Conheça o Salesforce CRM

Conheça o Salesforce CRM e descubra se ele é o sistema certo para o seu negócio

O Salesforce CRM é um dos principais players do mercado, com cerca de 20% de participação mundial. Por ser um sistema de gestão de relacionamento com o cliente completo, ele pode ser essencial para potencializar os resultados da sua estratégia, por isso, confira a nossa análise completa desse sistema e de suas funcionalidades!

É comum no dia a dia dos times de marketing e vendas lidar com situações como a falta tempo, e de braço, para pôr em prática todas as estratégias que a empresa precisa.

Por isso, você precisa de sistemas de gestão como o Salesforce CRM.

Para que você conheça bem como esse sistema funciona e como ele pode lhe ajudar a alcançar os resultados que a sua empresa tanto espera de você, redigimos este artigo e lhe convidamos a lê-lo até o final. Vamos lá?

O que é um CRM?

CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

O programa tem vários recursos que permitem analisar os prospects e o comportamento do cliente para otimizar as atividades de marketing e aumentar as vendas.

Dessa forma, com o CRM é possível armazenar informações de todos os contatos, como nome, email, telefone etc. e as suas interações com a empresa.

Portanto, todas as visitas ao seu site ou blog e outros dados mencionados anteriormente podem ser visualizados no CRM.

Qual é o sistema de CRM da Salesforce?

O Salesforce é amplamente considerado o padrão da indústria para soluções de CRM visto que ele ocupa quase 20% de participação de mercado.

Assim, o Salesforce é um dos primeiros nomes que vem à mente quando você menciona soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

O grande número de recursos, integrações e opções adicionais tornam ele o CRM ideal para grandes empresas com necessidades diversas e em constante processo de crescimento.

Após a conclusão da implementação, o Salesforce oferece aos usuários um produto que tem um design bonito, rápido, poderoso e altamente personalizável.

Quais são as funcionalidades do Salesforce

Alguns dos recursos mais populares do Salesforce incluem previsão de vendas, colaboração, gerenciamento de contatos e relatórios. De acordo com a empresa, a aplicação desse sistema pode aumentar a receita em 30%.

Além disso, a Salesforce também afirma que seu software aumenta a produtividade de vendas, a taxa de ganhos e a precisão das previsões.

A utilização de um sistema de CRM pode rastrear todas as atividades de vendas, incluindo os clientes passados ​​e futuros. Esta informação fornece insights para as empresas atuarem em clientes potenciais.

Em indústrias focadas no cliente, os sistemas de CRM fornecem informações baseadas em decisões dos clientes. Informações como mídias sociais, emails e dados dos leads podem ajudar as empresas a entender as necessidades dos clientes e alavancar vendas potenciais.

Logo, um CRM pode ser utilizado tanto por grandes empresas quanto por pequenas empresas.

kit de geração de leads

Quais são as vantagens do CRM da Salesforce?

Listamos aqui os principais benefícios de se contratar um CRM da Salesforce. Vamos conhecê-los?

1. Melhor organização da informação

Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor será o tipo de experiência possível para proporcionar a eles. Tudo o que eles fazem e toda interação que eles têm com sua empresa precisam ser identificados, documentados e registrados.

Graças ao CRM tudo isso se torna uma possibilidade, pois ele permite que você armazene uma vasta lista de clientes e qualquer outra informação importante a respeito deles.

O acesso ao arquivo deles é ainda mais conveniente do que antes devido à nuvem, portanto, independentemente de quem esteja ajudando o cliente em questão, eles terão os mesmos dados acionáveis disponíveis instantaneamente.

Isso resultará em menos tempo desperdiçado para clientes e funcionários.

2. Comunicação aprimorada

Como mencionado acima, o CRM possibilita que qualquer funcionário forneça o mesmo nível de serviço, tendo acesso aos mesmos dados do cliente.

Até porque, mesmo que seus clientes tenham um único ponto de contato, há uma boa chance de que, em algum momento, esse contato não esteja disponível e o cliente seja forçado a trabalhar com alguém novo.

Quando isso acontece, muitos deles enfrentam a perspectiva infeliz de ter que “começar do zero” com alguém que não entende suas próprias preferências e problemas exclusivos.

O CRM elimina essa preocupação, tornando as informações detalhadas do cliente comunicáveis para quem possa precisar delas.

Como tal, não importa quem é que atualmente está ajudando o cliente, porque eles trabalharão com as mesmas informações.

E, considerando que o CRM é baseado na nuvem e acessível a partir de qualquer dispositivo com conexão à Internet, os benefícios de comunicação do CRM móvel não se limitam ao escritório.

3. Melhor atendimento ao cliente

Seu tempo é valioso, assim como o tempo dos seus clientes. Assim, caso alguns deles enfrentem um problema que precise de resolução, eles ficarão insatisfeitos, a menos que o problema seja resolvido rapidamente.

Com o CRM, assim que um cliente entra em contato com sua empresa, seus representantes poderão acessar todas as informações sobre ele que possa ajudá-los a encontrar uma solução.

Em muitos casos, seus representantes mais experientes, munidos de informações e histórico anteriores, poderão localizar uma solução nos primeiros minutos, graças a um banco de dados acessível de possíveis problemas.

Dessa forma, com esse sistema, o atendimento ao cliente torna-se um passeio no parque.

4. Automação de tarefas

Vender é sempre um desafio, pois, juntamente dos detalhes da superfície de qualquer venda, existem centenas de tarefas menores que devem ser concluídas para que tudo funcione corretamente.

Formulários precisam ser preenchidos, relatórios precisam ser enviados, questões legais precisam ser abordadas — essas tarefas auxiliares são demoradas, porém vitais ao processo de vendas.

Os melhores sistemas de CRM são projetados para tirar o peso de muitas dessas tarefas dos ombros de seus funcionários, graças à automação.

Isso significa que seus representantes poderão concentrar mais seus esforços no fechamento de leads e na resolução de pontos problemáticos do cliente, enquanto o sistema automatizado de CRM cuida dos detalhes.

Kit Planejamento do Funil de Vendas

5. Maior eficiência para várias equipes

A comunicação armazenada automaticamente permite visualizar emails, calendário e detalhes de chamadas telefônicas em um local de fácil acesso. Acrescente isso à capacidade de várias equipes acessarem as mesmas informações, e você aumentará os resultados do seu negócio em uma quantidade absurda.

As equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem compartilhar informações valiosas sobre os clientes para continuar a canalizá-las com o intuito de obter o resultado desejado de fechamento de venda, conhecimento de novos produtos ou excelente atendimento ao cliente.

Cada departamento agora pode marcar a equipe para obter as informações certas para o indivíduo certo. Com essa facilidade, as equipes podem trabalhar juntas para melhorar o resultado final.

6. Dados e relatórios aprimorados

Os sistemas de CRM armazenam informações em um único local, o que leva a uma análise aprimorada dos dados como um todo.

Facilmente integrado com diferentes ferramentas ou plugins, você tem a possibilidade de gerar relatórios automáticos para maximizar o seu tempo.

Personalize as exibições do painel para localizar rapidamente as informações necessárias, como informações do cliente, metas de vendas e relatórios de desempenho, para alcançar oportunidades inexploradas.

Com dados de relatórios melhores, você pode tomar decisões engenhosas e eficazes para colher os frutos da fidelidade do cliente e da rentabilidade de longo prazo.

7. Escalabilidade para empresas

O CRM da Salesforce ajuda a sua empresa a escalar numa plataforma única, segura, fácil de personalizar e atualizar.

Assim, você pode ampliar o seu poder de venda, serviço e mercado com aplicativos pré-integrados no AppExchange, um dos maiores mercado de aplicativos de negócios do mundo.

Quais são os pontos negativos do CRM da Salesforce?

Nem tudo são flores. Agora vejamos algumas desvantagens do CRM da Salesforce.

1. O Salesforce é caro e tem custos implícitos

Esta é uma reclamação corriqueira: Salesforce é caro. Além disso, alguns clientes apontam para custos ocultos que os impedem de renovar seus contratos.

Em particular, o Salesforce cobra taxas adicionais para ativar o ambiente das funcionalidades do sistema, além de desenvolver e testar novos aplicativos.

O Salesforce cobrará mais extras caso uma empresa precise de integração adicional por meio de APIs. Ou seja, se você quiser fazer o Salesforce interagir com outras ferramentas suas, prepare-se para abrir a carteira.

2. O Salesforce exige personalização e aplicativos extras

Aplicar interfaces de usuário personalizadas sofisticadas é uma tarefa que qualquer empresa pode vir a precisar. É por isso que ela não pode ficar sem a ajuda dos desenvolvedores do Salesforce, que, por sua vez, pode ser bastante cara.

Além disso, o Salesforce depende muito dos fornecedores do AppExchange que oferecem gerenciamento de leads, preços e outros aplicativos para ajudar as empresas a criar uma solução completa.

Sem dúvida, o Salesforce é uma plataforma extremamente poderosa. No entanto, para sentir esse poder, pode ser necessário construir inúmeros componentes complementares.

Em essência, este trabalho lembra um pouco contar uma história, pois você pode deixar a narrativa cada vez melhor de acordo com o perfil de quem a lê ou ouve.

2. O Salesforce oferece implantação limitada

Todos os principais concorrentes da Salesforce oferecem várias opções de implantação para seus clientes. Porém, o Salesforce não oferece suporte a nuvens públicas, como o Amazon EC2, o Microsoft Azure, o Rackspace e outros.

Como saber se estou pronto para contratar a Salesforce?

Se você estiver a fim de saber se você e sua empresa estão prontos para adquirir o Salesforce, listamos aqui os principais pontos.

Salesforce atende apenas o gerenciamento de clientes?

Além do gerenciamento de relacionamento com clientes, a Salesforce também vende produtos de software de negócios compatíveis para gerenciar análises avançadas, empresas de serviços financeiros, empresas de assistência médica e muito mais.

O Salesforce é um produto de CRM SaaS?

Sim. A solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) do Salesforce é considerada um produto de Software como Serviço (SaaS).

Hoje, a maioria das pequenas empresas depende dos produtos SaaS devido à sua acessibilidade e natureza de baixa manutenção.

Devo contratar o Salesforce CRM ou um ERP?

O software de planejamento de recursos empresariais (ERP) destina-se a gerenciar quase todos os aspectos das operações de uma empresa, desde contabilidade e recursos humanos até inventário e análise, e, como tal, os recursos de CRM geralmente são incorporados ao software ERP.

Já o software de CRM se concentra especificamente no gerenciamento de informações do cliente, no registro de interações com clientes e no armazenamento de detalhes de leads relacionados a vendas.

Aliás, agora que você já sabe o que é e como funciona o Salesforce CRM, que tal se aprofundar mais ainda sobre o universo dos demais CRMs?

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 Saiba quais são as 12 melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado
👉 Entenda tudo sobre os prós e contras do Zoho CRM
👉 Conheça o Pipedrive e saiba por que a sua empresa precisa de um CRM completo
👉 Você sabe como escolher um bom CRM para sua empresa?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo