Por Raphael Pires

Publicado em 11 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


O atraso e a má qualidade nas entregas fazem com que os clientes migrem para a concorrência. Com o uso da Scaled Agile Framework, é possível acelerar a produtividade sem perder qualidade. Continue lendo e entenda como aplicar esse framework em sua agência!

ilustração sobre scaled agile framerok (SAFe)
Quer saber como o Scaled Agile Framework (SAFe) pode ser benéfico para sua agência?

Tornar os processos internos mais ágeis é uma busca comum entre as empresas. Devido à grande concorrência do mercado, é preciso encontrar meios para fazer entregas em menor tempo e com alto nível de qualidade. Nesse sentido, foram criadas diversas metodologias de desenvolvimento ágil, como a Scaled Agile Framework (SAFe), que ajuda a aumentar a produtividade e eficiência dos negócios.

A partir dessa metodologia, é possível promover o gerenciamento de tarefas em organizações com vários desenvolvedores integrados. Com isso, a agência de comunicação melhora a gestão de projetos, escala sua produtividade e se mantém competitiva em mseu nicho de atuação. Quer elevar a produtividade de sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre o SAFe e como aplicá-lo na agência.

Saiba o que é Scaled Agile Framework (SAFe)

Quando se fala em escalar a cultura ágil nas grandes corporações, o SAFe é o framework mais conhecido. Trata-se de uma extensão do Scrum com aplicações para ambientes empresariais, combinando os princípios e ideais dele com as práticas realizadas no meio corporativo, como o planejamento de projetos, portfólio, entre outras.

O framework é adotado pelas empresas que desejam preservar o máximo possível das características de sua estrutura, organização e métodos enquanto utilizam os princípios da cultura ágil.

A ferramenta descreve a companhia em três níveis: nível de portfólio, nível do programa e nível da equipe. Assim, pode-se ter uma visão geral e sistêmica do empreendimento, podendo ser aplicada no gerenciamento do portfólio e dos programas.

Basicamente, a estrutura do SAFe é o Agile Release Train (ARt), que é entendido como uma equipe de equipes que cuida dos processos, do desenvolvimento e da entrega com todas as partes interessadas do projeto.

Entenda o sucesso da SAFe e suas principais características

O Scaled Agile Framework foi desenvolvido por Dean Leffingwell e atualmente é mantido pela Scaled Agile Academy, tendo uma estrutura baseada nos princípios Lean, bem como experiências conquistadas por meio de implementações que funcionaram ou não em grande escala.

Além disso, o SAFe compreende o que de melhor funciona em equipes ágeis, na maneira como faz a gestão de programas e no modo como trata o portfólio de demandas organizacionais. O sucesso da metodologia está em suas características, que impactam as atividades do negócio positivamente. Veja quais são elas a seguir.

Metodologia escalável

Ao ser expandida para o nível organizacional, a metodologia ágil passa a ser incorporada pelo método SAFe, envolvendo gerentes, gestores, analistas de negócio e de sistemas. Todos os times da empresa trabalham em uma estrutura única, que aumenta a comunicação e reduz as possibilidades de erros.

Informações traduzidas para uma imagem

Para facilitar o entendimento do workflow, a ferramenta conta com o The Big Picture, que é o nome dado ao diagrama que evidencia o funcionamento de fluxo, papéis e atividades do framework, propondo que a escala organizacional seja dividida em três níveis:

  • portfólio (gerencial);
  •  program (estratégico);
  •  team (operacional).

Aprendizado rápido por parte das equipes

Outra vantagem do SAFe é que pode ser aprendido rapidamente pelas equipes, necessitando de um tempo médio de uma semana, o que se deve ao fato de o The Big Picture ser muito bem explicado e altamente interativo.

Estrutura sustentável

Os elementos em vermelho evidenciados no diagrama da ferramenta são denominados ‘’itens arquiteturais’’ e foram criados para ajudar no refinamento da estrutura e também na funcionalidade do projeto da agência. Isso torna os projetos mais sustentáveis, evitando que ocorram restrições técnicas ou por obsolescência.

Veja como adotar o Scaled Agile Framework em sua agência

Para gerenciar os projetos de forma eficaz, é fundamental adotar as medidas certas e preparar o negócio para o uso do SAFe. Acompanhe como proceder para adotar a metodologia na agência de comunicação.

Faça a identificação dos fluxos de valor dos processos da agência

Os fluxos de valor são os passos necessários para concretizar um projeto. Fazer esse mapeamento ajuda na comunicação e planejamento, além de assegurar que os profissionais tomem consciência dos processos de produção e de suas respectivas responsabilidades.

Portanto, a primeira coisa a se fazer ao adotar o SAFe é listar as etapas de cada atividade. Assim, é estabelecida uma linguagem comum entre os colaboradores, o que diminui ruídos de comunicação e retrabalhos.

A etapa também contribui com os indicadores de projetos para agências, haja vista que, ao final de cada entrega, possibilita saber se todas as fases do projeto foram colocadas em prática e como isso aconteceu, considerando pontos fortes e fracos, visando a melhorias futuras.

Entenda o conceito de Portfólio Lean-Agile

Em suma, utiliza o pensamento enxuto (Lean Thinking) para o gerenciamento de portfólios, programas e produtos das organizações, tendo como finalidade disponibilizar um fluxo mais rápido e flexível de trabalho de alto valor.

Com o conhecimento dessa abordagem, você pode traçar uma estratégia condizente com a realidade de seu negócio para entregar o trabalho de maior valor primeiro, o que consiste em limitar o trabalho em andamento, eventuais interrupções e alinhar a demanda com a capacidade de entrega da equipe e os resultados desejados.

Aposte em reuniões com apresentações do modelo ágil nos diversos departamentos da agência

O sucesso da implementação da metodologia Scaled Agile Framework depende da compreensão e disposição da equipe para segui-la. Sendo assim, é necessário tomar medidas para que os colaboradores a entendam e apliquem seus princípios corretamente.

Uma forma de fazer isso é a partir de reuniões em todos os departamentos da agência, tendo o objetivo de apresentar o modelo ágil para os funcionários. Nesse processo, é preciso ter mentores que encorajem as equipes a fazer perguntas e esclarecer todas as dúvidas. 

Estabeleça mecanismos para entrega contínua de valor nos processos

Após o time da agência aprender como aplicar o SAFe, é preciso determinar mecanismos específicos para viabilizar a entrega contínua de valores nos processos. Para tanto, pode-se eliminar os processos burocráticos que atrasam a finalização das atividades, além de adotar ferramentas que facilitem que integrem os processos, otimizem as etapas dos projetos e reduzam as possibilidades de erros.

Cada vez mais presente no ambiente corporativo, a metodologia Scaled Agile Framework é uma importante aliada para sua agência, visto que é aplicada a nível organizacional, o que alinha as equipes e amplia a produtividade de modo geral.

Quer impulsionar os resultados de seu negócio? Baixe agora mesmo o Guia de Gestão para Agências e aprenda as melhores práticas do mercado!

Nova call to action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *