4 passos para obter bons resultados com a segmentação do Facebook ADS

4 passos para obter bons resultados com a segmentação do Facebook ADS

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você pode criar anúncios com imagens surpreendentes e conteúdos convincentes, mas para muitos anunciantes falta um componente muito importante: a segmentação.

Criar o melhor anúncio possível não impede que ele seja jogado no escuro, ou seja, para pessoas que provavelmente não se interessarão pelo que tem a oferecer.

Neste artigo demonstraremos algumas dicas para melhorar este aspecto utilizando o Facebook Ads.

1 – Invista em engajamento

O reconhecimento da sua marca e aumentar a confiabilidade dela são os principais objetivos desta ação. Como dica, concentre o tráfego da sua página em contatos pré escolhidos de acordo com suas preferências. Isso auxilia na propagação do seu conteúdo.

Na promoção das postagens, dois grupos podem ser utilizados: As pessoas que curtiram a página e as pessoas que a visitaram no último mês. Mas e se caso você estiver apenas começando e não tiver uma boa base de fãs?

Nesse caso, você pode dedicar um pouco mais de orçamento para os seguintes segmentos:

  • Audiências de páginas parecidas com a sua.
  • Interesses e comportamentos relacionados
  • Localização

Lembrando que neste caso o objetivo principal é direcionar pessoas para a sua fanpage, oferecendo conteúdo mais aprofundado um pouco depois.

Obviamente, mesmo que você não faça o contato inicial tentando ser agressivo (no sentido de tentar vender algo), muitas pessoas ainda ignorarão o que você tem a oferecer.

Mas o público que realmente se interessar estará altamente segmentado e qualificado para um relacionamento futuro.

Guia para criação de personas

2 – Procure aumentar as curtidas da sua página

Bons direcionamentos para este tipo de campanha são:

Por mais que sejam bons alvos de campanha, não quer dizer que sejam os únicos.

Os públicos do primeiro tópico também podem ser bem úteis para aumentar os likes da sua página.

O que deve ser pensado é que você está tentando atrair pessoas que nunca viram o seu conteúdo, portanto, o que você tem feito de atrativo? Qual é o seu diferencial? Mais importante do que estratégias de segmentação, é investir na qualidade do seu próprio trabalho.

Sabemos que a construção de uma base de fãs pode ser um desafio no início.

Eu entendo que todos querem pular direto para a etapa de atração de públicos de páginas e interesses similares à sua. Mas recomendamos fortemente que você priorize os visitantes do site no início.

A qualidade do público é muito mais importante do que sua quantidade, e uma estratégia errada pode acabar resultando em vazias métricas de vaidade.

Dedique mais orçamento nas dicas que oferecemos, e com certeza não irá se arrepender.

3 – Hora de trabalhar com Opt-in’s e instalação de aplicativos

É uma forma ainda mais eficaz de segmentação, mas vai depender muito mais ainda da disposição da audiência com o seu conteúdo.

Normalmente esta estratégia é utilizada com quem já conhece melhor a sua marca, mas isso não quer dizer também que você não pode utilizá-la para um público maior.

O maior desafio é conseguir convencer uma pessoa a fornecer seus dados como e-mails e números de telefones, além de aceitarem a aceitar um aplicativo em seu celular. Normalmente as pessoas são muito reservadas em relação a isso.

Quando se trata de segmentação de visitantes do site para um opt-in, a dica é trabalhar com os seguintes grupos:

  • Base de fãs da página (caso tenham um bom número)
  • Visitantes de páginas específicas, relacionadas ao seu assunto.
  • Todos os visitantes da sua página.

As pessoas que curtiram a página têm mais probabilidade de preencher o opt-in ou comprar algo.

Para tanto, é necessário que as dicas anteriores sejam seguidas a fim de que a segmentação da sua base de fãs seja realizada de maneira eficaz, de modo que as pessoas envolvidas estejam realmente interessadas no conteúdo oferecido.

Outra dica é o direcionamento da sua campanha para todos os visitantes do site durante os últimos 30 dias. Isso pode ser muito eficaz para se ter acesso a uma boa base de dados relacionada ao preenchimento de Opt-Ins.

Mas o conteúdo que você oferece, deverá estar intimamente relacionado com estes visitantes. Isto pode não funcionar tão bem para uma página que publica conteúdo abordando temas de grande alcance.


ebook grátis Google Analytics

4 – Finalmente,Vendas!

Isto é o que todo mundo quer e este é o próximo passo a se trabalhar após seguir as dicas anteriores.

Não podemos deixar de enfatizar a importância das três primeiras etapas. Sem elas, a obtenção de um ROI positivo neste passo pode ser bem difícil.

Se as pessoas são protetoras de seus endereços de e-mail, qual a probabilidade de um usuário disponibilizar um número de cartão de crédito para comprar um produto, se eles não sabem ou não se podem confiar em você? Muito improvável!

Mas, seguindo os três primeiros passos citados acima, você está se preparando para o sucesso.

Você está montando os blocos de construção, e provavelmente tem mais chances de atingir o objetivo principal de quem trabalha com o Marketing Digital: Lucro!

Aqui estão as pessoas a serem priorizadas ao trabalhar com a venda segmentada:

  • Opt-ins preenchidos
  • Fãs da sua página no Facebook (se corretamente segmentados)
  • Visitantes do site de páginas específicas relacionadas ao assunto
  • Todos os visitantes da página

Normalmente o êxito é obtido trabalhando dessa forma, com relação aos perfis citados acima.

Mas, mais uma vez, isso não vai funcionar se você não se concentrar em qualidade na construção do seu público segmentado na maioria dos casos, o que já foi citado aqui.

Em especial sobre os visitantes de páginas relacionadas: lembre se de sempre oferecer produtos a eles que estão realmente relacionados aos seus interesses.

As fanpages podem abordar assuntos bastantes variados, tome cuidado.

Aqueles que se disponibilizaram a preencher o Opt-In podem não comprar de você inicialmente, mas fato é que já existe uma confiança envolvida, por isso se encontram na lista acima.

O opt-in deve ser o início de um funil para envio de-mails e mensagens que irão resultar anúncios encaminhados com o objetivo de criar oportunidades e realizar vendas.

Como usar o marketing para escalar vendas ebook

Dicas extras na hora de vender os seus produtos ou serviços para um público segmentado

Uma boa dica é também tentar atingir aqueles que já compraram de você antes, quer segmentação melhor do que essa? De preferência ofereça um produto relacionado ao que está ofertando.

Outra questão a ser trabalhada é oferecer é um item complementar ou um upgrade de serviços.

Se você está lançando um produto qualquer na versão 2.0 por exemplo, você deve se certificar de alertar aqueles que compraram a versão 1.0 de que o novo modelo está disponível.

Se você tem um produto que está disponível em vários níveis e preços, procure fazer as chamadas ofertando os mais baratos, e depois tentar fazer o upsell.

Alguém deixou o carrinho de compras com algum item abandonado? Talvez tudo o que eles precisam é um lembrete, porque não tentar?

Estas dicas lhe foram uteis? Ainda restam dúvidas ou existe algo a acrescentar? Compartilhe conosco nos comentários!

Quer aprender mais? Leia também nosso ebook completo sobre o assunto!

Facebook ads ebook

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.