Aprenda como fazer redirect 301 no WordPress sem complicações

Quer aprender uma maneira simples de fazer o redirect 301 no Wordpress? Pois achou o artigo certo! Confira esse passo a passo completo com prints.

redirect 301 no wordpress

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe o que é o redirect 301 no WordPress?

Como já falamos nesse outro post, o redirect 301 serve para mostrar ao usuário que a página que ele procura mudou de endereço, evitando que ele caia no erro 404.

Com essa ação você faz com que o usuário continue tendo uma experiência positiva no resultado da sua busca, além de evitar penalizações do Google para o seu domínio.

Existem várias ferramentas que podemos utilizar para realizar essa tarefa, mas hoje vamos ensinar a você como fazer o redirect 301 de maneira rápida e prática no WordPress com o plugin SEO Redirection.

O que é um erro 404?

Exitem diversos erros de rastreamento. Vamos falar somente de um deles: o erro 404.

redirect 301 no wordpress

Também conhecido com “Page not Found” ou página não encontrada, o código 404 é um erro que precisa ser corrigido o quanto antes. Quer dizer que uma URL não está direcionando o usuário para uma página de conteúdo que ele procura e sim para uma página que não existe.

É muito comum que você queira excluir alguma página do seu site. Porém, como a URL dessa página já foi identificada e indexada pelo Google, o certo a fazer é redirecionar esse endereço para uma outra página com conteúdo semelhante e não deixar o usuário sem resposta.

Por que existem erros 404 no WordPress?

Além de erros de digitação por parte do usuário, vários motivos podem ocasionar erros de visualização de páginas. Abaixo vou listar os mais comuns:

1. Mudança de URL

Como a estrutura de URLs do WordPress é amigável para ações de SEO, sempre que você fizer alguma alteração na estrutura da URL de alguma página, isso afetará toda de links dessa página no seu site.

2. Páginas excluídas ou arquivos faltantes

Outro motivo é o caso de ter algum arquivo danificado ou faltante, o que pode acontecer quando você excluir uma página do site ou blog.

3. Certificado SSL inserido errado

Erros de visualização de páginas podem acontecer caso você tenha um certificado SSL (Secure Socket Layer) configurado incorretamente.

Trata-se de uma proteção contra hackers e softwares maliciosos, para que não tenham acesso à informações como documentos e dados bancários.

Nesse caso, a melhor opção é entrar em contato com o seu provedor de hospedagem e solicitar o ajuste.

4. Erro no arquivo htaccess

Trata-se de um arquivo de configuração que fica na pasta raiz do seu site. Ele é utilizado pelos servidores e tem a função de proteger pastas, atribuir regras no diretório, dentre outras funções.

Em alguns casos, a configuração correta do arquivo já é suficiente para o redirecionamento de páginas. Mas caso haja algum erro com esse arquivo, é necessária a atenção de um profissional especializado em programação.

Achamos que você também pode se interessar por este conteúdo!
Erros do WordPress: aprenda a corrigir os 15 mais comuns

E qual é a vantagem de fazer redirect 301 no WordPress?

Por se tratar de uma tarefa muito frequente nas ações de SEO é fundamental ter a possibilidade de realizar esse trabalho de forma simples e eficiente.

Você reduzirá o tempo dedicado à tarefa e o custo que teria para executá-la se tivesse que contratar uma equipe especializada toda vez que precisar fazer essas alterações no seu site.

Fora a importância de fornecer ao seu público uma boa experiência quando ele navega no seu site ou blog. Esse já é um bom motivo.

Como fazer redirect 301 no WordPress

Agora que já sabemos das vantagens de utilizar a plataforma e os motivos que podemos ter para fazer o redirect nela, vamos colocar a mão na massa.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o WordPress do seu site é procurar, no menu vertical, a opção plugins conforme descrito na imagem abaixo:

startups e softwares

Em seguida, você vai clicar na opção “Adicionar novo”. Busque no seu canto direito superior a caixa de pesquisa e digite SEO Redirection:

redirect 301 no wordpress

Após o resultado da busca, escolha a opção do plugin e clique em “Instalar agora”. Aguarde uns 10 segundos para que o plugin seja instalado e depois clique em ativar.

redirect 301 no wordpress

Após a ativação do plugin, volte ao menu vertical e procure a opção “Configurações”. Nela você encontrará a opção “SEO Redirection”:

redirect 301 no wordpress

Assim que escolher a opção, aparecerá o painel do SEO Redirect. Basta clicar em “Add New” para começar o redirecionamento.

Como encontrar as páginas que precisam ser redirecionadas?

Agora que você já instalou e ativou o plugin, é fundamental você saber quais as páginas que apresentam erros e como corrigi-los.

O SEO Redireciton possui a solução gratuita para redirecionamento. Já para a encontrar as páginas que precisam ser redirecionadas, temos 02 opções:

  • Adquirir a versão premium do plugin, que terá um custo para você;

Essa última opção é uma ferramenta que monitora a presença do seu site ou blog no Google e oferece uma infinidade de relatórios, sugestões de melhoria no desempenho e identificação de erros.

Com o Google Search Console você saberá quais as páginas que possuem erros e precisam ser redirecionadas corretamente.

Aqui daremos um pequeno tutorial sobre a ferramenta, mas você pode conferir TUDO sobre o Google Search Console em nosso ebook:

Guia do Google Search Console

Criando uma conta no Search Console

Acesse o endereço do Search Console com sua conta do Gmail e siga os seguintes passos:

  • Clique em adicionar uma propriedade
  • Clique em continuar.
redirect 301 no wordpress

Na aba “Método recomendado” escolha a opção “1. Faça o download deste arquivo de verificação HTML.

OBS.: O Google oferece diversas opções para inserir o código no site. O método recomendado é a melhor opção para quem não tem muita experiência em programação. Escolha essa opção, caso você seja um deles:

redirect 301 no wordpress

Ao clicar nessa opção, você fará o download de um arquivo. Assim que terminar de baixá-lo, você deverá inseri-lo na raiz do seu site.

Caso você não tenha nenhum conhecimento de programação, o mais indicado é que você solicite que algum profissional insira o arquivo na raiz do site.

Depois que o arquivo estiver inserido, basta voltar na página do Search Console e clicar em verificar para que o Google confirme que o site está com o código de monitoramento.

redirect 301 no wordpress

Depois que estiver verificado, você terá acesso ao painel do Google Search Console e poderá monitorar as páginas do seu domínio, o tráfego e outros pontos importantes.

Procurando erros de rastreamento

Após estar na página do Search Console, você vai clicar em “Rastreamento” e em seguida, “erros de rastreamento” para verificar quais os erros que o Google identificou em seu site:

redirect 301 no wordpress

Assim que você clicar na página de “Erros de rasteamento” o Google vai fornecer o resultado das URLs que apresentam erros e que precisam ser corrigidas.

redirect 301 no wordpress

Fazendo o redirect 301 no WordPress

Depois de identificar as páginas que apresentam erros, é hora de corrigi-las. Para isso, clique na URL desejada, confira se ela está realmente com o erro apontado, vá até o SEO Redirection e cole o endereço na opção “Redirect from”:

redirect 301 no wordpress

Já na opção “Redirect to” você vai inserir a nova URL. Clique em “Add New” para concluir a operação. É importante manter a opção de “Redirection type” em 301 SEO.

redirect 301 no wordpress

Agora, você também deverá ir ao Search Console e marcar como corrigido esse erro para ter um acompanhamento real dos rastreamentos feitos pelo Google.

Acompanhamento de suas páginas

Acompanhar o monitoramento do seu site ou blog no Search Console pode ajudar muito a resolver diversos conflitos, erros e ajustes para melhorar o seu desempenho. É uma ferramente simples de utilizar e que vai oferecer soluções de melhorias muito atrativas.

Utilize o SEO Redirection para melhorar a qualidade das URLs que você apresenta para os usuários nos buscadores. Isso fará total diferença no posicionamento do seu site, na relevância do seu domínio e nas oportunidades de negócios.

Gostaram dessas dicas? Conhece alguém que precisa delas? Então compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.