Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 12 de setembro de 2019. | Atualizado em 18 de março de 2020


O Searchmetrics é uma ferramenta que gera insights sobre fatores que devem ser otimizados nos sites, não só para rankear melhor nas ferramentas de busca, como também para melhorar na produção de conteúdo, encontrando palavras-chaves relevantes para o público.

O volume de buscas no Google e outras ferramentas semelhantes, aumenta todos os dias. Estima-se que sejam feitas em torno de 3,5 milhões de buscas diárias, chegando a mais de 1,2 trilhão no ano inteiro.

O volume de tráfego que um site pode alcançar, usando uma estratégia eficiente de SEO, aliado ao Marketing de Conteúdo, pode ser gigante.

Dentro dessa estratégia, usar ferramentas como a Searchmetrics, que auxiliam na otimização do site e orientam a equipe, permitem que as decisões sejam tomadas mais rapidamente, economizando tempo e orçamento.

Descubra o que é Searchmetrics e como essa plataforma atua como auxiliar de uma estratégia de Marketing Digital! Para isso, vamos comentar os seguintes pontos:

Interessado em otimizar o seu site? Continue lendo!

O que é Searchmetrics?

A Searchmetrics é uma ferramenta de dados voltada para a otimização de sites, principalmente com relação ao SEO e ao conteúdo. Ela que, na verdade, se chama Searchmetrics Suite, é o produto principal da empresa Searchmetrics.

A Searchmetrics (companhia) se autodenomina uma empresa de informação e está presente em mais de 20 países. Foi fundada em 2005 e tem como mantra “ganhar sem adivinhação”, sendo parte da cultura da empresa.

Para evitar confusões, vamos tratar somente da ferramenta e chamá-la apenas como Searchmetrics.

A Searchmetrics é uma plataforma bem completa para quem deseja tornar o site melhor para seus usuários e, apesar de se dizer voltada para clientes de tamanho médio, já trouxe muitos resultados para clientes de grande porte, como:

  • Nivea;
  • Ebay;
  • Barclays;
  • Lenovo;
  • Lufthansa;
  • editora Elsevier;
  • entre outros.

Falando em Nivea, ela conseguiu melhorar o tráfego orgânico, usando a análise de SEO e a melhoria do conteúdo do site pela Searchmetrics, em 209%.

Esse resultado, além de expressivo, conseguiu posicionar melhor a empresa de cosméticos em palavras-chaves que eram mais relevantes para ela.

Veja a projeção do aumento da visibilidade do SEO da Nivea na imagem abaixo.

Case Nivea Searchmetrics

Outras empresas de maior porte, como as que já citamos, usam a plataforma para monitorar o desempenho de seus sites corporativos em inúmeros países. O Ebay, por exemplo, usa o Searchmetrics em mais de 130 países.

Empresas menores também podem se beneficiar. O e-commerce turco Tekzen esperava obter um aumento na visibilidade via SEO em 50%, mas conseguiu 80% de crescimento pelo método, o que gerou um aumento de 52% de visitas orgânicas e 65% de aumento nas conversões orgânicas!

Veja os resultados da Tekzen no gráfico abaixo!

Case Tekzen e Searchmetrics

Baseado em suas pesquisas, o Searchmetrics também divulga estudos que contribuem para a melhoria das estratégias de marketing, mesmo de quem não é cliente da empresa.

Essas pesquisas ajudam a identificar os rumos do SEO e da competição por rankeamento de palavras-chaves e conteúdos relevantes nos sites. Alguns dos estudos são o Google Shopping Study, que é lançado anualmente e o Niche Ranking Factors.

Marketing de Conteudo e DadosPowered by Rock Convert

Quais são os prós e contras da ferramenta?

Como toda ferramenta, existem inúmeros prós e contras que devem ser avaliados na hora de definir a melhor opção.

Verificar o que as concorrentes do Searchmetrics, como SEMRush, Ahrefs e Majestic SEO podem oferecer, também ajuda a tomar uma decisão melhor na hora de escolher uma ferramenta para otimizar o site.

Por isso, é importante lembrar que às vezes, o pró que citaremos pode ser visto como irrelevante para uma empresa, enquanto o contra pode ser visto como uma vantagem.

Portanto, é essencial avaliar a situação da empresa, quais seus objetivos, seu orçamento e os KPI’s que devem ser atingidos na hora de escolher uma plataforma.

Prós da plataforma Searchmetrics:

  • faz análise de concorrentes;
  • gerencia links;
  • faz gestão de conteúdo;
  • tem um painel simples;
  • faz rastreamento de pesquisas por celular;
  • realiza auditorias;
  • gerencia usuários na plataforma;
  • é integrado ao Google Analytics (permite análises mais precisas);
  • faz rastreamento por classificações;
  • tem uma ferramenta de pesquisa de palavras-chaves;
  • faz rastreamento de palavras-chaves;
  • faz rastreamento de links para redes sociais;
  • descobre backlinks;
  • mapeia dados de anúncios (PPC, etc.);
  • tem pacotes com valores que acompanham o crescimento da empresa.

Como contras da plataforma Searchmetrics, podemos citar os seguintes pontos:

  • não faz testes a/b;
  • não faz gestão das receitas;
  • não faz pesquisas por localização;
  • métricas para palavras-chaves são limitadas;
  • não há gestão de palavras-chaves;
  • não faz análise de log file;
  • alguns dados e métricas podem carecer de mais profundidade, em algumas questões (não quer dizer que o Searchmetrics não seja confiável, mas sim que ele não consegue se aprofundar em algumas pesquisas);
  • algumas funcionalidades mais importantes são bloqueadas e estão disponíveis somente em versões mais premium, obrigando o usuário a pagar mais caro.

Com relação aos preços, devemos comentar que eles variam de acordo com os pacotes, em que, à medida que são adicionadas novas características e funcionalidades, o preço sofre alterações.

Veja um comparativo na imagem abaixo.

Preço Searchmetrics

Outra interferência no valor é a frequência de pagamento, ou seja, se ele será feito mensal ou anualmente. O valor também é cobrado em euros, então, brasileiros que desejem adquirir a plataforma precisam estar atentos aocâmbio.

Como o Searchmetrics ainda não chegou oficialmente no Brasil, não tem a versão em português, somente inglês, francês e alemão.

O suporte da plataforma pode ser feito via email, FAQ ou telefone e tem um aplicativo tanto para Android, como para Apple iOS.

Outro ponto importante que deve ser mencionado é que o Searchmetrics não tem versão gratuita e nem versão trial, com um período de testes.

Portanto, se quiser fazer um teste primeiro, pode escolher o plano mais em conta, por apenas um mês. Assim, consegue-se testar as funções mais básicas e analisar frente aos concorrentes da Searchmetrics, qual é a melhor escolha.

Existe a opção de fazer apenas o cadastro na plataforma, para verificar a interface da Searchmetrics. Apesar de não fornecer nenhum dado profundo nas análises de sites, dá pelo menos para verificar a usabilidade da plataforma.

Para ajudar, vamos mostrar um passo a passo rápido de como fazer o cadastro na Searchmetrics e fazer alguns testes, no próximo tópico.

CTA de download para o kit: Domine o GooglePowered by Rock Convert

Como usar o Searchmetrics?

Para ter acesso ao Searchmetrics, é preciso criar uma conta. Para isso, basta entrar na página de login.

Login Searchmetrics

Depois, é preciso inserir o email, clicar em “Agree” e depois apertar o botão “Sign in for free!”

Login gratuito Searchmetrics

Após, isso basta preencher outras informações pessoais, como nome, sobrenome, telefone e o país que mora, para completar o registro.

Também é necessário clicar em “Não sou um robô” para validar todo o processo de cadastro.

Cadastro gratuito Searchmetrics

Ao finalizar, você recebe uma mensagem, informando que precisar clicar no link enviado para o endereço fornecido, para completar o cadastro.

Confirmação do email de login

Ao acessar o seu email, basta clicar no link e você será redirecionado novamente para a página de login, desta vez para cadastrar a senha na plataforma.

O próximo passo depois do cadastro é fazer o login, agora com a senha cadastrada e o email fornecido.

Ao finalizar esta etapa, você será novamente redirecionado para outra página, que mostra de uma maneira geral o que está acontecendo no mundo, como os maiores sites que estão crescendo e também os que estão perdendo posições.

Top sites de acordo com Searchmetrics

Também existe a possibilidade de fazer uma pesquisa sobre o domínio de interesse, que no caso, é o seu site, mas pode ser qualquer um.

Ao pesquisar o seu domínio, o Searchmetrics fornece algumas informações, em um relatório bem completo. Na imagem, a seta indica os tipos de informações que são passadas pela ferramenta.

Relatório Searchmetrics

A plataforma disponibiliza alguns vídeos tutoriais para quem está começando e ainda tem dúvidas para manipular a Searchmetrics.

Lembrando que o cadastro na ferramenta não permite análises profundas, portanto, serve mais para testar a interface e a usabilidade da plataforma.

Como ele não é gratuito, para usá-lo em uma estratégia de Marketing Digital, é preciso escolher a melhor opção de pacote e fazer o pagamento.

O Searchmetrics é uma ferramenta que consegue trazer excelentes retornos, como os alcançados pela Nivea, Ebay e Tekzen. Mas precisa ser analisada com cuidado na hora de escolher a melhor ferramenta de SEO, já que é paga e não tem versão trial.

A necessidade de obter dados estatísticos é essencial para quem quer crescer. As plataformas de SEO fazem parte da análise de qualquer empresa que queira melhorar sua presença digital e trazer melhores resultados.

Além delas, existem outras plataformas de Marketing de Conteúdo, que geram resultados positivos de inúmeras maneiras.

Separamos as melhores plataformas do mercado, para que você conheça mais sobre elas e possa saber exatamente em que parte elas podem ajudar na construção de uma estratégia de marketing eficiente! 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *