Confira como o Stage otimiza a segurança do WordPress

Ter recursos que garantam a segurança do WordPress é extremamente importante para o seu site. Afinal, a partir deles, você previne o ataque de hackers que podem prejudicar a performance da página ou mesmo excluir todas as informações contidas nela.

segurança wordpress

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O site é o principal canal de uma estratégia de Marketing Digital, por isso, é fundamental que seja desenvolvido em um CMS efetivo como o WordPress. Se você já tem ou está planejando criar sua página, responda a seguinte pergunta: sabe o que fazer caso o seu site enfrente problemas de segurança no WordPress?

Considerando que o site tem diversos dados sobre a sua empresa, protegê-los é essencial. Afinal, já imaginou se um hacker o invade e deleta todos os seus conteúdos? Pior ainda: já pensou se essas informações vazam e chegam até o seu principal concorrente?

O Stage é uma solução para hospedagem de sites em WordPress desenvolvido pela Rock Content, o que inclui medidas de segurança que apresentaremos neste artigo. Continue a leitura!

    O que torna a segurança no WordPress tão importante?

    Para mostrar o quão necessária a segurança é, listamos aqui os principais tipos de ataques que podem acontecer quando o seu site não é totalmente protegido.

    Ataque de força bruta

    Quando diversas tentativas são feitas para violar os dados de acesso a um site no WordPress (ou seja, login e senha), reconhecemos essa ação como um ataque de força bruta. Ele ocorre, na maioria das vezes, em sites que são visados por conta da força de marca, boa performance online, ou ambos.

    As tentativas de login são feitas diariamente para que usuário e senha sejam finalmente encontrados para a invasão acontecer. Ou seja, isso pode levar anos. Mas, certamente, vale a pena para o hacker, caso se trate de um site grande com muitas informações. Por essa razão, frisamos a importância de criar uma senha forte, que não seja detectada via força bruta.

    Injeção de SQL

    O banco de dados tem importância extrema para o seu site, pois armazena todos os arquivos necessários para fazê-lo funcionar, além de informações e conteúdos inseridos por você. Porém, se ele tiver qualquer tipo de falha, a injeção de SQL tira proveito dela para invadir e pegar os dados mantidos no seu servidor.

    Dessa forma, se você tem no seu WordPress todos os informes sobre a sua empresa, contatos de leads e caminhos para a prospecção de novas oportunidades de negócio, uma invasão pode ser muito grave.

    Malware

    Esse termo é bastante conhecido — mesmo por aqueles que não são programadores —, pois se refere aos softwares que são introduzidos e instalados maliciosamente nos sites. Isso é feito de diversos modos pelos hackers. O principal é quando eles conseguem convencer o usuário a baixar um arquivo que está infectado com o vírus.

    Alguma vez você recebeu um e-mail enviado por alguém que dizia pertencer a uma grande e conhecida empresa, dizendo ser necessário acessar um site ou executar o arquivo em anexo?

    É comum desconfiar que se trate de uma ação de phishing, mas há pessoas que caem no golpe e acabam tendo seus computadores infectados. Inclusive, o Brasil é o país com maior número de vítimas desse golpe na internet global

    Ataque DDOS

    Qualquer um que já teve o site derrubado sabe o quão desesperador isso é, sobretudo, quando se trata de um e-commerce. O ataque DDOS tem justamente essa função: fazer o seu site cair.

    Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: os hackers controlam vários computadores e servidores, que aumentam expressivamente o número de acessos ao site. À medida que o host começa a sobrecarregar, ele fica lento até que, em dado momento, cai.

    A tela de erro 500 é a prova disso, pois ela é exibida quando o site despenca em virtude dos acessos acima da capacidade do servidor, e só volta ao ar quando o pico diminui. No caso do ataque DDOS, a intenção do hacker é deixar o site permanentemente fora do ar.

    Como o Stage otimiza a segurança do WordPress

    Agora, vejamos o que o Stage pode fazer para deixar o seu site protegido.

    Atualização do WordPress

    As atualizações que o WordPress lança têm um propósito: fazer com que o seu site ou blog continue funcionando de maneira adequada. Assim, sempre que uma atualização é disponibilizada, um aviso é exibido no dashboard para que você a execute de forma manual.

    Caso você não se sinta confortável em fazer isso, não se preocupe. Ao ser cliente do Stage, basta pedir ao time de suporte para que realize a atualização do WordPress de forma segura e rápida.

    Serviço de cache em CDN

    É comum ouvir desenvolvedores falarem sobre a importância de limpar o cache, isto é, um espaço que os navegadores usam para o armazenamento de arquivos estáticos de um site. Ao adquirir o Stage, você não precisa se encarregar disso, pois o serviço é feito no CDN para que o seu site seja acessado pelos visitantes de forma mais rápida. Além do mais, isso também diminui a latência.

    Execução semanal de antivírus

    Ao longo deste artigo, você pôde perceber que uma das modalidades de invasão de sites acontece a partir da inserção de vírus por meio de arquivos, além de plugins e temas piratas. Para evitar os danos que esses malwares são capazes de gerar, é fundamental ter um antivírus.

    O Stage realiza uma varredura de vírus semanalmente a fim de detectar malwares e também pontos que deixem o site vulnerável a invasões, para que sejam corrigidas antes que isso ocorra.

    Caso uma ameaça seja detectada, um relatório é gerado informando quais são os arquivos infectados e quais ações você deve tomar para eliminá-los, sem que isso afete a performance do seu site.

    Protocolos de segurança

    Um protocolo de segurança reúne os recursos que permitem um tráfego seguro no seu site. Já citamos alguns exemplos acima: evitar a instalação de plugins e temas piratas ou de origem desconhecida.

    Outro ponto importante do protocolo é a criação de senhas fortes para evitar que invasores consigam entrar após realizar tentativas de login. Por essa razão, o Stage faz um bloqueio na sua tela de entrada caso mais de três tentativas seguidas sejam feitas pelo mesmo IP.

    Atendimento técnico

    O atendimento técnico é um dos diferenciais do Stage e, dependendo do plano contratado, pode ser realizado por telefone, email ou chat. Cada atendente trata de entender o problema que fez você solicitar o contato e analisá-lo para levantar as soluções em até 24 horas (de segunda a sexta-feira).

    Quais são as vantagens de contratar o Stage?

    Para finalizar, apontamos aqui os dois maiores benefícios de ser um cliente do Stage.

    Performance

    O foco do Stage não é quantitativo, e sim, qualitativo. Por isso, a contratação é realizada a partir do contato com nosso time de consultores, que alinha os seus objetivos de negócio com o uso da plataforma.

    Um desses alinhamentos diz respeito à performance do site. Aliás, se já quiser ver agora como ele está performando e como o Stage pode ajudar, faça uma análise pelo Stage Analyzer.

    Aumento de resultados

    A consequência desse foco no desempenho do site faz os resultados crescerem, tais como aumento do tráfego, mais conversões e melhora da experiência dos seus visitantes. Para conhecer histórias reais envolvendo esses pontos, você pode conferir os cases de sucesso do Stage.

    Agora que chegamos ao final deste artigo e que você já sabe como o Stage providencia a segurança no WordPress, que tal proteger o seu site e ainda se tornar a nossa próxima história de sucesso?

    Conheça a ferramenta e peça o contato de um dos nossos consultores!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.