que dependam de outros recursos ou, até mesmo, do fornecedor de hospedagem.

Compatível com Windows e Linux

A compatibilidade com Windows e Linux é mais um dos pontos que valem a pena destacar. Usuários gostam de operar nos sistemas operacionais em que se sintam mais confortáveis, principalmente para atividades de programação e desenvolvimento.

Assim, o PuTTy também se mostra pronto para ser operado por quem quer que seja, em qualquer ambiente.

Não impacta outros serviços da hospedagem

Hospedagens, atualmente, entregam aos clientes muito mais do que um local para a infraestrutura de sites. Serviços de email, de proteção, e muitas outras ferramentas são oferecidos em um verdadeiro pacote para seus usuários.

Diante disso, o PuTTy é uma ferramenta totalmente adequada para não gerar nenhum impacto nesses serviços, entregando apenas o que propõe.

Totalmente gratuito

Por fim, o custo é sempre um ponto importante na hora de escolher quais ferramentas serão usadas no cotidiano de gestão de sites. O PuTTy é totalmente gratuito, o que o torna amplamente acessível, independentemente se é utilizado por profissionais autônomos ou no TI de grandes empresas. Devido a sua qualidade, o software mostra um custo-benefício perfeito!

Para quem precisa gerenciar servidores e não quer ficar preso a uma máquina apenas, sem dúvidas, o PuTTy pode ser a ferramenta adequada

Gostou de conhecer mais sobre ela? Aproveite e confira mais sobre a relevância da segurança da informação e como ela impacta a manutenção de sites!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.