O que fazer quando você já esgotou todas as palavras-chave do seu mercado?

Saturação de palavras-chave

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Manter uma estratégia de marketing de conteúdo rodando por vários e vários anos consecutivos não é uma tarefa fácil, não é verdade?

E um dos principais desafios em relação a isso é você ter sempre vários temas pra abordar dentro do seu blog.

O que fazer quando você já saturou as suas palavras-chave? Quando você já abordou a grande gama dos temas dentro do seu mercado, o que fazer?

No Rock Labs de hoje você vai aprender como resolver esse problema e continuar mantendo a sua estratégia rodando por mais e mais anos.

Confira!

Bem-vindos a mais uma edição do Rock Labs.

No episódio de hoje a gente vai conversar um pouco sobre criar novos conteúdos quando você já saturou as principais palavras-chave do seu mercado.

O que fazer quando você chegou nesse ápice? Você já tá sem ideias?

Bom, pensa um pouquinho no blog da Rock Content.

Desde 2013 que a gente já tá postando conteúdos de marketing digital e já tivemos períodos em que postávamos 14 conteúdos por semana.

Ou seja, nós já abordamos um mundo de temas e se você continuou acompanhando a gente, você vai ver que a gente continuou postando em alta frequência.

Mas como que a gente faz isso? Como que a gente continua abordando vários temas dentro de marketing digital, mesmo depois de já ter criado tantos conteúdos?

No blog da Rock, por exemplo, a gente já postou mais de mil conteúdos, então, você pode ter certeza de que eu já quebrei muito a cabeça pra pensar em novos temas.

E hoje eu vou ensinar pra vocês o método que a gente usa aqui dentro da Rock pros nossos blogs, pra manter essa estratégia girando.

A primeira forma, e a que eu mais uso aqui, é a análise de concorrência.

Bom, pra você pensar em novos temas é sempre importante você ficar de olho nos seus concorrentes.

O que é que eles tão postando? Quais tipos de conteúdo eles tão abordando? Será que eles tão fixos somente no nicho ou será que eles tão abordando uma gama um pouco mais ampla de conteúdos?

É fundamental você acompanhar o que que seus concorrentes estão produzindo e o que gera mais tráfego pra ele.

Analise Concorrentes Digitais

Pra isso eu uso a ferramenta SEMrush.

Dentro dessa ferramenta a gente pode analisar a nossa concorrência orgânica, que ele interpreta como os concorrentes que têm mais palavras-chave em comum, com o nosso site. Então, não necessariamente é um concorrente direto de produto, mas concorrentes dentro do seu mercado, concorrentes de palavras-chave.

Bom, como você sabe que vocês abordam temas semelhantes, você pode acompanhar esses blogs, ficar de olho em tudo que eles têm postado, porque você pode aprender, tirar muitas ideias de conteúdo de dentro deles. Afinal, eles também estão produzindo muitos conteúdos pra manter o blog rodando.

E, com certeza, as estratégias dos seus concorrentes vão ser bastante diferentes entre si, gerando uma grande gama de conteúdo pra você conferir.

Por exemplo, eu acompanho muito o blog da HubSpot, e foi lá que eu descobri uma vez o conteúdo “como usar o Excel”, “how to use Excel”, era um dos conteúdos que mais levava tráfego pra HubSpot americana, e foi aí que eu tive a ideia de colocar um desses também dentro do nosso blog.

Afinal, usar Excel é fundamental pra vários profissionais de marketing. Além de ser uma porta de entrada pra muitas pessoas conhecerem a Rock, ia ser um conteúdo muito relevante dentro do nosso mercado.

Foi aí que a gente produziu o nosso conteúdo “Como usar o Excel”, e o conteúdo realmente gera muito tráfego pra gente e ranqueia muito bem, tanto pra Excel, como pra “Como usar o Excel”.

Então, quando você acompanha concorrentes você pode ter ideia de conteúdos que você nunca imaginou ter no seu blog. Além disso, você pode descobrir conteúdos mais aprofundados que eles estão colocando no blog deles também e que você pode trazer e fazer um conteúdo dentro do seu blog.

A segunda dica é muito parecida com a primeira, mas ao invés de você ficar preso e acompanhar somente os blogs dentro do seu mercado aqui, é você olhar pro seu mercado lá nos países estrangeiros.

Eu acompanho sempre os blogs de maior sucesso, americanos, por exemplo. Então, você pega o HubSpot, que eu até dei o exemplo anterior do “How to use Excel”, eu uso muitos desses blogs: Backlinko, Moz, HubSpot.

Por quê? São caras que estão um pouco à frente do mercado brasileiro.

O marketing digital chegou no Brasil um pouco depois de lá, então, se você acompanhar o mercado, o mercado deles já é um pouco mais maduro que o nosso, então é muito legal você acompanhar e ver o que que eles tão abordando, porque aí você pode trazer novos temas também, para abordar nos seus conteúdos.

Sabe quem mais pode ajudar você a descobrir palavras-chave pro seu blog? O próprio Google.

CTA de download para o kit: Domine o Google

O Google tem duas ferramentas muito legais pra quando você quer descobrir novos temas, especialmente para palavras-chave long tail.

Por exemplo, se você colocar lá no Google “marketing”, você vai ver que ele vai te sugerir vários temas relacionados a marketing, e às vezes alguns desses temas você nunca nem pensou em abordar no seu blog. E, se ele tá sugerindo ali, é porque tá existindo uma incidência de buscas pra esses termos.

Então, vale muito a pena você fazer isso.

Claro que às vezes vai aparecer algumas coisas um pouco estranhas, como “como clonar Whatsapp”, ou “como fazer pipoca doce”. Então, é claro que vai ter algumas palavras ali que você não vai usar, mas muitas delas é interessante você usar como referência pra levar pro seu blog.

Mas, além disso, o Google tem outra ferramenta, que são as buscas relacionadas. As buscas relacionadas também, ele vai trabalhar dentro do algoritmo dele, vendo as buscas que as pessoas que procuram marketing digital também fazem.

Por exemplo, “como fazer marketing digital”, “livro de marketing digital” e por aí vai. Então, se você olhar essas buscas relacionadas, talvez você vá encontrar um tema ali que você nunca abordou dentro do seu blog, aí você já vai ter novas ideias de conteúdo pra produzir.

Bom, a quinta dica é um pouquinho mais óbvia, que é claro, usar ferramentas de palavras-chave.

Dossiê das Palavras Chaves

A gente tem várias ferramentas excelentes no mercado, como o SEMrush, Ahrefs, entre outras pagas. Temos outras também como o Ubersuggest e o Keywordtool.io, são ferramentas gratuitas e que você pode encontrar várias sugestões de palavras-chave.

Hoje eu aconselharia você a usar o Ubersuggest, que além de gratuito, ele também já apresenta o volume de busca dessas palavras-chave. A ferramenta tá funcionando muito bem, mas claro, se você quiser fazer uma pesquisa realmente muito completa e você tiver condições, é legal você ter uma ferramenta paga, como o SEMrush, Keyword Explorer, da Moz, que é muito bom também.

São ferramentas que você vai conseguir ter uma análise maior de dificuldade, de oportunidade e dos esforços que você teria que fazer pra conquistar essas palavras-chave.

Usar as ferramentas é muito importante e realmente é a dica mais óbvia, mas é sempre bom ressaltar.

Outra dica importante é você ficar atento a fóruns, sites de pergunta e resposta.

Dentro desses sites você vai encontrar a dor da sua persona, a dor atual, então, você vai encontrar dúvidas ali que talvez você nunca tenha imaginado abordar no seu blog.

E, talvez, não tenham volume de buscas, mas por ser uma dúvida relevante, muitas pessoas que acompanham o seu blog podem ficar feliz de ter essa resposta ou, às vezes eles nem sabiam que tinham essa dúvida e vão descobrir quando você postar lá.

Então, encontrar isso é muito importante. Fórum, site de pergunta e resposta, ali você vai identificar muitas das dores da sua persona.

Agora tá chegando no Brasil o Quora, que é muito importante você ficar de olho nele. A gente produziu um conteúdo sobre o Quora também, falando como que você pode usar ele pra realmente fazer marketing também, ou encontrar essas oportunidades. Confira aqui.

Bom, também relacionado a isso, outra dica que você pode fazer, é bem legal no seu blog, é acompanhar sempre os comentários dentro do seu blog, dentro das suas redes sociais e de todas as mídias que você tiver, como YouTube, entre outras coisas.

Por quê?

Geralmente as pessoas vão comentar nos seus vídeos, dando sugestão de conteúdo, apresentando as dúvidas que elas têm, algumas coisas que elas não entenderam tão bem. Então, isso é importante porque aí você vai ter novas ideias de conteúdo e já vai direto resolvendo uma dor específica que a sua persona tem.

Bom, e pra fechar, tem uma outra dica muito legal, que é você usar a busca dentro do seu site ou do seu blog.

Bom, se você tiver uma ferramenta de busca dentro do seu blog, você pode conferir as buscas que tenham maior volume, pelo Google Analytics.

Olha só, quando a gente faz uma busca dentro do marketing de conteúdo, aparece essa URL. Tá vendo que tem um detalhezinho ali que toda busca que a gente fizer vai ter essa mesma tag?

Pois é, você pode usar esses caracteres e colocar eles dentro do Google Analytics e aí você vai acompanhar todas as pesquisas feitas no seu site e aquelas que tenham maior volume. A partir disso você vai ver quais temas você deve abordar mais.

Por exemplo, aqui no nosso blog a gente vê que tem uma incidência enorme de pesquisas pra Instagram. Então, a gente sabe que é legal a gente abordar mais e mais temas relacionados ao Instagram, porque é uma necessidade, é algo que nosso público quer.

E se você não tem uma ferramenta de pesquisa no seu blog, coloque. Isso é fundamental, tanto pra navegação do seu leitor, quanto pra você ter esse número, esses dados, o que que as pessoas tão buscando no seu site, e fazer conteúdos pra responder à necessidade que eles têm.

É isso, pessoal. Espero que as dicas de hoje ajudem vocês a pensar em mais e mais temas pro blog e que vocês jamais saturem essas palavras-chave, mas estejam sempre pensando em novas ideias pra manter sua estratégia de conteúdo girando com mais e mais conteúdos.

Quer conferir mais vídeos? Inscreva-se no canal da Rock Content no YouTube.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.