Entenda o que significa ter um ROI negativo

ROI negativo é o indicador que apresenta quanto de dinheiro a empresa está perdendo em cada investimento realizado. O termo ROI em inglês significa “Return Over Investment”, traduzido para português como “Retorno sobre investimento”.

ROI negativo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você não sabe o que o ROI negativo significa, leia esse texto para entender tudo sobre esse indicador e como lidar com ele!

Para entender o que significa ter um ROI negativo, o primeiro passo é entender o que significa o ROI, ou seja, o “retorno sobre investimento”. 

ROI é uma taxa de retorno que identifica a quantidade de lucro que você sua empresa faz através dos investimentos realizados em determinado período de tempo, calculado na forma de uma porcentagem.

Esses investimentos incluem tudo que é feito visando lucro futuro, como novas campanhas de marketing ou treinamentos para a equipe de vendas.

O cálculo do ROI vai ajudar sua empresa a identificar quais são as estratégias que dão resultados e são capazes de aproximar o negócio de suas metas, bem como compreender o desempenho das campanhas de marketing e a eficácia de cada canal de comunicação.

Como calcular o ROI?

A forma mais simples para o cálculo do ROI é a seguinte: 

Cálculo do ROI

Para realizar a conta basta identificar quais são os dados de receita e custo de uma estratégia e investimento determinado e preencher na fórmula acima, para que seja possível avaliar seu desempenho.

A partir desse cálculo, é possível avaliar o retorno sobre cada investimento a ser analisado. O resultado final pode variar bastante, uma vez que pode ser uma porcentagem negativa ou positiva. Uma vez que o resultado seja positivo, significa que determinado investimento está trazendo retorno, ou seja, lucro para sua empresa. 

Como exemplo, uma vez que a receita de uma estratégia de aquisição de clientes seja 100 reais e o custo seja 20, o ROI tem um resultado de 400%. A partir disso, é possível concluir que a cada 1 real investido nessa estratégia, a empresa está ganhando 4 reais. 

No caso de resultado negativo do ROI, a porcentagem está abaixo de zero e isso significa que esse investimento está fazendo a empresa perder dinheiro. 

Quais são as causas de um ROI negativo?

Como falado anteriormente, o ROI negativo é um indicador de que o investimento perdeu dinheiro, ou seja, a empresa não obteve lucro com o investimento realizado.

Nesse caso, é preciso analisar todas as estratégias e processos desse investimento para saber o que está funcionando e o que está te atrapalhando

A partir dessa análise será possível identificar quais pontos devem sofrer alterações, para tornar possível os bons resultados. Mas, existem algumas razões comuns para que o ROI da sua empresa ou estratégia esteja negativo.

Custo alto

Uma das causas para o ROI negativo é a necessidade de um investimento muito alto para que um projeto seja viável. Aqui, é necessário avaliar quais são os custos que compõem essa estratégia e como eles podem ser diminuídos.

Essa análise inclui investimentos como a escolha de mídias pagas para divulgação de uma campanha de marketing, uma plataforma paga para hospedagem da sua empresa, o custo de ferramentas de análise dessa estratégia e até o custo de instalações físicas ou equipamentos no caso de serem utilizados no projeto a ser analisado. 

No caso de ferramentas de análise, por exemplo, talvez seja necessário utilizar ferramentas gratuitas até que o investimento atinja os retornos previstos em determinado período de tempo.

Outro exemplo é a alta rotatividade de funcionários na sua empresa, que pode impactar no aumento dos custos de uma estratégia pelo aumento de investimentos nos profissionais envolvidas, dado o valor de cada um a partir do momento de contratação ou desligamento. 

Como os custos de investimento tem grande impacto no ROI, no caso de resultado negativo o apropriado é reavaliá-los. Após uma análise inicial dos seus resultados, você pode modificar o valor investido e contribuir para aumento do ROI. 

Risco alto

Outra causa importante para o ROI negativo de uma estratégia é o alto risco de um projeto e investimento, cenário que pode ocorrer quando não há uma previsão certeira e análise de dados coerentes em relação aos objetivos da estratégia. 

É necessário considerar os riscos relacionados ao lançamento de um produto, campanha de marketing ou outro investimento comercial. Quando os riscos são estudados e levados em consideração antes da execução do projeto, o retorno sobre o investimento vai te ajudar a escolher estratégias mais coerentes e a prever problemas que podem gerar custos excessivos. 

Diminuição de receita

Todo o valor arrecadado com o projeto ou investimento, deve ser considerado como receita. Para que isso aconteça, existem alguns cenários como a crise econômica ou o baixo desempenho da empresa podem fazer com que a receita de um projeto diminua.

No caso da crise econômica, a diminuição de receita acontece porque muitas vezes essa situação diminui também o poder de compra dos consumidores, o que pode impactar na geração de receita da sua empresa.

Já em relação ao baixo desempenho da empresa, pode acontecer devido a processos internos ou performances individuais que impactarão no andamento da sua estratégia. 

Temos certeza que estes outros conteúdos podem te ajudar também!
Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing
Análise SWOT ou Matriz F.O.F.A.: o que é e como fazer [templates]
Como definir o orçamento de marketing da sua empresa em 2019

Como evitar o ROI negativo? 

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas do ROI negativo, é importante entender de que forma é possível evitar esse resultado. Então, confira as 3 dicas abaixo.

1. Ficar atento ao seu mercado

É muito importante se manter sempre atualizado sobre as novas tendências e técnicas para trabalhar estratégias e campanhas publicitárias. Isso inclui prestar atenção no comportamento e nas necessidades do seu público e nas constantes mudanças que podem acontecer.

Por isso, é essencial ter uma persona bem desenvolvida para compreender como são os seus clientes ideais.

Além disso, é essencial acompanhar o que a concorrência está fazendo. Este pode ser um fator com poder de transformar o seu ROI negativo em positivo. Analisar a concorrência significa também captar ideias para aprimorá-las e fazer a inovação dentro do seu mercado.

2. Analisar os resultados da sua estratégia

Ao colocar uma estratégia no ar é importante definir quais são as métricas e KPI’s para acompanhar o processo. Além disso, o ambiente online permite que você acompanhe em tempo real o desempenho de suas ações através relatórios completos e dados relevantes e atualizados.

Assim, uma das medidas para prevenir o ROI negativo é analisar todas as informações pertinentes a sua estratégia. Isso é importante para que você descubra possíveis falhas e pontos de melhorias em busca de otimizar suas campanhas e aproveitar melhor seu investimento. 

3. Avaliar bem os investimentos

As estratégias de marketing vem se adaptando e mudando a todo momento, mas é importante não esquecer que independe de qual for, é necessário separar um tempo para que apareçam os resultados esperados.

Por isso, ao calcular o seu ROI, o melhor a fazer é esperar durante um tempo para que as campanhas tragam retorno e seja possível avaliar uma quantidade significativa de dados. Caso contrário, você pode desperdiçar uma estratégia ou campanha que daria certo por fazer mudanças e tirá-la do ar antes da hora. 

Sem dúvida, essas são algumas das ações que vão te ajudar a prevenir e até mesmo rever o seu ROI negativo.

Agora você sabe que o ROI tem um profundo impacto sobre a saúde da sua empresa e a importância de mantê-lo positivo. Assim, use o que você aprendeu como ponto inicial para aprimorar as estratégias e campanhas da sua empresa e aumentar seus lucros.

Saiba mais sobre esse indicador e como aplicá-lo na estratégia de marketing de conteúdo através desse guia sobre ROI para blogs corporativos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.