Conheça quais são as 10 melhores redes sociais de bate-papo e 6 apps de conversa

Entre as principais redes sociais de bate-papo, podemos citar: Messenger, Telegram, Signal, LiveChat, Happyfox, Jivochat, My Live Chat e Slack. Elas podem aproximar você de familiares, amigos, clientes e também da sua equipe de trabalho, servindo para atender às mais diferentes necessidades.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você é da época do MIRC? Chegou a atualizar o “nick” do MSN? Entrou em diferentes salas do chat da UOL? Mesmo quando ainda era tudo mato na internet, as redes sociais de bate-papo já tinham relevância.

Sem dúvidas, a chegada do WhatsApp mudou esse jogo ainda mais, e a popularização da utilização desses canais por marcas também trouxe novas necessidades.

Assim, atualmente, são diversas as opções de chats oferecidas pelo mercado.

Com diferentes funcionalidades, entregas e objetivos, elas atendem a pessoas que querem conversar com amigos e familiares, permitem às marcas estabelecer um contato mais íntimo com seus clientes e também proporcionam às empresas uma simplificação na comunicação interna.

Neste texto, você verá 8 opções de redes sociais de bate-papo e conhecerá mais a fundo o que cada uma tem a oferecer. Confira!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Qual a importância das redes sociais de bate-papo?

    Entre outros objetivos, podemos dizer que um dos principais propósitos das redes sociais de bate-papo é aproximar pessoas e permitir conexões mesmo quando existem longas distâncias ou falta de tempo.

    Essa foi uma das maiores mudanças que canais como MSN, Orkut e outros precursores trouxeram.

    Com o tempo, as marcas também se apropriaram desses canais e viram neles a oportunidade perfeita de criar um relacionamento mais próximo com seus clientes.

    Outro uso comum desses canais é na integração de equipes de trabalho dentro das empresas. Elas são ótimas ferramentas para a troca de arquivos e informações — e não só para quem atua no modelo home office.

    Mesmo equipes que trabalham com proximidade física podem ganhar tempo e evitar distrações com o auxílio da tecnologia e de softwares que permitam essa integração rápida e eficiente.

    Por isso, é essencial conhecer as diferentes opções de aplicativos oferecidos pelo mercado e, assim, identificar qual o mais adequado ao seu objetivo — seja ele pessoal, seja profissional.

    Quais as 10 principais redes sociais de bate-papo da internet?

    As redes sociais de bate-papo vão muito além do WhatsApp. Não acredita? Então continue a leitura e conheça 8 diferentes opções que podem ser úteis tanto na sua vida profissional quanto na pessoal.

    1. Messenger

    Provavelmente, o Messenger é o mais conhecido entre as redes sociais de bate-papo aqui listadas.

    Inicialmente, tratava-se do chat do Facebook. Com o tempo, a empresa de Mark Zuckerberg passou a tratá-lo como uma rede social à parte e, hoje em dia, é preciso ter instalado o aplicativo próprio para o acesso mobile.

    As funcionalidades são diversas e incluem o envio de mensagens de texto, imagens, vídeos e áudio, além de fazer ligações para quem forneceu o número de celular ao Facebook.

    O Messenger é uma boa opção para quando o bate-papo é relacionado a assuntos pessoais, uma vez que você já tem a lista de todos os seus amigos ali.

    Para assuntos profissionais, existem as seguintes desvantagens:

    • para uso mobile, existe a obrigação de um segundo aplicativo;
    • para uso no desktop, acessando o Messenger via Facebook, você não necessariamente vai ter seus contatos profissionais adicionados e, além disso, sabemos como o feed do Facebook pode contribuir para a procrastinação.

    A seguir, trazemos outras opções mais interessantes para essa finalidade.

    2. Telegram

    Desta nossa lista, o Telegram talvez seja outro conhecido seu. O aplicativo ganhou popularidade no Brasil quando uma decisão judicial ameaçou tirar o WhatsApp do ar.

    A partir daí, ele acabou sendo adotado por alguns usuários brasileiros como primeira opção de chat e ficou famoso por ter disseminado o uso dos stickers — funcionalidade que recentemente também foi incluída na rede social de bate-papo de Mark Zuckerberg.

    Ainda que o WhatsApp seja o campeão em número de usuários no Brasil, o Telegram se sobressai em alguns quesitos. Veja alguns deles:

    • armazenamento em nuvem de mensagens e arquivos trocados, o que ocupa menos memória do celular;
    • possibilidade de envio de arquivos superior aos 60 MB do WhatsApp;
    • um nome de usuário permite adicionar contatos sem a obrigação de incluir o telefone da pessoa na lista do celular;
    • criação de grupos com até 200.000 participantes, algo a que marcas e criadores de conteúdo têm aderido para ter maior proximidade com os fãs. Aproveite e entre em nosso grupo exclusivo.

    3. Signal

    O Signal é um aplicativo de bate-papo que permite a troca de mensagens de texto, áudio, vídeo e GIFs.

    Ele pode ser acessado por meio de smartphones e também conta com uma versão para desktop. Assim como o WhatsApp, ele também se utiliza do número de celular para identificar os usuários. O chat pode ser feito individualmente ou em grupo.

    Por meio de uma rede wi-fi ou de dados móveis, também é possível fazer ligações gratuitas por áudio e vídeo, até mesmo internacionais.

    As mensagens são todas encriptadas, o que garante a segurança e a privacidade dos usuários. Outro diferencial do aplicativo é o fato de ser open source, o que significa que os próprios usuários podem fazer alterações para melhorar a funcionalidade do software.

    4. LiveChat

    O LiveChat é um software de atendimento ao cliente criado em 2002 e que hoje tem mais de 27.000 clientes pagantes ao redor do mundo. No modelo Software as a Service (SaaS), o programa reúne em um único lugar mensagens que geralmente chegam por meio de diferentes canais, como e-mail, redes sociais e chats em websites.

    Além de auxiliar no gerenciamento desse atendimento, o software disponibiliza diversas funcionalidades analíticas, como a taxa de conversão em vendas de um lead conquistado por meio de um chat online.

    5. Happyfox

    O HappyFox é um software de suporte ao cliente e atua de forma semelhante ao LiveChat. Porém, uma funcionalidade a mais dessa plataforma é a criação de tíquetes, em que é possível gerenciar diferentes contatos entre diferentes colaboradores de forma mais simplificada.

    A plataforma se vende como “fácil e simples” de usar, o que é verdade, especialmente com relação ao seu layout bastante enxuto.

    O HappyFox também permite a integração com email e outros canais para a coleta de interações. É possível testar a versão gratuita antes de adquirir o modelo pago.

    6. Jivochat

    Quer um único gerenciador de atendimentos? Então o Jivochat pode ser uma boa opção. Por meio dele, é possível responder a clientes que entraram em contato por meio de chat online, email, redes sociais e até mesmo via telefone. Além disso, também é possível integrá-lo a outros aplicativos, como o Messenger.

    Com um layout que reduz distrações e fornece diferentes ferramentas de forma clara e direta, o Jivochat também pode ser usado no gerenciamento de reservas para quem trabalha na área hoteleira.

    Quando a equipe se encontra suficientemente madura, é possível até mesmo melhorar processos e aprimorar o que é oferecido como experiência ao cliente.

    Com a atenção devida às reclamações recebidas, o time ganha mais agilidade para respondê-las e corrigi-las.

    7. My Live Chat

    O My Live Chat é uma opção gratuita que permite a inclusão de uma caixa de diálogo no seu website por meio de um simples código HTML.

    Automaticamente, você já permite que seus visitantes entrem em contato por meio desse chat para saber mais sobre seus produtos ou serviços.

    Apesar de ser muito útil para quem está começando um negócio e não pode fazer grandes investimentos, existem limitações nesse chat, como acontece com a maioria das versões gratuitas.

    A principal delas é a ausência de um centro de gerenciamento e integração das mensagens desse canal com as de outros, como email e redes sociais.

    8. Slack

    O Slack é uma plataforma muito popular na comunicação interna de empresas e se vende como um canal capaz de aumentar a produtividade de uma equipe.

    A centralização de mensagens, o envio de arquivos e a possibilidade de criação de diferentes grupos são realmente bastante úteis para quem precisa compartilhar diversas informações e referências ao longo do dia.

    Esses times podem ser organizados de acordo com equipes, projetos, clientes ou qualquer outra necessidade. Esse é um dos motivos que fazem com que o Slack seja o queridinho da comunicação interna em agências de publicidade, por exemplo, em que é comum que diferentes times atuem com diferentes clientes.

    Outra vantagem do software é a possibilidade de entrar em um grupo ou sair sempre que necessário, o que não acontece nas sequências de emails. Além disso, também é possível limitar conversas paralelas sobre assuntos desviantes dentro do grupo.

    9. Meet do Google

    Entre as melhores redes sociais para conversar que podem ser usadas na hora de conversar com quem você precisa, o Google Meet não poderia ficar de fora.

    O Meet oferece recursos avançados como compartilhamento de tela, gravação de chamadas, mensagens de bate-papo, compartilhamento de materiais e muitos outros recursos importantes com a intenção de ter uma experiência de comunicação ainda mais eficiente.

    Para tanto, os usuários podem criar salas de conversa privadas e convidar outras pessoas que estejam a fim de conversar. Esses espaços virtuais são seguros e oferecem opções como tela dividida, recursos de áudio e vídeo, envio de arquivos e muito mais.

    Os usuários também podem adicionar outras pessoas às salas de conversa e compartilhar lembretes a fim de avisar a todos sobre reuniões importantes. O Google Meet também apresenta alternativas de colaboração no intuito de compartilhar documentos, trabalhar em projetos em grupo, conversar pela internet e outros recursos importantes para as atividades profissionais.

    10. Microsoft Teams

    Já o Microsoft Teams está na nossa lista por conta das possibilidades que essa ferramenta de colaboração pode oferecer. Ele fornece vários recursos de comunicação, como chat, videoconferência, compartilhamento de arquivos e de tarefas. Isso traz mais conforto para que as pessoas mantenham contato e trabalhem em conjunto mesmo durante o home office.

    Além disso, o Teams é projetado para ser muito fácil de usar, pois apresenta um painel intuitivo onde os usuários podem encontrar todos os recursos de bate-papo.

    Essa ferramenta ainda possibilita a criação de grupos de trabalho, onde as pessoas podem compartilhar ideias, discutir projetos e manter-se informadas sobre as últimas atualizações.

    Outro importante diferencial é que o Microsoft Teams tem integração com outras ferramentas da Microsoft — como o Outlook, o Word e o Excel, por exemplo — permitindo que os usuários compartilhem conteúdos com mais facilidade e diretamente na plataforma.

    Aplicativos para bate-papo no Android e iOS

    Ter boas alternativas de aplicativos para usar na hora de conversar com os amigos, clientes, funcionários e fornecedores é fundamental.

    Assim, você tem ferramentas de comunicação poderosas a fim de agilizar a troca de informações e garantir sucesso nas mais diversas áreas. Abaixo, listamos várias opções de apps de conversa. Continue a leitura e confira!

    WhatsApp

    Um dos principais aplicativos para bate-papo disponível tanto para o iOS quanto para o Android é o WhatsApp. Ele pode servir ao objetivo de trocar mensagens rápidas, fazer chamadas de áudio e vídeo e até na hora de enviar documentos importantes. Nesse sentido, há opção para uso pessoal, para você falar com os amigos, e também para empresas, com o WhatsApp Business.

    Essa última alternativa representa uma ótima ferramenta para o cotidiano da empresa. Por exemplo, é possível criar um grupo com a intenção de repassar informações importantes acerca do trabalho. Assim, os colaboradores ficam cientes de tudo o que está acontecendo de importante.

    Também existem muitos fornecedores que utilizam tal recurso a fim de dialogar com os negócios. Dessa forma, pode ser importante na hora de realizar pedidos e garantir um bom relacionamento com os fornecedores.

    Da mesma forma, é possível utilizá-lo com o objetivo de fazer vendas e nas estratégias de marketing, enviando conteúdos e realizando atendimentos. Essa ferramenta é gratuita e tem potencial para gerar muitos benefícios, como:

    • simplicidade na comunicação;
    • facilidade na hora de encaminhar mensagens;
    • opções para compartilhamento de arquivos;
    • segurança para todas as partes.

    Portanto, vale incorporar o WhatsApp em sua rotina, seja para a área profissional, seja para fins pessoais.

    Viber

    Outro aplicativo que você pode usar com o objetivo de bater papo ou trocar informações importantes é o Viber. Ele oferece a opção de envios de mensagens instantâneas, utilizando um sistema de multiplataforma que vai permitir o encaminhamento de textos, fotos, áudios e chamadas de voz e por vídeo.

    Nesse sentido, é possível fazer ligações internacionais para outros usuários do Viber. Assim como o WhatsApp, o Viber possibilita a criação de grupos. É possível ter até 250 pessoas fazendo parte dele. Além disso, é permitido o envio de fotos, vídeos e textos, possibilitando a troca de informações eficientemente no grupo.

    Ele também disponibiliza recursos de segurança, tendo criptografia de ponta a ponta. Assim, é possível assegurar alta proteção na hora de trocar mensagens, fazer ligações e ter uma ótima experiência utilizando esse app.

    Há ainda um recurso que permite a criação de chatbots, facilitando o atendimento. Nessa mesma linha, também é factível programar mensagens. Há ainda a opção de visualizar estatísticas a fim de compreender como o Viber está sendo usado.

    LINE

    O LINE é mais um aplicativo que pode ser útil para conversar com os amigos ou na hora de manter uma boa comunicação na empresa. Há diversas funcionalidades comuns para esse tipo de app, como envio de fotos, troca de mensagens de texto, chamadas de voz e de vídeo, encaminhamento de arquivos e de localização, jogos e muito mais.

    Além disso, o LINE permite que você faça videoconferências e crie grupos para conversar. Assim, pode ser uma ótima opção também para o uso profissional. Nesse sentido, é preciso engajar as pessoas para instalarem o aplicativo e aproveitar todas as funcionalidades que esse aplicativo oferece.

    Há ainda recursos de segurança visando garantir que todas as informações dos usuários e das empresas que optam pelo LINE sejam mantidas em segurança.

    Nesse sentido, é possível realizar configurações importantes de segurança com a intenção de garantir que as mensagens sejam criptografadas e enviadas conforme as políticas estabelecidas na empresa.

    É possível obter diversos benefícios com o uso do LINE na empresa ou em sua vida pessoal, como:

    • otimização da produtividade: por meio dele é possível compartilhar informações de modo rápido e acelerar tomadas de decisão;
    • aumento da colaboração: é possível trocar informações relevantes com os seus amigos ou com funcionários, garantindo melhora no trabalho em equipe em diversas áreas da vida;
    • ganho de segurança: como há criptografia, é possível ter tranquilidade ao enviar e receber mensagens;
    • facilidade de integração: é possível integrar com vários aplicativos para usar da forma que for mais conveniente.

    Como você pode ver, há diversas vantagens em utilizar o LINE em sua vida pessoal ou na empresa. Portanto, vale avaliar com mais calma com a intenção de escolher o melhor app de mensagens.

    KakaoTalk

    A KakaoTalk é um aplicativo de mensagens gratuita para dispositivos móveis que permite aos usuários enviar mensagens de forma instantânea, fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar imagens e vídeos, jogar online, usar stickers animados, alertas de lembrete e se conectar com amigos de uma forma diferente.

    Essa ferramenta é muito popular na Coreia do Sul, onde tem mais de 50 milhões de usuários ativos e também conquistou um grande público em outras regiões do mundo como Japão, Hong Kong, Tailândia, Estados Unidos e Brasil.

    Além disso, a KakaoTalk é extremamente segura, fornecendo criptografia de ponta e recursos de verificação de segurança que garantem que suas conversas sejam protegidas. Vale conferir sua interface e diversos recursos sociais interessantes que ela disponibiliza.

    Entre suas últimas atualizações, foi incluída a capacidade de criar salas de bate-papo de grupo de até 200 pessoas, bem como a possibilidade de compartilhar vídeos de até 30 segundos. Além disso, outra novidade é que há uma nova opção para enviar mensagens diretas para amigos, conhecidos como “KakaoTalk Direct”.

    Por fim, a última atualização também permite que você faça buscas e adicione amigos por meio de seu endereço de e-mail.

    Kik

    O Kik é um recurso de mensagens instantâneas e multiplataforma, além de estar disponível gratuitamente. Ele foi desenvolvido para que os usuários possam se comunicar de diferentes maneiras, tanto por texto, imagens, vídeos, documentos, quanto por outras formas de conteúdo.

    Nesse aplicativo também é possível criar grupos e fazer com que várias pessoas possam conversar simultaneamente. Sua estrutura também contribui para que você possa explorar outros serviços como jogos online, sites de compartilhamento e demais serviços de mídia.

    Essa ferramenta é uma excelente alternativa para suas conversas, pois é seguro, gratuito e conta com uma interface intuitiva. Além disso, ela dispõe de um sistema com mensagens criptografadas que mantém a segurança e privacidade durante a navegação.

    Discord

    O Discord é uma plataforma de comunicação desenvolvida para gamers que conta com suporte para voz, texto, vídeo e mídia de jogos. Por meio dela, os jogadores criam e participam de salas de bate-papo, desenvolvem canais privados e compartilham mídia com seus amigos.

    A ideia dessa ferramenta é criar uma experiência mais segura, simples e gratuita, em comparação com outras alternativas para bate-papo na internet. O Discord está disponível tanto para Android quanto para iOS. 

    Quem baixar o aplicativo pode visitar canais públicos ou privados, além de criar seus próprios canais e convidar amigos que desejam participar. Isso significa que você pode desenvolver salas de bate-papo dedicadas para um determinado tópico, como jogos, hobbies, filmes, música, animes e demais assuntos do seu interesse.

    Uma dica importante é usar etiquetas com a intenção de facilitar localizar outras pessoas interessadas nos mesmos assuntos que os seus. Desse modo, você consegue debater com pessoas com ideias semelhantes às suas, criando uma experiência de bate-papo ainda mais divertida.

    Conclusão

    Independente do seu objetivo, certamente existem redes sociais de bate-papo para atender às suas necessidades, e este texto é uma prova disso.

    Não importa se você deseja estabelecer contatos pessoais ou profissionais, esses canais são muito úteis, práticos e, em geral, fáceis e intuitivos de serem utilizados.

    Quer conhecer outros aspectos importantes sobre o marketing nas redes sociais além dos chats online? Então baixe agora mesmo o nosso kit sobre o assunto e boa leitura!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.