Como Aumentar a Performance (ROAS) em campanhas de Facebook Ads

ROAS facebook Ads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para obter um excelente desempenho na geração de leads e garantir boas conversões, muitos profissionais têm recorrido a soluções práticas e eficientes como é o caso das campanhas de Facebook Ads.

Também não é para menos. A velocidade com que os resultados aparecem e a ultra segmentação para atingir o potencial cliente e despertar o interesse, a partir de campanhas criadas pelo Face Ads, é algo que realmente impressiona.

Esse fator acaba se tornando um grande atrativo para as pessoas que desejam obter um bom retorno sobre os investimentos realizados com seus anúncios na internet.

No entanto, também é comum encontrar pessoas que seguiram por esse caminho e não obtiveram o resultado esperado.

Mas isso não quer dizer que investir em sua performance nas campanhas de Facebook Ads seja algo que não vai lhe dar retorno.

Pelo contrário! Essa é uma estratégia eficiente e que gera sim bons resultados. Mas para alcançar o seu objetivo, é preciso entender que os anúncios não se vendem sozinhos.

Você precisa alinhar os seus investimentos com as estratégias de marketing da sua empresa e, principalmente, entender como essa ferramenta funciona para definir bem os seus KPIs e fazer com que suas ações impactem diretamente o seu público, para que assim você obtenha um bom ROAS.

Agora você deve estar se perguntando: Mas o que é KPIs? E ROAS?

Bom, se você ainda não se deparou com esses termos, fique tranquilo pois em algum momento eles vão aparecer na sua vida.

Mas para que já possa ir se familiarizando com isso, saiba que ROAS (Return on Advertising Spend) nada mais é do que um indicador que mede o valor ganho e os custos associados aos seus anúncios.

Por meio do ROAS você pode avaliar o quanto está convertendo por cada R$1,00 gasto com seus anúncios. Em suma, podemos afirmar que é importante aprender a calcular o ROI e o ROAS para saber o Retorno Sobre o Investimento Publicitário. O quanto que seus investimentos em mídia estão trazendo de faturamento para sua empresa.

O KPI por sua vez é um indicador de desempenho. São métricas, ou seja, ele é responsável por monitorar o desempenho dos seus anúncios na internet.

De acordo com os veículos utilizados para realização de campanha, ou de acordo com seus objetivos, utiliza-se KPIs diferentes para entender a eficácia e o sucesso da operação. Esse enorme universo sobre o que é KPI (indicadores) proporciona infinitas possibilidades.

Por isso, é importante saber escolher bem seus indicadores e melhorar seu relatório frequentemente para extrair informações realmente importantes para a sua empresa.

Além disso, algumas dicas para melhorar a sua performance em campanhas de Facebook Ads também fazem toda a diferença na hora de garantir boas conversões e, consequentemente, um bom retorno sobre o seu investimento.

Pensando nisso, reunimos nesse post as 7 dicas comprovadamente eficazes para você garantir um bom desempenho com os seus anúncios e conquistar bons lucros com suas campanhas de um jeito simples, prático e eficiente. Confira!

7 dicas certeiras para elevar sua performance em campanhas de Facebook Ads

1. Melhore suas campanhas e reduza seus custos com o pixel do Facebook Ads

Para quem ainda não conhece, o pixel do Facebook nada mais é do que um trecho de código que deve ser instalado no seu site para que dessa forma você consiga ter acesso a informações como o número de conversões das suas campanhas de Facebook Ads, por exemplo.

Com essa ferramenta, você também pode e realizar ações, tais como criar listas de públicos parecidos ou lista de retargeting, o que elevará e muito a sua audiência.

Agora você deve estar se perguntando: Como eu faço para pegar esse código?

Bom, o pixel está presente em sua conta de anúncios, onde basta acessar essa conta, depois ir para ferramentas e selecionar a opção pixel, onde lá você poderá visualizar o código dessa ferramenta.

Com o código do pixel em mãos, você deve inseri-lo entre as tags do código fonte da sua página na internet, para que a partir disso você comece a acompanhar melhor suas campanhas de Facebook Ads.

2. Alinhe sua estratégia de compra ao Inbound Marketing

Se engana quem acha que, pelo simples fato de estar investindo para gerar tráfego, o foco das suas campanhas devem estar unicamente no processo de venda de um produto e/ou serviço.

Isso porque nem sempre as pessoas estão interessadas em comprar naquele momento.

Nesse caso é importante que você alinhe a estratégia da sua empresa no Facebook Ads ou Google Adwords, por exemplo, com o Inbound Marketing, para que os seus anúncios sejam direcionados tanto para as pessoas que buscam ativamente pelo seu produto, como também para aqueles que não estão em um momento de compra.

Como fazer isso? Muito simples, ofereça para o seu público algo que seja do interesse dele, como cursos gratuitos, ebooks, dentre outros.

Em troca você obterá informações valiosas como email, nome, segmento, enfim, dados que lhe permitirão qualificar e nutrir o seu lead e assim melhorar os resultados da sua campanha de Facebook Ads.

3. Foque no objetivo principal da sua campanha

Não é novidade que muitas pessoas ficam admiradas com algumas métricas como o número de seguidores no Twitter, ou então a quantidade de curtidas obtidas no Facebook, por exemplo.

Mas é importante ressaltar que muitos profissionais que estão se dando bem com campanhas de Facebook Ads hoje em dia não tem o seu foco voltado para isso, afinal de contas a única coisa que essas métricas conseguem gerar é um ganho positivo na sua autoestima.

Agora eu lhe pergunto: e as vendas? De que forma essas métricas contribuem para você vender mais?

Em qualquer negócio, o foco deve estar direcionado para o objetivo principal da campanha que é vender. Afinal de contas são as vendas que geram o faturamento da sua empresa, certo?!

Por isso, procure focar no que realmente interessa e não se preocupe com métricas de vaidade.

Elas não vão dar um retorno direto sobre as vendas do seu negócio, pois fazendo isso você só estará desperdiçando tempo e dinheiro. Foque apenas nas métricas que apresenta associação direta com as vendas, pois estas sim lhe darão um retorno expressivo.

4. Potencialize sua lista de retargeting

Uma das estratégias que pode ser usada em sua campanha de Facebook Ads para lhe render um bom tráfego sem que você tenha que gastar muito com isso é a promoção de posts do blog da sua empresa para potencializar o número de pessoas em sua lista de retargeting.

A partir do momento em que você promove os posts do blog da sua empresa, o seu tráfego passa a ter contato com o pixel do Facebook Ads, e isso fará com que o público que acessa o seu blog seja incluído na sua lista de retargeting.

Com essa lista contendo um grande volume de pessoas, você passa a ter um bom público para o qual poderá direcionar suas campanhas e obter boas conversões.

Para que suas conversões sejam assertivas, recomendamos fazer com um material rico, como por exemplo, um ebook, assim o usuário estará mais preparado quando receber uma contato para venda.

Além disso, se você possui um e-commerce, é indispensável o uso da campanha de catálogo de anúncios DPA (Dynamic Product Ads). Ela fará com que você aumente suas vendas no Facebook Ads e como consequência aumenta também o seu ROAS.

5. Rastreie o seu tráfego

Um dos diferenciais do marketing digital em relação às outras ferramentas de publicidade é a sua capacidade de mensuração. Mas para poder usufruir desta vantagem é preciso saber usá-la de forma inteligente e a favor do seu negócio.

E nada melhor para fazer isso do que rastreando o tráfego das suas campanhas de Facebook Ads, procurando fazer a distinção entre o tráfego orgânico e o que vem diretamente dos seus anúncios.

Nesse caso, a dica é usar recursos da internet, como o URL Builder do Google, por exemplo, que possibilita o rastreamento da origem do seu tráfego, fazendo assim com que a análise dos resultados seja feita com mais facilidade.

6. Realize o monitoramento dos seus leads

Outra dica interessante para você obter êxito em suas campanhas de Facebook Ads e ter a certeza de que elas estão gerando o ROAS desejado é contar com o gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Através desta ferramenta você poderá ter um melhor acompanhamento do comportamento desse lead, para entender se ele irá de fato se transformar em cliente, ou seja, gerar receita.

Para que essa leitura possa ser feita, é necessário que o Pixel do Facebook esteja configurado corretamente, e para constatar que tudo esteja funcionando, recomendamos a instalação de uma extensão para o Google Chrome, chamada Pixel Helper.

7. Teste sempre as suas campanhas e não morra na praia

Um dos erros que muitos profissionais cometem é o de não testar suas campanhas antes mesmo de lançá-las no mercado.

Ao fazer isso, você estará correndo o risco de deixar erros passarem despercebidos em suas campanhas, o que pode, inclusive, fazer com que os seus resultados não sejam tão bons quanto o esperado.

Por isso, antes mesmo de você lançar sua campanha na internet, procure checar se a segmentação está adequada, se existem erros gramaticais no anúncio ou mesmo na página para onde os seus leads serão direcionados.

Verifique se a landing page está funcionando corretamente, se o anúncio está passando a ideia correta e apresenta a proposta de valor adequada para a sua oferta.

Enfim, procure checar quantas vezes for preciso as estratégias usadas em suas campanhas e realize os testes necessários para garantir que os anúncios cheguem ao seu público e que a ação no seu funil de vendas seja concretizada com sucesso, resultando assim em excelentes resultados para o seu negócio.

Mesmo que você precise dedicar algumas horas para fazer esses testes, com certeza será muito melhor fazê-los e garantir que sua campanha esteja pronta para ser lançada do que fazer isso de qualquer jeito e desperdiçar todo o seu investimento em algo que possivelmente não vai gerar resultado algum para a sua empresa.

Para os que não apresentam tanta habilidade em fazer testes como esses, hoje em dia já existem empresas que são especializadas nesse tipo de serviço e que dão todo o suporte para fazer com que suas campanhas obtenham uma melhor performance.

Aproveite para conhecer também as 4 vantagens de contratar uma agência de marketing digital para a sua estratégia de mídia de performance.

Seguindo direitinho as 7 dicas dadas acima, com certeza você terá boas chances de criar campanhas de Facebook Ads eficientes e que renda muitas conversões para o seu negócio.

Afinal de contas, para garantir bons resultados é preciso contar com estratégias e dicas que funcionam de verdade!

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.