Por Renan Araújo

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 16 de janeiro de 2019. | Atualizado em 28 de outubro de 2019


Tem curiosidade de saber quanto ganha um youtuber? Existem alguns fatores que influenciam nesse sentido, mas também é possível adquirir uma renda por meio de estratégias que geram engajamento. Saiba mais!

A internet possibilitou que muitas pessoas, até então anônimas, se tornassem conhecidas pelo grande público, especialmente pela produção de conteúdo para nichos específicos em plataformas como o Youtube.

A partir disso, uma pergunta que muito se faz em relação a esse meio é: “quanto ganha um youtuber?“.

Caso em algum momento você já teve essa curiosidade, saiba que não foi o único. No entanto, essa é uma pergunta um pouco subjetiva e envolve fatores da própria rede social, do engajamento do público e também do próprio produtor.

Neste post, explicaremos quais são esses pontos que influenciam no salário de um youtuber, além de apresentar aqueles considerados mais famosos no Brasil e no mundo.

Quanto ganha um youtuber?

Primeiramente, é considerado um youtuber qualquer pessoa que produza conteúdo para essa rede, independentemente da quantidade de seguidores e do engajamento de seu público com a página.

Pensando nisso, como saber quanto ganha um youtuber? Bem, não existe uma resposta específica para isso, pois vai depender de alguns fatores importantes.

No geral, a conta é feita considerando 1000 visualizações. Sempre que o produtor de conteúdo atinge essa marca, ele recebe uma quantia, que não é fixa.

De acordo com estimativas, no Brasil esse valor gira em torno de 1,65 dólares (cerca de R$6,80 reais na conversão mais recente), enquanto nos Estados Unidos, $4,50.

No entanto, engana-se quem pensa que, ao criar um canal e atingir 1.000 visualizações, necessariamente, já ganhará esse valor da rede.

Existem fatores que influenciam no que é considerado, de fato, um view, como o fato de o seguidor assistir ou não aos anúncios disponibilizados

Além disso, existem outras maneiras de faturar sendo um youtuber — que abordaremos mais adiante!

Quanto ganham os youtubers mais conhecidos do Brasil e do mundo? 

Existem aquelas personalidades que, devido ao seu sucesso no YouTube, são vistos constantemente inclusive na TV.

A seguir, selecionamos os principais, indicando a arrecadação média gerada por suas visualizações no Youtube, confira!

Whindersson Nunes

Com pouco mais de 20 anos Whindersson Nunes já acumulava milhões de visualizações em seu canal. Hoje, já são mais de 30 milhões de inscritos, e uma trajetória que deu certo devido à sua persistência.

Em 2017, uma pesquisa encomendada pelo Google revelou que Whindersson era uma das personalidades mais influentes do Brasil, superando até mesmo atores globais.

Whindersson Nunes
👉 Inscritos no canal: 36,9 milhões
👉 Visualizações: 3.069.312.348
👉 Quanto ganha: $107K – $1.7M

Kéfera

De youtuber a atriz de novela: o sucesso de Kéfera com seus milhões de inscritos rendeu até mesmo um papel em uma das produções globais, com atuação elogiada pela crítica.

No canal 5incominutos, Kéfera tratava sobre assuntos variados, de acordo com o buzz do momento.

Kéfera
👉 Inscritos no canal: 11 milhões
👉 Visualizações: 831.080.837
👉 Quanto ganha: $2.1K – 34.2M

Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri começou a sua trajetória como jornalista e atualmente trabalha integralmente em seu canal do Youtube, o Me Poupe!, que tem como objetivo falar sobre educação financeira.

Nathalia Arcuri
👉 Inscritos no canal: 4.04 milhões
👉 Visualizações: 179.123.274
👉 Quanto ganha: $23.4K – 374.1K

Rezende Evil

Pedro Rezende, mais conhecido como Rezende Evil, criou o seu canal em 2012 focado em vídeos de games, principalmente do jogo Minecraft.

Com o sucesso dos seus vídeos, conquistou milhares de seguidores, além de ter escrito um livro, participado de uma série e criado um espetáculo baseado em seu canal.

Rezende Evil
👉 Inscritos no canal: 24,8 milhões
👉 Visualizações: 8.884.909.591
👉 Quanto ganha: $490.6K – 7.8M

Felix Kjellberg

Mundialmente conhecido como PewDiePie, Felix ficou conhecido por seus vídeos engraçados e, principalmente por ter ocupado o posto de maior canal do Youtube ao longo de muitos anos.

Felix Kjellberg
👉 Inscritos no canal: 101 milhões
👉 Visualizações: 23.511.158.617
👉 Quanto ganha: $1.4M – 22.2M

Ryan ToysReview

Existe uma idade certa para se tornar youtuber? Ryan ToysReview prova que não.

O pequeno garoto, de apenas 7 anos, também comprova que não precisa necessariamente ter uma ideia mirabolante para se tornar conhecido ou de uma estrutura que vai fazer inveja em qualquer pessoa.

A proposta de seu canal é mostrá-lo desempacotando brinquedos e se divertindo com esses itens logo em seguida.

Ryan ToysReview
👉 Inscritos no canal: 21.7 milhões
👉 Visualizações: 32.280.713.125
👉 Quanto ganha: $2M – 31.8M

Como ganhar dinheiro sendo youtuber?

Apesar de a própria rede social determinar um valor específico para que o influencer possa receber de acordo com as suas visualizações, é possível ganhar dinheiro por meios próprios, desde que haja um bom planejamento para isso. Entenda como!

Publipost

Se o seu canal recebe muitas visualizações, certamente vai levantar o interesse de marcas específicas, concorda? Por meio dos publiposts, os youtubers podem elaborar campanhas em seus vídeos, produzindo conteúdos que sejam relacionados com aquele item em questão.

No entanto, é preciso ter atenção quanto a esse tipo de estratégia. De nada adianta escolher por uma empresa que não corrobora com o seu propósito e fazer com que seus seguidores fiquem insatisfeitos com aquela publicidade gratuita.

Por essa razão, entenda bem quem é o seu público para não cair em armadilhas como essa. 

Conteúdo exclusivo

À medida que seu canal vai crescendo, existe a possibilidade de produzir conteúdo exclusivo para quem os adquire. Mas precisa ser exclusivo de verdade, está bem? Escolha temas diferenciados para a produção desses vídeos e traga valor para o seu público que o adquiriu. 

Produtos

O seu vídeo pode até não mencionar nada sobre aquela marca em específico, mas só o fato de você a utilizar já pode trazer ganhos para a sua carreira como youtuber.

Bonés, camisas estampadas, entre outros itens, permitem com que essas empresas tenham um alcance maior para o público certo e trazem mais uma oportunidade para que o produtor de conteúdo possa adquirir uma renda extra com o canal. 

Conteúdo de qualidade

Para chegar a esse patamar em que você, como youtuber, é requerido pelas empresas, é necessário produzir conteúdo de qualidade, concorda?

Por isso, preocupe-se muito com essa etapa de seu planejamento, tenha sempre em mente quem é o seu público, tenha um diferencial e se destaque a partir dele. 

Qualquer pessoa pode ser um youtuber, conforme mencionamos mais acima. No entanto, se destacam aqueles que entendem sobre quem acessa a sua página, levando-as em consideração no momento de escolher um tema.

Neste conteúdo, você pode entender um pouco mais sobre quanto ganha um youtuber, quais são as personalidades mais famosas no Brasil e como é possível adquirir uma renda extra por meio do canal.

É preciso entender que, antes de se aventurar e escolher os temas e assuntos a serem abordados, necessita-se de uma análise prévia, um foco para a produção de conteúdo e ainda pensar em títulos chamativos para que haja o interesse e o engajamento dos visitantes.

Quer conhecer mais sobre o tema e conhecer os canais mais acessados do YouTube? Boa leitura! 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *