RockMyBusiness: Como a Linda Bela conseguiu aumentar em 477% o seu tráfego orgânico do blog e em 40% o faturamento da sua loja virtual

Rock my Business Linda Bela

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você com certeza já deve ter ouvido falar que para fazer Marketing de Conteúdo é preciso ser estratégico. Não basta elaborar, produzir e compartilhar conteúdo se eles não têm um propósito ou até mesmo se não são capazes de trazer resultados mensuráveis para a sua empresa.

Mas a gente sabe muito bem que diversas empresas ainda continuam com suas publicações sem ter certeza exatamente da relevância que esse conteúdo possui para a estratégia ou a importância que ele tem para a persona naquele momento.

E esse é um dos principais fatores que pode definir o fracasso ou o sucesso de um estratégia.

Se você está em dúvida sobre isso, ou simplesmente quer saber como pode entender melhor quais os tópicos relevantes para sua persona, é melhor continuar comigo e ver na prática como a Linda Bela fez isso e aumentou o tráfego de seu blog em 477%.

O início no digital

Para dar um pouco de contexto, a Linda Bela atua no mercado de semijoias desde 2010 iniciando suas atividades com uma loja física em São Paulo e, posteriormente, lançando seu e-commerce.

Na época, sua estratégia de aquisição digital era inteiramente baseada em anúncios no Adwords. Com o tempo, o ROI dessa estratégia foi diminuindo gradativamente.

Precisando encontrar uma solução diferente, em 2015, após pesquisarem diversas alternativas, optaram por começar com o Marketing de conteúdo.

Lançaram o Blog Linda Bela, que possuía cerca de uma publicação mensal na época produzida pela própria equipe, que controlava toda a produção.

Já na época realizavam pesquisas de palavras-chave para verificar o volume de pesquisas, ter ideias de pautas e, acima de tudo, entender o comportamento do consumidor.

Segundo a própria equipe da Linda Bela, a principal ferramenta para um profissional de Marketing digital é o Planejador de palavras-chave do Google, que te ajuda melhor a entender pelo que seu público está procurando. Essa palavra-chave é o melhor “rastro” possível do cliente.

E se vale um spoiler, nesta mesma época, com base na pesquisa, eles já produziram o conteúdo que viria a ser sua principal fonte de tráfego orgânico.

Escalando a produção e os resultados

Por um ano a própria equipe da Linda Bela cuidou de todos os detalhes da estratégia e produção de conteúdo. Foi em 2016, que resolveram escalar a produção e aumentar o volume de conteúdos, além de procurar auxílio para a estratégia.

Afinal de contas, se escalar a produção mantendo a qualidade era um tarefa complicada, fazer isso mantendo uma jornada lógica para o cliente parecia mais difícil ainda.

Foi aí que, junto com a Rock Content, começaram a trabalhar para expandir o tráfego que já chegava ao blog. Compreendendo melhor a jornada de compra, conseguiram produzir conteúdos que guiavam o público inteiramente ao longo do funil de vendas.

Tendo o principal objetivo de atrair revendedoras para trabalhar junto com aempresa, a sua persona, era alguém que possuía um emprego mas gostaria de ganhar uma graninha extra, e, quem sabe, poder até viver como autônoma.

Neste contexto, fazia sentido ter um funil que se distribuísse com a seguinte lógica:

  • Topo: Falta de dinheiro / Como conseguir uma renda extra
  • Meio: Como ser uma revendedora / Vantagens de ser uma revendedora
  • Fundo: Como revender Linda Bela / Conheça as semijoias da Linda Bela

Bem que eu poderia dizer à você que com apenas isso os resultados chegaram e o blog passou a se tornar o que é hoje.

Mas a gente sabe que no Marketing de conteúdo as coisas não são tão simples assim, né?

Saiba escolher suas batalhas

Acontece que, se você pesquisar, vai descobrir que muitos dos temas que poderiam ser abordados no topo de funil desenhado inicialmente possuem concorrentes muito poderosos, como a revista Exame e o portal UOL.

