Saiba como um único quiz gerou mais de 1.000 leads em um dia!

como usar quizzes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você está atento às novas tendências, já deve ter reparado que o uso de quizzes no marketing vem se popularizando cada vez mais.

Depois de anos de menosprezo, finalmente nos tocamos de que esse tipo de conteúdo (que já existia há muito tempo) pode ser uma ótima ferramenta para gerar engajamento com a nossa audiência.

O maior exemplo disso é o Buzzfeed, que mobiliza milhares de pessoas todos os dias com seus quizzes engraçadinhos.

Quem nunca perdeu alguns minutos da vida para descobrir que personagem de Friends seria ou deixou o site tentar adivinhar sua idade com base em uma porção de escolhas aleatórias? Não me orgulho em dizer que eu já…

O ponto é que a fama do Buzzfeed abriu os olhos dos profissionais de Marketing de Conteúdo para o potencial dos quizzes para empresas.

Mas calma lá, se engana muito quem acha que é só escolher um objeto de cultura pop e criar um quiz engraçadinho para que seus visitantes engajem com seu blog!

Afinal, esses quizzes engraçadinhos cumprem seu propósito como veículo de entretenimento, mas é bem diferente quando você está em uma empresa e precisa bater uma meta de leads.

Você precisa criar um quiz que gera valor real para a sua persona e traz resultados em números para sua empresa, certo?

E um quiz pode:

  • Atrair mais visitas para o seu blog;
  • Aumentar seu alcance nas redes sociais;
  • Engajar sua audiência por meio de conteúdo diferenciado;
  • Gerar contato, leads, e muito mais!

Para te ajudar, nesse conteúdo vou te contar como um único quiz gerou mais de 1000 leads apenas no seu primeiro dia para o Comunidade Rock Content, o nosso blog de aquisição de freelancers

E é claro, te ensinar a fazer o mesmo, porque nem só de ebooks se faz uma estratégia de geração de leads, não é mesmo?

Escolha uma ferramenta

Existem várias opções de ferramentas onde você pode utilizar para criar o seu quiz.

Uma opção é o nosso software Ion, uma ferramenta focada na criação de conteúdos interativos, como é o caso dos quizzes, que nós usamos frequentemente no blog.

Além de possibilitar a criação de quizzes, ele também possibilita a criação de calculadoras , landing pages, mapas, infográficos e várias outras peças interativas de forma fácil e sem a necessidade de conhecimentos em programação.

É bem recomendo para quem quer testar quizzes na estratégia o mais rápido possível e sem ter muito trabalho, porque ele já tem vários quizzes praticamente prontos para você adaptar. A ferramenta é paga, mas você pode conversar com a gente para conhecê-la mais a fundo.

Se você tem um blog em WordPress e quer fazer um quiz parecido com os do Buzzfeed, pode usar o plugin Wp Viral Quiz.

A coleta de dados dele não é tão boa, mas o template é muito dinâmico. A única dificuldade real em trabalhar com ele é fazer tudo dentro do próprio WordPress.

quiz carreta furacão

Quiz Carreta Furacão, feito no WP Viral Quiz

Nosso famoso quiz da Carreta Furacão foi feito no WP Viral Quiz e viralizou na época do lançamento. Mas a nossa preferida aqui na Rock Content é o Typeform.

O Typeform é uma plataforma especializada na criação de forms online. Utilizamos ele no quiz Carreira Freelancer, o case que mencionei na introdução deste artigo, e em vários outros quizzes dos nossos blogs.

Quiz Carreira Freelancer

Quiz Carreira Freelancer, no Typeform

Ele oferece vários tipos de forms, uma variedade enorme de templates realmente bonitos, relatórios em tempo real e é bastante customizável. Além disso, tem uma versão gratuita.

Recomendo fortemente o Typeform se você quiser fazer quizzes mais elaborados, com muitas perguntas e variáveis. Aqui tem um artigo completo sobre o Typeform, se você quiser conhecer a ferramenta à fundo.

Encontre sua pergunta

Escolhida a ferramenta, o próximo passo para criar um quiz é definir que pergunta você pretende responder com ele.

Em geral, nós fazemos perguntas porque queremos compreender a nossa realidade. Com as respostas obtidas, interpretamos situações e chegamos à conclusões sobre nós mesmos.

Todo mundo faz perguntas o tempo todo. E gostamos de quizzes porque eles podem nos ajudar a chegar a essas respostas.

Portanto, a sacada para criar um bom quiz de marketing é identificar qual é a pergunta que toca na dor da sua persona e vai ajudá-la a enxergar melhor sua realidade.

No caso da Comunidade, boa parte da nossa audiência está flertando com a vida de freelancer e toda a liberdade que vem com ela, mas tem medo de não se adaptar.

Quando nosso quiz Carreira Freelancer pergunta “a carreira freelancer é realmente para você?”, estamos ajudando a responder uma insegurança que nossa persona carrega no seu íntimo: eu sou mesmo capaz de tocar a minha carreira sozinho?

capa quiz carreira de freelancer

Capa do quiz Carreira Freelancer

Por outro lado, nosso quiz Diagnóstico de Maturidade da Estratégia de Conteúdo toca em um ponto vital para a audiência da Rock: estou fazendo marketing de conteúdo corretamente?

Defina o tipo de quiz

Existem dois tipos de quiz: personalidade e conhecimento.

Os quizzes de personalidade focam em aspectos pessoais da audiência e são utilizados para identificar interesses, características e agrupar indivíduos com perfis parecidos. Veja os exemplos:

Já os quizzes de conhecimento testam o entendimento da audiência a respeito de temas específicos e são muito úteis para coletar insights sobre a educação do mercado. Por exemplo:

No nosso caso, o quiz Carreira Freelancer é um teste de personalidade porque responde a uma dúvida pessoal. Ele analisa os interesses dos respondentes e os classifica em grupos de super freelancers, freelancers em potencial ou pessoas sem perfil para ser freelancer.

Chamada do quiz Carreira Freelancer extremamente pessoal

Chamada do quiz Carreira Freelancer extremamente pessoal

Com a questão a ser respondida bem clara na sua mente, escolher o tipo de quiz deverá ser uma tarefa fácil: você vai ajudar sua persona com uma dúvida pessoal, perfeita para um quiz de personalidade, ou prática, respondida facilmente com um teste de conhecimento?

Escolha o título do quiz

O título do quiz é responsável por gerar interesse e convencer sua persona de que aquele conteúdo vai responder à dúvida dela.

Os títulos de quiz mais comuns são:

  • Você realmente [entende/sabe/tem] de…?
  • Quem é você no…?
  • Descubra com qual [famoso/personagem/filme] você…!

Note que, embora o padrão seja genérico, existem palavras que funcionam como gatilhos, trazendo o tom de urgência e curiosidade que uma boa copy de quiz precisa:

  • Você realmente… – O “realmente” faz a pessoa duvidar por um momento de coisas que ela tem certeza, convencendo-a a fazer o quiz como uma força de reafirmação.
  • Quem é você no… – O “quem é você” dá um peso quase existencial à pergunta e incentiva a pessoa a fazer o quiz como uma ferramenta de autoconhecimento.
  • Descubra com qual… – O “descubra” atiça a curiosidade mostrando que há algo que a pessoa ainda não sabe, mas pode saber agora se fizer o quiz.

Como sabemos que a fórmula funciona, batizamos o nosso quiz Carreira Freelancer de “A carreira freelancer é realmente para você?”.

Mas você não precisa seguir o padrão ao pé de letra! Tire suas habilidades de copywriter da gaveta e construa um título que funcione para o seu caso.

Ebook Copywriting

Crie boas perguntas

É claro que as perguntas do seu quiz vão depender exclusivamente do assunto que você trata e das respostas que quer obter, mas existem algumas boas práticas para criá-las:

  • Seja pessoal: mesmo que seja o quiz de uma empresa, do outro lado tem uma pessoa respondendo. Pessoas gostam de interagir com pessoas, não com máquinas;
  • Mantenha curto: a leitura tem que ser rápida e intuitiva. Se o respondente precisa reler uma pergunta é porque ela está mal escrita. Refaça;
  • Explique: deixe claro todos os conceitos e exatamente o que a pessoa deve fazer a cada etapa. Dúvidas obrigam o visitante a sair da página — logo, a abandonar o quiz;
  • Insira imagens: um quiz que é apenas texto se torna cansativo ao olhar. Inclua gifs e fotos que conversem com o texto, enriquecendo o quiz.
pergunta com imagens quiz

Exemplo de pergunta com imagens do quiz Carreira Freelancer

  • Incentive: coloque mensagens motivacionais ao longo do quiz. Reforço positivo incentiva os visitantes a chegar até o final;
  • Varie: entre questões de múltipla escolha, inclua perguntas do tipo sim ou não, seleção de imagem e questões abertas;
  • Foco na objetividade: nunca pergunte mais do que o necessário.

Otimize a jornada para conversão

Agora é o momento de organizar as perguntas que você criou para que a sequência faça sentido. Vamos lá?

O primeiro passo para criar uma sequência lógica é identificar grupos de questões com temáticas semelhantes.

Alguns exemplos desses grupos são:

  • Perguntas demográficas: idade, gênero, região, escolaridade;
  • Comportamentais: gostos pessoais, hábitos, preferências;
  • Opinativas: o que você acha, você concorda que;
  • Classificatórias: de 0 a 10, bom ou ruim, muito ou pouco.

O ideal é que as perguntas demográficas venham primeiro no seu quiz. Isso porque estamos tão acostumados a respondê-las que acaba sendo uma ação automática. Ou seja, respondemos ao quiz sem perceber.

Deixe as questões opinativas e classificatórias para o final, pois elas exigem muita reflexão dos respondentes.

Se você começar com perguntas leves, quando chegar às complexas o respondente já terá ido longe demais para desistir e optará por terminá-lo.

Por essa mesma razão, deixe para pedir o email na última questão, como um último degrauzinho que o participante precisa subir para chegar ao resultado.

pergunta quiz freelancer

Última pergunta do quiz Carreira Freelancer

Se quiser coletar outras informações do seu lead além do email, não guarde-as para o final.

Deixe-as diluídas ao longo do quiz para que ele não tenha a sensação de estar preenchendo uma landing page. Isso certamente irá otimizar sua conversão!

No caso do quiz Carreira Freelancer, nós precisávamos do nome, do email e da escolaridade. Pedimos o nome logo no começo do quiz e usamos a informação para deixar a pergunta sobre escolaridade mais natural.

pergunta quiz landing page

A primeira pergunta do quiz funciona como um campo de landing page

segunda pergunta quiz

Na segunda já utilizamos a informação de nome para cumprimentar a pessoa

Por fim, quando o seu quiz já estiver todo montado, passe para seus colegas testarem respondendo de várias maneiras diferentes.

Alguns detalhes vão escapar a seu olhar e, na maioria das vezes, serão coisas que as pessoas só vão notar ao responderem o quiz.

É melhor adiantar esse processo nos testes e fazer todas as correções necessárias antes de divulgá-lo, pois muitas perguntas não poderão ser editadas depois do quiz lançado.

E lembre-se de observar o tempo de resposta. Um bom quiz leva entre 2 e 3 minutos para ser respondido. Mais do que isso, passa a ser cansativo para o participante.

Automatize o processo pós-conversão

Todo quiz coleta dados dos respondentes. O Typeform, por exemplo, coleta as informações dos respondentes em uma planilha que fica disponível para download quando você quiser.

A maioria dos profissionais que eu conheço agendam um dia no mês ou na semana para exportarem essas leads para sua ferramenta de automação.

O ponto é que, se você esperar muito, terá perdido o timing do primeiro contato. Logo é muito provável que as leads nem se lembrem que responderam o seu quiz quando receberem o email de boas-vindas.

Por isso, automatizar o pós-conversão para fazer o primeiro contato o mais rápido possível é fundamental.

Na gestão da base da Comunidade Rock Content utilizamos o RD Station, então integramos o Typeform ao RD Station para que as leads sejam enviadas para nossa base imediatamente após a conversão.

Essa integração foi feita por meio do Zapier, uma plataforma que conecta ferramentas que apelidamos carinhosamente de motoboy do marketing. Você pode saber mais sobre ele e aprender como fazer essa integração entre RD e Typeform clicando aqui.

Uma dica bacana para o pós-conversão no caso de quizzes é não estabelecer um único evento de conversão para o quiz todo, mas um evento de conversão para cada resultado possível.

Assim, você consegue criar segmentações de leads com perfis parecidos e utilizar essa informação como gatilhos dos fluxos de nutrição.

O quiz Carreira Freelancer, por exemplo, tem três resultados possíveis:

  • Super freelancer;
  • Freelancer em potencial;
  • E pessoa sem perfil para ser freela.

Cada resultado é um evento de conversão e também uma integração que criamos no Zapier, para que ele envie o resultado do quiz ao RD.

Para criar integrações diferentes para o mesmo quiz, basta configurar o Zapier para puxar o mesmo Score do Typeform na etapa de filtro:

Configuração do Zapier

Configuração do Zapier

Nessa integração, são as pessoas que tiraram o resultado A do quiz Carreira Freelancer (estão acima dos 79 pontos)

Em seguida, crie um eventos específicos na etapa de edição de template do RD Station:

edição de template do RD Station

Evento de conversão renomeado para identificar o resultado do quiz quando a lead chegar ao RD Station

Dessa forma, assim que respondem ao quiz as leads são enviadas para o RD Station e entram em um fluxo de nutrição completamente personalizado, que utiliza o resultado do quiz para recomendar conteúdos relacionados.

perfil Super Freelancer

Resultado A do quiz Carreira Freelancer, para o perfil Super Freelancer

email pós conversão

Email enviado logo após a conversão

Só para você ter uma ideia, esse email tem 64% de taxa de abertura e 39% de taxa de click. Nada mal para uma coisa tão simples e que só me tomou alguns minutos, certo?

P.S.: teste essa etapa várias vezes também, para ter certeza que a automação está funcionando corretamente.

Divulgue seu quiz

Se você já passou por todas as etapas anteriores, testou o quiz milhares de vezes e garantiu que está tudo funcionando bem, é hora de lançar!

Todo o trabalho que você teve até aqui não trará resultados se você não fizer uma divulgação de peso. Por isso, planeje-se para colocar o quiz em todos os canais possíveis.

Aqui vão algumas dicas para divulgar seu quiz e garantir o máximo de respondentes.

No blog

Escreva um blog post sobre o assunto e coloque o quiz no corpo do texto. Isso irá facilitar o processo de participação do usuário, que não precisa mudar de página para responder, além de aumentar o tempo de permanência no site.

Blog post no site da Comunidade

Blog post no site da Comunidade, com o quiz embedado

Garanta também uma URL personalizada para o seu quiz e configure-a no Analytics para que ela conte tráfego para o blog. Você pode mandar as pessoas direto para esse link de um banner na home, sem intermediário.

Link direto para o quiz

Link direto para o quiz, na home do comunidade.rockcontent.com

Em social

A divulgação em redes sociais não tem muito segredo: como o nome do quiz fala por si só, basta uma copy curta para criar curiosidade.

Divulgue especialmente no Twitter e no Facebook, onde esse tipo de conteúdo costuma fazer mais sucesso:

 facebook divulgar o quiz

Postagem no facebook para divulgar o quiz Carreira Freelancer

Como é um material focado na geração de leads, você pode até investir um dinheirinho em Ads para melhorar seus resultados.

Mas recomendamos pedir para seus colegas de trabalho curtirem e comentarem os posts para aumentar o alcance orgânico. Aqui na Rock temos um canal de comunicação só para pedir esse tipo de ajuda chamado #TrocoLikes e que funciona muito bem!

E, para otimizar ainda mais seus resultados em social, aposte na técnica 4×4: divulgue o quiz quatro vezes em dias, horários e com copys diferentes.

No email

Sendo o email um dos principais canais de marketing, a divulgação por lá não poderia ficar de fora.

Escolha uma segmentação que tem afinidade com seu quiz e crie um email curto, personalizado e com forte CTA para divulgar seu quiz:

Email lançamento quiz

Email de lançamento do quiz Carreira Freelancer

No nosso caso, enviamos o quiz para a segmentação que já havia baixado algum material com a palavra freelancer. O resultado foi 29% de taxa de abertura e 6% de click, totalizando 20% de CTR (métrica de pessoas que abriram o email e clicaram no link).

Além disso, na semana seguinte enviamos o mesmo email para a mesma segmentação, excluindo quem havia aberto o email anterior e mudando apenas o assunto da mensagem.

Isso nos ajudou a alcançar mais de 600 pessoas que não tinham interagido com o quiz anteriormente. E, em se tratando de números, qualquer indivíduo conta.

Por notificações push

As notificações push são excelentes ferramentas para divulgar seu quiz porque vão direto para a tela do seu visitante, mesmo ele não estando no seu site.

Notificação push quiz

Notificação push para divulgar o quiz Carreira Freelancer

Aqui na Rock Content, usamos o Pushnews para fazer nossos disparos. Ele permite enviar notificações push com banner e até gerar subscribers, mas é pago. Uma boa alternativa é o Pushcrew, que é gratuito até um determinado número de usuários.

Mas o segredo para uma boa divulgação em push não é a ferramenta!

Trabalhe bem na copy e programe a notificação push para sair no horário de pico do seu site, pois é o momento em que as pessoas tem mais propensão a clicá-la. Assim alcançará ótimos resultados.

Conclusão

Seguindo esse passo a passo de criação e divulgação, o quiz Carreira Freelancer foi lançado em 15 de maio deste ano.

Até o fim do primeiro dia, ele contabilizou exatamente 1149 respondentes — 1149 leads em um único dia!Mas ele continua gerando resultados para a Comunidade Rock Content até hoje.

Vale ressaltar que esse processo de criação do quiz me tomou apenas duas tardes de trabalho e não gerou nenhum custo para a empresa, pois utilizamos ferramentas que já tínhamos à disposição.

E você, já usou algum quiz na sua estratégia de Marketing? Animou a fazer depois desse conteúdo?

E, se quiser conhecer a fundo nosso case, clique aqui para fazer o quiz Carreira Freelancer.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.