Por Bárbara Georgiane

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 6 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 8 de outubro de 2019


Negócios que utilizam bem as redes sociais vendem mais. Por isso elas são tão importantes para as estratégias de vendas de toda empresa. O investimento e a ação certa podem trazer inúmeros benefícios para aumentar a receita, ganhar visibilidade e ainda estar próximo de seu cliente ideal.

Imagine o seguinte cenário: um grupo de pessoas com um interesse comum, mesmo gosto para comidas, para roupas, por biotipo, por produtos de cabelo, por plantas e uma infinidades de outras preferências em comum. Ao colocar todas essas pessoas juntas, em um espaço virtual, forma-se uma rede social.

As redes sociais são formadas por pessoas que compartilham informações em troca de alguma coisa.

Cada um que se cadastra em uma rede social distinta, geralmente, faz isso por dois motivo: para oferecer alguma informação ou para procurar alguma informação.

Não há como negar o quanto as redes sociais ganharam seguidores em poucos anos. Isso porque a grande parte das pessoas que conhecemos estão lá e, como ninguém quer ficar desinformado, acaba se engajando para se inteirar do que acontece ao seu redor e pelo mundo.

E é por isso que as redes sociais viraram um ótimo ambiente para vendas.

Sim, usando-as bem, as redes sociais vendem. Por isso, saiba aqui como sua empresa pode aproveitá-las para ganhar visibilidade, fortalecer sua marca e aumentar sua receita de vendas.

Fique com a gente que vamos explicar direitinho como fazer!

Redes sociais vendem?

Redes sociais são ambientes virtuais criados para interação e engajamento de usuários.

Com esse novo modelo de plataforma, as pessoas passaram do estado de serem informadas para o de informantes.

Por meio das redes sociais, é possível escrever mensagens, postar fotos, compartilhar notícias e vender. Segundo a pesquisa Social Media Trends, no Brasil, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social — 18,2% a mais que no ano passado.

Se 96% dos usuários da internet estão em alguma rede social, é muito provável que seu público-alvo também esteja lá. Estar presente na mídia é estar visível para a pessoa que você deseja como cliente. 

Quais possibilidades oferecem as principais redes sociais?

O primeiro passo para que sua empresa seja pontual na escolha das redes sociais é entender como funciona cada plataforma.

Isso será essencial para produzir o conteúdo certo, ou seja, o conteúdo que alcance a persona com a qual sua empresa deseja conversar. Veja abaixo quais são as principais.

Facebook

Apesar de constantes atualizações, e de um algoritmo que dificulta as postagens de sua empresa chegarem a base de seguidores, o Facebook é uma das redes mais usadas no mundo.

Mesmo com as limitações, existem maneiras de potencializar seu uso. Por meio do Facebook Ads, é possível impulsionar seus anúncios, o que é ideal para lançamento de produtos e campanhas de preço..

O ponto forte é que sua empresa pode conversar com sua persona por meio de conteúdos escritos que descrevam uma foto — já que, nessa rede social, o texto vem antes da imagem.

Esse é um ótimo atributo para sua empresa descrever um produto do jeito que ele realmente é, antes de passar pelas percepções das pessoas. Como nos comentários que as pessoas podem deixar livremente o que pensaram a respeito do produto.

Instagram

Já o Instagram é uma mídia mais dinâmica, porque permite que sua persona veja quase instantaneamente suas postagens.

Ao contrário do Facebook, no Instagram é a imagem que vem antes do texto. Por isso, é importante caprichar na sensação que você quer passar para seu potencial cliente. Aqui, ele é conquistado pelo que vê, e não pelo que lê.

Com certeza você já ouviu que uma imagem vale mais do que mil palavras. Pois esse é o caso dessa rede, na qual é imprescindível que seus anúncios causem impacto sobre seus seguidores, pois é assim que as vendas começam.

Assim como o Facebook, o Instagram também oferece a opção do anúncio pago. Esse tipo de ação faz com que o anúncio apareça para um número maior de pessoas do que de forma orgânica.

Twitter

O Twitter foi desenvolvido para engajamento e, para as empresas, isso é muito bom, porque é como se ela conversasse de frente com o consumidor; de maneira simples e precisa — já que a comunicação fica restrita a 280 caracteres.

Mesmo assim, a rede social aceita o post de fotos, vídeos e links. Isso é favorável caso sua empresa queira levar a persona para uma página de compra, por exemplo.

Pinterest

A principal função do Pinterest é levar tráfego para outros canais de divulgação por meio do compartilhamento de imagens.

Um link ligado as imagens leva a persona direto para onde a empresa quer manter um contato um pouco mais restrito e próximo.

LinkedIn 

O LinkedIn é uma rede de contatos profissionais. Não tem necessariamente o objetivo de vender, mas, sim, de prospectar pessoas.

Essa rede é muito utilizada pelo mercado B2B, porque uma das ações que as empresas costumam usar é prospectar funcionários para chegar até as empresas.

YouTube  

É uma rede social alimentada por vídeos e todos os seus conteúdos têm esse formato. 

No Youtube, existem várias linhas de conteúdos para todo e qualquer tipo de gosto, para qualquer idade, gênero e grau de instrução.

É uma mídia social propícia para as empresas que querem ser autoridade em seu segmento no mercado.

Os vídeos são simples de serem consumidos, por isso essa rede tem mais de 1 bilhão de usuários.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Facebook

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Instagram

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no LinkedIn

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Twitter

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Youtube

👉 [Ebook gratuito]: Pinterest para Empresas


Como as redes sociais ajudam as empresas a vender?

Hoje, o brasileiro fica em média 9 horas conectado à internet. É muito tempo para deixá-lo navegando sem ao menos entrar em contato com a sua marca.

Empresas que querem expandir, para qualquer que seja o resultado, precisam estar onde seus potenciais consumidores estão. E, como dissemos, eles estão nas redes sociais.

É daí que vem a importância de marcar presença.

Hoje, mais que nunca, se faz necessário que as empresas investam em anúncios que tenham o formato e o conteúdo certo, para que a atenção do prospect seja capturada.

Isso nos leva a uma segunda evolução, que se trata de adequar o conteúdo para a rede social que faz sentido para sua empresa.

É imprescindível produzir conteúdos que sejam relevantes e que comuniquem com clareza aquilo que sua empresa precisa dizer.

Mas não é só de anúncio que as redes sociais sobrevivem, mas principalmente da propagação da informação. Nesse sentido, a cada dia se faz mais necessário investir em Marketing de Conteúdo para alimentar as ações das empresas nas redes sociais.

Essa é a ação mais efetiva para se comunicar com sua persona da maneira certa. Essa estratégia tem como missão educar a persona e prepará-la para a compra. 

Dessa forma, se torna imprescindível que sua empresa se mostre nas redes sociais em posição de assistência para auxiliar seu prospect a resolver algum problema, alimentando essa comunicação com informações que o ajudem para que, no momento oportuno, a venda seja feita.

Afinal, como vender pelas redes sociais?

As redes sociais permitem que as empresas explorem suas plataformas em troca de visibilidade, audiência e engajamento.

Na verdade, todas elas oferecem o segmento de business para facilitar as ações das empresas. Levando isso em conta, aqui vão algumas atitudes importantes para vender nas redes sociais.

Crie uma estratégia voltada para seu cliente ideal

O primeiro passo aqui é se adequar às características da rede social escolhida. Feito isso, o segundo passo é se adequar a persona.

Não adianta entregar conteúdo de valor de maneira errada, ou entregar conteúdo irrelevante para a pessoa certa. Erros assim podem descredibilizar sua empresa e fazer com que sua audiência seja improdutiva em resposta às suas postagens.

Adeque qualidade de conteúdo ao volume de postagens

É bem importante que haja consistência em sua estratégia social. 

O conteúdo certo tem o poder de conversar com sua persona e chegar bem perto dela. Use conteúdo para criar proximidade e entender do que sua persona realmente precisa, para mostrar a ela como seu produto vai ajudá-la a sanar seus desejos e necessidades.

Sustentar, em pleno funcionamento, um calendário de disparo de postagem é imprescindível para manter constância, para que seu prospect saiba que sua empresa estará lá quando ele estiver preparada para o momento da compra.

Redes sociais exigem que as campanhas sejam envolventes e originais. Se seu potencial cliente perceber que sua empresa pode estar só replicando outras marcas, pode ser difícil de construir credibilidade e conquistar sua confiança.

Por isso, estar atento ao que produz, como produz e para qual canal é muito importante para alcançar o resultado esperado.

Podemos te ajudar na produção de conteúdo. Quer saber como?

Preencha o formulário e nossos especialistas vão te contar tudo!


Tenha seu próprio espaço

Esse ponto é para falar da importância de sua empresa ter sua própria rede de engajamento. 

Sabemos que é um trabalho árduo procurar por grupos que estejam interessados e conversando sobre o seu segmento no mercado.

No entanto, uma vez que esses usuários notarem o quanto sua empresa pode ser prestativa e usual, ela alcançará seu lugar no coração dessas pessoas.

Nada aproxima tanto um vendedor e um comprador quanto interesses em comum.

Não perca as oportunidades de interação: talvez sejam elas que garantam sua próxima venda.

Elabore — e siga — um planejamento para alimentar as redes sociais

Já que as redes sociais ajudam a vender, é preciso encará-las com a mesma seriedade que é adotada em qualquer outro canal ou meio de venda.

A seguir, listamos uma série de dicas que não podem faltar para planejar suas ações pelas redes sociais e, claro, na hora de colocá-las em prática:

  • descubra as redes sociais certas para sua empresa: é importante pesquisar onde seu público-alvo está e investir com força total em criar conteúdo que seja tendência na sua parte do mercado;
  • crie um perfil único da sua marca: se sua empresa decidir por investir em mais de uma rede social, conserve a mesma identidade visual para que o público identifique sua empresa com facilidade;
  • tenha frequência nas postagens: mantenha constância nas páginas, porque as pessoas gostam de movimento e, quanto mais novidades, melhor;
  • tenha um calendário editorial: defina quantas vezes postar e em que horários postar. Aqui é interessante realizar testes A/B para entender qual a rotina de sua audiência;
  • não fale só do seu produto: foque em mostrar suas vantagens, mas mostre de uma maneira que seja sutil e agradável e que relacione seu produto com a vida cotidiana de quem o utiliza;
  • saiba o que seus concorrentes estão fazendo: estar informado sobre as ações de seus concorrentes pode não só trazer alguns insights, como também grandes ideias para fazer o que ele não está fazendo;
  • não ignore os usuários da sua página: tenha tempo para responder as interações de engajamento, elas mostram aos usuários quão de fato sua empresa está preocupada com a qualidade no atendimento;
  • tenha metas: acompanhar suas métricas é importante para saber se o que está fazendo está realmente trazendo algum resultado — se não estiver, é uma ótima maneira de começar a mudar e tentar novamente;
  • entenda as necessidades de seus clientes: escute seu cliente, pois pode ser uma ótima oportunidade de aperfeiçoar seus produtos e criar novos — para isso, faça quiz, crie enquetes, incentive os comentários;
  • invista em anúncios pagos: essa ação é um acelerador de resultados, permitindo alcançar uma visibilidade online saudável para sua empresa.

Agora você entendeu que sim, as redes sociais vendem, basta saber usá-las bem. E, se você quer performar ainda melhor suas estratégias de redes sociais, não deixe de ler nosso ebook sobre Estratégias de Marketing no Instagram Stories.

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *