Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 24 de setembro de 2019. | Atualizado em 13 de janeiro de 2020


O RTB ou Real Time Bidding é um sistema de compra de publicidade digital a partir de um modelo de leilão em tempo real. Neste artigo, vamos explicar como funciona essa metodologia e quais as vantagens em aplicá-la.

O ambiente corporativo está em constante mudança e isso influencia diretamente a forma como anunciamos. Uma das metodologias mais atraentes nessa área é o RTB, sigla para Real Time Bidding.

Esse sistema diferente de publicidade consiste em um leilão online de espaços publicitários feitos em tempo real.

Você até já pode ter ouvido falar sobre ele, mas sabe como o RTB realmente funciona? Neste post você vai descobrir:

O que é Real Time Bidding? 

O RTB é um modelo que permite aos anunciantes escolher o local, o público e o momento ideal para gerar impacto com seu anúncio.

De forma geral, podemos dizer que é um modelo de aquisição de impressões por meio de um sistema de lances. O principal objetivo do Real Time Bidding é fornecer publicidade adequada para potenciais clientes.

Diferença entre compra programática e RTB

É muito comum encontrar quem acha que compra programática e Real Time Bidding são sinônimos, por isso, explicaremos a diferença entre os dois termos. Saber o que os difere permite definir objetivos e executar ações mais precisas nas estratégias de marketing online.

Existem vários modelos de compra programática, estes são classificados de acordo com o tipo de estoque vendido e a forma como o preço é estipulado. Os 4 principais são:

  • preferred deals; 
  • programmatic premium;
  • marketplace privado; 
  • open exchange. 

O último, também conhecido como leilão aberto, é o que chamamos de Real Time Bidding. Considerando essas informações, podemos dizer que todo RTB é uma compra programática, mas nem toda compra programática é Real Time Bidding.

Como funciona o RTB?

Agora que você já sabe o que é Real Time Bidding e a diferença entre esse modelo e a compra programática, é hora de explicar como funciona.

Primeiro, a parte interessada entra em uma página da web e fornece as informações solicitadas pelo site. Os dados são coletados pelo Big Data no formato de cookies em milissegundos. Em seguida, é criado um perfil do visitante.

Depois de definir o perfil considerando as características coletadas, é enviada uma mensagem ao Ad Exchange (plataforma intermediária entre oferta e demanda) para os anunciantes verificarem se estão interessados ​​em publicar anúncios no site visitado pelo usuário.

Logo, ao analisar a solicitação de oferta, os anunciantes informam a Demand Side Platform (DSF, plataforma em que estão as informações do leilão e do usuário) se desejam participar do leilão.

Os formatos de anúncio oferecidos por esse tipo de compra programática são banners, anúncios particulares, anúncios flutuantes etc. Nessa etapa, os anunciantes definem parâmetros de aquisição de campanha e fazem seus lances.

O editor recebe as ofertas feitas pelas empresas que desejam anunciar e verifica qual delas é a mais atraente. Depois de identificar o vencedor, o anúncio é apresentado no site e o ganhador do lance é notificado.

Vale mencionar a Sell Side Platform (SSP), uma plataforma que coleta a quantidade máxima de informações sobre a mídia em que é possível colocar anúncios de empresas de publicidade. O SSP permite que a mídia defina um preço específico para cada impressão.

Como você pode ver, o processo de RTB só é possível graças à intervenção de muitos atores: usuários, anunciantes, editores e plataformas Ad Exchange, DSP e SSP.

Quais são as vantagens do Real Time Bidding?

Usar o RTB como um dos principais recursos para implementar ações de Marketing Digital é uma medida inteligente, principalmente quando se consideram as vantagens que oferece.

Segmentação do público

A segmentação é essencial para garantir que um anúncio tenha impacto no público. Isso permite que os anunciantes personalizem a mensagem, adaptando o tom, linguagem e estilo de acordo com o público.

Economia

Economizar em custos com publicidade é uma tarefa mais simples quando aplicamos o RTB no dia a dia do marketing. Os anunciantes pagam apenas pelas impressões associadas ao público que lhes interessa.

Maior lucro

O inventário é aberto a um mercado orientado para maximizar o valor de cada impressão. Como resultado, se atrai um tráfego qualificado e é possível, praticamente, erradicar as impressões desperdiçadas.

Melhores resultados

As agências alcançam melhores resultados para os clientes, uma vez que otimizam o uso dos valores destinados à realização de ações publicitárias.

Também há um maior controle do desempenho de cada ação ou campanha. Em suma, os lances em tempo real são uma metodologia atraente para realizar ações de marketing no meio online.

Para que o RTB forneça resultados incríveis, é essencial lidar com esse modelo corretamente. Além disso, também é importante estar sempre atualizado sobre as novidades da publicidade.

Agora que você sabe o que é Real Time Bidding, quer se tornar um especialista em publicidade e melhorar o desempenho de suas campanhas? Faça o download gratuito do nosso ebook sobre duas grandes tendências nessa área: a publicidade nativa e o Marketing de Conteúdo!

Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *