Como calcular o ROI do conteúdo interativo

O ROI do conteúdo interativo é maior do que o de conteúdo estático e pode gerar a valores bem altos, se o conteúdo viralizar, por exemplo. Por isso, vendas e marketing estão aproveitando o conteúdo interativo para melhorar seus números e gerar mais leads e clientes.

Como calcular o ROI do conteúdo interativo

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

O conteúdo interativo é uma das apostas do marketing para gerar mais leads e mais clientes. Isso é devido aos bons resultados que eles podem proporcionar às empresas.

O conteúdo interativo chama a atenção, prendendo o prospect no conteúdo e envolvendo-o. Uma das vantagens de colocá-lo em um funil de vendas é poder usar a atração que o conteúdo interativo causa, para levar o lead a outras etapas do funil, aumentando o ROI.

O ROI do conteúdo interativo pode ser bem vantajoso e isso é uma das razões da adoção pelas empresas. O investimento no marketing é menor, mas o retorno pode ser bem maior.

Saiba mais sobre o ROI do conteúdo interativo e como ele pode ser calculado, neste artigo. Para isso, vamos comentar os seguintes pontos:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Interessou? Continue conosco e boa leitura!

     

    O que é conteúdo interativo?

    O conteúdo interativo é aquele que permite algum tipo de interação entre o usuário e o material, criando um resultado único.

    Existem diversos formatos possíveis para criação de conteúdo interativo, mas os mais usados são infográficos, quiz, ebooks, white papers, calculadoras, landing pages, concursos e vídeos.

    Cada tipo de conteúdo interativo pode ser usado de maneiras diferentes dentro de um plano de marketing e não existe uma regra específica de como usar ou qual usar. O importante é estar alinhado aos desejos da persona da empresa ou atingir as dores dela.

    Ao contrário do conteúdo estático, em que tudo já está pronto e cabe ao usuário ser apenas um leitor, sem interferir no conteúdo, o conteúdo interativo permite que o público seja parte ativa e importante na construção do conteúdo.

    Geralmente, é a participação do público que faz o material tomar rumos diferentes e obter resultados únicos. Basta observar que os testes e quizzes, hoje, são bem comuns — além de serem responsáveis pelo sucesso de um dos maiores sites da Internet, o Buzzfeed.

    Ao gerar a interação, as pessoas acabam prendendo a sua atenção no material. E é justamente a atenção das pessoas que é um dos grandes desafios do marketing atualmente, pois o número de informações cresce de forma exponencial, mas a quantidade de tempo das pessoas, se mantém a mesma.

     

    Quais as vantagens em usá-lo?

    Toda essa atenção do público pode gerar vários benefícios para o marketing e vendas das empresas.

    O aumento no ROI do conteúdo interativo é uma delas. Isso por que o conteúdo interativo consegue:

    • gerar mais tráfego orgânico;
    • melhorar o SEO;
    • aumentar o número de compartilhamentos nas redes sociais;
    • aumentar o número de seguidores;
    • potencializar as chances de viralizar o conteúdo;
    • atrair leads qualificados e quentes;
    • melhorar a percepção do público sobre a marca;
    • aumentar as conversões.

    Todos esses benefícios impactam consequentemente no retorno do investimento. E nas empresas que já adotaram os conteúdos interativos, para a maioria delas, isso já é uma realidade.

    Em um estudo elaborado em 2018 pela Demand Metric e a plataforma de conteúdo interativo ion interactive, identificou que 96% dos profissionais de marketing afirmam que o conteúdo interativo impacta positivamente na jornada de compra.

     

    Como calcular o ROI do conteúdo interativo?

    Um dos desafios que os profissionais do marketing encontram é saber mensurar o retorno sobre o investimento feito no marketing. Segundo a pesquisa que citamos anteriormente, apenas 14% das empresas medem o resultado sobre o engajamento dos materiais que produzem.

    Antes de entender como calcular o ROI do conteúdo interativo, é importante citarmos os seguintes pontos. Acompanhe!

    O conteúdo interativo pode aumentar a precisão do cálculo do ROI

    O avanço do conteúdo interativo e de conteúdo personalizado gera impactos positivos na precisão do cálculo de algumas métricas, como o custo de aquisição do cliente (CAC) e o Lifetime Value (LTV). De acordo com Jonny Rose, essa é uma tendência do marketing para os próximos anos. 

    É preciso tempo para calculá-lo

    É importante lembrarmos que o conteúdo interativo não deve ser analisado a curto prazo, mas sim a longo prazo.

    De acordo com Scott Severson, o ROI do conteúdo interativo deve ser encarado como os exercícios de academia. “Você não verá recompensa em uma semana. Mas se você se comprometer a fazer regularmente, terá resultados incríveis”.

    Ou seja, a implementação do conteúdo interativo e o retorno sobre ele deve ser visto como uma maratona, não uma arrancada.

    O ROI deve ser sempre aprimorado

    Saber calcular o ROI é algo que nunca tem uma fórmula final, já que as ferramentas e formas de medi-lo estão sempre melhorando e se tornando mais claras.

    O ideal é sempre procurar levar em consideração o máximo de informação possível, sabendo que o conteúdo pode impactar as pessoas de diferentes formas. 

    A visão macro importa

    É importante salientar também que assim como é essencial analisar dados como SEO e compartilhamentos nas redes sociais, o branding e o storytelling da marca também interferem no ROI.

    A qualidade do conteúdo interfere

    Ao pensar no longo prazo, um conteúdo deve ser visto com algo que trará retorno exponencial ao custo do seu investimento, portanto, a qualidade do mesmo interfere nesse cálculo.

    Assim, segundo Cormac Reynolds, não existe uma maneira correta de calcular o ROI de conteúdo, interativo ou não. Cada empresa deve encontrar sua própria maneira.

    Levando em consideração esses pontos, o ROI do conteúdo interativo deve levar em consideração pontos não tão simples de conseguir, como o impacto do conteúdo interativo nos vários pontos de contato da marca e inclusive nas vendas.

    Entretanto, alguns pontos devem ser sempre observados. São eles:

    • número de visualizações;
    • taxa de rejeição;
    • tempo de permanência na página;
    • número de comentários nas redes sociais;
    • número de compartilhamentos e citações;
    • número de cliques no CTA para continuar navegando por outros materiais;
    • quantidade de links para a página;
    • número de leads;
    • taxa de conversão.

    Todos esses itens podem ser medidos por meio de ferramentas como o Google Analytics, Google Alert, BuzzSumo e um CRM.

    Em cada um desses pontos, deve-se calcular o ROI, que é feito da seguinte forma:

    cálculo do roi

    Para facilitar, você pode fazer o cálculo usando nossa ferramenta interativa:

    O ROI do conteúdo interativo é uma forma de direcionar os investimentos em Marketing de Conteúdo, usando os conteúdos interativos para melhorar essas métricas.

    O marketing está vendo no conteúdo interativo a oportunidade de melhorar seus números. Nas vendas, o impacto do conteúdo interativo pode ser até maior do que o esperado.

    Para entender melhor como acelerar as vendas e, consequentemente, aumentar o ROI do conteúdo interativo, separamos este artigo. Acesse e descubra!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.