Repost no Instagram: como repostar conteúdos de outras páginas em seu perfil

Repost no Instagram: como repostar conteúdos de outras páginas em seu perfil

A função compartilhar é um dos recursos mais interessantes das redes sociais, mas, quando queremos postar o conteúdo de outros perfis no nosso feed do Instagram, temos que recorrer a métodos alternativos. Veja as principais formas de fazer repost no Instagram.

Você já deve ter familiaridade com o botão de compartilhar do Facebook ou a função retweet do Twitter para publicar o conteúdo de outros perfis no seu feed.

Acontece que, quando vamos para outra das redes sociais mais populares — como o Instagram —, percebemos que esse recurso funciona de um jeito bastante diferente.

Por isso, preparamos este tutorial para que você entenda como fazer um repost no Instagram e aumente a variedade de conteúdos da sua timeline. Boa leitura!

Atenção: antes de publicar o conteúdo de terceiros, é fundamental que você peça permissão. O correto é dar os devidos créditos para o autor, observar a licença de uso e, quando houver, respeitar os requisitos. Sem consentimento, é possível que você enfrente contratempos em relação a direitos autorais e ao uso indevido da imagem.

Use o aplicativo Repost for Instagram

O primeiro método que veremos usa o app “Repost for Instagram”, disponível para iOS e Android. Precisamos de um aplicativo porque o Instagram ainda não conta com uma função de compartilhamento nativa para o feed.

Ela está disponível apenas para o Instagram Stories, como veremos mais adiante. Depois de baixá-lo, é só seguir estes passos.

1. Copie o link de compartilhamento da imagem que deseja compartilhar

Ache a foto ou vídeo que você quer compartilhar e copie o link. Basta tocar nos 3 pontinhos e depois em “Copiar link”.

como fazer repostagem no instagram como fazer repostagem no instagram

Aparecerá a mensagem “Link copiado para a área de transferência”. Vale lembrar que não funciona com publicações do tipo carrossel, em que há diversas fotos ou vídeos no mesmo post. Nesse caso, o app só vai salvar a primeira imagem.

Também é importante destacar que o perfil do qual você pretende fazer repost precisa ser público. Se for privado, o Repost for Instagram não conseguirá baixar a mídia.

2. Abra o Repost for Instagram

Ao abrir o aplicativo Repost, ele vai detectar que há um link do Instagram salvo na área de transferência e mostrará o conteúdo no início da lista.

como fazer repostagem no instagram

3. Salve a imagem e abra o Instagram

Agora que o conteúdo que você quer compartilhar aparece na tela do Repost, toque nele. Na próxima etapa, escolha a posição da marca de repost na imagem (para uma imagem sem essa marca, é preciso ter a versão Pro do aplicativo), defina se ela terá fundo branco ou preto, e toque em “Repost”.

como fazer repostagem no instagram

O app vai salvar a imagem na sua galeria e dará a alternativa de copiar a descrição e abrir o Instagram. Toque nessa opção.

como fazer repostagem no instagram

4. Compartilhe a imagem

O aplicativo vai direcionar você para o Instagram, onde poderá escolher publicar no Stories ou no feed.

como fazer repostagem no instagram

No Stories, não é muito interessante, porque a imagem será ampliada para caber na tela vertical da funcionalidade, mas, no feed, é como publicar uma foto ou vídeo normalmente.

É só escolher a mídia que já estará salva na sua galeria, colar a descrição que ficou guardada na área de transferência ou escrever uma nova e publicar.

como fazer repostagem no instagram

Compartilhe usando o Stories

Vejamos agora como repostar conteúdos sem precisar sair da rede social. A diferença aqui é que eles aparecerão no seu Stories, e não no feed do Instagram dos seus seguidores. Acompanhe o passo a passo a seguir.

1. Use o botão compartilhar

O botão “compartilhar” ou “avião de papel” oferece diversas possibilidades, mas a única que permite repostar o conteúdo é a opção “Adicionar ao story”.

como fazer repostagem no instagram como fazer repostagem no instagram

2. Escolha o formato

Já na tela de compor o seu story, você pode escolher entre 2 formatos de prévia do post. Basta tocar em cima para alternar entre eles.

como fazer repostagem no instagram como fazer repostagem no instagram

3. Adicione ao seu story

Agora, é só terminar de compor o story, tocar em “Seu story”, e o repost já vai aparecer por lá.

como fazer repostagem no instagram

Lembrando que o usuário que visualizar esse story deverá tocar no quadro para ser direcionado para a publicação original.

como fazer repostagem no instagram

Também vale destacar que só é possível fazer um repost dessa maneira com conteúdos de contas públicas. Repare como o Instagram deixa isso claro quando tocamos no botão compartilhar de uma imagem de conta privada.

como fazer repostagem no instagram

Outra informação relevante é que existe uma maneira de compartilhar um story de outra pessoa seguindo essa mesma linha. Acontece que essa função fica disponível apenas quando ela marca a sua conta.

Faça uma captura de tela

A captura de tela é um recurso do seu próprio smartphone e não precisa de outros aplicativos para fazer o repost. É muito simples. Saiba mais!

1. Capture a tela visualizando o conteúdo que deseja compartilhar

Com o conteúdo na tela, faça a captura. Como só é possível capturar uma imagem estática, esse método funciona unicamente para fotos.

Em aparelhos com o sistema iOS, é só apertar o botão lateral e o botão home simultaneamente. Nos dispositivos Android, basta apertar o botão lateral e o botão de diminuir o volume ao mesmo tempo.

2. Recorte a imagem

Como a captura vai pegar tudo que estiver na tela, será necessário “recortar” a imagem para manter apenas a foto que você quer compartilhar com o seu público.

como fazer repostagem no instagram

Salve na sua galeria e siga para o último passo.

3. Publique a foto

Agora, o que resta é publicar a foto como você faria com qualquer outra imagem. Porém, tenha em mente que a mídia não é sua. Portanto, atente novamente ao aviso que deixamos no início do artigo: peça permissão, respeite as condições do autor e dê os devidos créditos.

Vimos com esses 3 métodos que fazer um repost no Instagram é perfeitamente viável se usarmos as melhores ferramentas e seguirmos as orientações de uso de mídias de terceiros.

Assim, você amplia o leque de conteúdos relevantes que compartilha com seus seguidores, demonstrando sua preocupação em mantê-los atualizados com materiais de qualidade e aumentando as chances de gerar engajamento e leads no Instagram.

Curtiu o artigo? Então, agora que o repost não é mais um mistério para você, confira este FAQ Instagram que elaboramos e encontre as respostas para as principais dúvidas da rede social!

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo