4 dicas de O Senhor dos Anéis para melhorar seu conteúdo

imagem de senhor dos anéis

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Senhor dos Anéis mostra como o menor – e em tese o mais fraco dos seres daquele universo – salva um mundo inteiro do mal eterno.

Escrito por J.R.R Tolkien – o pai da literatura moderna – entre os anos de 1937 e 1949, foi transformado em filme em 2001, ganhando 17 oscars, vencendo em todas as categorias que disputou.

Apoiado numa mitologia sensacional de línguas e culturas criadas pelo próprio autor, O Senhor dos Anéis nos trás para um mundo novo de seres fantásticos, desde orcs e demônios horrendos e inescrupulosos até seres imponentes e auto suficientes, como os elfos.

Girando em torno da demanda do anel do poder, a história nos trás também os Hobbits, que, por mais inapropriados que fossem, se tornaram essenciais numa missão final, onde estava em jogo todo o destino dos seres e daquele universo incrível.

Toda a obra serviu de base para muitas outras literaturas e filmes de sucesso, como Star Wars e Harry Potter, mas aqui a usaremos para mostrar como você pode usar essa obra prima para estruturar e criar um conteúdo campeão!
senhor dos anéis 1

“Um conteúdo para todos governar…”

“Um Anel para a todos governar, um Anel para encontrá-los, Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los.”

A icônica frase que conduz praticamente toda a trama pode ser trazida também para a nossa realidade do marketing de conteúdo com algumas modificações:

“Um Conteúdo para a todos governar, Um Conteúdo para encontrá-los, Um Conteúdo para todos trazer e em leads transforma-los.”

Na passagem que Galdalf liberta Theoden do controle do “lígua de cobra”, temos um claro exemplo de como o Marketing de Conteúdo pode transformar a estratégia de marketing da sua empresa de algo triste e caído em uma estratégia que dê resultados, com retornos de dar inveja a qualquer elfo imortal.

No Marketing de Conteúdo (assim como era papel do anel em toda a obra), temos como premissa principal cativar o público, portanto faz parte da estratégia inovar e ser surpreendente para as pessoas que terão acesso ao seu conteúdo.

Você precisa montar estratégias que sejam eficazes e aumentem o tráfego orgânico do seu site – independente do objetivo ou do foco do seu negócio – e o conteúdo que você irá produzir tem que fazer bem mais do que atrair a atenção de um determinado leitor: temos de encantar para que assim você possa “governar”.

Em O Senhor dos Anéis, o tal anel estava aonde queria no momento certo e na hora certa. Um conteúdo relevante na hora certa vai fazer com que o seu público veja seu conteúdo como sua fonte preciosa, influenciando-as a sempre procurar mais e mais sobre você e sua empresa!

Seja simples, como um hobbit é simples

Não tem outra ideia que resuma melhor a vida de um hobbit do que a frase “Menos é mais”. Assim também pode ser seu conteúdo!

senhor dos anéis 2
Em meio a inúmeros heróis de nível épico, monstros e seres mágicos, são os mais pacíficos e determinados que têm um papel fundamental na história.

Lembre-se sempre disso: as estratégias de marketing de conteúdo mais eficientes são aquelas que observam as necessidades do público e as atingem em cheio! Além de facilitar o trabalho de SEO, você ajuda o seu visitante a encontrar outros conteúdos que sejam relevantes para ele naquele momento.

Vejam bem: se você está sendo simples e objetivo, isso não significa que não pode ser ousado. A ideia é achar o equilíbrio das duas coisas para que sua estratégia conquiste o público que você quer atingir. Afinal, isso é outra coisa que aprendemos com os pequenos Hobbits, certo?
Seja amigável nas palavras e não floreie demais, por mais exigente ou especializado que seja seu público.

Um conteúdo direto, breve e claro, além de ser muito mais atrativo, não sobrecarrega o leitor e não o faz sair da leitura como se tivesse sido ferido por uma lâmina de um Nazgul.

Você não vai passar

Uma das passagens mais memoráveis e icônicas de O Senhor dos Anéis é quando Gandalf enfrenta um Balrog (que, por favor, não tem asas!) e se sacrifica para que seus companheiros possam prosseguir com a jornada. senhor dos anéis 3
Imagine que você é Gandalf e seu conteúdo é um Balrog, pronto pra te engolir em um mar de chamas e te jogar lá no fundo do rankeamento e na sua relevância para o Google.

Assim como Gandalf, devemos ter um foco. E, por mais alto que seja o preço, devemos cumprir o que foi planejado. Não devemos deixar passar as métricas, os KPI’s e a personas que foram determinados no planejamento da sua estratégia, muito menos na hora da construção do conteúdo para o seu blog.

Revendo sempre essas métricas e identificando erros e acertos você pode construir conteúdo de qualidade, aumentando a visibilidade das suas postagens, do seu blog, da sua marca e, de quebra, matar um balrog, pegar o xp todo e subir alguns níveis.

Tenha sempre um Sam do seu lado, e vice versa

senhor dos anéis 4
Assim como Frodo tinha Sam como seu apoio na jornada, não se esqueça que linkar outros blogs e outros conteúdos do seu próprio blog (para que um conteúdo acabe apoiando e divulgando um ao outro) é de uma grande ajuda para que seu conteúdo se torne visível para o seu público.

Usar Guest Posts em conjunto com uma bem estruturada estratégia de SEO pode ser determinante na sua jornada para uma estratégia de Marketing de Conteúdo campeã!
Usar a parceria em toda sua construção de conteúdo é extremamente importante.

Afinal, vemos vários “Frodo’s e Sam’s” em todas as partes da nossa ferramenta, como no caso do SEO e do Marketing de Conteúdo, que se complementam, usando de uma simbiose onde um procura o que esta vago enquanto o outro preenche.

Então, viu como a sabedoria da terra média pode fazer sua estratégia de conteúdo crescer cada vez mais?

Se sim, teremos o prazer de te reservar um lugar no barco para a Valinor das marcas e do conteúdo de sucesso, se não, só tenho uma coisa pra te falar: “Corram, seus tolos”.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.