Como garantir a segurança na hospedagem do seu site

A segurança de hospedagem é fundamental para ter um site capaz de oferecer uma navegação sem riscos ao usuário. Para isso, parâmetros importantes devem ser cumpridos na infraestrutura e no acesso ao gerenciamento dos sites. Só assim os dados estarão protegidos de ataques maliciosos.

Hospedagem Gerenciada: o que é, por que usar e as melhores opções do mercado

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Mais do que uma boa experiência de uso (UX) e funcionalidade, é preciso garantir a segurança de hospedagem a um site que está na web. Esse é um dos parâmetros de rankeamento do Google, além de garantir proteção de dados e redução de riscos a quem o acessa.

Há uma série de pontos que devem ser observados com rigor na hora de construir um ambiente seguro, especialmente quando se trata de um e-commerce.

Uma hospedagem de qualidade e que preza por padrões sólidos é capaz de garantir o melhor à empresa e aos seus clientes.

Neste post você confere um conteúdo sobre segurança na hospedagem de sites que abordará os tópicos:

Confira a seguir!

 

O impacto positivo da segurança de hospedagem

Garantir que um site esteja online e em pleno funcionamento é o básico que empresas esperam quando contratam serviços de hospedagem.

Uma infraestrutura confiável é aquela que estará sempre no ar, sem sofrer com instabilidades devido a um alto volume de acessos, por exemplo.

Um site também precisa cumprir com padrões básicos de UX, o que garante que a navegação seja agradável a quem o acessa. Além do carregamento ágil de páginas, facilidade de encontrar informações e organização de tópicos, é preciso oferecer um ambiente seguro.

A proteção de dados, seja da empresa, seja de quem acessa a página, começa na escolha de uma hospedagem de qualidade.

Há uma série de prestadores de serviço desse setor no mercado, o que deixa claro que há uma necessidade de se aprofundar em informações sobre o assunto.

A segurança de navegação na web foi durante muito tempo uma questão de destaque aos usuários. Afinal, como saber se o site visitado é realmente confiável? Especialmente em e-commerces, passar por essa barreira de desconfiança foi difícil e levou tempo.

Hoje, o consumidor já está mais seguro e acostumado, mas às empresas cabe justamente garantir que essa seja a realidade. A segurança de hospedagem, é a garantia de que as relações entre empresa e público serão conduzidas em ambientes online protegidos e que não exponham dados.

Relação de confiança

Não é novidade alguma que casos de exposição de dados são cada vez mais comuns. Entre os mais famosos, está o do Facebook, plataforma que, só no Brasil, tem 130 milhões de usuários.

A rede social de Mark Zuckerberg admitiu que dados de usuários foram vazados acidentalmente, colocando informações pessoas à exposição e diminuindo a confiança do público em relação à página. Como resultado desse cenário, é comum que muitas pessoas considerem encerrar seus perfis.

Se um site com o tamanho e a relevância do Facebook tem sua relação de confiança com o consumidor prejudicada, não é difícil imaginar o que pode acontecer com empresas menores.

A segurança de hospedagem é, antes de tudo, uma garantia ao usuário de que ele não está sob riscos ao acessar um site.

Quem está na web procura mais do que somente bom conteúdo e produtos que atendam as suas necessidades. Nesse contexto, a segurança é indispensável!

Mais acessos

A segurança de hospedagem é também um fator que garante mais acessos ao site a longo prazo.

Usuários da web já estão atentos a como os parâmetros se apresentam e, ao visitarem um site que não parece seguro, a tendência é que eles não voltem mais à página.

Os navegadores da web utilizados atualmente são capazes de identificar se de alguma forma o site não atende a algum parâmetro.

Páginas pouco seguras rapidamente são detectadas e os usuários são alertados. Diante disso, dificilmente as pessoas arriscam em continuar com a visita.

Do contrário, se o site foi desenvolvido dentro de padrões de segurança de hospedagem, naturalmente o usuário não será impactado em momento algum. Isso fará toda diferença para que ele retorne a esse ambiente online, especialmente se for um e-commerce, em que dados pessoais e bancários são compartilhados com a empresa.

Provedor de qualidade

A única forma de garantir segurança de hospedagem é contar com um provedor que seja renomado e apresente parâmetros sólidos.

Há uma série de fatores que são fundamentais para um ambiente seguro, em que a infraestrutura de um site esteja devidamente hospedada.

Independentemente se esse local de rede é compartilhado ou dedicado, ele precisa ter recursos que garantam a proteção da transferência de dados entre usuário e página.

Antes de fechar um serviço de hospedagem, uma boa pesquisa ajuda a encontrar uma empresa capaz de garantir a segurança.

 

Os parâmetros de segurança que devem ser buscados

A segurança de hospedagem está associada simplesmente aos parâmetros que ela cumpre.

Uma infraestrutura de site protegida e segura só é obtida quando os recursos certos são garantidos ao site em questão. Assim, ele se insere em um ambiente favorável também a quem o acessa.

Para que o visitante tenha segurança ao visitar o site, o trabalho de garantia de parâmetros começa em questões básicas da hospedagem.

É necessário, primeiramente, garantir que não haja nenhuma vulnerabilidade na infraestrutura. Só assim o acesso será livre de qualquer problema ao usuário.

A seguir, veja quais são as principais preocupações com segurança necessárias para que uma hospedagem esteja protegida contra invasões e ações maliciosas!

Login e senha

Por serem detalhes pequenos, login e senha nem sempre são considerados pontos relevantes e decisivos na hora de definir bons parâmetros de segurança. Acontece que, muitas vezes, ataques são conseguidos por falta de complexidade no registro de usuários.

O uso de padrões oferecidos, como nome de login “admin”, é um erro simples e que pode ser evitado de modo fácil.

As senhas também precisam fugir do “1234” e prezar por algo mais complexo, misturando numerais e letras maiúsculas e minúsculas.

Por mais que pareça algo simples demais, muitos usuários falham na hora de definir os padrões de acesso a contas de administrador da hospedagem.

Isso pode gerar um risco que facilmente seria evitado, então vale a atenção quanto a esse ponto!

Atualizações

A plataforma de gerenciamento e hospedagem de site é um software que também precisa estar sempre dentro dos mais novos padrões de proteção.

Para isso, as atualizações são indispensáveis, ou seja, é fundamental garantir que elas sejam baixadas e instaladas regularmente.

É como um anti-vírus: se ele não está atualizado, naturalmente não conhecerá todas as formas recentes de tentativas de ataque.

Quando a plataforma tem a versão mais recente, a tendência é que ela tenha seu sistema melhor preparado para lidar com atividades maliciosas.

Também é importante ter atenção com o uso de ferramentas adicionais às plataformas, como os plugins de WordPress.

Somente desenvolvedores licenciados e de confiança são capazes de entregar aplicações livre de riscos.

Proteção contra malwares

É fundamental que os computadores com acesso à infraestrutura de hospedagem estejam totalmente protegidos contra softwares maliciosos, como os malwares.

Eles se instalam nas máquinas para transferir dados importantes a pessoas que atuam, muitas vezes, de forma criminosa.

O ideal é garantir uma inspeção regular para se certificar de que a máquina não está infectada por nenhum software do tipo. O problema pode até mesmo se estender para o site, que passará a transmitir esse conteúdo perigoso para quem acessa as páginas.

Certificado SSL

Um dos mais importantes pontos de segurança que uma página deve ter!

O Certificado SSL é fundamental para a segurança de hospedagem de sites, com o papel de criptografar todas as informações que transitam na página. Ele pode ser identificado com um símbolo de cadeado antes da URL na página de endereço.

Justamente por ter essa representação gráfica, facilmente o usuário consegue detectar se está navegando em um ambiente devidamente protegido.

Hospedagens de qualidade já oferecem o certificado, então é fundamental exigir isso como serviço básico de um provedor.

Acessos e permissões limitadas

Outro cuidado importante é quanto aos acessos e permissões.

Quem trabalha no site precisa ter um login que esteja devidamente configurado para os fins desejados.

A limitação das permissões é importante para que nenhum usuário tenha liberdade excessiva nesse trabalho.

Todo sistema que se preze tem a concessão de permissões dividida por níveis, ou seja, a liberdade de interação e operação é limitada até o ponto que faz sentido. Mais do que isso pode ser arriscado para a segurança, colocando em risco as informações gerenciadas pela página.

 

A importância do blockchain para o Marketing Digital

Blockchain é um dos principais recursos de segurança utilizados atualmente e que ganhou destaque em sua aplicação nas transações de criptomoedas.

A proposta desse parâmetro é descentralizar informações, o que serve para remover intermediários entre o emissor e o receptor de dados.

Quando falamos de Marketing Digital, cada vez mais as informações são fundamentais na possibilidade de mensurar resultados e garantir uma entrega de qualidade ao público.

O Blockchain, ao longo dos próximos anos, deve ajudar nessa entrega qualificada, removendo os intermediadores.

A ideia é que a comunicação de empresas com seu público seja mais direta e qualificada. Os dados de entrega serão mais facilmente rastreados, além de também ser possível bloquear a ação de bots de propaganda que prejudicam o desempenho de campanhas online.

Prezar pela segurança de hospedagem de sites é uma necessidade básica na hora de posicionar uma empresa na web. Só assim é possível estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, o que gera mais conversões e fidelização.

E já que o assunto é segurança, entenda mais sobre a relação entre blockchain e Marketing Digital!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.