Por Adriana Aguiar

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 25 de dezembro de 2018. | Atualizado em 24 de julho de 2019


Um dos grandes desafios na atualidade é tornar o trabalho de RP baseado em dados, ou seja, usando as informações do Big Data para conseguir melhores resultados com suas ações de comunicação. Leia até o final para entender a importância disso, dicas para implementar, e a relação do RP com Marketing de Conteúdo.

transformação digital mudou a forma como nos comportamos em sociedade e, consequentemente, os processos de trabalho.

Agora, porém, não foram apenas as áreas ligadas à tecnologia que sofreram modificações — os impactos chegaram também aos setores de comunicação, como o Marketing e Relações Públicas (RP).

A utilização de dados e métricas, por exemplo, passou a ser fundamental para o sucesso de estratégias, por exemplo, do Marketing DigitalConhecer a fundo o comportamento e preferências do consumidor é uma forma de tornar o trabalho mais eficiente. Um exemplo? Realizar o trabalho de RP baseado em dados.

Que tal, então, saber mais sobre a importância da utilização de dados e informações no trabalho de Relações Públicas? Neste post, você verá como isso é fundamental para o seu sucesso e, além disso, vamos mostrar algumas dicas para que as suas estratégias se tornem ainda mais eficientes. Continue a leitura!

Qual a importância de usar dados no trabalho de Relações Públicas?

Para quem quer aumentar as vendas e ser visto como autoridade na sua área de atuação, é preciso inovar nas suas estratégias. O conceito de Big Data vem se tornando cada vez mais comum, e é preciso saber utilizá-lo também em diferentes áreas, como Relações Públicas.

Atualmente, o trabalho de RP baseado em dados se resume quase que exclusivamente ao uso das informações para mensurar, por exemplo, o número de acessos que uma notícia teve ou a quantidade de veículos de comunicação que cobriram determinado evento da sua empresa.

Porém, é muito pouco perto da imensidão de informações disponíveis somente nas redes sociais, por exemplo. É possível identificar tendências no mercado ou mesmo o comportamento do seu consumidor ao realizar uma análise profunda do canal de relacionamento.

Muitas vezes, olhar somente o número de acessos que um artigo recebeu pode passar a impressão de que o trabalho da sua equipe de assessoria de imprensa foi ótimo, porém, ao analisar a reação dos usuários nas redes sociais, os comentários são negativos. No fim das contas, nesses casos, o resultado final não foi tão positivo.

A importância do uso de dados é tão evidente que estudos colocam esse fator como uma das principais necessidades para o futuro do trabalho da comunicação.

Para ficar evidente como o trabalho de RP baseado em dados é fundamental para que o seu negócio tenha mais sucesso, listamos alguns fatores que são resultados de uma utilização correta das métricas e informações disponíveis no mundo digital. Confira!

Tornar o trabalho mais preciso

concorrência é cada vez maior em busca da atenção e dos recursos do consumidor, que demanda mais e mais das empresas. Diante disso, é fundamental garantir a eficiência do trabalho realizado na sua companhia para evitar desperdícios e, é claro, impactar o cliente da melhor maneira possível.

Com o trabalho de RP baseado em dados, você pode evitar desperdícios. Afinal, é mais importante conseguir mais acessos ou mais conversões?

Uma campanha que chama muita atenção não é necessariamente uma ação positiva para a sua empresa. Além de impactar o público errado, ela pode ser vista negativamente por ele.

Ao entender o comportamento do consumidor da sua marca, você vai ter menos esforço e mais resultados. Isso torna suas ações mais precisas, alcançando quem realmente deve ser impactado e que, de fato, pode se tornar cliente.

Mudar a estratégia em tempo real

Acompanhar o desempenho de uma campanha e, principalmente, a reação do público, é fundamental e, com tantos dados disponíveis, se tornou possível. O uso de dados no trabalho de Relações Públicas mostra exatamente o que está funcionando e o que precisa ser otimizado.

Quando a equipe de Marketing solta uma nova campanha, é hora de avaliar a reação dos usuários nas redes sociais. Assim, é possível saber se aquela estratégia está funcionando corretamente ou não.

Quando acontece um erro, é possível se posicionar melhor antes, durante e depois de uma crise de marca, por exemplo.

Entender quais são os próximos passos

O trabalho de um profissional de Relações Públicas não acaba nunca. Mesmo após uma ação que tenha sido um sucesso, já é hora de começar a planejar quais vão ser os próximos passos para seguir divulgando a imagem da empresa da maneira ideal.

Com a análise de dados, o planejamento estratégico se torna mais fácil. Afinal, você consegue mensurar quais ações deram certo e quais não funcionaram da forma que se esperava. 

Assim, sabe determinar exatamente o que fazer em seguida, estabelecendo em quais áreas ou veículos de comunicação investir para, assim, alcançar uma maior relevância.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Press release: entenda o que é e como estruturar um

👉 Press kit: entenda o que é e como fazer um de sucesso

👉 Ações de relações públicas: quais as melhores para sua empresa

👉 Como encontrar os veículos certos para enviar press release


Quais as melhores dicas para ter sucesso com RP baseado em dados?

Aplicar a utilização de dados no trabalho de Relações Públicas não é tão simples quanto parece. Afinal, ter os dados não basta para tornar o trabalho mais preciso e eficiente. É fundamental saber utilizá-los corretamente, de maneira que o seu trabalho seja, de fato, melhor.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos 6 dicas para que você torne o trabalho de RP baseado em dados um sucesso. Confira!

1. Determine metas e objetivos

O primeiro passo é traçar objetivos e metas. Reúna funcionários de diferentes áreas para debater quais são os problemas enfrentados pela empresa atualmente e o qual é a perspectiva para o futuro. Assim, você pode definir as estratégias que realmente sejam eficientes para o seu negócio.

2. Use os dados para criar notícias

Crie conteúdos que estejam de acordo com os dados analisados e estudados. Se os seus consumidores costumam procurar por ações sustentáveis, por exemplo, destaque o que a sua empresa faz em relação ao tema.

Dessa forma, você garante mais olhares para os conteúdos produzidos com o nome da sua marca.

3. Conecte suas ações com tendências mundiais

Com as redes sociais, é possível acompanhar as principais tendências no mundo. Assim, você pode aproveitar para encaixar a sua empresa nestes assuntos.

Se governança corporativa é um assunto em alta, que tal produzir mais conteúdos que mostrem que a sua empresa já segue algumas dessas práticas?

4. Faça uma segmentação da mídia

Não basta que os conteúdos sobre a sua marca sejam publicados, certo? É preciso que eles estejam nos lugares certo para que, assim, o público certo (ou persona) possa conferir aquele artigo ou notícia, por exemplo.

Use os dados para analisar quais são os melhores canais de comunicação a serem utilizados e priorize os que geram mais resultados.

5. Estabeleça métricas

Com suas ações bem segmentadas — conteúdos voltados para o público certo e veiculados nos canais exatos —, é hora de saber se as suas campanhas estão, de fato, funcionando como o esperado.

Para isso, é preciso estabelecer algumas métricas, como número de acessos e a quantidade de reações positivas a uma notícia, por exemplo.

6. Acompanhe as suas campanhas

Outro ponto fundamental para ter sucesso com RP baseado em dados é acompanhar as suas ações. Ou seja, monitorar o desempenho de cada uma das suas estratégias e, se necessário, agir para que os resultados possam ser melhores.

Qual a relação do Marketing de Conteúdo com o trabalho de RP?

Com o aumento da importância das estratégias de Marketing de Conteúdo na atualidade, como criar um blogé preciso saber utilizar esses conceitos de maneira produtiva e, assim, oferecer um serviço melhor para o seu consumidor. Mas qual a relação entre os dois?

Nos dias de hoje, a relevância e reputação digital da sua marca são fundamentais. Por isso, é preciso que o trabalho de Marketing de Conteúdo e de Relações Públicas seja feito de maneira conjunta.

Do planejamento das ações até a execução das campanhas, tudo deve ser feito de maneira alinhada.

Não basta gerar conteúdo de qualidade, é preciso que os usuários acessem as suas páginas, compartilhem e interajam com ele. Utilizando as práticas de SEO e link building, por exemplo, você faz com que mais pessoas conheçam a sua marca e o seu site se torne mais relevante.

Ou seja, o Marketing de Conteúdo facilita o trabalho de Relações Públicas, mas também funciona ao contrário, com o profissional de RP fechando parcerias, por exemplo, com grandes portais para que reproduzam os seus conteúdos e mesmo influenciadores digitais que compartilhem suas páginas.

Utilizar os dados disponíveis no mundo virtual para tornar o trabalho de Relações Públicas mais preciso e eficiente é fundamental. Hoje, é uma tendência para se destacar e conseguir melhores resultados, seja para mensurar suas campanhas em andamento, seja para planejar melhor as ações no futuro.

Agora que você já sabe como o trabalho de RP baseado em dados pode ser importante para o sucesso do seu negócio, o que fazer para tornar as suas ações mais precisas e como ele se relaciona com o Marketing de Conteúdo, entenda aqui a relação entre esses setores tão importantes para a sua empresa!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *