Scaled agile framework (SAFe): o que é e como aplicar na agência

O atraso e a má qualidade nas entregas fazem com que os clientes migrem para a concorrência. Com o uso da Scaled Agile Framework, é possível acelerar a produtividade sem perder qualidade. Continue lendo e entenda como aplicar esse framework em sua agência!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

ilustração sobre scaled agile framerok (SAFe)
Quer saber como o Scaled Agile Framework (SAFe) pode ser benéfico para sua agência?

Tornar os processos internos mais ágeis é uma busca comum entre as empresas. Devido à grande concorrência do mercado, é preciso encontrar meios para fazer entregas em menor tempo e com alto nível de qualidade. Nesse sentido, foram criadas diversas metodologias de desenvolvimento ágil, como a Scaled Agile Framework (SAFe), que ajuda a aumentar a produtividade e eficiência dos negócios.

A partir dessa metodologia, é possível promover o gerenciamento de tarefas em organizações com vários desenvolvedores integrados. Com isso, a agência de comunicação melhora a gestão de projetos, escala sua produtividade e se mantém competitiva em mseu nicho de atuação. Quer elevar a produtividade de sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre o SAFe e como aplicá-lo na agência.

Saiba o que é Scaled Agile Framework (SAFe)

Quando se fala em escalar a cultura ágil nas grandes corporações, o SAFe é o framework mais conhecido. Trata-se de uma extensão do Scrum com aplicações para ambientes empresariais, combinando os princípios e ideais dele com as práticas realizadas no meio corporativo, como o planejamento de projetos, portfólio, entre outras.

O framework é adotado pelas empresas que desejam preservar o máximo possível das características de sua estrutura, organização e métodos enquanto utilizam os princípios da cultura ágil.

A ferramenta descreve a companhia em três níveis: nível de portfólio, nível do programa e nível da equipe. Assim, pode-se ter uma visão geral e sistêmica do empreendimento, podendo ser aplicada no gerenciamento do portfólio e dos programas.

Basicamente, a estrutura do SAFe é o Agile Release Train (ARt), que é entendido como uma equipe de equipes que cuida dos processos, do desenvolvimento e da entrega com todas as partes interessadas do projeto.

Entenda o sucesso da SAFe e suas principais características

O Scaled Agile Framework foi desenvolvido por Dean Leffingwell e atualmente é mantido pela Scaled Agile Academy, tendo uma estrutura baseada nos princípios Lean, bem como experiências conquistadas por meio de implementações que funcionaram ou não em grande escala.

Além disso, o SAFe compreende o que de melhor funciona em equipes ágeis, na maneira como faz a gestão de programas e no modo como trata o portfólio de demandas organizacionais. O sucesso da metodologia está em suas características, que impactam as atividades do negócio positivamente. Veja quais são elas a seguir.

Metodologia escalável

Ao ser expandida para o nível organizacional, a metodologia ágil passa a ser incorporada pelo método SAFe, envolvendo gerentes, gestores, analistas de negócio e de sistemas. Todos os times da empresa trabalham em uma estrutura única, que aumenta a comunicação e reduz as possibilidades de erros.

Informações traduzidas para uma imagem

Para facilitar o entendimento do workflow, a ferramenta conta com o The Big Picture, que é o nome dado ao diagrama que evidencia o funcionamento de fluxo, papéis e atividades do framework, propondo que a escala organizacional seja dividida em três níveis:

  • portfólio (gerencial);
  •  program (estratégico);
  •  team (operacional).

Aprendizado rápido por parte das equipes

Outra vantagem do SAFe é que pode ser aprendido rapidamente pelas equipes, necessitando de um tempo médio de uma semana, o que se deve ao fato de o The Big Picture ser muito bem explicado e altamente interativo.

Estrutura sustentável

Os elementos em vermelho evidenciados no diagrama da ferramenta são denominados ‘’itens arquiteturais’’ e foram criados para ajudar no refinamento da estrutura e também na funcionalidade do projeto da agência. Isso torna os projetos mais sustentáveis, evitando que ocorram restrições técnicas ou por obsolescência.

Veja como adotar o Scaled Agile Framework em sua agência

Para gerenciar os projetos de forma eficaz, é fundamental adotar as medidas certas e preparar o negócio para o uso do SAFe. Acompanhe como proceder para adotar a metodologia na agência de comunicação.

Faça a identificação dos fluxos de valor dos processos da agência

Os fluxos de valor são os passos necessários para concretizar um projeto. Fazer esse mapeamento ajuda na comunicação e planejamento, além de assegurar que os profissionais tomem consciência dos processos de produção e de suas respectivas responsabilidades.

Portanto, a primeira coisa a se fazer ao adotar o SAFe é listar as etapas de cada atividade. Assim, é estabelecida uma linguagem comum entre os colaboradores, o que diminui ruídos de comunicação e retrabalhos.

A etapa também contribui com os indicadores de projetos para agências, haja vista que, ao final de cada entrega, possibilita saber se todas as fases do projeto foram colocadas em prática e como isso aconteceu, considerando pontos fortes e fracos, visando a melhorias futuras.

Entenda o conceito de Portfólio Lean-Agile

Em suma, utiliza o pensamento enxuto (Lean Thinking) para o gerenciamento de portfólios, programas e produtos das organizações, tendo como finalidade disponibilizar um fluxo mais rápido e flexível de trabalho de alto valor.

Com o conhecimento dessa abordagem, você pode traçar uma estratégia condizente com a realidade de seu negócio para entregar o trabalho de maior valor primeiro, o que consiste em limitar o trabalho em andamento, eventuais interrupções e alinhar a demanda com a capacidade de entrega da equipe e os resultados desejados.

Aposte em reuniões com apresentações do modelo ágil nos diversos departamentos da agência

O sucesso da implementação da metodologia Scaled Agile Framework depende da compreensão e disposição da equipe para segui-la. Sendo assim, é necessário tomar medidas para que os colaboradores a entendam e apliquem seus princípios corretamente.

Uma forma de fazer isso é a partir de reuniões em todos os departamentos da agência, tendo o objetivo de apresentar o modelo ágil para os funcionários. Nesse processo, é preciso ter mentores que encorajem as equipes a fazer perguntas e esclarecer todas as dúvidas. 

Estabeleça mecanismos para entrega contínua de valor nos processos

Após o time da agência aprender como aplicar o SAFe, é preciso determinar mecanismos específicos para viabilizar a entrega contínua de valores nos processos. Para tanto, pode-se eliminar os processos burocráticos que atrasam a finalização das atividades, além de adotar ferramentas que facilitem que integrem os processos, otimizem as etapas dos projetos e reduzam as possibilidades de erros.

Cada vez mais presente no ambiente corporativo, a metodologia Scaled Agile Framework é uma importante aliada para sua agência, visto que é aplicada a nível organizacional, o que alinha as equipes e amplia a produtividade de modo geral.

Quer impulsionar os resultados de seu negócio? Baixe agora mesmo o Guia de Gestão para Agências e aprenda as melhores práticas do mercado!

Nova call to action
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.