Por Bárbara Georgiane

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 1 de junho de 2020. | Atualizado em 2 de junho de 2020


Com cerca de 80% de vendas provenientes do Inbound Marketing e um crescimento impressionante de palavras-chave rankeadas, a Bertholdo se tornou um case de sucesso Rock Content. Conheça essa história e se inspire!

O comportamento atual do consumidor deixa claro que muitos preferem comprar pela internet do que em lojas físicas. Vários motivos sustentam esse hábito: praticidade, economia e, principalmente, comodidade.

Por essas e outras questões o e-commerce passou a ser uma excelente opção para quem deseja criar ou já tem um negócio próprio e, ao mesmo tempo, ter a flexibilidade que o mercado digital proporciona.

Pensando no crescimento desse nicho de mercado e no cuidado que um e-commerce precisa para alcançar os resultados satisfatórios, a empresa Bertholdo teve o olhar cuidadoso de reconhecer que o “e-commerce é muito mais que uma loja virtual”. 

É a partir daqui que vamos contar quem é a Bertholdo e como ela provou o valor dos serviços especializados prestados pela Rock Content e se tornou um case de muito sucesso das nossas estratégias personalizadas de marketing!

Acompanhe!


Quem é a Bertholdo?

A Bertholdo é uma empresa de tecnologia que está transformando as estratégias de negócio e o faturamento de e-commerces no mundo!

O trabalho dela inclui o desenvolvimento, suporte, consultoria e implantação de soluções SAP e lojas virtuais Magento e WooCommerce

A atuação da empresa baseia-se em garantir a excelência na prestação de serviços, maximizando a geração de valor para seus clientes, colaboradores, acionistas e demais impactados.

Desde sua fundação em 1999, a Bertholdo já apoiou dezenas de empresas na realização de projetos, obtendo resultados além do esperado em produtividade, redução de custos, qualidade e satisfação dos clientes.

Depoimento Flávio Bertholdo

Por que a Bertholdo se tornou um case de sucesso?

Uma estratégia de conteúdo criada para ser eficaz e consistente passa pela dedicação dos profissionais envolvidos.

Isso quer dizer que todos os resultados que vamos pautar aqui só foram possíveis porque o nosso cliente Flávio Bertholdo  acreditou no valor do projeto e foi participativo em todas as etapas.

Esse engajamento do cliente com a equipe de especialistas em Marketing de Conteúdo da  Rock Content é fundamental para o sucesso do cliente, por dois motivos:

  1. o cliente conhece do seu negócio e enxerga o potencial de sua empresa como ninguém;
  2. os especialistas em Marketing Digital, entendem tudo sobre as estratégias e sabem como desenvolver a visibilidade online, transformar leads em clientes e assim aumentar o faturamento da empresa.

Por isso, a soma de esforços das duas partes é tão importante.

André Mousinho, especialista em SEO na Rock Content, e Flávio Bertholdo.

Fizemos algumas perguntas ao Flávio, para que você possa entender quais eram suas expectativas quando contratou nossos serviços.

Rock Content: Qual era o desafio da Bertholdo?

Flávio: “A empresa precisava diversificar seus serviços e aumentar sua base de clientes, contratou a Rock Content com o objetivo de atrair mais leads e transformar seu blog em uma verdadeira ferramenta de marketing”.

Rock Content: Qual foi o principal obstáculo com o site da empresa?

Flávio: “Acho que já enfrentei todas as dificuldades relacionadas ao Marketing de Conteúdo, como momentos em que nosso tráfego orgânico ficou estagnado ou mesmo caiu”.

Rock Content: Como você superou essas dificuldades?

Flávio: “Com muito trabalho conjunto, meu, da minha equipe e da equipe da Rock. A troca de conhecimento entre as equipes também foi fundamental. Eu aprendi muito nessa trajetória. E tenho toda certeza que esse conhecimento gerou crescimento sustentável para a Bertholdo”.

Rock Content: O que você aprendeu ao superar os desafios que te impediam de atingir o objetivo?

Flávio: “Que se você quer ir rápido, vá sozinho. Mas se quer ir longe, vá em grupo. Tenho certeza que a parceira entre Bertholdo e Rock nos trouxe mais longe”.

Como foi feita a estratégia de conteúdo?

Para atender às expectativas da empresa cliente, desenvolvemos uma estratégia de conteúdo personalizada focada em palavras-chave de alta relevância para o negócio em questão.

Assim, investimos na produção de conteúdos que respondessem as dúvidas das personas da Bertholdo nos motores de busca, além de aumentar o volume de posts no blog.

Produzimos principalmente conteúdos de topo e meio de funil, enquanto a Bertholdo criava conteúdos de fundo para responder todas as dúvidas mais específicas. 

Vários profissionais especializados em diferentes áreas do marketing foram envolvidos para qualificar cada fase do processo. Desde a geração de tráfego, passando pelo planejamento e aprovação de conteúdos até as otimizações para conversão dentro do blog.

8 avanços que a Bertholdo conquistou com nossa estratégia

1 – O tráfego orgânico foi multiplicado várias vezes.

Aumento do tráfego orgânico

Para você ter uma ideia, quando a Bertholdo começou com a Rock o tráfego era de 209 visitas por mês.

Atualmente, são 44,2k de acessos, com um crescimento de 21.148%

Aumento do número de acessos no site

2 – Tiveram 9.4k de palavras chaves indexadas, sendo 9.1k só do blog

Aumento no número de palavras-chave (antes eram 44, atualmente estão com 9.4k – 21.363%).

Aumento de palavras-chave indexadas

3 – São 1.1k de palavras-chaves na primeira página do Google

Com o foco em produzir conteúdos altamente relevantes e otimizados para os buscadores, conseguimos aumentar o número de páginas nas três primeiras posições, assim como na primeira página do Google.

Comparativo do crescimento de palavras-chave

4 – Saíram de 0 para 3.9k snippets

Fizemos atualizações em conteúdos estratégicos e, a partir disso, eles conquistaram 3.9K de snippets, o que correspondeu a um aumento de 11.8K de tráfego.

Snippets são aquelas caixinhas de resposta que aparecem no topo do Google quando fazemos uma busca. São respostas breves e curtas sobre a palavra-chave pesquisada.

Os Snippets podem aparecer em três formatos: tabelas, parágrafos e listas.

Exemplo:

Exemplo de snippet

Na imagem a seguir, temos alguns exemplos dos snippets conquistados.

Snippets conquistados

5 – Aproximadamente 80% das vendas feitas pela Bertholdo são feitas via Inbound Marketing

Isso quer dizer que a estratégia deles está alinhada com os objetivos de crescimento da empresa.

O site e o blog se transformaram efetivamente numa ferramenta de marketing capaz de gerar novas oportunidades de negócio sozinhos.

6 – Crescimento do blog no último ano (2018 X 2019)

Crescimento do blog Bertholdo no último ano

7 – A taxa de conversão mensal média é de 5%

Em média 5% dos visitantes que chegam ao site da Bertholdo se transformam em clientes.

8 –  Curiosidade: o tráfego do blog ainda cresceu durante a pandemia da covid-19

Veja gráfico abaixo de 16/03 à 15/05. Na comparação com março e abril de 2019, crescemos mais de 30%.

Cresimento do tráfego durante a pandemia

Flávio conta que: “a maior vantagem da Rock é a agilidade na produção de conteúdos de topo e meio de funil. A produção de ebooks também é um grande diferencial para nossa estratégia de marketing”.

Dessa forma, fica provado como uma estratégia de Marketing de Conteúdo específica desenvolvida para uma empresa pode ser uma importante tática para aumentar o alcance de uma marca e contribuir diretamente para o desenvolvimento escalável e sustentável de uma empresa.

Quer desenvolver uma estratégia para chamar de sua? Nossos especialistas podem ajudar!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *