Registro BR: um guia para consultar e cadastrar o domínio do seu site

O Registro BR é uma plataforma pela qual você pode comprar um domínio brasileiro para o seu site. Confira neste post quais são os passos necessários para realizar essa aquisição e também como fazer com que as pessoas vejam os conteúdos do seu site ao acessarem o seu domínio.

registro br

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A primeira etapa para a criação de um site, seja em WordPress, seja em outra plataforma, é a escolha de um domínio. E uma das formas de contratá-lo é pelo Registro BR.

Assim, se você precisa criar um domínio para o seu site, mas não sabe quais são os procedimentos, continue a leitura deste artigo, pois passaremos pelos seguintes pontos:

  • O que é o Registro BR?
  • Por que registrar o seu domínio no Registro BR?
  • Como buscar um domínio no Registro BR?
  • Quanto custa um domínio no Registro BR?
  • Vale a pena registrar o domínio do Registro BR por meio de outra empresa?
  • Como cadastrar o seu domínio no Registro BR?
  • Como configurar o domínio no servidor do seu site?

Vamos adiante? 

O que é o Registro BR?

O Registro BR é um site destinado à venda de domínios online que terminam com a extensão .br. Portanto, se a sua intenção for criar um site para a sua empresa com essa terminação, o Registro BR é o lugar ideal.

O Registro BR, na verdade, pertence ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que, por sua vez, faz parte do CGI.br (Comitê da Internet do Brasil), que também cuida dos seguintes departamentos:

  • Cert.br (segurança);
  • Cetic.br (indicadores);
  • Ceptro.br (redes e operações);
  • Ceweb.br (tecnologias web);
  • Ix.br (troca de tráfego).

Porém, como este artigo é dedicado ao Registro.br, vamos dar continuidade a ele.

Por que registrar o seu domínio no Registro BR?

A escolha do domínio é muito importante para definir a identidade da sua empresa na internet. E quando falamos naqueles que levam a extensão .br, nos referimos às páginas corporativas com negócios voltados ao Brasil, que podem ser tanto sites quanto landing pages.

Sim, todos os domínios têm uma especificação, é por isso que sites de governos brasileiros têm o domínio gov.br, assim como organizações usam o org.br. 

Essa é a principal razão pela qual você deve optar pelo .br se a sua empresa for localizada aqui e tiver como estratégia de marketing digital atrair o público brasileiro.

Como buscar um domínio no Registro BR?

É muito simples procurar um domínio no Registro BR. Basta acessar o site e inserir um nome de seu interesse na barra de busca, e ele vai apresentar todas as opções disponíveis com a extensão .br. Vamos ver dois exemplos?

Primeiro vamos procurar pelo nome “parangaricutirimirruaro” e ver quais resultados aparecem.

registro br

Como você pode ver, o domínio está disponível — pelo menos até o fechamento deste post. Portanto, você pode ser o primeiro a ter o exclusivo domínio parangaricutirimirruaro.com.br.

Mas agora, vejamos um exemplo mais difícil. Vamos procurar por “saiadolugar” e ver o que aparece.

registro br

Evidentemente, esse nome não está disponível, e caso tenha tentado acessá-lo, deve ter visto que ele pertence à Rock Content. Contudo, o Registro BR oferece algumas sugestões que, de repente, podem servir para você, ainda que o domínio não seja .com.br.

Os tipos de domínio do Registro BR

O Registro BR tem seis tipos de domínio .br que podem ser usados em sites de acordo com suas categorias. Vejamos abaixo:

  • genéricos: esses são destinados a pessoas físicas ou jurídicas;
  • cidades: tais tipos de domínio também são voltados a pessoas físicas ou jurídicas, mas são referentes a localidades;
  • universidades: o edu.br é o único que pode ser utilizado por instituições de ensino;
  • pessoas físicas: esses domínios foram criados para blogs, páginas do tipo wiki, entre outras;
  • profissionais liberais: advogados podem ter um domínio adv.br, arquitetos arq.br, entre outros tipos;
  • pessoas jurídicas: esses são classificados como sem restrição (por exemplo, etc.br), com restrição (por exemplo, gov.br) ou DNSSEC obrigatório (por exemplo, jus.br).

Quanto custa um domínio no Registro BR?

O preço de um domínio no Registro BR pode variar. Se estiver disponível, o preço inicial é R$ 40 por ano. Se você pagar adiantado por mais anos, pode ter um desconto.

Contudo, isso não significa que todos os domínios tenham esse preço, já que eles podem variar de acordo com a categoria e, sobretudo, se já tiver um proprietário.

Sim, é possível comprar um domínio que já tenha proprietário. Porém, é preciso que a pessoa esteja disposta a vendê-lo e, dependendo da autoridade que o domínio tem, isso pode não ser barato.

Por exemplo, uma empresa que opera na área de restaurantes ou doces pode ter interesse no domínio pudim.com.br, até porque, apesar de só ter a foto de um pudim, é um site com muitos acessos diários, mas deverá estar disposta a pagar um preço alto por isso.

Vale a pena registrar o domínio do Registro BR por meio de outra empresa?

O Registro BR não é a única empresa que oferece domínios do tipo .br. Algumas delas são bem conhecidas, tais como: GoDaddy, Hostgator, Hostinger, RedeHost, entre outros. Porém, será que vale a pena registrar o seu domínio .br por intermédio de alguma dessas empresas? A resposta é: depende.

Elas oferecem mais do que o registro de um domínio, pois o carro-chefe delas é serviço de hospedagem para sites. Por conta do suporte prestado, a contratação do domínio por esse meio pode sair mais caro do que fazê-lo diretamente pelo Registro BR. Mas se você precisar dos serviços e da assistência que essas empresas fornecem, pode valer a pena. 

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
 
Stage: a solução completa em performance, conversão e segurança no seu WordPress
 
Entenda quais são os passos para a criação de um site profissional
 
Conheça os 10 melhores sites de domínio

Como cadastrar o seu domínio no Registro BR?

Agora vamos seguir alguns passos para registrar o domínio “parangaricutirimirruaro” para que você saiba como cadastrar o seu também.

Passo 1: após inserir o nome do domínio na barra de busca, o Registro BR informa que você pode pagá-lo por 1, 2, 5 ou mais anos. Quanto mais tempo você escolher, mais barato fica o preço anual. Em seguida, clique em “Registrar”.

registro br

Passo 2: na tela seguinte, você deve inserir o seu CPF ou CNPJ.

registro br

Passo 3: em seguida, você precisa criar a sua conta no Registro BR e, ao final, clicar em “Registrar” para concordar com o contrato, a política de privacidade e os termos de uso.

registro br

Passo 4: após concluir o cadastro, o Registro BR informará o número de pedido e enviará por e-mail as instruções para pagamento.

registro br

Passo 5: depois que o e-mail chegar, será preciso fazer login no Registro BR e, dentro do seu painel, escolher o tempo pelo qual você quer pagar pelo domínio, sendo 10 anos o tempo máximo.

registro br

Como configurar o domínio no servidor do seu site?

Para que as pessoas possam acessar os conteúdos do seu site que ficam guardados no servidor, é necessário fazer o apontamento do DNS. Para isso, dentro do seu painel, clique no domínio contratado e, na tela seguinte, desça até a opção “DNS”.

registro br

Nela, você precisa inserir o Master e o Slave 1 do seu host. Todos os servidores costumam enviar essa informação por e-mail após a contratação, mas caso você não saiba quais são, basta perguntar ao suporte.

O tempo de apontamento pode levar até 24 horas. Então seja paciente e confira a URL de tempos em tempos para ver se já está funcionando.

Aliás, o seu site deve ser voltado para os seus objetivos de negócio. Se a sua empresa oferece serviços, é importante que ele tenha um formulário para a geração de leads. Se vende produtos, é recomendável que o site seja um e-commerce para que os clientes possam fazer compras.

Por falar nisso, agora que você já sabe como registrar o seu domínio no Registro BR, que tal conhecer o passo a passo para montar a sua loja virtual? Confira o artigo que escrevemos sobre o WooCommerce, a solução para e-commerce dentro do WordPress.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.