Rock my Business: como Aliat Universidades conseguiu ter uma poderosa presença online em um ano

Rock my Business: como Aliat Universidades conseguiu ter uma poderosa presença online em um ano

Você sabia que, somente no México, existem mais de 5 mil instituições de educação superior (IES) lutando para ser a primeira opção de seus potenciais estudantes (segundo o Sistema Nacional de Informação Estatística Educativa da Secretaria de Educação Pública, 2015-2016)?

Em estados como Puebla, CDMX e Veracruz, você poderia se propor a ir para uma universidade nova todos os dias e um ano não seria suficiente. É por isso que ser o primeiro a aparecer é vital.

Dito de outra forma, ter uma estratégia de marketing consistente já não é uma opção; é uma necessidade.

Neste artigo você verá como a Aliat Universidades, em parceria com a Rock Content, soube entender esta realidade com perfeição e aproveitou a ferramenta de marketing de conteúdo para:

  • se diferenciar no mercado das IES;
  • construir autoridade no segmento educacional;
  • consolidar uma forte posição no universo digital.

Se você se interessa por saber como conseguimos, continue lendo!

Sobre a Aliat Universidades

Aliat é uma rede de universidades de ampla cobertura que tem 7 instituições educativas:

  • Universidade ETAC;
  • Universidade Valle de Grijalva (UVG);
  • Universidade de Estudos Avançados (UNEA);
  • Centro de Estudos Superiores de Tapachula (CEST);
  • Universidade Tangamanga (UTAN);
  • Universidade La Concordia (ULC);
  • Escola Gatronômica Corbusé.

Algumas dessas instituições, como a Universidade ETAC, têm mais de 50 anos de experiência oferecendo educação superior a milhares de mexicanos em 15 estados da república.

São 32 grupos e cerca de 55 mil estudantes, além de vários aliados estratégicos para transmitir programas semipresenciais em diversas cidades do México.

A Aliat considera a educação como um fator determinante para a mobilidade social e a chave para mudar vidas. Sua meta é dar acesso à educação superior com a maior quantidade possível de jovens e ajudá-los a alcançar seu maior potencial.

Por isso oferecem diferentes modalidades de estudo:

  • presencial;
  • online;
  • semipresencial.

Aliado a isso, todos os campi contam com uma iniciativa chamada “Aliat Empréndete” (Aliat te empreende, em tradução livre) que procura ajudar os estudantes a encontrar trabalho, impulsioná-los a empreender e criar uma rede de contatos de onde estão na carreira.

Desde 2015, estão fortalecendo a equipe de mercadotecnia e propiciando melhorias para chegar mais longe.

No final de 2017, decidiram procurar um especialista na área de produção de conteúdos para ganhar terreno na internet. Assim descobriram aRock Content.

Por que fazer Inbound e Marketing de Conteúdos para universidades?

Antes de falar mais sobre a aliança da Rock e da Aliat Universidades, é importante que paremos um pouco para falar sobre por que estas estratégias são uma boa ideia para as instituições de ensino superior.

Tudo o que concerne aoInbound Marketing, e a premissa de educar o seu consumidor em vez de convencê-lo, é uma novidade no mercado educativo do México. Até pouco tempo, um anúncio na TV e alguns outdoors eram o suficiente para garantir uma cota de novos alunos.

Mas o que mudou?

Além do volume crescente de IES no México, o aluno agora tem o poder da informação em suas mãos: antes de tomar qualquer decisão para o seu futuro, pode solucionar todas as suas dúvidas com um clique.

Uma simples busca no Google te permite descobrir o que o mercado oferece, quais tipo de curso convém e até o que se precisa saber para escolher uma instituição.

Então, se você não pode convencê-lo, por que não educá-lo?

Ao utilizar o Marketing de Conteúdos em sua estratégia, você pode fazer parte de toda a viagem de compras do aluno, dando a ele a informação que precisa para tomar sua decisão.

E quando você faz isso corretamente, você dará conta por si mesmo de que você é a melhor opção.

Outro benefício de utilizar essa estratégia é criar uma relação com seus alunos antes de começarem a estudar, o que ajuda com a retenção deles ao longo do curso.

Por que a Rock Content?

Quando pesquisaram novas estratégias de marketing, a Aliat Universidades percebeu o potencial do Inbound e do conteúdo para:

  • ter um ROI melhor no mundo digital, ao produzir conteúdos orgânicos que gerem visibilidades online de forma previsível;
  • criar uma relação direta e duradoura com sua persona ao oferecer o conteúdo que ela busca e precisa agora;
  • diminuir o ciclo de venda dos seus cursos, utilizando o conteúdo para gerar pré-inscritos mais maduros e educados.

Até aí, tudo bem. Mas o problema era: como produzir conteúdo em larga escala de forma estratégica? Foi essa demanda que levou a Aliat Universidades a procurar a Rock Content.

Salvador Pinedo, gerente de publicidade, Comunicação, Relações Públicas e Conteúdo, viu, na Rock Content, o aliado ideal para criar uma estratégia, já que ofereciam a produção em larga escala de conteúdo de qualidade para a persona e o know-how necessário para utilizar esse conteúdo da maneira mais efetiva possível.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Rock my Business Queria Tanto: como reestruturaram seu blog

👉 Rock my Business Miotec: case de sucesso com Marketing de Conteúdo

👉 Rock my Business Unyleya: case de sucesso para IES


A elaboração da estratégia

A partir de Junho de 2018, a Aliat Universidades e a Rock começaram a trabalhar juntas construindo uma estratégia Inbound agressiva e personalizada para cada uma das principais marcas da instituição com um foco bastante claro: conseguir tráfego orgânico.

Uma vez que a decisão foi tomada, a estratégia começou a tomar forma da seguinte maneira:

  • Cada projeto foi introduzido na plataforma da Rock Content para poder fazer um segmento medível de cada um dos conteúdos que iam ser produzidos, bem como fazê-los disponíveis para a rede de freelancers da Rock.
  • Foram trabalhados 5 tipos diferentes debuyer personas de acordo com a oferta de cada universidade.
  • Desenvolveu-se um plano de conteúdos especializados que evoluia dependendo dos resultados obtidos.
  • Implementou-se uma dinâmica de entrega de resultados mensais e, além disso, uma reunião trimestral que tinha como objetivo avaliar o avanço e realizar ajustes onde fosse necessário.

A equipe da Aliat, conformado por Salvador Pinedo, Ana Rosa Guitérrez, Verónica Muñoz e Perla Monroy, trabalhou muito de perto com a Rock Content durante todo o projeto, e essa sinergia rendeu bons resultados.

Lições aprendidas

Salvador Pinedo, a cabeça do projeto por parte da Aliat Universidades, compartilhou conosco sua experiência com a Rock e as coisas que ele e sua equipe aprenderam durante esse processo:

“Minha equipe é formada por jornalistas que têm muito domínio em relação à redação de textos, mas, graças à Rock Content, também expandimos nossos conhecimentos emSEO e Inbound, bem como em Produção de Conteúdo graças a uma certificação que nos ofereceram gratuitamente”.

Além disso, também descobriram “temas técnicos, terminologia e melhores práticas de publicação, redação e manejo de palavras-chave”.

Tudo isso somado a um “grande suporte técnico e de capacitação” que os permitiu transformar-se em “especialistas no tema”.

Os resultados

A Aliat Universidades obteve resultados positivos em todas as suas marcas. Os mais destacados são:

  • Mais de 647.000 usuários em todos os projetos com um crescimento de 4,8x em 11 meses.
  • Redução de custo por lead (CPL) em 60%.
  • 1043 novas palavras-chave, um aumento de 29% com mais de 4000 indexadas.
  • Um tráfego orgânico equivalente a US$ 160.590,00 por mês. Quase 2 milhões de dólares se contabilizamos anualmente.
  • 80% das visitas ao blog são orgânicas. Não se incluiu nenhum tipo de estratégia paga, nem sequer em redes sociais onde todas as publicações obtêm resultados orgânicos.
  • Publicação constante de conteúdos de qualidade em cada um dos blogs que atrai mais de 116.000 visitantes por mês.
  • Se somadas todas as marcas, a Aliat ocupa o 2º lugar em posicionamento orgânico de conteúdos educativos, acima de competidores como UVM, UTEL, Insurgentes e ICEL.

Cada uma dessas métricas contribuiu para o crescimento da Aliat e permitiu se posicionar como uma das instituições educativas mais poderosas no que se refere a posicionamento online.

O próximo desafio

Este caso de êxito prova que o Inbound Marketing é uma opção genial para as instituições educativas. No entanto, a Aliat sabe que isso é só o começo.

A Aliat já conseguiu preparar o caminho necessário para tirar o máximo de proveito de sua presença digital. Agora a única coisa que precisa é recorrê-lo.

Como o próprio Salvador coloca:

“O próximo passo seria aproveitar todo esses crescimento que temos conseguido e capitalizá-lo conseguindo leads diretamente por meio dos blogs e a criação de materiais completos como eBooks e microflows que nos ajudem a chegar a mais alunos em potencial. Temos uma Ferrari estacionada e esse ano nosso trabalho será colocá-la para andar a todo vapor.”

Por mais que a estratégia vigente tenha demonstrado ser eficaz, nossa aliança hoje está focada na identificação de novas oportunidades e pontos de melhora.

No que tange o conteúdo, a produção não pode parar: para garantir a autoridade do domínio, e aumentar a velocidade de indexação de novas palavras-chave, continuamos trabalhando com um alto volume de materiais.

Agora, o foco é produzir conteúdos dedicados principalmente a obter leads valiosos e ajudar a se transformarem em estudantes de alguma de suas instituições.

Tudo é possível graças a um trabalho em conjunto: Aliat Universidades e Rock, que continuam crescendo juntas para aumentar o ROI das ações digitais e gerar cada vez mais leads maduros e preparados para obter alunos.

Quer uma avaliação de como a Rock pode ajudar sua empresa de maneira personalizada e conseguir resultados exponenciais?Fale com um de nossos consultores!

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

This post is also available in: Español (Espanhol)

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo