Rock my Business: Descubra como a Miotec aumentou em mais de 10x o seu número de leads

Rock my business Miotec

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Antes de começar a ler este texto, gostaria de fazer uma pergunta muito simples: você está satisfeito com uma estratégia de conteúdo que visa só produzir, publicar e promover conteúdo para ranquear algumas posições no Google?

Se sim, provavelmente este texto não é para você! Agora… Se deseja transformar seu conteúdo no centro da sua estratégia e gerar resultados de verdade para o seu negócio, então continua aqui comigo que você vai curtir bastante!

E pode ter certeza de que irá se beneficiar da história de como a Miotec conseguiu refazer a sua estratégia, aumentando significativamente o número de leads e o engajamento com sua base!

Estando inserida no nicho da saúde há 15 anos, produzindo e distribuindo equipamentos de avaliação e recuperação física, até maio de 2016 a Miotec possuía uma estratégia de Marketing tão tradicional quanto o seu mercado.

Apostar no digital não se tratava tanto de uma necessidade, mas sim de uma boa oportunidade. Afinal de contas, quem não quer sair na frente da concorrência?

No início, não era preciso muito mais do que a base do marketing de conteúdo, (produzir, publicar e promover regularmente) para obter alguns bons resultados e ver seus conteúdos ranqueando no buscador para trazer algum tráfego. Mas isso não é suficiente!

Procurando por uma saída

Durante quase um ano, a equipe de Marketing da Miotec tratou de realizar as ações básicas que deram os frutos iniciais pretendidos por ela.

O tráfego orgânico cresceu, mas e agora? O que fazer com ele?

Seus concorrentes já estavam iniciando suas estratégias no digital — até mesmo inspirado nos resultados que a Miotec havia obtido.

Mas a realidade era que ele precisava dar o próximo passo e transformar aquele tráfego em contatos e, consequentemente, em potenciais negócios. Afinal, é para isso que o Marketing de Conteúdo serve!

Conversando com seus consultores, Tulio Arrial, Coordenador de Contas da Miotec, entendeu o momento em que estava e o que precisava ser feito para que conseguisse então causar real impacto no seu negócio com a estratégia de Marketing de conteúdo.

E o primeiro passo para isso foi…

Gerar e conversar com seus assinantes

Aquele tráfego era algo positivo, mas ele por si só não representava muita coisa.

 

Comparativo do crescimento tráfego total entre períodos
Comparativo do crescimento tráfego total entre períodos
Comparativo do crescimento do tráfego orgânico da Miotec entre períodos
Comparativo do crescimento do tráfego orgânico da Miotec entre períodos

Era preciso fazer com que aquelas pessoas que visitassem o blog também se relacionasse com a empresa e seus conteúdos.

Para isso, a primeira coisa foi inserir as famigeradas CTAs para a captura de email. Parece algo óbvio de se falar, mas por mais que as pessoas queiram receber o seu conteúdo, se você não der à elas uma oportunidade de se cadastrarem, elas não o farão.

sahlooter gif
Você que não acreditava em caixa de email após ler esta constatação óbvia, mas que não era tão óbvia há 5 segundos atrás!

Já para os materiais produzidos, a Miotec reorganizou a página de materiais em seu site, para que qualquer visitante pudesse deixar seu contato lá sem ter que estabelecer um vínculo de negócio com a empresa.

Página de materiais ricos da Miotec

Além disso, contrataram uma ferramenta de automação (RD Station) e reestruturam seus fluxos de nutrição para cada um de seus principais ebooks.

Após alguns testes focados no que a sua persona queria, saíram de um fluxo simples, que já ofertava os produtos da Miotec logo após o download do material, para um fluxo muito mais adaptado.

Por exemplo, caso o usuário fizesse o download de um material sobre como ter sua própria clínica, o fluxo era seguido por outros conteúdos diretamente relacionados com o funil. Fazendo com que passassem de uma estrutura parecida com:

  • Ebook sobre como montar sua clínica
  • Miotec produz equipamentos para sua clínica
  • Faça seu orçamento

Para algo muito mais alinhado com a Jornada do cliente:

  • Ebook sobre como montar sua clínica
  • Como escolher os equipamentos ideais para a sua clínica de fisioterapia
  • Novas tecnologias que irão garantir o melhor tratamento para seus pacientes
  • Produtos que a Miotec oferece e podem te ajudar
  • Faça seu orçamento com a Miotec

Novas pessoas, novos desafios

Assim como previsto, com estas iniciativas a base de assinantes deslanchou.

Diversos novos contatos gerados e inúmeros feedbacks recebidos. E graças à estes feedbacks que notaram a necessidade de retrabalhar a persona e o funil.

Passando a dialogar não somente com fisioterapeutas, mas pessoas da área da saúde que trabalhavam com reabilitação. Com a semelhança de estarem pensando em ter sua própria clínica e não serem tão ligadas em tecnologia. Daí a necessidade de educar durante todo este processo.

Juntamente com a necessidade de re-adequar o conteúdo abordado, veio também a necessidade de reestruturar a maneira como a comunicação era feita.

Inspire-se!

Com a nova persona mapeada e essa reformulação em mente, a equipe retrabalhou sua newsletter.

A ideia aqui era engajar com sua base de contatos, fazendo com que esperassem ansiosamente pelo conteúdo. Para isso, ela não podia ser somente mais uma newsletter, precisava se envolvente, assim como seu nome.

Daí nasceu a ideia do projeto inspire-se! Com uma prerrogativa bem simples e definida:

“Ajudar os clientes e futuros clientes da Miotec com as dúvidas que surgem ao longo da carreira e da prática clínica, além de compartilhar conteúdos super interessantes que usamos para nos inspirar e que podem inspirar você.”

Newsletter da Miotec

Primeiramente, ela seria uma newsletter que teria como objetivo principal levar conteúdo relevante — e nada promocional — ao seu público, independente de onde ele viesse.

Com uma introdução envolvente, que chamava a atenção do usuário, ele apresentava algum ponto de vista sobre algo interessante e depois postava alguns links de outros conteúdos relacionados (e muitas vezes bem divertidos).

Planejando o lançamento da newsletter

Para testar sua ideia, Tulio resolveu enviar inicialmente um email simples avisando da iniciativa e ver o que as pessoas achavam.

Com retornos positivos, ele seguiu adiante e enviou a primeira newsletter, obtendo incríveis 52,67% de abertura!

Taxa de abertura da newsletter da Miotec

Por um tempo, ela se foi exclusiva para as pessoas que se cadastraram nela até que ele encontrasse a melhor maneira de passar a mensagem que gostaria e encontrar o formato ideal.

Hoje ela é enviada para toda sua sua base de assinantes e o melhor, as taxas se mantiveram acima dos 25% de abertura ao longo dos próximos lançamentos, levando a iniciativa adiante e fazendo com que essa newsletter quinzenal se tornasse uma das principais ações de Marketing da Miotec.

guia newsletter

Uma estratégia de sucesso envolve toda a empresa

Como resultado de um marketing orientado para gerar impacto na empresa, Tulio e toda a Miotec tiveram de organizar um setor de marketing para realizar melhor a estratégia da Newsletter, focado principalmente no copywriting dos emails para a lista.

Além disso, em números reais, essas iniciativas geraram para a Miotec um aumento em mais de 10 vezes a base de leads!

Aumento de leads da Miotec

Foco em atender sua persona

O caso da Miotec nos mostra que, para obter sucesso com Marketing de Conteúdo, você vai precisar mais do que simplesmente produzir, publicar e compartilhar conteúdo.

Essa é só a base para as suas próximas ações que vão efetivamente trazer resultados financeiros para a sua empresa.

Além disso, não perca sua estratégia e sua persona de vista. De nada adianta produzir conteúdo se ele não for interessante e chamar a atenção de quem interessa: no caso, o seu público e somente ele!

Saber conversar na linguagem dos seus contatos e levar à eles conteúdos que realmente os façam esperar pelo próximo é o segredo para começar bem!

Gostou desse case e quer obter resultados incríveis para sua estratégia? Experimente falar com um de nossos consultores.

contratar a rock content

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.