Competir com eles exigiria um esforço enorme e uma incerteza de conseguir vencê-los na disputa pelo primeiro lugar do Google.

E o mais importante de tudo: os conteúdos que mais eram vistos não era sobre renda extra, e sim sobre venda e dicas sobre as semijoias.

Ou seja, após analisar os resultados e o fluxo de tráfego nos conteúdos no blog, a equipe da Linda Bela percebeu que a sua persona já era alguém que estava ciente dos benefícios da renda extra ou da necessidade dela.Sua persona queria, na verdade, entender como poderia se tornar uma representante melhor e, é claro, saber mais sobre o que estava oferecendo.

Dessa forma, aumentaram a produção deste tipo de conteúdo e conseguiram chamar mais a atenção do seu público com assuntos relevantes.

Melhore o que já está bom

Com a nova estratégia funcionando, a Linda Bela pôde focar na produção de novos conteúdos mapeados e melhorar os que já abordavam os tópicos relacionados a como ser uma revendedora melhor.

E lembra que te disse que em 2015 eles já iniciaram a produção de conteúdo por conta própria? Acontece que 4 destes conteúdos eram extremamente relevantes, dada a idade da URL, estratégia de palavras-chave e, principalmente pelos tópicos que eles abordavam.

Para aproveitar então todo o potencial destas peças de conteúdo, a empresa resolveu apostar em uma estratégia de atualização. Escolhendo os 4 com melhor performance até então, a equipe começou a atualizá-los, inserindo mais informações relevantes, para garantir que cada artigo fosse o mais completo possível sobre o tema abordado e inserindo novos links relevantes, tanto internos quanto externos.

Como resultado, estes 4 conteúdos praticamente quadruplicaram o número de visitas, partindo de 1.200 para 4.000 em 6 meses. incrível, não?

Crescimento dos posts atualizados
Crescimento total dos posts atualizados

Para você ter ideia do impacto que estas atualizações causaram, sabe aquele conteúdo que disse que viria a ser o principal desta estratégia? Então, ele foi um dos que fizeram parte desta estratégia, obtendo um taxa de rejeição de pouco mais de 60%, o que é raro para um post de blog. Isso indicava que o usuário continua navegando por diversas outras páginas após encontrar este artigo.

Além disso, do total de tráfego do conteúdo, quase 85% são de novas sessões — o que mostra que, deste volume total de tráfego, a grande maioria são pessoas que estão descobrindo o blog.

Após a atualização, o conteúdo trouxe mais de 80% de novos visitantes
O crescimento do conteúdo principal

A consequência disso? Além de ir para primeira página do buscador, 5% de todos os usuários que chegam nesta página visitam ao menos 10 outros posts do blog.

Isso significa que este mesmo usuário tem muito mais possibilidades de converter em um dos CTA’s laterais no blog e se tornar uma revendedora ao continuar navegando e descendo no funil.

E já que estamos relembrando algumas coisas:no começo deste artigo eu te disse que eles faziam muitos anúncios no Adwords, certo?

Então, a verba de Marketing se manteve, mas agora ela é utilizada para a realização de impulsionamento e retargeting dos conteúdos no Facebook, aumentando também o engajamento e envolvimento da marca com o público.

Há sempre espaço para melhora

Hoje a Linda Bela possui uma estratégia consolidada, sendo responsável pelo aumento de 477% no tráfego e, consequentemente, 79% no número de leads geradas pelos CTA’s, culminando em 40% a mais de faturamento.

Além disso, esse crescimento proporcionou à empresa a possibilidade de poder focar ainda mais em sua loja virtual.

Crescimento do tráfego orgânico do blog Linda Bela

Agora que a geração de tráfego está estruturada, e sua base expandida, a empresa visa melhorar sua conversão e engajamento para assim gerar ainda mais receita, seguindo um caminho lógico de crescimento e estruturação de seu marketing.

Se quiser desenvolver conteúdos estrategicamente assim para a sua empresa e obter estes resultados, que tal conversar com um de nossos consultores?

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.