Saiba definir quais serão os próximos passos da sua equipe usando o Relatório de Três Gerações

O Relatório de Três Gerações ou 3G é uma ferramenta usada para documentar os resultados das estratégias aplicadas, assim como compreender quais foram os gargalos ao longo desse processo.

Métricas de marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As metas de uma empresa não são compostas somente para deixar gestores e seus liderados felizes. Elas existem por serem baseadas nos objetivos do negócio, de modo que conquistá-las faz a organização ficar cada vez mais perto de onde quer chegar.

E para ter uma visão clara de que esse caminho está sendo bem planejado e executado, é preciso fazer um Relatório de Três Gerações.

Para que você aprenda a aplicar esse relatório no seu negócio, separamos os seguintes pontos a serem esclarecidos sobre o tema:

Continue a leitura e saiba mais sobre cada um deles!

O que é o Relatório de Três Gerações

Também chamado de Relatório 3G, o objetivo dele é apontar tudo que foi feito durante o mês em cada setor da sua empresa a fim de saber as ações que estão sendo feitas e o quão eficientes (ou não) elas estão sendo.

O nome do relatório é baseado em três palavras em japonês que começam com a letra G, são elas: genbutsu, genba e genjitsu.

Vejamos agora o significado de cada uma delas e a importância de cada uma dentro da gestão de uma empresa.

Genbutsu

O primeiro G refere-se ao problema. É comum que algumas empresas passem por problemas que não conseguem perceber. Vejamos como exemplo um e-commerce que não esteja conseguindo vender tão bem quanto gostaria.

Seu site está com bom rankeamento e tráfego, os produtos são bons, mas as vendas não vêm. Descobrir a causa disso faz parte do segundo G.

Genba

Aqui, a intenção é descobrir a origem do problema. Vamos continuar com o exemplo da loja virtual.

Para descobrir a fonte do baixo número de vendas, a empresa decide fazer uma pesquisa com pessoas que abandonaram o carrinho.

Então, a maioria diz que o formulário de pagamento é exaustivo e confuso e que isso as fez desistirem da compra.

Genjitsu

Uma vez que o problema tenha sido identificado no genba, o genjitsu analisa a condição real do problema.

No caso do e-commerce, o gerador do problema foi a ferramenta de pagamento que não estava funcionando adequadamente, o que requer o trabalho de um desenvolvedor que possa sanar esse problema.

Portanto, esta última etapa, a exemplo da metodologia PDCA, é focada na solução do problema.

Template de Relatório de Três Gerações

Preencha o formulário e receba um modelo de plano de marketing gratuitamente!

Como funciona o Relatório de Três Gerações

O Relatório 3G é baseado nos três conceitos vistos acima e sua aplicação começa no que diz respeito ao passado, presente e futuro das ações que ocorrem dentro da sua empresa.

Vejamos agora os 5 passos necessários para o relatório ser composto, idealmente, no final do mês a fim de analisar tudo que foi feito.

1. O que foi planejado

O primeiro passo é levantar o que foi planejado para o mês corrente, desde as estratégias que foram desenhadas até as ações que precisavam ser executadas para alcançar as metas.

Para que essa informação esteja bem clara, o recomendável é traçar o planejamento estratégico no começo do mês e documentá-lo em seguida. Assim, basta que você acesse o documento para passar por este primeiro passo em vez de recorrer a memória.

2. O que foi executado

Como o planejamento das execuções podem não corresponder ao que realmente foi executado, o segundo passo é identificar o que foi feito e as razões para isso.

Afinal, deixar de executar o que estava planejado não é necessariamente ruim desde que os resultados tenham sido positivos, o que nos leva ao próximo passo.

3. O que foi alcançado

Aqui deve ser apontado tudo que as ações trouxeram, tanto a caráter positivo quanto negativo. Também é preciso levar em conta outros resultados conquistados, mesmo que eles não estivessem dentro do escopo.

Por exemplo: a meta do time de marketing era gerar tráfego e um guest post publicado com essa intenção fez surgir o dobro de leads interessadas em comprar o produto ou falar com um consultor. Embora não estivesse dentro dos planos e das metas, é um bom alcance.

4. Problemas identificados

Em seguida, você deve listar quais foram os problemas enfrentados durante o mês, sobretudo se a meta não tiver sido batida. O objetivo aqui não é punir o membro que não trouxe os resultados esperados e sim entender o porquê de não tê-lo conseguido.

É comum que alguns liderados tenham dificuldades em identificar esses problemas por partirem da premissa de que fizeram tudo certo. Por isso, são importantes as reuniões 1 a 1 em que o gestor ou dono do negócio ajude a encontrar esses problemas para que o próximo passo possa ser dado da forma correta.

5. Ações corretivas

Por fim, o último passo é saber quais ações corretivas deverão ser feitas para que os próximos meses sejam satisfatórios. Afinal, o Relatório 3G não tem o objetivo de encontrar a raiz dos problemas unicamente, mas também apontar o que deve ser feito para saná-los.

Assim, ao seguir os passos acima, você poderá fazer um Relatório 3G e compartilhá-lo com os seus colaboradores para que eles coloquem em prática o que foi apontado, resultando em uma estratégia mais eficiente.

Percebeu como os relatórios são fundamentais em todos os setores de um negócio, sobretudo dentro do time de marketing por se dedicar a gerar mais visibilidade, autoridade e oportunidades para uma empresa?

Por essa razão, nós produzimos um material que reúne os 7 relatórios mais importantes no marketing e que você pode baixar gratuitamente aqui!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.