7 ferramentas para fazer um relatório de Instagram impecável

relatório instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Aprenda tudo sobre Redes Sociais

O Instagram é um fenômeno de público, engajamento, conteúdo e vendas. E isso todo mundo sabe, não é preciso pensar muito para concordar. O que muita gente não sabe é como andam os resultados da própria estratégia de marketing nessa rede.

Uma coisa é confirmar que o seu público está no Instagram e marcar presença por lá também. Outra bem diferente é saber se as pessoas que você quer atrair notam essa presença e se importam com ela. De forma ainda mais profunda, é importante descobrir se os seus fãs se importam o suficiente para se tornarem clientes, e qual é o papel do Instagram no seu processo comercial.

Tudo isso parece informação demais para acompanhar, e realmente é. Por isso, é tão importante usar relatórios periódicos precisos e bem elaborados. Eles vão te ajudar a entender melhor o seu desempenho, o comportamento da sua audiência e como otimizar suas ações na rede social para ter resultados reais.

Veja agora tudo que você precisa saber para criar um relatório de Instagram perfeito!

6 motivos para você começar a fazer relatórios do Instagram

Hoje em dia ninguém tem tempo sobrando, e a ideia de criar um relatório detalhado pode parecer desgastante e trabalhosa. Então, fica a dúvida: será que vale mesmo a pena investir tempo nisso ou as vantagens não compensam o esforço? A resposta é simples: com certeza vale a pena!

Veja agora 6 motivos claros que provam o quanto é importante que você comece a dar atenção aos relatórios do Instagram o mais rápido possível:

1. Correção de erros

O primeiro motivo para usar relatórios é que eles mostram o que está errado com o seu perfil. É normal que, mesmo depois de planejar cada detalhe da sua estratégia, algo não saia como esperado.

Avaliar o desempenho do seu perfil conforme executa o que planejou vai mostrar o que precisa ser revisto e corrigido para que os resultados sejam consistentes.

2. Conquista de metas

Mesmo que seu conteúdo não apresente falhas graves e o crescimento do seu perfil não esteja estagnado, cabe a pergunta: será que o crescimento atual é suficiente para alcançar as metas propostas inicialmente?

Caso a resposta seja não, você poderá encontrar maneiras de acelerar esse crescimento. Provavelmente terá até certa facilidade de encontrar as melhores alavancas ao analisar os dados com calma.

3. Orientação de testes e experimentos

Um conceito que está muito em alta em empresas de todos os tamanhos é o chamado growth hacking, ou marketing baseado em experimentos. A ideia por trás disso é encontrar formas de aumentar exponencialmente os resultados com esforços relativamente pequenos por fazer testes que otimizam os pontos-chave da estratégia.

Se a sua empresa realiza esse tipo de experimento, gerar relatórios periódicos torna mais fácil saber o que está dando certo.

4. Apresentação de resultados

A construção de autoridade nas redes sociais ainda costuma ser vista com certa desconfiança por muitos líderes, e seu retorno precisa ser comprovado em números para justificar o investimento.

Com relatórios claros e precisos, o trabalho de apresentar esses resultados para um chefe ou cliente é bem mais fácil e rápido. Caso o trabalho esteja dando frutos, eles logo verão que vale a pena manter o projeto ativo.

5. Medição de retorno sobre investimento (ROI)

O retorno sobre investimento é o objetivo final de qualquer ação de marketing, e isso não exclui as redes sociais. O Instagram é um canal poderoso de comunicação e engajamento, mas precisa ser bem explorado para se traduzir em vendas.

Um relatório preciso permite ver rapidamente se o seu perfil está ajudando, de alguma forma, a conduzir os clientes pela jornada de compra ou se está apenas acumulando curtidas.

6. Facilidade de criação e análise

Por último, vale a pena investir na criação de relatórios porque isso é uma tarefa muito fácil. Você não terá esforço algum e os resultados, como já vimos, podem mudar a sua empresa.

Não precisa ter receio de perder tempo demais criando relatórios e agir pouco para resolver os problemas reais. Pelo contrário, com os relatórios criados você terá melhores condições de acertar em cheio no que precisa trabalhar.

O que um relatório de Instagram precisa ter

Ótimo, você está convencido de que vale a pena fazer relatórios do seu Instagram para garantir que os resultados virão. Mas o que um relatório precisa ter para ser relevante?

Em uma palavra: depende. A maioria das pessoas vai querer fazer a análise mais completa possível, para ter uma visão de águia da estratégia na rede. Isso inclui avaliar uma série de fatores, como:

  • crescimento da base de seguidores;
  • engajamento geral do público com os posts;
  • formatos de posts que mais fazem sucesso com a audiência;
  • melhores horários para publicar;
  • e muitos outros.

Por outro lado, se você tem pouco tempo e uma rotina muito corrida, ou acha que não terá tempo de agir em cima de todos os pontos de melhoria necessários, pode ser melhor simplificar a análise.

Ao focar apenas nos aspectos que têm a ver com seu objetivo imediato, fica mais ágil e prático tomar decisões certeiras com base nos dados avaliados.

Por isso, a recomendação geral é que um relatório seja completo, com todos os itens da lista acima. Mas se a sua equipe não der conta de agir em cima de todos no momento, seu relatório pode ser mais básico.

7 ferramentas para fazer relatórios com facilidade

Não seria nada prático pensar em fazer relatórios de Instagram analisando cada post, um a um, ou anotando em uma planilha quantos novos seguidores você conquista por semana. Como praticamente todas as tarefas repetitivas e analíticas do marketing moderno, essa é uma atividade que você precisa automatizar. A boa notícia é que existem muitas ferramentas de qualidade para fazer esse trabalho.

A lista abaixo contém 7 ferramentas de qualidade — tanto gratuitas quanto pagas — , mas não são as únicas do mercado. Há dezenas de outras opções para gerar relatórios e acompanhar seu progresso. Basta escolher a sua favorita e partir para a ação:

1. Sprout Social

O Sprout Social não é só uma ferramenta de relatórios, mas também tem funcionalidades de produção e gestão de conteúdo. Também não é focada só no Instagram, mas funciona com várias redes sociais.

Os relatórios da ferramenta incluem o registro de todas as suas interações na rede com outros usuários e uma análise de desempenho sobre cada hashtag usada. Também é possível gerenciar várias contas ao mesmo tempo.

2. Iconosquare

Assim como o Sprout Social, o Icononsquare é, primeiramente, uma ferramenta de gestão de redes sociais, esta voltada só para o Instagram e o Facebook.Mesmo que você já use outra ferramenta para isso, vale a pena conhecer os recursos.

A maneira mais fácil e rápida de fazer isso é usando a ferramenta gratuita do app, chamada de Instagram Audit. A análise é feita na hora, com base nos seus últimos 30 posts, e gera um relatório detalhado com dicas práticas.

3. Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta um tanto diferente da maioria. Normalmente, quando pensamos em relatório de Instagram vem à mente algo semanal ou até mensal.

Mas o grande trunfo do Keyhole é sua visão em tempo real dos dados. Dá para rastrear hashtags, menções, palavras-chave, URLs e contas de outras pessoas/empresas.

4. Picture.io

O Picture.io é uma ferramenta gratuita e muito direta: basta fazer login com o seu perfil do Instagram e ela vai te dar uma pontuação. Sua nota é baseada no quanto seu conteúdo é atrativo visualmente e como o público reage a ele.

Quem faz essa análise é o algoritmo da Chute, empresa dona da ferramenta, que trabalha ajudando empresas a se conectarem com seus públicos usando conteúdo visual no Instagram.

5. Minter.io

Além dos recursos comuns de ferramentas de análise, como analisar o crescimento do perfil e acompanhar hashtags, o Minter.io tem uma funcionalidade bem legal de otimização de conteúdo.

Como ela funciona? Basicamente, a ferramenta avalia quais dos seus posts têm melhor desempenho e porquê: qual hashtag é melhor, melhores horários de publicação e até que filtro costuma dar melhores resultados.

6. Reportei

A promessa do Reportei é direta: “gere relatórios profissionais em apenas 3 segundos.” Melhor ainda se você precisa de relatórios para outras redes sociais, além do Instagram, ou se precisa apresentar resultados para clientes.

Entre as métricas analisadas pelo Reportei, dá para destacar:

7. Quintly

A Quintly é ferramenta de gente grande, o que se comprova tanto pelas suas funcionalidades quanto pelos clientes de peso.

Com a ferramenta, dá para avaliar em detalhes todas as suas redes sociais (são mais de 250 métricas disponíveis para análise), dashboards personalizados de acordo com objetivos e muito mais. Não vão faltar dados para colocar nos seus relatórios e informar suas decisões estratégias no Instagram.

Um relatório de Instagram pode fazer muita diferença na sua presença dentro da rede. Além disso, acompanhar o desempenho nas redes sociais como um todo e agir com base nas descobertas é o que separa as estratégias bem-sucedidas das que ficam só na tentativa.

Um dos pilares do sucesso em qualquer rede social é o engajamento. Quer saber como aumentar o seu no Instagram? Então veja estas 6 dicas práticas!

Ebook Instagram Stories

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.