Por Luisa Sepúlveda

Estagiária de Customer Success

Publicado em 26 de março de 2019. | Atualizado em 26 de julho de 2019


ROI negativo é o indicador que apresenta quanto de dinheiro a empresa está perdendo em cada investimento realizado. O termo ROI em inglês significa “Return Over Investment”, traduzido para português como “Retorno sobre investimento”.

Se você não sabe o que o ROI negativo significa, leia esse texto para entender tudo sobre esse indicador e como lidar com ele!

Para entender o que significa ter um ROI negativo, o primeiro passo é entender o que significa o ROI, ou seja, o “retorno sobre investimento”. 

ROI é uma taxa de retorno que identifica a quantidade de lucro que você sua empresa faz através dos investimentos realizados em determinado período de tempo, calculado na forma de uma porcentagem.

Esses investimentos incluem tudo que é feito visando lucro futuro, como novas campanhas de marketing ou treinamentos para a equipe de vendas.

O cálculo do ROI vai ajudar sua empresa a identificar quais são as estratégias que dão resultados e são capazes de aproximar o negócio de suas metas, bem como compreender o desempenho das campanhas de marketing e a eficácia de cada canal de comunicação.

Como calcular o ROI?

A forma mais simples para o cálculo do ROI é a seguinte: 

Cálculo do ROI

Para realizar a conta basta identificar quais são os dados de receita e custo de uma estratégia e investimento determinado e preencher na fórmula acima, para que seja possível avaliar seu desempenho.

A partir desse cálculo, é possível avaliar o retorno sobre cada investimento a ser analisado. O resultado final pode variar bastante, uma vez que pode ser uma porcentagem negativa ou positiva. Uma vez que o resultado seja positivo, significa que determinado investimento está trazendo retorno, ou seja, lucro para sua empresa. 

Como exemplo, uma vez que a receita de uma estratégia de aquisição de clientes seja 100 reais e o custo seja 20, o ROI tem um resultado de 400%. A partir disso, é possível concluir que a cada 1 real investido nessa estratégia, a empresa está ganhando 4 reais. 

No caso de resultado negativo do ROI, a porcentagem está abaixo de zero e isso significa que esse investimento está fazendo a empresa perder dinheiro. 

Quais são as causas de um ROI negativo?

Como falado anteriormente, o ROI negativo é um indicador de que o investimento perdeu dinheiro, ou seja, a empresa não obteve lucro com o investimento realizado.

Nesse caso, é preciso analisar todas as estratégias e processos desse investimento para saber o que está funcionando e o que está te atrapalhando

A partir dessa análise será possível identificar quais pontos devem sofrer alterações, para tornar possível os bons resultados. Mas, existem algumas razões comuns para que o ROI da sua empresa ou estratégia esteja negativo.

Custo alto

Uma das causas para o ROI negativo é a necessidade de um investimento muito alto para que um projeto seja viável. Aqui, é necessário avaliar quais são os custos que compõem essa estratégia e como eles podem ser diminuídos.

Essa análise inclui investimentos como a escolha de mídias pagas para divulgação de uma campanha de marketing, uma plataforma paga para hospedagem da sua empresa, o custo de ferramentas de análise dessa estratégia e até o custo de instalações físicas ou equipamentos no caso de serem utilizados no projeto a ser analisado. 

No caso de ferramentas de análise, por exemplo, talvez seja necessário utilizar ferramentas gratuitas até que o investimento atinja os retornos previstos em determinado período de tempo.

Outro exemplo é a alta rotatividade de funcionários na sua empresa, que pode impactar no aumento dos custos de uma estratégia pelo aumento de investimentos nos profissionais envolvidas, dado o valor de cada um a partir do momento de contratação ou desligamento. 

Como os custos de investimento tem grande impacto no ROI, no caso de resultado negativo o apropriado é reavaliá-los. Após uma análise inicial dos seus resultados, você pode modificar o valor investido e contribuir para aumento do ROI. 

Risco alto

Outra causa importante para o ROI negativo de uma estratégia é o alto risco de um projeto e investimento, cenário que pode ocorrer quando não há uma previsão certeira e análise de dados coerentes em relação aos objetivos da estratégia. 

É necessário considerar os riscos relacionados ao lançamento de um produto, campanha de marketing ou outro investimento comercial. Quando os riscos são estudados e levados em consideração antes da execução do projeto, o retorno sobre o investimento vai te ajudar a escolher estratégias mais coerentes e a prever problemas que podem gerar custos excessivos. 

Diminuição de receita

Todo o valor arrecadado com o projeto ou investimento, deve ser considerado como receita. Para que isso aconteça, existem alguns cenários como a crise econômica ou o baixo desempenho da empresa podem fazer com que a receita de um projeto diminua.

No caso da crise econômica, a diminuição de receita acontece porque muitas vezes essa situação diminui também o poder de compra dos consumidores, o que pode impactar na geração de receita da sua empresa.

Já em relação ao baixo desempenho da empresa, pode acontecer devido a processos internos ou performances individuais que impactarão no andamento da sua estratégia. 

Temos certeza que estes outros conteúdos podem te ajudar também!
👉 Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
👉 4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing
👉 Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A.: o que é e como fazer [templates]
👉 Como definir o orçamento de marketing da sua empresa em 2019

Como evitar o ROI negativo? 

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas do ROI negativo, é importante entender de que forma é possível evitar esse resultado. Então, confira as 3 dicas abaixo.

1. Ficar atento ao seu mercado

É muito importante se manter sempre atualizado sobre as novas tendências e técnicas para trabalhar estratégias e campanhas publicitárias. Isso inclui prestar atenção no comportamento e nas necessidades do seu público e nas constantes mudanças que podem acontecer.

Por isso, é essencial ter uma persona bem desenvolvida para compreender como são os seus clientes ideais.

Além disso, é essencial acompanhar o que a concorrência está fazendo. Este pode ser um fator com poder de transformar o seu ROI negativo em positivo. Analisar a concorrência significa também captar ideias para aprimorá-las e fazer a inovação dentro do seu mercado.

2. Analisar os resultados da sua estratégia

Ao colocar uma estratégia no ar é importante definir quais são as métricas e KPI’s para acompanhar o processo. Além disso, o ambiente online permite que você acompanhe em tempo real o desempenho de suas ações através relatórios completos e dados relevantes e atualizados.

Assim, uma das medidas para prevenir o ROI negativo é analisar todas as informações pertinentes a sua estratégia. Isso é importante para que você descubra possíveis falhas e pontos de melhorias em busca de otimizar suas campanhas e aproveitar melhor seu investimento. 

3. Avaliar bem os investimentos

As estratégias de marketing vem se adaptando e mudando a todo momento, mas é importante não esquecer que independe de qual for, é necessário separar um tempo para que apareçam os resultados esperados.

Por isso, ao calcular o seu ROI, o melhor a fazer é esperar durante um tempo para que as campanhas tragam retorno e seja possível avaliar uma quantidade significativa de dados. Caso contrário, você pode desperdiçar uma estratégia ou campanha que daria certo por fazer mudanças e tirá-la do ar antes da hora. 

Sem dúvida, essas são algumas das ações que vão te ajudar a prevenir e até mesmo rever o seu ROI negativo.

Agora você sabe que o ROI tem um profundo impacto sobre a saúde da sua empresa e a importância de mantê-lo positivo. Assim, use o que você aprendeu como ponto inicial para aprimorar as estratégias e campanhas da sua empresa e aumentar seus lucros.

Saiba mais sobre esse indicador e como aplicá-lo na estratégia de marketing de conteúdo através desse guia sobre ROI para blogs corporativos.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *